2018 May 24 - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Jasminum officinale

Para ter um jasmim em casa primeiro você deverá escolher o tipo de planta que quer: uma trepadeira, um vaso de jasmim, uma árvore. Você poderá escolher entre as várias espécies do gênero Jasminum ou alguma das outras que, sem serem jasmins verdadeiros, são tão bonitas e cheirosas quanto estes.

O jasmim é uma flor muito conhecida pelo seu aroma, mas além dele, também possui uma beleza humilde que chama a atenção de todos os aqueles que se deparam com ela. O seu cultivo não apresenta dificuldades e é bem versátil, podendo ser plantada dentro ou fora de casa, pode alcançar os 10 metros de altura.

Abaixo tudo sobre os respectivos métodos de plantio, que explicam detalhadamente como devem ser feitos e qual se adequa a cada tipo de planta, confira.

A primeira etapa do plantio, como deveria ser, é a escolha de qual tipo de jasmim queremos plantar. Existem poucas variações e elas mudam em alguns pontos como a forma como crescem; algumas podem ser arbustos e outras, trepadeiras.

Cestrum nocturnum

Se o que você deseja é o perfume, sugerimos a Cestrum nocturnum, que geralmente floresce durante a noite e é a variação desta planta que possui nomeadamente o melhor perfume, este, transmitido através do seus grupos de flores que pode ser sentido até 300 metros de distância. Para chás e infusões já recomendamos a Jasminums sambac.

Se você já viu as flores do jasmim sabe que no final do verão elas costumam produzir sementes, isto acontece em praticamente todas as variações destas espécies e estas sementes ficam numa espécie de vargem.

Para plantar, você pode retirar estas vagens, seja da sua planta – se já possui uma – ou da planta do vizinho ou de algum amigo, lembrando sempre de avisá-los antes.

Procure retirar as sementes enquanto elas ainda se encontram nas vagens, esta é a melhor forma de se obtê-las. Depois, armazene-as de forma que elas fiquem protegidas do vento ou umidade e plante-as quando achar que deve.

Agora você deve optar pelo método a ser utilizado para plantar. Se você deu um jeito de obter as sementes, lembrando que elas também podem ser compradas, explicaremos como o processo deve ser feito.

jasmim sambac

Mas devo alertar que plantar através das sementes, por mais que seja a forma mais divertida pelo fato de acompanhar todo o processo de desenvolvimento da planta, nem sempre é o método mais rápido e fácil.

Você pode optar pelos outros métodos de reprodução como a estaquia, alporquia e e mergulhia.

Caso você deseja plantar através das sementes, também explicamos-lhe o que deve ser feito. Em primeiro lugar certifique-se de que as suas sementes estão boas e poderão se desenvolver.

Depois, escolha onde pretende plantá-las, recomenda-se plantar diretamente no local em que ela ficará para a sua vida e se precisar realizar replantios, deixe esta etapa para quando ela já estiver mais desenvolvida.

Ela pode ser plantada no solo ou em vasos, se for em vaso, escolha um que não seja muito pequeno para que ela não encontre frustrações no decorrer do seu crescimento.

Adicione à terra, do vaso ou solo, uma boa quantidade de substratos para mudas e deposite as sementes sobre uma camada de 1 cm de terra. Molhe estas sementes recém plantadas com um spray de modo que a superfície da terra nunca fique totalmente seca, mas também não deve ficar encharcada.

jasminum-nitidum

Este processo pode levar até um mês, quando pode se notar os primeiros brotos da Jasmim.

Assim que a jasmim já se encontrar na sua “idade jovem”, ou seja, com alguns mas não muitos centímetros de altura, que variam de acordo com o tipo – como foi dito, algumas podem ser trepadeiras e outras podem ser arbustivas. Para evitar doenças, fungos e mofo, o jasmim deve ser plantado no sol e lá deve permanecer para ter uma boa saúde.

A incidência do sol não pode ser muito forte, principalmente sobre os horários de pico. 5 horas de sol diárias são suficientes para esta planta, mas se chegar às 8 horas também não tem problema, desde que este não seja muito forte.

Para manter o seu jasmim, se a planta tiver sido plantada num vaso, procure move-lo para dentro de casa nas noites mais frias. Isso evita que a planta atrofie a sua floração.

Quando ela atingir a idade adulta, pode ser regada de duas a três vezes por semana, com intensidade variada aumentada em períodos de seca.

passaro_2