Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dendrobium chrysotoxum_1

A dendrobium chrysotoxum é uma orquídea que se destaca por sua beleza. Ela é nativa do sudeste da Ásia.

Essa é uma orquídea de cultivo considerado médio.Por isso, preste bastante atenção na hora de cuidar dela. Veja abaixo algumas dicas para que você consiga cultivá-la com mais facilidade.

Luz
A dendrobium chrysotoxum gosta de bastante luz. Especialmente durante o período da manhã. Mas não se esqueça, assim como a maioria das orquídeas, essa planta pode não suportar luz solar direta.

Para saber se ela está ou não recebendo luz em excesso, veja a cor de suas folhas.
* Mais amarela que o normal: muito sol
* Mais verde escura que o normal: pouco sol

Vá aos poucos adaptando o local de sua orquídea, para que ela consiga receber a iluminação ideal.

E saiba que durante o inverno, uma quantidade maior de luz vai te ajudar a fazer sua orquídea florir.

Temperatura
Essa é uma orquídea que gosta muito de climas quentes. Sua temperatura durante o dia pode variar entre 25 e 32ºC. Sendo que 25ºC é durante os meses mais frios e 32ºC durante os meses mais quentes.

Mas ela também pode aguentar temperaturas menores ou um pouco maiores (por um curto período de tempo). Já durante a noite, o recomendado é que ocorra uma queda de temperatura de 7 a 15ºC. Por isso, temperaturas entre 10 e 18ºC durante a noite são ideais.

Dendrobium chrysotoxum

Umidade
A umidade ideal vai fazer sua orquídea ficar mais resistente contra pragas e doenças. Por isso, forneça a sua chrysotoxum uma umidade mais alta durante o verão, cerca de 80%. E durante o inverno, ela deve diminuir um pouco, cerca de 60% é o ideal.

Vasos, substratos e replantio
Como ela gosta de ficar com uma boa umidade, o recomendado é que você plante a sua dendrobium chrysotoxum em vasos de barro. Outra opção seria colocá-las em vasos de plástico, com substratos de ótima drenagem.

E falando em substratos, eles devem fazer principalmente uma coisa para essa orquídea: Garantir uma rápida drenagem. Já o replantio deve ocorrer após a floração, quando as raízes estiverem crescendo.

Adubo
Elas gostam de bastante adubo. Mas tome muito cuidado para não exagerar e matar sua planta.

A adubação pode ocorrer em doses semanais com 1/2 ou 1/4 de força com um NPK 10 10 10 ou NPK 20 20 20. Ou seja, se o adubo pede 1 colher a cada 1 litro de água, você vai fornecer:
* 1/2: 1 colher para cada 2 litros de água.
* 1/4: 1 colher para cada 4 litros de água.

Agora entre a primavera e o verão, você pode utilizar um fertilizante com mais nitrogênio. E após isso, até o outono, forneça mais fósforo para sua planta.

Dendrobium chrysotoxum_3
Características
As dendrobium chrysotoxum são orquídeas epífitas e em alguns casos rupícolas. Elas vivem em cima de árvores em florestas perenes, onde recebem uma boa iluminação.

E também podem aparecer em rochas, nesses casos, são encontradas em florestas mais abertas. Seu habitat fica entre 400 a 1600 m acima do mar.

Caso você queira ter uma, saiba que não vai precisar de muito espaço, pois elas são pequenas, variando entre 10 a 30 centímetros de altura.

Flores
Uma característica muito interessante é que suas flores são grandes se comparadas ao tamanho da planta. Elas normalmente possuem 5 cm de diâmetro e formam 2 ou mais cachos amarelos na planta.

A chrysotoxum floresce na primavera e suas flores são amarelas com diversos tons diferentes. Essas flores são perfumadas, possuindo um cheiro de mel e normalmente duram 15 dias.

primavera

oncidium

As orquídeas chuva de ouro são cientificamente conhecidas pelo nome Oncidium. Elas apresentam cerca de 600 espécies, sendo a maioria epífitas (vivem em árvores).

São encontradas principalmente no Brasil, Paraguai e no norte da Argentina, mas são distribuídas por toda a América tropical.

Elas são bem conhecidas aqui no Brasil como Chuva-de-ouro. Foi lhe dado esse nome pelo seu significado grego. A palavra é onkos que é igual a caroço, inchaço. E isso é característico da planta pelo calo que ela tem na base de seu labelo.

Sua floração ocorre por um período bem curto que pode durar de 1 semana até 1 mês, dependendo do cultivo e de outros fatores. Muitos orquidófilos dizem que a época da floração não é igual para todas as plantas e por isso não se pode especificar o mês ou período correto.

Mas elas apresentam sim uma época de floração, mesmo que não se aplique a todas, essa época é de agosto a setembro.

Suas flores são pequenas e normalmente apresentam a cor amarela, por isso elas receberam o nome popular de chuva de ouro.

Mas elas também podem ser de outras cores como:
* Laranja
* Marrom
* Verde

oncidium papilio

Obs: A oncidium papilio apresenta uma floração curiosa, pois diferente das demais, floresce em sessão, ou seja, nasce uma flor por vez, da primavera até outono.

Ela não é uma orquídea muito grande, mas também não pode ser considerada pequena, o seu tamanho varia de 30 cm até 75 cm, o que depende muito da espécie.

Para identificar se sua orquídea pertence a essa espécie basta seguir um procedimento muito simples:
* Verifique se ela tem um calo bem no labelo de sua flor, caso tenha, ela é uma oncidium.

A chuva de ouro é uma das orquídeas mais simples de se cultivar, sendo conhecida por se adaptar a quase todos os climas. Por isso, seu cultivo não será muito difícil.

Como plantar
A sua plantação é bem fácil e simples. Pode-se plantar em vasos de cerâmica, plástico ou outros. Porém o melhor lugar para se coloca-las é no tronco das árvores, onde seu resultado é melhor.

O ideal é sempre ver como está em questão da umidade, pois isso é importantíssimo para a planta. A irrigação deve ser feita de 1 à 2 vezes por semana. Mas sempre observando o estado de umidade do local.

Oncidium Sharry Baby Sweet-Fragrance

Plantá-las em árvores imitando o seu habitat natural ou em vasos de barro que tenham uma excelente drenagem. Sendo o cultivo em árvores o mais recomendado.

Para regá-las, basta fazer o que foi dito no artigo como cultivar orquídeas e caso sua orquídea esteja plantada em uma árvore, regue-a diariamente.

Obs: elas gostam de passar a noite molhadas.

Outro ponto importante é o cuidado com o excesso de sol direto na planta. Elas precisam de muita luminosidade, porém luminosidade indireta. O melhor é que ela pegue um pouco de sol direto bem de manhã ou no fim da tarde.

Veja também se a bastante ar para ela. Por isso, observe como está a situação de sua planta. Em caso de as raízes não pegarem (quando colocadas em árvore) ou manchas na planta é sinal que algo não vai bem.

O replantio deve ser feito quando os brotos estiverem no meio de seu crescimento. Provavelmente no período da primavera.

Veja quais são as temperaturas ideais para sua orquídea oncidium.
Ela pode ser considerada bem resistente nesse casos também, pois consegue resistir bem a temperaturas que variam de 14ºC até 35ºC. Mas mesmo assim, é recomendado que se evite colocá-la nessas duas temperaturas extremas para ela, especialmente 14ºC.

O local onde a chuva de ouro será cultivada deve ter uma luminosidade alta, algumas vezes com sol direto.

As necessidades de luz podem variar de sol direto a quase total, dependendo da espécie. A maioria prosperará de uma a várias horas de sol por dia. Geralmente, as plantas com folhas mais espessas, como “onça de mula” e “oncidiuns”, podem suportar mais luz.

Podendo variar, mas para verificar se sua orquídea quer mais sol ou menos sol, verifique as folhas de sua orquídea, procurando por manchas. Além disso, garanta que o local está bem arejado.

Oncidium varicosum

Adubação, substrato e replantio
A adubação deve ser realizada com frequência, porém sem excessos. Variam os casos de fazer adubação semanal e a cada dois meses também. Olhe os dados do fabricante e quanto eles indicam. Não exagere, pois pode ser fatal para sua planta.

Você pode utilizar alguns tipos de adubo:
* NPK 10 10 10 (em qualquer período exceto a floração)
* NPK 30 10 10 (quando sua orquídea está na casca)
* NPK 20 20 20 (quando sua orquídea já saiu da casca)

Obs: a adubação também pode ser orgânica, eu recomendei esses adubos químicos, pois eles são mais fáceis para se obter e para aplicar.

Antes de colocar o substrato em sua orquídea, lave-o muito bem para que não passe nenhum animal para sua orquídea.

O substrato ideal para sua oncidium é feito com:
* 40% de musgo esfagno
* 30% de carvão
* 30% de casca de pinus moída.

orquideas-oncidium

Como cuidar da sua Orquídea Oncidium
*
Caso as folhas apresentem manchas escuras é necessário ficar de olho. Muito provável que sejam fungos ou algum outro tipo de bactéria.
* Caso a folhagem apresente manchas amareladas: Pode indicar que ela está exposta demais ao sol, com excesso de umidade ou com falta de nutrientes, tornando assim suas raízes mais fracas.
* Cuidado também com a conhecida Ferrugem, que é um tipo de fungo que causa manchas alaranjadas ou marrom-avermelhado na planta.
* Outro cuidado é com a famosa Canela seca. Ela apresenta manchas ovais marrom. Se alastra rapidamente e se caracteriza por 3 manchas na planta. Causando também dificuldade no crescimento e podendo murchar a planta.
* Além dos fungos é muito comum também encontrar nas orquídeas alguns insetos que são pragas pra elas. Como por exemplo, lesmas, fungos, cochonilha, parasitas, tatuzinhos de jardim e vários outros. Caso você perceba isso é importante pesquisar com a melhor forma de se livrar dessas pestes.
* Mas é importante antes de aplicar qualquer produto na planta verificar qual o problema que ela tem. Principalmente com as manchas. Deve-se verificar se não são naturais da planta.
* Muitas vezes as plantas ficam doentes também porque não estão bem cuidadas, alimentadas ou nutridas. Na mata onde elas vivem, doenças quase não aparecem. Pois o solo onde elas estão é um solo rico e tem o necessário para as necessidades das plantas. Plantas são semelhantes a nós, elas comem, respiram e são vivas.
* Por isso, é essencial o seu cuidado com elas. Elas necessitam estar bem cuidadas para ficarem com uma boa saúde. Cuide bem de sua plantinha e dificilmente ela terá algum problema.

O replantio deve ser feito a cada 2 anos quando novas raízes aparecerem.

marrevolto