Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosatrepadeira

Trata-se de uma família de roseiras híbridas, desenvolvidas especialmente, para cumprir com essa função, contendo flores mais bonitas e ainda galhos com maior flexibilidade.

Essa planta é como se fosse um arbusto escandente, já que não possui sustentação que permita fixar num suporte, para que a mesma tenha a aparência de trepadeira, é necessário que seja amarrada.

A Roseira trepadeira pertence à família das Rosaceae. É uma planta Perene. O país de origem é o Japão, e parte da região asiática.

Seu porte é ligeiramente grande, chegando a medir até 6 m.

Como são as flores: Quase sempre as flores dessa roseira apresentam um suave perfume, alcançando um tamanho piramidal, com diversas cores, dentre elas: amarela, branca, rosa e vermelha, despontando quase todo o ano, especialmente durante a primavera.

Ela apresenta um fino caule, flexível e longo. Para se desenvolver precisa de bastante luminosidade solar.

Todas as roseiras preferem bastante umidade, entretanto, sem deixar que o solo fique encharcado. É importante que se regue entre duas e três vezes por semana, especialmente entre os meses mais quentes do ano e somente uma vez nos meses mãos frios.

A preferência do clima para essa roseira é frio e ameno. As podas devem ser feitas de formas anuais, leves e proporcionando a renovação.

rosa hybrida

Cultivo
Essa planta gosta bastante de se desenvolver num solo areno-argiloso, que possua grande parte de matéria orgânica e ainda uma drenagem adequada, podendo suportar tranquilamente os ventos. Apesar disso é uma roseira bastante delicada, que pede um pouco mais de cuidado que outros tipos de plantas.

O melhor tipo de fertilização feita para essas roseiras é o uso de NPK, com a fórmula 06-12-06, colocando o produto em volta do caule, mas não diretamente nele.

O plantio delas é perfeito para serem colocadas em muros, paredes, cercas, pórticos, e pilares, entretanto, é necessário que se faça a amarração adequada.

A forma de se plantar a roseira é através de estaquia de galhos, especialmente durante o verão e a primavera.

rosa-trepadeira

Maiores Informações
Qualquer pessoa que esteja habituada a lidar com roseiras sabe que a roseira trepadeira é bem mais resistente que as outras, tendo um perfeito desenvolvimento, se estiver num ambiente adequado. Elas resistem melhor ao ataque das pragas e precisam de quase nenhum monitoramento durante a fase de crescimento.

Além de regar normalmente, fazer uma pequena poda e acrescentar os fertilizantes corretos, os únicos trabalhos que se tem com essa planta, o que mais se fazer é sentar e apreciar a beleza e o perfume das flores durante a época de verão e primavera.

Esse tipo de roseira é bastante escolhido por aquelas pessoas que não têm grande experiência no cultivo, pois não requer uma criteriosa manutenção e cuidados, mas ainda assim é dotada de grande beleza.

Rosas-trepadeiras

Cuidados
Materiais a serem usados no cultivo
* 01 Vaso com tamanho aproximado de 40 cm de diâmetro
* 01 Pacote de Cascalho para ser depositado no fundo do vaso
* 01 Pacote de terra da o envasamento
* 01 Muda de Roseira trepadeira
* 01 Pacote de cobertura vegetal, mas não solta, em pedaços
* 01 Pacote de Fertilizante com numeração 10-54-10
* 01 Tesoura própria para se fazer a poda da roseira

Como plantar
* A primeira coisa a se fazer é por no vaso uma camada que possua aproximadamente 05 cm de cascalho, para que o mesmo cubra o fundo do recipiente. Até a metade do vaso, cubra com a terra de envasamento.

* Retire a roseira trepadeira do saco que a envolve e faça a separação cuidados da raiz principal e das raízes exteriores, para fazer com as mesmas cresçam com maior facilidade no solo.

* Force um buraco no meio do vaso e no lugar disponha a roseira, de forma que fique na mesma profundidade que estava no saco de muda. Cubra toda a volta com o restante da terra de envasamento e reforce ao redor da base da roseira usando a força das mãos.

* Depois que tiver plantado a muda, ponha água na nova roseira. Logo depois, coloque uma leve camada de cobertura vegetal de aproximadamente 2,5 cm sobre a terra de envasamento, mas tomando cuidado para que ela não chegue muito perto do caule da roseira.

rosa trepadeira

* Deixe o vaso num lugar que bata sol direto durante mais ou menos seis horas e regularmente.

* Durante a época do crescimento é importante que se mantenha roseira podada, fazendo a remoção das flores mais velhas. Esse procedimento irá contribuir para um novo florescimento da roseira em toda sua fase de renovação.

* É importante que a rega seja feita todos os dias, para que a terra seja mantida úmida e envasada o suficiente.

* Faça a fertilização da roseira sempre depois do surgimento das primeiras flores. Faça a mistura da água com o fertilizante, de acordo com as instruções trazidas na embalagem, tudo adequado com o diâmetro do vaso.

Ponha a mistura ao redor da base da roseira, tomando cuidado para não colocar na folhagem. Faça essa fertilização ao menos uma vez durante o mês quando estiver em crescimento.

* Durante o período do inverno, ponha o vaso com a roseira num ambiente fechado, como uma garagem para que o mesmo seja protegido do frio. Essas roseiras que são cultivadas em vasos não se adaptam bem ao inverno, pois os vasos não protegem adequadamente as raízes das mais severas temperaturas.

* Caso queira proporcionar uma maior proteção à planta, deixe-a enrolada num serrapilheira  (camada que fica acima do solo e é formada por restos de folhas, galhos, frutos e demais partes vegetais) quando ficar em ambiente fechado.

* Sempre faça a poda da roseira entre o fim do inverno e o início da primavera, período em que a mesma se encontra em estado dormente. Remova aproximadamente um terço da planta, retirando os tocos até chegar ao broto.

Remova pouco acima do broto e trace um corte voltado para o lado de fora, fazendo um ângulo com 45º.

flor-chuva

Philodendron

Conhecida popularmente como filodendro ou filodendro -Brasil, essa planta faz parte da família das Angiospermae (araceae). Apesar de tantos nomes estranhos que podem até sugerir que essa espécie fica bem longe do Brasil é um grande engano, a sua origem é brasileiríssima, com pés na América Tropical.

A filodendro pode ser plantada em vasos e deve porque se trata de uma excelente planta ornamental e quem garante esse charme são as suas folhagens, são muito ramificadas. É impossível mensurar o quanto, sem falar que se trata de uma herbácea perene, isto é, estará sempre bonita e pronta para enfeitar a sua casa ou jardim.

O caule da filodendro é particular e favorece o seu uso em estacas, muros e cercas. Se trata de um caule com entrenós e bem flexíveis e dele partem as raízes. Assim, fica bem fácil criar cercas vivas, amarrando o caule da filodendro entre as entranhas da mesma. Ela crescerá fazendo o caminho para cima quando bem colocada.

Outra característica da folha que merece destaque é a sua forma de coração e o que deixa essa planta ainda mais charmosa é a cor que mistura duas tonalidades de verde. Normalmente, essa tipologia com dois tons da mesma cor é a que é chamada de filodendro Brasil.

flores-filodendro.

As flores da Filodendro e as suas características
O formato das flores da filodendro é espádice e isso é uma característica de todas as espécies que pertencem a essa mesma família. Porém, no caso específico dessas plantas não são as flores que as fazem mais bonitas e especiais que as outras.

O seu cultivo se dá pela beleza da folhagem e no Brasil, pode ser cultivada em qualquer região tanto em vasos, como em jardins.

Como falamos de espádice, você sabe qual é o formato de uma flor classificada dessa forma? Esse é considerado um tipo especial de rácemo. O que significa que quando as flores aparecem elas são apinhadas sobre o que é chamado de ráqui e são bem pequenas.

O ráqui é carnudo e espessado e tudo “somado” parece que estamos vendo uma grande espiga de milho. Essa é uma das principais características das plantas que pertencem a família araceae e que já foram chamadas de espadicifloras. Essa característica também pode ser observada em algumas plantas liliópsidas.

Durante a inflorescência é possível observar, na maioria das vezes, uma espata bem grande e solitária, que fica encerrando parcialmente ou rodeando saindo de baixo o espádice.

Normalmente, é considerada como a maior das flores, que não é exatamente uma verdade, uma vez que elas só aparecem durante a inflorescência.

speciosum_15

Cultivo da Filodendro
O cultivo da filodendro deve ser apoiado ou tutorado, isto é, deve ser feita, por exemplo, uma cerca viva, enrolada em telas de divisa. Porém, também pode ser usada, por isso, cultivo de apoio, em muros, além de estacas de fibra de coco.

Vale ressaltar que é o tipo de planta que cresce bem rápido, porém, os especialistas em plantas dizem que não é aconselhável usar a filodendro para fazer a cobertura de pérgulas. Isso porque diferente dos arbustos trepadeiras, ela não possui um caráter de cobertura fechada.

Apesar de gostar muito do sol da manhã, a filodendro não deve ser cultivada direto sob o sol.

Cultivo da Filodendro em canteiro
Será necessário comprar um adubo animal que pode ser de aves, se bem curtida ou de gado, melhor ainda.  Se você optar por esse segundo, deverá usar a quantidade entre 200 e 500 gramas. A quantidade cairá pela metade se escolher o adubo de aves.
* O adubo escolhido, na quantidade referida, deverá ser misturado com o composto orgânico, a quantidade adequada para o cultivo ou poderá ser uma outra opção o húmus de minhoca.
*Para completar essa mistura é necessário usar um pouco de areia para facilitar a areação e a drenagem.
* O buraco que deverá ser aberto para plantar a filodendro deverá ser maior do que o torrão que será plantado. Faça isso descompactando as laterais e o fundo. Isso é um mudo de permitir que a muda encontre o espaço adequado para o seu bom desenvolvimento.
* Em seguida, retire a muda do saco ou do balde em que está com muito cuidado. É muito importante que as raízes não sejam danificadas. O próximo passo, é colocá-la no buraco que foi feita para recebê-las e ir colocando aos poucos (sem “socar”) o composto que foi feito com terra, areia, etc.
* A muda deverá ser apertada de leve depois de colocado esse composto e em seguida, deverá ser regada.
* O próximo passo é amarrar a planta no tutor ou na estaca escolhida usando para isso um cordão de algodão. Essa amarração deverá ser bem soltinha evitando assim de danificar os tecidos do talo.
* Ainda como muda, as regas devem ser frequentes, cuidado para não encharcar, mas garanta que o substrato estará sempre levemente úmido.
* Você pode também usar esse tipo de plantio em vaso para ter uma filodendro na parte interna da sua casa. Porém, peça ao vendedor um vaso próprio para esse tipo de planta, que fará toda a diferença para que o cultivo dê certo.
* Outro tipo de vaso que é bem legal para plantar uma filodendro é o colunar com estacas de fibra de coco e depois pode ser usado para enfeitar colunas, escadas e entradas. Porém, atenção, os vasos que são usados dentro de casa não podem conter adubo animal para não causar mau cheiro.
* Substitua o adubo animal para o cultivo a ser usado dentro de casa pelo adubo NPK granulado com a fórmula: NPK. A cada vaso deverá ser usado 100 gramas do produto, que deverá ser colocado no composto.

Philodendron speciosum schott

Propagação da Filodendro
A propagação é feita levando algumas raízes e com mínimo duas folhas por estaquia de caule e o cultivo deve ser protegido.

Dentro dos potes que podem ser coletivos ou individuais se coloca o composto orgânico e não esqueça da areia também e deixe até que dê para notar os primeiros sinais de desenvolvimento das folhas novas.

Quando as novas folhas aparecerem é hora de transplantar para os vasos, usando sempre o mesmo substrato que foi usado no cultivo e não esquecendo de protegê-la do sol.

outono_!!