Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vanda-Sanderana-Alba

Dê mais luz as suas orquídeasé o conselho mais comum dado a novos cultivadores de orquídeas que são incapazes de fazer as suas plantas florescem.

A correta quantidade de luz é essencial para que as orquídeas produzam lindas flores. Por serem plantinhas extremamente delicadas, o requisito de luz varia de acordo com a espécie e deve ser considerado caso por caso.

Orquídeas com folhas longas mas pouco espessas precisam de muita luz e devem ser expostas à luz forte o dia inteiro. Por outro lado, as orquídeas com folhas macias e largas prosperam melhor em uma área sombreada.

Orquídeas que têm um crescimento uniforme, apresentando tamanho e forma harmoniosos, estão recebendo a quantidade certa de luz. Se elas parecerem cansadas, moles ou até mesmo sombrias você deve expô-las a mais luz.

catlleya walkeriana

Orquídeas que apreciam a luz
As orquídeas que gostam de bastante luz são:
Catasetuns; Cattleya walkeriana e nobilior; Dendrobiuns da espécie nobile; Laelias; Rupícolas; Laelias anceps e lobata; Oncidiuns (secephallum e pupumillum)

Dendrobium

Orquídeas que apreciam luz filtrada
As orquídeas que gostam de luz filtrada são:
Cattleyas; Coelogynes; Dendrodium densiflorum e farmeri; Híbridos em geral; Laelias em geral (exceto rupícolas, anceps e lobata); Oncidiuns cruciatum e sarcodes; Sophronitis coccínea

stanhopea

Orquídeas que não apreciam luz
As orquídeas que não gostam de luz são:
Micro-orquídeas; Paphiopediluns; Stanhopeas; Zygopetaluns; Pabstias; Miltonias; Cattleya aclandiae; Sophronitis mantiqueirae

Luz artificial x luz natural em ambientes internos
As luzes fluorescentes fornecem resultados superiores caso você não tenha as suas orquídeas no peitoril de uma boa janela ou em uma estufa.

Um mínimo de 12 horas por dia é a necessidade de luz indispensável para o crescimento correto das orquídeas e para que elas floresçam facilmente.

A quantidade de luz que uma orquídea recebe vai depender do tipo de janela disponível. Afaste as orquídeas do vidro durante os meses mais frios.

Mantenha o vidro que irá transmitir a luz solar limpo, assim como as folhas das plantas, para que elas possam aproveitar ao máximo a absorção da luz. Além disso, dê espaço o suficiente para suas orquídeas de modo que as folhas não sejam bloqueadas por outras folhas.

Durante o verão, quando você observar que as plantas recebem muita luz, você tem que fornecer uma cortina fina ou uma camada de papelão, ou você pode movê-la para outro lugar em que a luz não seja tão intensa.

Bulbophyllum eberhardtii

Plantas floridas exigem luz extra por causa da energia e recursos adicionais necessários para brotar.

Isso explica o porquê de algumas orquídeas, apesar de parecem estar em bom estado, não produzirem flores. Elas recebem luz suficiente apenas para se manterem vivas, mas não o suficiente para prosperar e produzir flores.

As folhas são o melhor parâmetro para determinar se elas estão recebendo luz o suficiente. As folhas que apresentam um verde de regular a claro, exuberante, estão recebendo a quantidade certa de luz.

Da mesma forma, se as folhas apresentam um verde mais profundo e escuro, o nível de luz não é bom, elas não estão recebendo uma quantidade adequada de luz para acabar florescendo.

Quando cultivadas dentro de casa as orquídeas geralmente não recebem luz suficiente. No entanto, se elas são colocados do lado de fora durante o verão, podem ser expostas a uma temperatura muito elevada, o que pode fazer com que as folhas sofram queimaduras solares.

O calor excessivo pode esgotar as reservas de alimentos da planta. Se isto ocorrer você observará uma coloração amarelada ou mesmo avermelhada das folhas.

Fotoperíodo
Se você cultivar suas orquídeas completamente sob luzes artificiais você deve ter em mente de que será necessário oferecer mais luz a sua orquídea do que se estivesse recebendo luz do sol.

Com o objetivo de compensar a deficiência da luz artificial, a luz deve ser mantida de 14 a16 horas por dia. Uma vantagem aqui é que a luz é fornecida constantemente, isso faz com que a rega também tenha um horário constante.

Em vez de utilizar lâmpadas incandescentes regulares, use lâmpadas fluorescentes em tubo porque elas não liberam muito calor (o que queimaria as plantas).

Miltoniopsis híbrido

As fluorescentes em tubos são excelentes para orquídeas que precisam de pequena quantidade de luz, mas não são aconselháveis para aquelas que requerem uma grande quantidade de luz para florescer.

Embora a luz artificial mais cara seja a lâmpada de alta intensidade de descarga (HID), elas são as melhores luzes para as orquídeas. Lâmpadas HID são muito eficientes e oferecem uma excelente qualidade de luz espectral, mas sua instalação especial eleva os custos.

Tenha cuidado porém quando usar água perto de lâmpadas HID porque pequenas gotículas de água na lâmpada quente às vezes podem causar ruptura.

Use um refletor para evitar que o brilho intenso da luz HID bata diretamente nos olhos. Um rotador pode mover continuamente a luz sobre as orquídeas para garantir a mesma iluminação e evitar pontos quentes.

O que são Velas Pé
A luz para o cultivo de orquídeas é expressa em termos de velas pé (fc), que é simplesmente a medida da intensidade de luz que bate sobre uma superfície.

As orquídeas são classificadas em três grupos de luz básicas:
* alta (3.000 + fc)
* média (2,000 a 3,000 fc)
* baixa (1.200 a 2.000 fc).

Potinara_1

Você não precisa de equipamentos caros para determinar a quantidade de luz, uma forma bastante simples e usada por muitos cultivadores é por meio de um teste mão/olho.

- Coloque a mão a 6 cm acima das folhas entre a fonte de luz e a planta e depois observe a sombra:

- Uma sombra bem delineada significa que a luz é alta.

- Uma sombra de bordas suaves é provavelmente adequada para as orquídeas de media a baixa necessidade de luz.

- Se não há sombra, significa que a luz não é forte o suficiente para uma orquídea florescer.

flor-chuva