Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquidea desidratada

As orquídeas podem acabar sofrendo com os maus cuidados e terminam sem raízes ou somente desidratadas. Em ambos os casos é necessário recuperá-las e a boa notícia é que é possível fazer isso.

Raízes murchas e secas é um sintoma muito comum, que pode ser causado por vários problemas. O mais provável é que a planta esteja desidratada, nesse caso, é preciso aumentar a frequência das regas.

1 – A primeira coisa é retirar a orquídea do vaso e fazer uma limpeza nas suas raízes. Por isso, retire todo substrato que estiver preso em suas raízes. Para ajudar, você pode regar bem o vaso antes de removê-la.

O substrato pode ser reaproveitado?
Se ele tiver menos de um ano, sim. Os substratos duram em média 2 anos, mas não é aconselhável reaproveitar substratos com mais de um ano, porque você terá que replantá-la mais rápido. O substrato precisa ser trocado porque com o tempo ele fica ácido e como está se deteriorando, também retém mais umidade.

2 – Lave bem as raízes e retire aquelas que estão com coloração marrom escuro.

(O motivo pelo qual a gente deve eliminar as raízes ruins é porque elas não servem mais e se ficarem no vaso, só servirão para dificultar a eliminação da umidade e prejudicar a aeração.)

Lembre-se: Use uma tesoura esterilizada (na chama do fogão ou na água sanitária por 30 minutos). Nunca use uma tesoura sem esterilizar, pois ela é um veículo de transmissão de doenças.

3 – Agora vamos cuidar das cicatrizes que foram feitas. Salpique canela em pó (especiaria culinária) nas partes que você cortou.

Atenção! Se o vaso e o substrato estava muito encharcado. Deixe-a descansar por 24 horas, ou seja, deixe a sua orquídea sem plantar por 24h, para que as raízes possam arejar.

Você pode pendurá-la ou deixar esticada. Não a deixe no sol. Se o vaso estava seco antes de você retirá-la, basta fazer o processo de limpeza e retirada das raízes podres e replantá-la. Não precisa deixá-la arejando.

4 – Marque o dia que você fez a poda das raízes e só molhe a sua planta depois de 7 dias, Não retire a canela em pó. Isso é para que os cortes sejam cicatrizados, pois se molhá-la a canela sairá. A canela serve como cicatrizante e protege de bactérias e fungos.

5 – Após os 7 dias, você pode começar a aplicar a cada rega complexo B. Dilua 6-8 gotas em 1 litro de água e regue normalmente. Lembre-se de deixar o substrato secar antes de regar de novo.

orq

6 – Caso os dias estejam muito secos e quentes, após 7 dias, diariamente você vai borrifar água nas folhas, mas faça isto sempre pela manhã, para que ela tenha tempo de se secar e não passar a noite “molhada”. Só molhe o substrato quando ele estiver seco. A pulverização deve ser nas folhas.

7 – Após mais ou menos 1 mês, aplique um adubo de raízes (08-45-14). Isso porque provavelmente a sua orquídea está com menos raízes do que o ideal e este adubo ajudará a estimular o surgimento de novas raízes.

Dilua o adubo conforme escrito no rótulo e reaplique conforme a informação que consta na embalagem. Faça isso até que já tenha emitido raízes novas.

8 – Quando começar a adubação, é preciso ter algumas cautelas, pois os minerais do adubo se acumulam no fundo do vaso e isso pode prejudicar (a médio/longo prazo) a sua planta.

É aconselhável que 5 min antes de adubar, você dê uma generosa rega, lavando completamente todo o substrato. Isso irá retirar o resíduo do adubo anterior.

Última dica
Deixe sua orquídea em local ventilado, ou seja, onde haja circulação do ar.

É importante que fique em um local arejado, com uma suave brisa em algum momento do dia. Desta forma o substrato secará em um espaço menor de tempo, evitando que as raízes voltem a apodrecer.

flores vermelhas

onzehoras

Muito bonita e bastante comum no Brasil, a planta onze-horas é popular pela sua peculiaridade: às 11 horas seus botões florais se abrem. O que muita gente não sabe é que ela pode ser tóxica para os animais doméstico. Entenda mais em nosso Blog!

Conhecida popularmente como onze-horas, esta planta tem o nome científico de Portulaca grandiflora. São plantas com folhas suculentas, porte herbáceo e usadas em muitos jardins de forma ornamental. Como ela produz uma flor muito bonita, acabou sendo levada para os quatro cantos do mundo para ser cultivada e assim, atualmente, existem diversas variedades desta planta.

O nome popular “onze-horas” se deve ao período do dia em que os botões florais se abrem, próximo ao meio-dia. O nome acaba mudando de país para país, já que condições diferentes fazem com que o florescimento seja antecipado em algumas horas. Por exemplo, na Índia, ela é conhecida como “nove horas”. No Vietnã, o nome dado é “dez horas”.

onze_horas_planta

Mas por que elas são tóxicas para alguns animais?
As onze-horas são uma espécie da família Portulacaceae. Estas plantas são ricas em diversos nutrientes e são consumidas em várias partes do planeta. Ela é fornecida tanto para alimentação na criação de animais como para os humanos. Porém, para isso deve ser ingerida em pequena quantidade ou ser cozida.

Isto porque as folhas e flores desta planta são ricas em pequenos cristais oxalato de cálcio. Estes cristais têm a forma de agulhas microscópicas que ferem o tubo digestivo do animal que os ingere. A produção destes cristais é variada e depende das condições e recursos a que estão expostas as plantas durante o crescimento.

onze_2

Os oxalatos são encontrados em células especiais das plantas, os idioblastos. Estes idioblastos podem ter diversas funções, uma delas é a defesa da planta contra a herbivoria. Estes cristais irritam os animais que tentem comê-la. Imagine para um pequeno inseto que terrível seria comer uma folha que está cheia de cacos de vidro.

Ela não é prejudicial somente aos animais muito pequenos. Cães e gatos podem comer plantas que têm estes cristais, que não são veneno, mas irritam o trato digestivo e respiratório deles, levando a morte por hemorragia ou asfixia se não forem tratados rapidamente.

Outras plantas comuns que têm oxalatos são a comigo-ninguém-pode e os copos de leite, os dois da família Araceae.

Fonte:  Utah State University

estrela cintilante