Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




portulaca

A onze-horas, é uma planta nativa da América do sul e florífera, cujas flores tem a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome onze-horas.

Essa flor é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano, possuir folhas arredondadas e carnudas e suas flores, comuns em jardins pois essa planta não possui flores de apenas uma cor, mas de uma variação delas e com a sua estatura que pode chegar até 20 cm, faz dela uma planta essencial para colorir a parte inferior de um jardim.

Plantas como as onze-horas, folhas “suculentas” tem grande capacidade de armazenar líquidos e sobreviver a ambientes extremos passando muito tempo sem água ou nutrientes mas se você quer que a sua planta alcance o máximo de beleza possível não é recomendado deixar que ela fique tanto tempo sem água.

Você pode regar a sua onze-horas assim que perceber que a terra está seca mas sem encharcar o solo ou as suas flores para evitar doenças ou proliferação de fungos.

Você pode e até deve cultivá-la em local bem ensolarado, esta planta além de apresentar resistência a dias muito quentes também se desenvolve muito bem neles pois o sol estimula as flores e se abrirem.

Antes de plantar a onze-horas misture ao solo uma boa quantidade de adubo orgânico e depois de plantada, quando a planta começar a florescer adicione de tempos em tempos adubo NPK 5-5-5 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para que nunca falte as substâncias necessárias para a onze-horas produzir flores cada veis mais atraentes, além de reforçar a fertilidade do solo.

onze-horas

Se pretende plantar onze-horas em vasos, as dicas são semelhantes. Você deve deixar o solo fértil e permeável, ou seja, com boa fluidez de água.

Utilize pedras pequenas ou cacos de telha no fundo do vaso, neste caso não é recomendado usar areia na terra para aumentar a fluidez por ela ser muito salgada para uma planta tão suculenta como a onze-horas.

A onze-horas pode ser propagada por sementes ou por estaquia – a opção mais comum. A dobrada, no entanto, é comercializada somente por sementes. Mudas e sementes podem ser compradas em lojas de flores, centrais de abastecimento (Ceasa), viveiristas e até pela internet.

O plantio deve ser feito durante o verão, em solos férteis, permeáveis e irrigados, apesar de a onze–horas suportar terrenos levemente secos. O ideal é misturar uma parte de terra comum a uma parte de terra vegetal e duas partes de areia. A planta apresenta floração em abundância quando fertilizada.

Como a onze-horas tolera geadas ela pode ser cultivada em todas as regiões do país. Porém, ela precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia. O mais indicado é que o plantio da flor seja realizado em áreas abertas, com iluminação direta.

Para o espaçamento no plantio deve-se calcular uma densidade de 25 a 45 mudas de onze-horas por metro quadrado. A adubação recomendada é a básica, com o uso de calcário, fórmula N, P, K 10-10-10 e matéria orgânica.

portulacas

A irrigação no verão devem ser mais frequentes, pelo menos uma vez por dia. No inverno, podem ser mais espaçadas, a cada dois ou três dias. Evite molhar as flores abertas.

O florescimento da onze-horas ocorre principalmente na primavera e no verão, durante os meses mais quentes do ano. As flores abrem e fecham diariamente, mantendo o ambiente colorido durante o período de luminosidade mais intensa.

As sementes começam a germinar por volta de dez a 15 dias do plantio e florescem com cerca de um mês do início do desenvolvimento das plantas. Em geral, as mudas vendidas já apresentam botões e flores, tornando praticamente imediato o florescimento no jardim.

Seguindo as dicas acima você terá uma linda e saudável onze-horas, e não se preocupe com as flores fechando ao anoitecer, elas voltam a florir quando houver sol.

barquinho22