Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




frutífera

As frutíferas podem ser plantadas em vasos e produzir belos e deliciosos frutos da mesma forma que acontece no plantio no solo. A única diferença é que no plantio em vasos o solo deverá ser mais estruturado nutricionalmente do que no cultivo tradicional. E a reposição nutricional deverá acontecer durante várias vezes no ciclo de cultivo da planta.

1 – Escolha do vaso
A importância de selecionar o vaso certo para plantar a sua frutífera é muitas vezes subestimado. O vaso (bem como as adições: seixos, casca de pinus, biobric) são elementos importantes na composição, e devem ser escolhidos cuidadosamente para manter a umidade do solo e ornamentar o vaso.

As árvores que apresentam tamanhos grandes na natureza devem ser colocadas em recipientes maiores, proporcionando às raízes espaço suficiente para que se desenvolvam ajudando a árvore a lidar com a limitação do vaso.

2 – Tratos Culturais
* Drenagem do vaso
A drenagem do fundo do vaso é uma das partes mais importantes do plantio. Vasos com drenagem ruim propiciam acúmulo de água, consequentemente, apodrecimento radicular.

Em contrapartida, vasos sem elementos drenantes propiciam o crescimento de minhocas que entram pelos furos dos vasos. As minhocas em áreas fechadas, como os vasos, formam torrões que compactam o solo, prejudicando a aeração e o crescimento radicular.

Como forma de drenagem, sugerimos: Seixos, Argila expandida, manta Bidin, brita, cacos de telhas, etc.

solo

* Preparo do solo de plantio
Para ter sucesso no crescimento das plantas é importante utilizar produtos que sejam capazes de reter umidade, que tenham nutrientes em sua composição e que sejam produtos orgânicos.

Substratos são produtos utilizados apenas para substituir a terra por um curto período de tempo, pois não conseguem reter umidade, dessa forma as plantas poderão definhar por desidratação rapidamente.

É importante ter nutrientes no solo de plantio da muda, para que a mesma absorva-os durante o seu ciclo. Serão estes nutrientes que irão garantir a produção dos frutos e saúde das plantas.

Misture ao condicionador de solo os seguintes produtos: cinzas de churrasqueira peneirada, casca de ovo moída no liquidificador, húmus de minhoca, Formulação NPK 04-14-08, borra de café, calcário, etc.

* Plantio da muda
A planta ideal deve possuir tamanho médio, estar ereta, possuir galhos e boa quanidade de folhas, caule com grossura de 1 dedo, sistema radicular desenvolvido, pode ou não ter frutos e deve estar saudável (ausência de doenças – manchas foliares).

No plantio deve-se retirar o saco plástico e manter o torrão intacto. O vaso escolhido deve ser no mínimo 3 vezes maior que o torrão da muda para propiciar o enraizamento e crescimento saudável da planta.

Após a montagem do vaso (drenagem e camada de solo no fundo do vaso), coloca-se o torrão da muda e completa as laterais com o solo, apertando ao redor do torrão, para que a planta fique bem firme. Deve-se cobrir o torrão até a altura de 2 cm acima do torrão inicial.

Após o plantio da muda deve-se fazer a irrigação do vaso. É importante tomar cuidado para não lesionar o caule da planta, caso isso aconteça, pincele um pouco de canela em pó umedecida em água para que aconteça a assepsia do lugar machucado.

irrigação

* Irrigação do vaso
Após o plantio o vaso deve ser irrigado até que a água escorra pelo fundo. A irrigação deverá ocorrer sempre que o solo do vaso estiver seco. E, sempre da mesma forma, com a água escorrendo no fundo do vaso.

* Nutrição vegetal
O ideal para o desenvolvimento da planta é utilizar adubos foliares que, após a aplicação nas folhas, escorram para o solo e possam ser absorvidos pelas raízes. A adubação deve ser com produtos completos na sua formulação, não apenas o NPK, mas macronutrientes secundários (magnésio e enxofre) e micronutrientes (boro, cobre, cobalto, ferro, manganês, molibdênio e zinco), para garantir o maior desenvolvimento das plantas.

Com o uso do condicionador de Solo, no solo e outros produtos na mistura, o fornecimento de nutrientes para as raízes já é suficiente. É importante que a adubação foliar seja feita durante os processos de crescimento da planta (época de crescimento: primavera e verão, florescimento e frutificação) com um produto que possua maior teor de Nitrogênio na sua formulação.

Na época de produção, a formulação ideal deve ter mais nitrogênio, potássio e boro em sua composição. A ausência de nutrientes propicia amarelecimento foliar e abortamento de flores e frutos.

morango em vaso
* Controle de pragas e doenças
As plantas em geral, estão susceptíveis ao ataque de pragas e doenças. Estes danos podem ocorrer toda vez que a planta estiver em condições de stress, seja hídrico (falta ou excesso de água), luz (sombra ou excesso de sol) ou metabólico (falta ou excesso de nutrientes). Estes fatores podem ser facilmente contornados se buscarmos no mercado produtos orgânicos e de fácil aplicação.

Para pragas, em nosso site, temos disponíveis produtos para insetos, lesmas, caracóis e armadilhas amarelas que garantem o controle do inseto.

Para doenças, a simples poda de manutenção, esterilização da tesoura e aplicação de canela em pó (condimento – cicatrizante natural) no galho cortado e sulfato de cobre (fertilizante) nas folhas, são suficientes para o controle.

3 –  Colheita dos frutos
Os frutos devem ser colhidos com o auxílio de uma tesoura de poda, cortando-se o pecíolo. Deve-se tomar o cuidado para não necrosar o caule. Cada ferida na planta é um risco para a entrada de doenças que irão definhar o seu crescimento saudável.

fertilizando

4. Adubação de manutenção
Após a colheita dos frutos é importante fornecer à frutifera todos os nutrientes gastos na produção dos frutos. Este fornecimento deve ser via adubação radicular com o uso da formulação NPK 10-10-10 (formulação de manutenção) e via adubação foliar com uma formulação o mais completa possível.

janela-brisa

fertilizante líquido

Ter um solo fértil deveria ser a prioridade de qualquer um que deseja ter uma boa colheita. E, em se tratando de uma horta orgânica, nada melhor do que um composto orgânico caseiro.

Um bom composto contém uma variação ideal de nutrientes em que a planta vai utilizando a medida que vai se desenvolvendo. E, eventualmente, podemos dar uma mãozinha para a horta, com bons fertilizantes para plantas, que podem ser feitos em casa.

As plantas necessitam de três elementos básicos para um bom desenvolvimento:

Nitrogênio (o elemento ter o símbolo N, de Nitrogen), essencial para o crescimento de folhas verdes.

Fósforo (o elemento ter o símbolo P, de Phosphorus), essencial para o crescimento saudável das raízes da planta.

Potássio (o elemento ter o símbolo K, de Kalium, antigo nome em latim), essencial para floração, frutificação e robustez da planta em geral.

Essa combinação é o famoso adubo NPK que pode ser comprado já pronto, tanto da forma orgânica e não orgânica. Existem diversas proporções dos elementos, dependendo do motivo e do tipo de planta que você possui.

Há diversos tipos de fertilizantes para plantas que você pode fazer em casa para aumentar o nível de determinados elementos no seu solo.

Quem quer manter a hortinha e o jardim sempre fortes e saudáveis, não deve usar pesticidas nem fertilizantes químicos. O ideal é cuidar de tudo de forma ecológica e orgânica.

Nas lojas de jardinagem e floriculturas há excelentes produtos verdes, incluindo ótimos adubos, mas sempre existe a opção de fazer os seus próprios.

fertilizante-liquido

Veja aqui passo a passo como fazer fertilizante líquido orgânico:
*
Não jogue fora as cascas dos legumes e frutas. Durante a semana junte as cascas dos legumes usados na sua alimentação como beterraba, batata, cenoura, abóbora, bem como das frutas (exceto as cítricas), etc.

* Passe as cascas por um processador, em seguida coloque num recipiente fundo com tampa.

* Acrescente folhas verdes de diferentes plantas e cubra com bastante água, mas atenção: deve ser uma água livre de cloro.

* Feche o recipiente e deixe esta mistura em repouso, em local coberto e ao abrigo do sol e da chuva, por 15 dias.

* Abra o recipiente, não se assuste: o cheiro é desagradável mesmo. Coe esta mistura e encha uma garrafa ou quantas garrafas render. O resíduo sólido poderá ser colocado na terra.

Este é um adubo líquido de manutenção e pode ajudar durante o período de crescimento das plantas, bem como auxiliar a sanar eventuais carências de nutrientes.

Além disso, tenha cuido porque o fertilizante líquido representa um alto risco de super dosagem, o que pode prejudicar as plantas, queimando as suas raízes. Então não use grandes quantidades de fertilizante líquido nem exagere na frequência.

passo

Outros exemplos eficientes de fertilizantes para plantas:
Urtiga
Chá de urtiga tem elevados índices de nitrogênio. Utilizando luvas (acredite, tocar sem luvas dói de verdade), macere algumas folhas e adicione água (se possível água da chuva).

Deixe em infusão por algumas horas e pode-se aplicar diretamente nas plantas. Ou, para aumentar a eficiência, deixe a mistura virar um chorume, ou seja, que as folhas apodreçam nessa mistura após alguns dias. Mas tenha em mente que dessa forma o aroma de urtiga apodrecendo é bastante desagradável.

Confrei
Solução líquida de confrei é um excelente fertilizante orgânico que contém elevados índices de todos os nutrientes necessários para o bom crescimento das plantas. Com luvas, esmague algumas folhas em um recipiente grande (use, por exemplo, um tijolo e esmague contra o fundo do recipiente.

Tente usar um recipiente com tampa (para não espalhar o odor forte) e deixe lá por algumas semanas. Entre 3 a 5 semanas já devem estar começando a liberar um líquido concentrado, resultado do apodrecimento das folhas.

Esse líquido pode ser diluído em água (15 de água para 1 de confrei) e aplicado na terra, evitando encostar nas folhas para não queimá-las.

Húmus
Fertilizantes para plantas, esse é o mais fácil de fazer. Além de ser misturado a terra, pode-se fazer uma solução líquida de húmus para irrigar as plantas. Basta misturar com água e deixar por 3 dias, para que os nutrientes do húmus passe para a água.

Nesse período de espera, agite a mistura uma vez ao dia e, após isso, basta coar a mistura para então irrigar suas plantas. E, se souber quais elementos necessita em maior quantidade, você mesmo pode incrementar o seu composto.

Seja misturando previamente aparas de grama para dar uma incrementada nos níveis de nitrogênio e potássio ou misturando cinzas de madeira aumentando os níveis de potássio.

fertilizante-líquido

Como usar
Use uma proporção de 1:10 (1 de solução e 10 de água) para regar a terra das plantas, evitando respingar sobre as folhas, no comecinho da manhã ou da noite.

A frequência pode ser de 1 a 2 vezes por mês para plantas de crescimento rápido e a cada 2 meses para as plantas de crescimento lento.

Após isto pode variar dependendo do cultivo. Não é recomendável colocar este adubo em plantas recém plantadas ou que foram transferidas de lugar e receberam terra fresca porque este solo já tem todos os nutrientes necessários.

flor-chuva