Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dog

Embora a beleza das plantas seja uma unanimidade, algumas espécies ornamentais podem oferecer riscos a crianças pequenas e animais de estimação, se ingeridas ou tocadas. Os problemas à saúde podem variar de irritações na pele, vômitos até falta de ar, aceleração cardíaca e distúrbios com mais gravidade.

Algumas das plantas ornamentais que cultivamos em casa podem parecer inofensivas, mas existem espécies que, quando ingeridas, se tornam tóxicas a animais e algumas vezes até mesmo a pessoas.

Muitos bichinhos, principalmente gatos e cachorros, têm o costume de ingerir elementos da natureza, seja por curiosidade ou quando não estão se sentindo muito bem.

A maioria dos animais que acaba se intoxicando tem idade até oito meses, e por serem pequenos e imaturos, querem cheirar e comer de tudo. É sempre bom tomar cuidado na hora de comprar qualquer tipo de planta.

Pesquise sobre ela, se é venenosa ou traz algum tipo de malefício ao pet. Lembrem-se que todos os tipos de plantas tóxicas são facilmente encontradas em lojas de floricultura e decoração, e que, por isso, se informar na hora da compra é essencial.

Existem alguns tipos de plantas que, contrariamente, não causam danos alguns quando ingeridas, inclusive são aconselhadas caso necessário. A grama comum é bem procurada pelos cachorros na hora do passeio e não causa nenhum tipo de malefício.

Além dela, folhas de alpiste e de milho de pipoca também os atraem e são do bem. As gramíneas ajudam a fazer uma limpeza no estômago do pet. A ‘valeriana’ é uma florzinha que também pode ser de fácil acesso ao seu animal. A sua ação no cãozinho traz tranquilidade, eles ficam bem calminhos.

Mas, é possível, ainda assim, cultivar plantas tóxicas em sua casa, basta mantê-las em locais de difícil acesso, pois elas só farão mal no caso de ingeridas ou colocadas em contato com mucosas.

Para prevenir possíveis acidentes e o consequente adoecimento do seu animalzinho, conheça algumas espécies abaixo.

1 – Dama da noite

dama-da-noite

Considerada uma planta invasiva, a dama-da-noite chama atenção pelo aroma de suas flores, que atraem abelhas, beija-flores e borboletas. “Suas partes tóxicas são os frutos imaturos e suas folhas, que se ingeridos podem causar náuseas, vômito, agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações.

2 – Azaléias

azaléia

A azaleia é uma planta que fascina pela beleza de suas flores e que, por causa disso, pode ser facilmente encontrada dentro de casas e em jardins.

No entanto, o seu nível de toxidade varia de moderado a grave, desencadeando os seguintes sintomas em quem a consome: vômitos, salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, queda de pressão, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até mesmo coma.

3 – Mamona

mamona

Os sintomas da ingestão dessa planta começam a aparecer no sistema nervoso do animal depois de cerca de 24 horas. Todas as suas sementes são tóxicas.

Os sintomas desencadeados são: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, secura de mucosas, hipotermia, taquicardia, vertigens, sonolência, torpor e em casos mais graves, coma e óbito.

4 – Espirradeira

espirradeira-nerium-oleander

A espirradeira possui folhas rústicas e flores variadas encontradas em diversas cores, como rosa, amarelo, branco e vermelho. Também muito usada para ornamentar jardins, possui todas as suas partes tóxicas.

Com sintomas que variam desde vômitos, diarreia, arritmias, dispneia até paralisia, como e consequentemente a morte do animalzinho. Tais sintomas podem ser observados dentro de um período de 24 horas.

5 – Coroa-de-Cristo

coroa-de-cristo

Comumente encontrada como proteção em cercas viva, sua toxina está presente no látex irritante que exala da planta. Ao entrar em contato com seu animal de estimação, a seiva leitosa poderá provocar reações inflamatórias (dor, vermelhidão e inchaço).

Caso em contato com os olhos, poderá provocar até mesmo cegueira.

6 – Lírio

lírio

Planta frequentemente usada como ornamento, principalmente por suas flores aromáticas. Todas as suas espécies são consideradas tóxicas, e a sua ingestão pode ocasionar irritação nos olhos, oral e de mucosas, pele seca e avermelhada, agitação psicomotora, dificuldade de engolir, alucinações e delírios e problemas respiratórios.

7 – Hera

hera

Tóxica por inteira, o seu óleo “urushiol” irrita principalmente mucosas, causando coceira excessiva, irritação nos olhos, irritação oral, dificuldade de deglutinação e até mesmo de respiração. Por ser uma planta trepadeira, pode ser encontrada no formato de arbustos, misturada a outras vegetações.

8 – Bico-de-papagaio

bico-de-papagaio

O bico-de-papagaio também possui uma seiva que provoca muitos danos, como lesão na pele e mucosas, queimação e coceira, náuseas, vômitos e gastroenterite.

É comum na época de Natal, muito usada para combinar com a decoração de fim de ano. Mas poucas pessoas sabem do potencial venenoso da planta, fazendo com que casos de envenenamento se tornem comuns nessa época.

9 – Glicínia

glicínia

Apesar de ser deslumbrante, com flores que caem como cascata nas cores branco, rosa ou azul, essa planta é completamente tóxica. O consumo de suas sementes e vagens pode provocar diarreia, cólicas, náusea e vômito.

Por isso, é importante que ela fique fora do alcance de animais de estimação e crianças, que acabam sendo atraídas pela beleza da planta.

10 – Espada-de-São Jorge

espada de são jorge

Muitas pessoas acreditam que essa planta trás prosperidade a casa e, por isso, ela é facilmente encontrada como ornamento.

É considerada uma das plantas com menor grau de toxidade, pois a consequência de sua ingestão se resume a salivação intensa, dificuldade de movimentação e respiração.

11 – Comigo-ninguém-pode

comigo-ninguém-pode

Além de possuir folhas de beleza incomparável, acredita-se que essa planta traga proteção a casa, o que contribui para um maior número de incidentes por intoxicação. Todas as partes da planta são consideradas tóxicas.

A seiva provoca irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato; o consumo de outras partes da planta pode causar cólicas abdominais, náuseas e vômitos; o contato com os olhos gera edema, fotofobia, lacrimejamento.

12 – Costela-de-adão

costela-de-adão

A costela-de-adão possui folhas grandes e flores aromáticas, além de ser facilmente confundida com outra planta chamada banana-de-macaco, no entanto, pode ser reconhecida por seus furos maiores e regulares.

Apesar do seu fruto ser comestível, suas folhas quando ingeridas podem causar irritação e edema nas mucosas, asfixia, vômito, náuseas, queimação e, se em contato com os olhos, pode levar a lesão na córnea.

13 – Copo-de-leite

copo-de-leite

Considerada uma das plantas mais populares, é também tóxica, possui o mesmo princípio ativo da comigo-ninguém-pode.

Alguns dos sintomas mais comuns são: a seiva provoca inflamações na garganta e boca; a planta causa irritação das mucosas, edema de lábio, língua e palato, náuseas e vômitos; já o contato com os olhos, gera edema, fotofobia e lacrimejamento.

14 – Samambaia

samambaia rabo-de-peixe

As samambaias são encontradas principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil e costumam manter seus princípios tóxicos mesmo secas.

É importante lembrar que todas as suas folhas são tóxicas, e os sintomas podem se limitar a febre, hemorragia na pele (suor com sangue), diarréia com sangue, diminuição do número de plaquetas.

Devido a todos esses efeitos, o animal perde sangue rapidamente, podendo provocar a morte.

15 -  Antúrio

antúrio

Todas as partes do antúrio são tóxicas, geralmente nos enganamos quanto a suas flores que na verdade são os minúsculos pontinhos amarelos, protegidos pela folha modificada avermelhada.

Os principais sintoma as da ingestão são inchaço na garganta, lábios e boca, salivação, edema de glote, paralisia da língua, asfixia, diarréia e vômito.

16 – Violeta

violetas

A violeta se caracteriza por seu cheiro suave e suas folhas levemente em formato de coração. Seu caule e sementes possuem princípios ativos extremamente tóxicos.

Seu consumo pode causar nervosismo, gastrite severa, queda na circulação e respiração, vômitos e diarréias.

17 – Dedaleira

dedaleira

Também conhecida como “campainhas”, a planta é tóxica por inteiro, com ênfase nas flores e frutos, que se ingeridas afetam diretamente o coração.

Há quem a cultive para fins medicinais ou ornamentais, pois seu componente considerado tóxico em alguns casos, também pode ajudar os que sofrem de insuficiência cardíaca. Após seu consumo podem surgir vômitos, diarreia.

18 – Cannabis

cannabis

O elemento tóxico presente na cannabis pode agir por dias no sistema no sistema nervoso central do animal e, por isso, ela é considerada uma planta extremamente nociva. A própria fumaça exalada da queima da planta pode causar malefícios como a fotofobia.

Os sintomas podem ser notados nas primeiras horas após seu consumo, caracterizados por desorientação, ritmo cardíaco lento e tremores, salivação excessiva, depressão e até mesmo coma.

19 – Beladona

beladona

A Beladona é uma planta de jardim, que possui componentes tóxicos principalmente nas raízes e sementes. Ela não ocorre naturalmente no Brasil, mas ser reproduzida por semente e estaca.

O seu consumo pode gerar pele, principalmente da face, vermelha, quente e avermelhada, boca seca, aumento da frequência cardíaca, pupilas dilatadas, confusão mental e febre.

20 – Hibisco

hibisco

O hibisco é muito procurado, pois se acredita que suas propriedades ajudam no emagrecimento e, por isso, são frequentemente utilizados para fazer chás.

Mas, suas flores e folhas têm efeito tóxico aos animais e podem ser fatais. As características dos sintomas são, primeiramente, gastrointestinais, incluindo diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.

21 – Avenca

avenca

Apesar de não ser nativa do Brasil, essa planta é geralmente cultivada com base na crença de que ela é capaz de ajudar a espantar o mau-olhado. Mas, consumir essa planta pode ocasionar futuramente em câncer.

22 – Fumo-bravo

fumo-bravo

O componente tóxico do fumo-bravo está em toda a planta, com concentrações maiores em seus frutos. Esta é uma espécie muito adaptável e rústica, facilmente disseminada por pássaros.

A ingestão da planta ocasiona em inflamação do intestino delgado (duodeno), gastrite, náuseas, diarréia, vômitos e aumento das enzimas hepáticas.

23 – Tulipa

tulipa

Apesar de muito populares, as tulipas também são tóxicas e seu bulbo é prejudicial principalmente para gatos. Alguns dos sintomas comuns após sua ingestão são vômitos, irritação gástrica e diarréia.

Se mesmo assim você suspeitar que seu pet foi exposto a alguma planta tóxica, leve seu animal imediatamente a uma clínica veterinária mais próxima e informe o nome da planta tóxica ingerida, para que seja feito o tratamento correto de primeiros socorros.

Os sintomas variam de prostração e vômito a irritação de pele. Contudo, a evolução geralmente é rápida devido à toxina, levando à morte em pouco tempo.

Em momentos como esse, não se deve tentar nenhuma “receita caseira” como dar leite ao animal ou induzir o vômito, pois além de não funcionar, podem prejudicar a situação.

Por isso, leve seu amiguinho ao veterinário mais que depressa para que o profissional tome as medidas cabíveis.

nascente