Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaleia-cultivar-cuidar

Azaléia é uma planta de flor originária do Japão – lá, seu nome quer dizer “arvore de rosas” e está presente em todos os jardins orientais. No Brasil esta linda planta se aclimatou muito bem e, em vários estados, pode-se encontrar azaleias de porte nos entremeios de estradas de rodagem, passeios públicos e jardins. Quando bem cuidada, esta é uma planta que florescerá o ano todo.

As azaléias são lindas flores do gênero Rhododendron L. Ela enfeita e perfuma jardins de todo o país, além de conquistar a todos com sua beleza e exuberância.

Por serem muito resistentes, as azaléias são as flores preferidas dos paisagistas urbanos, isso porque se adaptam muito bem aos ambientes típicos das cidades, como praças e canteiros de movimentadas avenidas. É possível cuidar de uma azaleia mesmo sem ter um dedo verde. Confira como fazer azaleia florescer.

Azaleia_rosa

Tipos de azaléia
Existem mais de 1.000 tipos de azaléia e cada uma possui uma característica especial. As cores mais comuns dessa flor são branco, rosa e vermelho. Mas, atualmente, graças à engenharia genética, é possível encontrar azaleias de quase todas as cores, possibilitando infinitas combinações para o seu jardim.

Além da espécie tradicional, as mini azaléias e as azaléias bonsai crescem em popularidade e, por seu tamanho e delicadeza, são ideais para apartamentos.

A azaléia é planta de sol ou sombra?
Desde as aulas sobre fotossíntese no colégio sabemos que a exposição à luminosidade adequada é essencial para a vida de qualquer planta. As azaleias são plantas de sol e precisam de muita luz para florescer adequadamente.

Portanto, para fazer uma azaleia florescer, deixe-a em um espaço com ampla claridade – quintais e varandas são boas opções de local para cultivo. Caso você prefira manter sua azaleia em um ambiente fechado, garanta que ela irá receber ao menos quatro horas de iluminação solar direta por dia.

azaléia vaso

Como cuidar de azaleia no vaso
Nos dias atuais, nem todo mundo tem uma casa com um jardim amplo e adequado ao cultivo de plantas. Porém, é possível contar com uma área verde em casa mesmo morando em apartamento.

Cuidar de azaleia no vaso é uma tarefa muito simples e irá trazer muita alegria e beleza ao seu lar. Além de garantir a luminosidade adequada, busque proteger seus vasos de azaleia do vento e da chuva, pois esses fenômenos da natureza podem levar à quebra de galhos e flores.

As azaléias precisam de água para florescer, portanto molhe a terra todos os dias para manter o solo úmido.

mini-azaléia

Os cuidados com uma mini azaléia
As mini azaléias são as que ficam floridas por mais tempo. Os cuidados com elas não são muito diferentes dos com as azaleias comuns plantadas em vaso.

Para fazer sua mini azaleia florescer, coloque-a em um local que receba ao menos quatro horas de sol por dia e regue-a com moderação, sempre buscando manter a terra úmida.

Os cuidados com uma azaléia bonsai
Colecionadores de bonsai em geral adoram azaleias e sua linda florada de outono-inverno.

Sua azaléia bonsai deve receber iluminação no início da manhã ou no final da tarde e ter a terra regada diariamente. Cuidado com a rega excessiva: borrife água sobre as folhas apenas em dias de umidade do ar muito baixa.

É preciso podar sempre os brotos que surgirem próximos às raízes de sua azaléia bonsai, além de também retirar galhos, flores e folhas secas. Bonsais são símbolos de beleza e sofisticação, trazendo elegância para qualquer ambiente.azaléia-bonsai

Como fazer mudas de azaléia
Para fazer mudas de azaleia, é necessário retirar estacas de 7 a 10 cm da planta mãe. É necessário que a estaca tenha folhas, ramificações e aspecto saudável e forte para garantir uma propagação adequada.

Plante as estacas em vasos com uma mistura de areia e terra – em cerca de 60 dias as mudas de azaleia já terão desenvolvido raízes e estarão prontas para serem transplantadas para o local de sua preferência.

Podas da azaléia
Podar sua azaléia é muito importante para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado da planta, além de ajudar a azaleia a florescer. As podas devem ser realizadas com cuidado e sempre depois da florada.

Corte e retire os ramos, galhos e folhas secas, não se esquecendo de também retirar as flores já murchas. O processo de poda ajuda a azaléia a florescer, pois estimula uma melhor distribuição dos nutrientes pelo corpo da planta.

barquinho22