Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta-varanda

As varandas estão com tudo e já aparecem como opção na maioria dos apartamentos – principalmente porque elas trazem mais conforto e são ótimas na hora de melhorar a sociabilização do imóvel.

Se você mora em um apartamento que conta com essa opção, já pensou em deixá-la mais agradável levando um pouquinho da natureza para esse espaço? Seja em mini-hortas ou como pequenos jardins, as plantas para varandas de apartamento ajudam a aumentar a vitalidade do ambiente, além de deixá-lo muito mais bonito.

Aliás, ter a alternativa do verde para “quebrar” um pouco o vidro e o concreto que está em torno não é só bom para os olhos, mas para a saúde também. Além da beleza, as plantas trazem ar mais puro, nem que seja pelo menos naquele cantinho escolhido pelo dono da casa.

Na verdade, existem muitas espécies (até mesmo frutíferas) que podem ser plantadas em vasos e não necessitam de muito espaço ou cuidados complicados.

sacdas

Antes de sair comprando as suas plantas para varandas de apartamento é muito importante que você saiba exatamente quais são as condições do seu espaço, como incidência de sol e quantidade de sombra, tamanho disponível e a ação dos ventos.

Outro ponto importante a considerar é o tempo que você possui disponível para cuidar das suas plantas e também a quantidade de trabalho que está disposto a ter.

Isso porque existem espécies que necessitam de mais cuidados para se manterem bonitas e sadias, e outras que são “mais resistentes”.

Tendo isso em mente, veja as idéias abaixo para que a sua varanda fique mais “verde” e aconchegante.

Dicas para fazer um jardim na varanda
1 – Se a situação da sua varanda é de é ventos leves e norte e oeste
* O jardim neste caso terá pouco espaço na sacada que poderá ser utilizado.
* As plantas que preferem sol deverão ser as escolhidas para composição, como por exemplo: herbáceas perenes e de estação, arbustos e muitas outras flores.
* Você também poderá fazer o cultivo de pequenas frutíferas, como romã e fazer uma pequena horta com espécies medicinais.

2 – Quando a varanda tem luz da manhã e no início de tarde e está para o leste
*
O sol aparecerá, mas com menos intensidade, por isso, prefira plantas que gostam de meia sombra e que sobrevivem ao sol.
* Pode incrementar com ervas aromáticas que gostam dessa “situação”.

varandas

3 – Quando o seu jardim na sacada ficará para o sul
* Neste caso a ausência do sol prevalece, ou pouquíssimo ou nenhum.
* Em algumas regiões além da falta de sol você terá problema com os ventos fortes característicos do inverno.
* Escolha plantas que gostem de viver sem sol direto e algumas flores, mas esqueça temperos e ervas, grande parte deles precisa do sol direto.

4 – Nas regiões litorâneas onde se enfrenta os ventos de terra e de mar
*
As plantas devem ser fortes e baixas.
* Muitas vezes para garantir é bom usar quebra-ventos e treliças.
* Se mesmo com o sol o clima for quente ou ameno aposte em plantas tropicais.

Dicas importantes
Independente de onde ficará o seu jardim, uma coisa é igual para todo mundo, a importância da água. Você deve considerar esse fator ante de mais nada.

Se os vasos individuais foram os escolhidos é importante que cada uma das plantas receba a rega adequada para ela, por exemplo, cactos não devem ser molhados, assim como bambus e helicônias.

Um dos sistemas de rega que é muito usado é por gotejamento e prefira usar objetos adequados para rega e muito cuidado com a mangueira que acaba saindo mais água do que seria necessário. Para a grande maioria das plantas o excesso de água significa matá-la.

O substrato que você escolher deve ser adequado a cada tipo de planta, informe-se antes de colocá-lo. E não esqueça dos furos de drenagem que garantem que as raízes não apodreçam.

Já os arranjos de plantas no mesmo vaso para o seu jardim na sacada de espécies diferentes vai dar mais trabalho. Para começar as plantas devem ter as mesmas exigências de regas, de substrato e iluminação. Caso o contrário, isso não dará certo.

Outra dica importante, de segurança, é que você procure saber o peso que a sua sacada aguenta antes de fazer um grande jardim com plantas e vasos pesados. Considere os móveis, o piso que foi colocado, as pedras, se for o caso, etc.

Se você não tem tempo não coloque plantas que exigem maior atenção. Um jardim na sacada ou mesmo no quintal deve ser feito com base nos próprios conhecimentos e principalmente disponibilidade para cuidar.

Existem várias espécies que exigem menos cuidado, então, se o seu caso é falta de tempo, poderá ter o jardim, isso não será uma desculpa. Porém, menos ou mais trabalho você deverá sempre ter disponibilidade para cuidar do seu jardim.

varandas-1

Plantas que podem ser usadas para compor um jardim na varanda de apartamento
1 – Com as plantas de estação, veja alguns exemplos:
* amor perfeito
* viola tricolor
* petúnia
* crista-de-galo

2 – Com as arvoretas e arbustos
*
lanterninha chinesa
* romãzeira
* jasmim do cabo
* dipladênia
* mandevilla

3 – Com plantas herbáceas perenes
*
falsa hortelã
* balsamina
* gerânio folha de hera

Esses são alguns dos poucos exemplos de plantas que podem fazer a composição do seu jardim na sacada.

Antes de começar a montá-lo, identifique as características do seu ambiente e depois comece a procurar as espécies que viveriam melhor nesse espaço. Além de considerar as características, sem dúvida o mais importante, observe o efeito que você está buscando neste jardim da parte externa da sua casa.

E tem sempre a opção de fazer uma hortinha e ter sempre pertinho de você produtos fresquinhos para incrementar os pratos das refeições da sua família.

ventos

Buxinho

O buxinho é uma planta de pleno sol, ou seja, quanto mais sol, mais viço. Outro cuidado que se deve tomar é com relação à adubação, recomenda-se o fertilizante recomendável é o fertilizante químico NPK 10-10-10.

O buxinho gosta muito de água, a rega deve ser abundante, mas devemos esperar a terra secar para regar novamente. Mas cuidado, umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos (pó branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados.

Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra do buxinho somente quando esta já estiver com a superfície bem seca.

A Maneira correta de regar a planta é fazer com que toda a terra que esta no vaso se umedeça.

Para isso coloque água distribuindo em toda a área da superfície até que esta saia pelos orifícios do fundo do vaso.

buxinho-1

Verificar a drenagem da jardineira também é importante para o desenvolvimento da espécie. Uma pedrinha que venha a entupir a saída d’água compromete todo o espaço e as raízes começam a apodrecer.

Com o tempo deve efetuar uma poda nas raízes da planta, caso contrário o espaço se acaba e a planta começa morrer.

Verifique se a terra está bem solta, se estiver muito compactada ela não dá condições para a planta sobreviver, condições de luminosidade não devem ser trocadas bruscamente, a planta requer adaptações, a rega deve visar a umidade constante no solo, não deixando encharcado por muito tempo, deve regar ate escorrer pelos orifícios de baixo do vaso.

buxinho-2

Para recuperar a planta mantenha a meia sombra, se necessário faça um transplante para outro vaso maior, não mexa muito nas raízes, pode podar uns 20% e acomodar o torrão noutro vaso com substrato neutro, sem adubo, não adube agora, só depois que iniciar nova brotação.

serrapilheira

Muitos que cultivam plantas já devem ter ouvido falar em serrapilheira, manta morta ou liteira, mas o que é serrapilheira?

Trata-se de uma camada formada pela deposição dos restos de plantas (folhas, ramos) e acúmulo de material orgânico vivo em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo ou o sedimento aquático. É a principal via de retorno de nutrientes ao solo ou sedimento.

Essa camada é observada em florestas e bosques e sua composição varia de acordo com o ecossistema onde ela se encontra e suas características. Por exemplo, florestas tropicais com grandes quantidades de árvores e animais somados ao alto índice pluviométrico e altas temperaturas produzem maior quantidade de serrapilheira.

Pode parecer que essa camada não tem muita importância, sendo apenas um “lixo” que as plantas e animais descartam no solo, porém quantidades significativas de nutrientes podem retornar ao solo através da decomposição desses componentes.

serapilheira

Além disso, ela torna o solo mais estável (diminuindo a erosão), funciona como isolante térmico e também retém água no solo.  Outra função importante é abrigar sementes e mudinhas que podem servir de banco de sementes garantindo a estabilidade do ecossistema.

A serrapilheira também tem sido utilizada nos processos de recuperação de áreas degradadas. Nesses casos a serrapilheira de uma área florestal é retirada e levada até a área degradada.

Dessa forma o solo exposto é coberto, minimizando os estragos causados pela chuva e pela erosão e o banco de sementes pode ajudar a recolonizar o local.

casa-lago