Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As hortênsias são flores de exterior muito bonitas e fáceis de cuidar, requerem pouca atenção para estarem bem bonitas e saudáveis. Abaixo uma breve explicação  de como plantar hortênsias a partir de mudas ou estacas. Continue a ler os passos que lhe explicamos e olhe sobretudo para as imagens para ver como se faz.

Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos, não devem ter mais de 15 cm. A melhor época para plantar estacas de hortênsias é a primavera e o verão.

mudahortensia

Deixe as estacas num frasco ou jarro com dois dedos de água, durante pelo menos 1 hora.

Corte as folhas ao meio, este é um bom truque para aumentar as possibilidades de a planta sobreviver e reduzir as necessidades de alimentação das folhas em prol da planta.

estacas hortensia

Coloque um filtro de café dentro dos vasos. Isto evitará que a terra saia fora do vaso, para além de permitir que a terra se mantenha úmida.

filtro de café

Misture terra para vasos, adubos e composto. Recomendamos, 1/2 de terra de vaso, 1/4 de adubo e 1/4 de composto. Encha os vasos com esta composição.

Regue a terra que colocou para que fique compacta. É importante que regue as hortênsias um pouco todos os dias, mas não demasiado de maneira a que as raízes não apodreçam.

muda hortensia

Em seguida, ponha as varas de madeira cravadas na terra, estas duas varas devem ser um pouco mais altas que as estacas de hortênsia. Além disso, deve colocar uma bolsa de plástico em cima da planta.

Certifique-se de utilizar uma bolsa suficientemente grande, para que a planta não toque na bolsa. As varas servem para isso mesmo, para evitar que as plantas toquem no plástico e assim produzir um efeito de estufa.

Coloque-as num lugar com sombra onde não recebam luz solar direta. Lembre-se de as regar com frequência.

Passadas 3 semanas as estacas devem ter raízes e estarão prontas para retirar o plástico. Retire a bolsa e deixe-as ao sol no exterior.

ondas

hortênsia

As hortênsias são plantas muito comuns em jardins e sacadas, já que suas flores são grandes e vistosas, e podem ser de diferentes cores de uma ampla faixa cromática. É muito fácil plantar hortênsia em casa, os cuidados que esta planta requer também não são exagerados. Ainda assim, deveremos realizar ao menos uma poda durante o ano para que a planta cresça forte e saudável.

Uma das principais coisas que devemos levar em conta é quando fazer a poda de hortênsias, já que em muitas ocasiões são cometidos erros graves quanto à época correta para o fazer. A poda de uma hortênsia deverá ser feita no final do verão, e não no inverno ou primavera como muitas vezes se faz equivocadamente.

A hortênsia é uma planta que precisa de grande quantidade de água, por isso é fundamental podar aqueles ramos que já não florescem e as flores da época anterior para que os nutrientes se repartam melhor nas partes fortes e vitais da planta.

poda

No entanto, também deveremos retirar uma parte dos brotos (2 ou 3 em cada 5 brotes), aqueles ramos novos que só têm um broto no final, por isso só produzirão uma flor. Caso contrário, estes absorverão a energia da planta e as flores não crescerão vigorosamente.

Será importante esvaziar o centro da planta, onde costuma acumular a madeira velha, evitando que os ramos se entrecruzem. Desta forma, os novos ramos poderão crescer melhor e as flores serão bem maiores e bonitas.

Cabe destacar que os ramos torcidos ou doentes poderão ser cortados em qualquer momento do ano.

mar

hortênsias _ 2

Conhecida também pelos nomes comuns de novelão, hidrângea ou hidranja, a hortênsia é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Hydrangea, nativa do Japão e China, mas atualmente cultivada como planta ornamental em todas as regiões temperadas e subtropicais.

A espécie, de que existem múltiplos cultivares, apresenta flores rosadas ou azuis dependendo do pH do solo: em solo ácido as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor de rosa.

A hortênsia é uma planta muito atrativa para decorar devido às suas grandes e formosas flores que crescem durante a primavera. Como não se adaptam às outras estações do ano, estas flores só se mantêm durante esta época.

Durante o resto do ano, a hortênsia deve ser cuidada e tratada para estar preparada para a próxima floração. Se quiser saber como cuidar das hortênsias e desfrutar de sua beleza, leia o seguinte artigo.

A hortênsia é uma planta que precisa de luz, por isso durante a primavera como desfrutamos de muita luz solar, é necessário que o vaso esteja localizado onde haja sol, para que aproveite a energia da luz solar tão favorável para seu crescimento.

hydrangea

Durante a noite, quando terminar as horas de luz, faça o possível para que a hortênsia esteja em um lugar fresco. Não submeta a planta constantemente a temperaturas altas.

Para mantê-las sempre frescas, é aconselhável, durante a época de maior calor, regá-las todos os dias. Também não abuse da água para que não chegue a apodrecer, mas tente não manter a terra sempre úmida.

É recomendável que esteja constantemente pendente do vaso e que tire todas as ervas daninhas que crescem à seu volta. Isso dará força e energia para o crescimento da planta.

Além disso, tente podá-la constantemente e fazer com que o crescimento esteja centralizado em 3 talos. Desta forma, acumulará neles toda a força e energia e crescerão fortes.

hydrangea

Antes da época de temperaturas mais baixas e possíveis geadas, mude sua hortênsia para uma área interna. Ela é muito sensível ao frio extremo e pode morrer. Evite o frio para que na época da primavera ela cresça e dê muitas flores.

Quando a hortênsia estiver em uma área interna nas estações frias, tente fazer com que receba um pouco de luz solar de forma indireta. Isso ajudará a manter a energia e vida e a conservá-la melhor durante esses meses tão duros para ela.

Folhas-83708

hortênsia azul

Vistosas como poucas outras, as hortênsias são ideais para decorar seu jardim ou terraço com suas flores rosas, brancas ou azuis. Trata-se de um arbusto que requer muita umidade e suporta sem problemas as temperaturas baixas, além de requerer poucos cuidados específicos.

As hortênsias são arbustos próprios de climas atlânticos, isto é, de temperaturas suaves e caracterizados pelos altos níveis de umidade. Cabe destacar que o método mais fácil para reproduzir estas plantas é plantar mudas de hortênsias, de maneira que deverá usar uma planta já enraizada.

A época do ano mais favorável para plantar hortênsias será no princípio do verão ou final da primavera, a temporada em que as temperaturas são menos fortes e não causarão dano a estas plantas.

Hydrangea_macrophylla

Lembre-se que deverá procurar a localização adequada para esta planta de exterior: um solo muito úmido, ácido e em um ambiente escuro. As terras argilosas são ideais para plantar hortênsias, já que possuem todas essas condições com perfeição.

Quando tiver plantado suas hortênsias, deverá ter em conta algumas recomendações sobre seu cuidado para que floresçam bem formosas.

banconolago