Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Infelizmente, as belas orquídeas são tão frágeis que diversas doenças podem atacá-las. Abaixo, uma lista das mais graves:

mancha aquosa

1. Mancha aquosa com mancha marrom
Principais Características: Essa doença é causada por uma bactéria difícil de ser tratada. Ela é encontra, na maioria das vezes, em apenas duas espécies de orquídeas, as falaenópsis e catléias. Na primeira espécie, a bactéria se prolifera muito rápido e ataca toda a planta. Já na segunda, atinge apenas as folhas velhas. Para que a bactéria se dissemine tão rapidamente, conta com a ajuda de insetos, chuvas ou até mesmo através da água de irrigação.

Sintomas: Formam-se pequenas lesões de cor branca, que ficam úmidas e depois tornam-se escurecidas.

Prevenção: Procure um bactericida em lojas de jardinagem. Remova as partes atingidas pela bactéria, isolando a planta e reduzindo a quantidade de água de irrigação.

podridão mole

2. Podridão mole
Principais características: Ocorre em orquídeas que possuem folhas não eretas. As espécies atingidas podem ser as  vandas, falaenópsis, vanilas, arachinis, paphopediluns, phalus e dendróbios. Essas espécies proporcionam o acúmulo excessivo de água. Insetos, irrigação de água e chuva podem disseminar a doença.

Sintomas: Lesões nas folhas que fazem lembrar uma banana madura e mau cheiro.

Prevenção: Isole a planta e reduza a quantidade de água de irrigação. Use um bactericida apropriado.

podridão negra

3. Podridão negra
Principais Características: É causada por um fungo branco muito agressivo  que penetra pela raiz ou colo da planta. Ele pode surgir em épocas muito úmidas do ano. Ela pode ser disseminada por água da chuva ou água de irrigação, vasos e substratos contaminados onde se coloca a planta.

Sintomas: A planta tomba e fica com manchas negras que se proliferam das raízes até o restante das plantas. Os órgãos atingidos ficam podres. Essa doença também pode levar a morte da planta.

Prevenção: Use fungicidas apropriados para a doença.

antracnose

4. Antracnose
Principais características:
É um fungo que se prolifera em áreas com clima tropical e subtropical. Ela se espalha em climas úmidos e com temperaturas entre 10ºC e 20ºC.

Sintomas: As folhas começam a descolorir e ficam com os seus centros amarronzados.

Prevenção: Borrifar algum fungicida à base de sulfato de cobre em todas as partes em que a planta foi afetada. Em orquidários profissionais e lojas de produtos para jardinagem especializados vendem a maioria dos produtos para combater os fungos.

ferrugem-1

5. Ferrugem
Principais Características: Temperaturas amenas e muita umidade fazem com que este fungo apareça. O vento e pequenos respingos de água fazem o fungo se proliferarem de forma rápida.

Sintomas: Surgem pequenas lesões amarelo-alaranjadas na parte inferior das folhas ou podem ser marrom-avermelhadas. Lembrando que tais manchas pode se tornar escuras se não tratadas.

Prevenção: Use fungicida a base de sulfato de cobre nas partes afetadas da planta.

mancha foliar

6. Manchas foliares
Principais características: Diminui o desenvolvimento da planta e deixam ela feia. Por isso, elas são pouco comercializadas quando estão com esta doença.

Sintomas: Aparecem manchas escuras com tons castanhos e circulares ou ovaladas. Os centros das flores ficam com uma cor pardo-claro.

Prevenção: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água para a irrigação. Use fungicida específicos.

mofo-cinzento

7. Mofo cinzento
Principais características:
É uma doença favorecida por grande quantidade de umidade, baixa ventilação e temperaturas amenas entre 16ºC e 18ºC. Ataca as pétalas, as sépalas e o labelo das flores das orquídeas, principalmente mais as mais velhas. A doença é disseminada pelo vento.

Sintomas: Manchas circulares aparecessem nas plantas. Com o passar do tempo e o não tratamento da doença podem gerar manchas acinzentadas parecidas com pó. As folhas que estão muito contaminadas, apodrecem e caem.

Prevenção: Use fungicidas específicos, isola a planta, remova as partes atingidas e diminua a quantidade de água de irrigação.

Murcha ou podridão de raiz e pseudobulbo

8. Murcha ou podridão de raiz e pseudobulbo
Principais características:
É uma doença conhecida por moléstia vascular que atinge as plantas pelas raízes ou pelos ferimentos nos rizomas, produzidos durante o processo de propagação da doença.

Sintomas: Coloração escurecida nos rizomas e círculos roxo-escuros no seu interior. A orquídea pode sofrer redução no seu desenvolvimento normal ou até morrer em apenas 30 dias.  Por isso, esta doença é uma das mais graves que se tem.

Prevenção: Assim como qualquer doença já mostrada, use fungicidas específicos para o combate a doença. Isola a planta e remova as partes atingidas pelos fungos.

percevejo em orquídea

9. Percevejo das orquídeas
Principais características: Os percevejos são insetos bem indesejáveis e quando eles atingem as orquídeas, podem se tornar um verdadeiro vilão, estragando a sua bela plantinha. Eles são tão pequenos que medem apenas 5 mm de comprimento, dificultando a sua visualização entre a planta. Ele possui cor alaranjada e asas azuis-escuras, com bordas externas também de cor laranja. Eles costumam atacar catléias, laélias e encíclias.

Sintomas: O percevejo faz furos que podem matar as folhas das orquídeas e deixa-las com manchas esbranquiçadas.

Prevenção: Pulverize toda a planta com inseticidas que tenham como principio ativo os fosforados e clorofosforados, principalmente nas partes mais atingidas. Use aqueles sprays conhecidos por SBP que são usados para matar insetos até mesmo dentro de casa. Nos supermercados e lojas de jardinagem, você encontra todos estes produtos.

agua corrente