Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mnchaparda

Manchas pardas em plantas são uma das doenças mais destrutivas que podem ocorrer com as plantas.

Elas são um dos problemas que mais atrapalham o desenvolvimento das plantas . Esse é um problema que pode se desenvolver em uma planta em qualquer uma das etapas do seu crescimento, por isso muitas pessoas buscam maneiras para descobrir como evitar mancha parda nas plantas.

Abaixo algumas informações sobre o que é a mancha-parda e dicas que podem ser úteis para te ajudar no combate do desenvolvimento da mancha parda.

As manchas-pardas se desenvolvem em toda a estação de crescimento, e porque o tecido de envelhecimento é mais suscetível à mancha parda os fungos das plantas permanecem mais tempo no campo prejudicando as folhas por essa doença.

Outras condições importantes que levam à mancha parda são a cultura contínua do tabaco, as chuvas frequentes, e variedades de plantas muito sensíveis.

Os sintomas das manchas-pardas nas plantas
As manchas-pardas nas plantas são causadas por um fungo e aparecem como manchas circulares, e são encontrados principalmente nas folhas inferiores da planta.

O fungo faz com que o tecido da folha na área do local envelheça prematuramente, o que resulta em um halo amarelo em torno da lesão.

Cada um dos anéis escuros é feito de milhares de minúsculos esporos (estruturas iguais a sementes) que podem ser borrifadas ou explodirem nas folhas superiores, ocasionando outros pontos adicionais da doença.

Como os pontos se ampliam e aglutinam o tecido morto, muitas vezes rasga e caiem da folha tornando toda ela com formato irregular e sem valor.

No final da temporada, em variedades muito sensíveis, as manchas podem ocorrer em pecíolos e até mesmo no talo.

Quando os talos estão infectados, a planta pode morrer.  O fungo também pode atuar sistemicamente e afetar todo o metabolismo da planta, resultando em sua morte prematura.

A mancha-parda pode continuar a desenvolver-se também em baixas temperaturas.

mncha-parda

Causa do microrganismo nas plantas
Mancha-parda é causada por um fungo transportada pelo ar.  Este fungo sobrevive principalmente nas plantações de tabaco.

Quando chega a primavera com um clima mais quente, a produção de esporos começa nas hastes velhas que ainda estão expostas em cima do solo.

Esses esporos são então queimados e espirram para cima das folhas inferiores das plantas novas, onde germinam e penetram diretamente nelas.

Os pequenos pontos produzidos nas folhas inferiores formam novas gerações de esporos que são salpicados e soprados para outras folhas.

Cada um dos esporos requer umidade para germinar em uma folha de tabaco.  Portanto, as folhas devem estar molhadas.

Se existir condições secas, os esporos não podem germinar e novos pontos não podem desenvolver-se.  Segundo especialistas “Alternaria alternata é um fungo comum associado com pelo menos 56 espécies diferentes de plantas”.

No entanto, sob condições naturais raramente, causam a doença em outras plantas do que o tabaco.

Os cientistas verificaram ser um agente patogênico relacionado estreitamente com plantas com feridas, como por exemplo, como os pimentões e tomates.

Em outras palavras, ele só pode atacar as plantas depois que elas forem feridas e um dos esporos do fungo entrar na ferida.

manchparda

O que pode causar as manchas-pardas
Segundo especialistas, a destruição da raiz ajuda a prevenir a infecção precoce, reduzindo a disponibilidade de inoculação do microrganismo.  Altos níveis de nematóides (vermes) também levam ao aumento da mancha-parda, portanto, eles devem ser controlados.

Os níveis adequados de potássio também devem estar adequados para que a planta possa crescimento vigorosamente.

As folhas infectadas devem ser separadas o mais rapidamente possível para reduzir o número de propagação dos esporos.

O espaçamento adequado da planta diminuirá umidade ao redor dela, reduzindo assim a incidência do problema.  O controle eficiente também ajuda na redução de perdas.

Como tratar manchas-parda nas plantas
As plantas que colocamos para ornamentar nossa casa geralmente cria uma atmosfera boa e convidativa que realça qualquer decoração e também pode oferecer benefícios para a saúde dos seres humanos, pois as plantas removem o dióxido de carbono e poluentes do ar, enquanto adiciona oxigênio e aumentando o nível de umidade no ambiente.

Por isso, estudiosos são unânimes em afirmar que manter a saúde no lar ou em qualquer outro local de suas plantas é vital para que as pessoas usufruam desse benefício.

mncha

Dicas de como eliminar as manchas-pardas
Em primeiro lugar a pessoa deve avaliar a extensão do problema em suas plantas.  Na sequencia deve anotar o tamanho, a forma e a localização das manchas.

Existem muitas razões para o escurecimento das folhas, e uma avaliação exata é extrema importância para o indivíduo determinar a origem do problema.

Em segundo lugar, a pessoa deve avaliar as necessidades de regar sua planta em particular de acordo com suas necessidades.

A ausência de água pode fazer com que muitas vezes com que apareçam as manchas-parda nas folhas.  Normalmente, essas manchas começam nas pontas e bordas das folhas.

A pessoa deve retirar todas as folhas que estejam danificadas e colocá-las na água de maneira adequada.

O indivíduo deve fazer uma monitoração de perto da planta, e fazer uma programação regular para regá-la todas as vezes que precisar.

Verifique o solo, pois, algumas plantas desenvolvem manchas-parda, devido ao excesso de água dos solos encharcados.
* As pessoas devem procurar sintomas de infestação por animais, em especial os insetos. Devem examinar cuidadosamente as folhas e os caules para ver se existem “pequenas teias que indicam ácaros ou escamas insetos que se agarram ao caule da planta”.

Estas teias podem ser esbranquiçadas e podem passar despercebidas em alguns casos. Por isso a aplicação da inseticida feito especialmente para as plantas são de grande importância ou então, o indivíduo deve lavar as folhas das plantas em uma bacia com água morna e sabão, pois isso ajuda a matar as pragas dos insetos.

* A pessoa deve sempre examinar o solo, na parte superior. Se o solo estiver duro ou mofado pode indicar a presença de bactérias ou fungos que causam manchas-parda nas folhas.

1. Retire as folhas afetadas com uma tesoura, que deve ser desinfestada em seguida;

2. Pulverize 3 vezes, uma por semana, com sulfato de cobre;

3. Aplique no solo do vaso 100 g de calcário dolomítico e revolva superficialmente;

4. Não molhe as folhas com água.

Deve-se remover a camada superior do solo ou então plantá-la novamente em um solo fresco e apropriado.  Deve-se também remoer qualquer vegetal que esteja afetado e regar as plantas todos os dias, mas deve-se evitar o solo encharcado.

plantaatacada

Considerações finais
As plantas dão um ar alegria e de beleza a qualquer ambiente. Por isso, as pessoas que gostam de ornamentar seus lares com plantas devem tomar todos os cuidados possíveis para que elas não sejam afetadas por pragas ou fungos.

Para isso basta regá-las todos os dias, ter cuidado com solos encharcados e sempre verificar se há algumas manchas em suas folhas. Desse modo você terá sempre plantas saudáveis e um ambiente agradável.

raio de sol

Orquídea-Cimbídio-Pendente-1

A Orquídea Cimbídio Pendente é uma espécie vegetal cientificamente chamada de Cymbidium spp. Esta planta é popularmente chamada de Orquídea Cimbídio e de Cimbídio.

A Orquídea Cimbídio é nativa do continente asiático, da região onde se localiza o Himalaia (Nepal), sendo encontrada na China, no Japão, na Austrália e na Indonésia. Esse tipo de orquídea se caracteriza por apreciar viver em locais com altitude e clima frio.

Esta espécie vegetal pertence a família botânica Orchidaceae, famosa por abrigar um dos mais belos grupos de flores existentes que são as orquídeas.

A orquídea cimbídio é uma flor muito bonita, e costumeiramente é dada de presente, principalmente na época do dias das mães, pois essa flor perene se destaca por sua beleza e por ser possível o seu cultivo em ambientes interiores.

Cymbidíum Pendente Branco

A família botânica Orchidaceae
A família botânica orchidaceae é considerada uma das maiores existentes no reino vegetal, pois existem mais de 25.000 diferentes espécies de orquídeas em todo o planeta.

Encontramos orquídeas sendo cultivadas nos mais diversos tipos de clima, desde o tropical (onde existem uma boa parte das espécies e os principais países produtores) ao clima temperado.

As orquídeas são plantas que cultivam a muitas pessoas, pois são flores de grande beleza e colorido, que acabam se destacando e chamando a atenção de todos. Essas belíssimas flores podem ser cultivadas em vasos, na ornamentação de ambientes internos e como flores de corte.

As características da Orquídea Cimbídio
Esta belíssima flor, que é a Orquídea Cimbídio é típica de locais que possuem clima temperado, se adaptando melhor aos locais que apresentam clima ameno, tanto que o seu florescimento acontece de melhor forma em locais que possuem climas ligeiramente frios.

A Orquídea Cimbídio são flores de ciclo de vida perene, isto é, são plantas que possuem tempo de vida maior que 2 anos. Essa espécie vegetal é de pequeno porte, e atinge uma altura média de 90 cm.

A Orquídea Cimbídio é uma das poucas espécies de orquídea que se caracterizam por serem terrestres. Essa planta possui crescimento de forma simpodial, pois a Orquídea Cimbídio forma rizomas e falsos bulbos de forma horizontal.

Cimbídio pendente

Essa espécie de orquídea é bastante conhecida no Brasil, e caiu no gosto popular devido a sua grande beleza e por ser uma planta rústica, isto é, não necessita de maiores cuidados da parte de quem a cultiva para se desenvolver. As folhas da orquídea cimbídio possui aspecto coriáceo, possui textura similar ao couro.

As folhas são longas e os falsos bulbos possuem forma ovoide. As raízes da orquídea cimbídio são grossas, no entanto possuem aspecto delicado que são facilmente quebradas se forem manuseadas sem maiores cuidados.

A orquídea cimbídio possui diversas espécies híbridas, que possuem aspecto comercial. Essas espécies vegetais possuem diversas cores, entre as quais: amarela, rosa, vinho, branco e outras cores e combinações. Uma das diferenças é que esta orquídea tem o labelo com cores vibrantes e diferenciadas.

A inflorescência da orquídea cimbídio normalmente se forma na época da primavera, de tamanho grande e tem muitas flores em sua composição. A floração se caracteriza por ser duradoura, ocorrendo apenas uma vez por ano, mas chegando a durar cerca de 75  dias.

O cultivo da Orquídea Cimbídio
A Orquídea Cimbídio é uma espécie vegetal típica de clima temperado, no entanto ela é encontrada sendo cultivada em locais que apresentam climas: tropical, subtropical e mediterrâneo.

Por ser uma espécie vegetal que aprecia o clima frio e ameno, e é cultivada em locais que possuem climas mais quentes, ela se torna uma planta apropriada para o cultivo sob meia sombra. No entanto, é necessário cuidado com a questão da luminosidade, pois quando essas plantas são cultivadas em locais que apresentam baixas condições de luminosidade, conseguem apresentar folhagem bonita e exuberante, contudo elas não florescem.

Uma dica dos especialistas para que o florescimento seja incentivado, é fazer com que a orquídea cimbídio receba a luminosidade solar no período da manhã, contudo não deixe a orquídea cimbido exposta diretamente ao sol.

Essas plantas podem ser cultivadas em vaso, inclusive, normalmente a orquídea cimbídio é comercializada neste tipo de recipiente. Os vasos precisam ser preparado com a aplicação de substrato, composto por areia e terra vegetal, com boa capacidade de drenagem, para absorver bem a água aplicada na rega.

O substrato pode ser adubado, contudo deve ser evitado o uso excessivo de adubo, pois essa situação pode ocasionar a morte de sua orquídea cimbídio. O substrato indicado para o cultivo da orquídea cimbídio são os fabricados com a fibra do xaxim e a fibra de coco.

Cimbídio pendente-1

A orquídea cimbídio é uma planta que aprecia uma ligeira umidade, por isso ela deve ser regada com regularidade. Contudo, é importante frisar que a planta não aprecia a água em excesso, preferindo o solo seco ao extremamente úmido.

Para gerar o ambiente úmido ideal para o cultivo da orquídea cimbídio, você pode realizar a pulverização de água sobre as folhas desta planta. Para avaliar se a planta está precisando ser regada, é indicado que seja colocado o dedo no substrato e verifique o estado em que este se encontra.

Estando seco, pode regar novamente sem nenhum problema para as raízes da planta. A irrigação com água bastante gelada quando se inicia a primavera ajuda a orquídea cimbídio a florescer.

É importante que os vasos para o cultivo da orquídea cimbídio sejam colocados em locais com boa condição de proteção, como por exemplo, as estufas e os orquidários.

É indicado que seja evitado o cultivo da orquídea cimbídio em locais que apresentem ventos muito fortes. A orquídea cimbídio se caracteriza por apresentar grande beleza o que a torna muito vistosa.

Esta planta se caracteriza por ser bastante resistente e conseguir sobreviver e florescer mesmo que a planta não seja bem cuidada, isto é, o cultivo seja negligenciado por parte da pessoa que aprecia essas belas flores.

No entanto, quando a orquídea cimbídio é cultivada de forma correta e adequada, ela consegue gerar belíssimos cachos florais que chamam bastante atenção das pessoas.

Graças a sua grande resistência, essa planta consegue resistir a ocorrência de pragas. Uma das que atacam a orquídea cimbídio é o ácaro vermelho, que acontece se o ambiente se encontrar seco ou no caso da orquídea não ser regada por muito tempo.

Cimbídio pendente_1

A multiplicação da Orquídea Cimbídio
A orquídea cimbídio é uma espécie vegetal que se propaga por meio da divisão da planta após a ocorrência da floração.

A formação de mudas de orquídea cimbídio se dá com a divisão dos falsos bulbos, com pelo menos dois em cada muda.

riachinho

petúnias-Medium

Poucas coisas dão mais satisfação e alegria do que a presença de flores em uma casa. Seja em um jardim florido ou nos vasos do apartamento, as flores colorem o ambiente e se tornam não apenas parte da decoração da casa como também moradores dela própria.

O cultivo de flores pode ser extremamente relaxante, mas também é trabalhoso, portanto, escolha espécies que sejam condizentes com a quantidade de tempo que você tem disponível para cuidar delas.

A primeira coisa a se levar em consideração é a sua disponibilidade de espaço e a quantidade de luz solar. Existem flores, como a onze – horas e o girassol, que exigem uma grande quantidade de luz, enquanto outras, como a begônia, morrem se ficarem tempo demais no sol.

Não se esqueça também de verificar as possíveis doenças de cada flor e suas curas, para não ser pega desprevenida, assim como a quantidade de água ideal para cada espécie. Procure dicas em sites especializados, assim, suas flores estarão sempre lindas.

Não existe nada mais belo do que um jardim florido e bem cuidado. Mas, como cultivar flores para que elas fiquem bonitas? Antes de tudo, é necessário ter espaço para poder realizar o plantio.

O ideal é um local plano e bastante iluminado pelo sol. Uma dica importante é verificar o ph do solo, adubar e preparar a terra antes do plantio (eliminando as ervas daninhas, e raízes ou outros intrusos no jardim).

Flores-Plantadas-4

Com as flores escolhidas e o solo preparado, basta realizar o plantio. Fique atento a alguns pontos. Se optar por sementes, siga as instruções presente na embalagem, mas se a sua opção for por plantas já desenvolvidas, é necessário cavar um buraco na terra entre 5 e 6 cm de profundidade, colocar a flor, tampar e irrigar.

Para que o plantio seja um sucesso é necessário cuidar e estar sempre limpando a região.

O cultivo de flores além de ser um passatempo para quem gosta de jardinagem é uma forma de embelezar o seu lar. Quem deseja ter um jardim aposta nas flores para dar mais cor e perfume ao ambiente.

Independente de você ser um jardineiro iniciante ou de estar retomando a jardinagem após alguns anos afastado da atividade vale a pena conferir esse artigo sobre como cultivar flores.

Como cultivar flores
O cultivo das flores é um hábito bastante interessante pelo lado que ajuda a relaxar enquanto atividade e também porque oferece um belo resultado. Para que você comece a fazer o cultivo das suas flores preferidas confira a seguir os passos e as dicas que selecionamos.

flores_1

Localização e luz
A primeira coisa que se deve analisar quando se está começando a cultivar um jardim de flores é a sua localização. Se você é iniciante na arte da jardinagem deve procurar por um local plano e que esteja bem exposto ao sol, com pelo menos meio dia de sol. Outro fator que deve ser levado em conta e o pH do solo.

Ressaltamos que não existe uma regra geral uma vez que algumas flores preferem o solo ácido enquanto outras precisam de solo alcalino. Há ainda as flores que se adaptam aos dois tipos de solo. Além disso, é necessário verificar quais são os tipos de nutrientes que o solo possui e a umidade do mesmo.

A partir do conhecimento do solo que se tem para trabalhar é bem mais fácil escolher as espécies mais indicadas de flores para cultivar nesse local. Para os iniciantes a dica é começar cultivando uma área pequena com aproximadamente 1m20cm por 3 metros.

Isso porque esse pequeno pedaço é mais fácil de manter inicialmente bem como é fácil de aumentar se for necessário. O jardim também deve ficar próximo de água para que a rega seja facilitada.

suculentas14

Escolhendo as flores
No momento em que se decide cultivar um jardim é importante pensar no tempo que se tem disponível para cuidar das flores e plantas que serão cultivados no mesmo.

A escolha das plantas deve obedecer a alguns critérios inerentes a sua sobrevivência. O primeiro critério a ser avaliado é o tipo de flor que se deseja cultivar.

Existem basicamente dois tipos de flores que são as anuais aquelas que têm expectativa de vida de um ano e as perianuais que possuem expectativa de vida de sobreviver ao inverno e voltar a florescer na primavera.

Outra questão essencial de ser levada em conta no momento da escolha das suas flores para o jardim é o estilo de jardim que se deseja obter.

Leve em conta qual o orçamento disponível para investir no jardim, quais as cores que se deseja para o mesmo, qual o nível de manutenção das flores (se você está disposto a investir em flores que exigem cuidados especiais ou flores mais simples) entre outros. Fazendo essas análises será bem mais fácil chegar ao jardim ideal.

Os utensílios para cuidar do jardim
Para que o seu jardim esteja sempre bonito e saudável é fundamental manter alguns cuidados. Esses cuidados devem ser tomados utilizando as ferramentas corretas para cada atividade. No que diz respeito a jardinagem os utensílios essenciais são pás, tesouras, regador e forquilha.

rosa-do-deserto

A preparação do solo
Grande parte do êxito de um jardim reside em preparar corretamente o solo, isso quer dizer evitar o aparecimento de ervas daninhas entre outros intrusos no jardim. A primeira coisa a se fazer é limpar corretamente o solo de todo e qualquer tipo de erva bem como de lixo e raízes.

É importante remexer a terra antes de incorporá-la com o adubo. Após a incorporação do adubo na terra a mesma deve ser alisada totalmente e em seguida regada.

Uma boa dica é aproveitar a terra lisa para desenhar sobre ela, com a ajuda de um pedaço de madeira, o layout que deseja que o jardim tenha. Basicamente você poderá desenhar a forma como deseja dispor as diferentes flores.

Atente para questões como, por exemplo, de que as plantas mais altas deverão ser colocadas na parte de trás do jardim assim como as médias ao centro e as menores ou rastejantes logo a frente.

Vale a pena ainda usar pedras ou outros objetos para fazer a delimitação do jardim bem como ajudar a evitar problemas durante as chuvas como a terra escorrendo, por exemplo. A borda do jardim ainda ajudará a evitar o ataque de ervas daninhas que podem estar em outros pontos do terreno.

bromélias2

Plantando as flores
Depois de fazer a escolha das espécies de flores desejadas e adequadas e preparar o terreno chega o momento decisivo de plantá-las efetivamente. No caso de plantas envasadas ou com estacas é necessário começar fazendo um buraco no solo. Atente para o fato de que o buraco deve ser pelo menos das vezes maior do que o vaso, é importante que tenha 6 ou 7 cm mais profundo do que o vaso.

No fundo do buraco é necessário colocar uma camada de aproximadamente 6 ou 7 cm de compostagem ou adubo para ajudar a alimentar as flores nas suas primeiras semanas. Após colocar a compostagem é necessário encher o buraco com água e em seguida aguardar que a terra absorva a mesma.

Coloque então a flor dentro desse buraco e encha novamente com água, em seguida cubra-o com terra até fechar o buraco. Faça o mesmo para todas as plantas que estiver cultivando. Regue o jardim e torça para que cresçam com saúde.

Manutenção
Dentre os cuidados principais com o jardim estão a limpeza e a rega diária das plantas. Fique atento ainda a possíveis doenças que podem afetar a saúde das suas flores.

Observe o jardim para saber quais são as horas em que as plantas recebem mais sol e quais as horas do dia em que não recebem. Se perceber que o local não é indicado para uma determinada espécie mude-a.

No caso de quem começou a cultivar um jardim menor e pretende aumentá-lo é importante fazer uma análise para descobrir quais flores melhor combinam com aquelas que você já tem.

janel427

Cattleya violacea forma coerulea

As orquídeas estão entre as plantas mais popularmente comercializadas do mundo. Aqui no Brasil elas são muito comuns devido o seu colorido que combina sempre com as nossas estações relativamente tropicais.

Para cultivar as orquídeas é preciso conhecer alguns detalhes sobre a planta que muitas vezes deixamos passar achando que não têm tanta importância assim.

Para que suas orquídeas sejam então flores bonitas e saudáveis sempre, vamos conhecer algumas dicas simples e eficientes que podem dar essa melhoria no seu cultivo.

Características gerais da Orquídea
Na natureza existe uma quantidade praticamente incontável de orquídeas. Todas as espécies dessa flor fazem parte da família das Orchidaceae e da ordem das Asparagales, que é uma das maiores famílias de planta no mundo.

Falar das características das orquídeas se torna algo muito superficial já que cada uma de suas variações possui características incríveis e bem particulares.

Podemos então caracterizar as orquídeas como sendo flores encontradas em quase todo o mundo já que somente na Antártida elas não conseguem sobreviver. Essas flores são,  em sua maioria, caracterizadas como epífitas, que são flores que crescem sobre as árvores.

Elas usam esse outro tipo de planta como suporte para absorver a luz do sol e outros nutrientes, mas em nenhuma condição agem como parasitas.

Então como a variação de orquídeas é grande, as dicas de cultivo também variam muito, mas vamos usar detalhes de uma forma bem geral e que você possa utilizar com a maioria das orquídeas que tem em seu jardim.

orquideas

Escolha a orquídea ideal para a sua região
Devido a sua grande variação no mundo inteiro, você provavelmente vai encontrar uma orquídea que não se desenvolve sob as condições de clima e solo de sua região. Então antes de sair optando por qualquer flor porque é mais ou menos bonita, veja se o tipo de cultivo que ela exige como mínimo, é possível existir em sua região.

Plante orquídeas de diversos florescimentos
Todas as plantas possuem um ciclo de vida que varia de espécie para espécie e no caso das orquídeas não poderia ser diferente. Como um jardim de flores bonito é aquele você vai de fato encontrar flor sempre que chegar, escolha orquídeas com diferentes ciclos de florescimento para então ter flores brotando durante o ano inteiro e um jardim sempre bonito e colorido.

Utilize fertilizantes ao seu favor
Usar fertilizantes em qualquer planta é algo obrigatório porque são eles que ajudam a repor os nutrientes que as plantas gastam durante o seu crescimento.

Como existem orquídeas que possuem ciclo de vida maior e outras com ciclo de vida menor como citamos no tópico anterior, você pode usar fertilizantes para acelerar de forma positiva o crescimento dos brotos e com isso não precisa esperar tanto para ter lindas orquídeas em seu jardim.

Claro que o uso deve ser feito de forma consciente para não prejudicar o seu cultivo e somente em casos esporádicos. O melhor fertilizante é o que possui formulação NPK  10 :30:10, usados sempre uma vez três meses antes que começar a época de florescimento da sua orquídea.

orquídea1

Onde você vai plantar a sua orquídea é importante
Esta afirmação é muito certa porque as orquídeas não florescem em qualquer tipo de ambiente. Caso você queira planta uma orquídea em vaso para usar como arranjo da sua sala ou de qualquer outro cômodo da sua casa, elas ficarão muito bonitas, porém se o ambiente tiver climatizadores como ar condicionado, por exemplo, ou então em um ambiente onde corra muito vento, com certeza a sua orquídea não florescerá ou sentirá muita dificuldade de completar o seu ciclo, podendo resultar em flores deficientes.

O melhor lugar para sua orquídea vai ser um local bem protegido desses dois fatores, sem calor, mas com acesso controlado da luz do sol (que ela fique exposta sempre de manhã cedo e no final da tarde).

Verifique a origem de sua orquídea
Por serem flores de variedade muito grande, existem aquelas orquídeas mais populares e outras que são mantenedoras de suas espécies, portanto devem ser respeitadas como tal.

Mesmo sendo um grande fã e colecionador desse tipo de flor, evite aquelas que possuem origem de matas porque você vai contribuir para o tráfico da espécie assim como para sua extinção.

O mais indicado é sempre adquirir suas orquídeas de lojas ou fornecedores totalmente legalizados com produção pessoal ou orquidófilos.

orquidea-dendrobium

Saiba regar as suas orquídeas
Saber regar qualquer planta é importante na verdade, mas no caso das orquídeas todo cuidado e atenção é primordial. Esse tipo de planta gosta de manter-se em um vaso com areia mais úmida, porém ela não pode ficar jamais encharcada porque você com certeza matará a sua flor.

Normalmente também usamos pratinhos embaixo dos vasos para manter um pouco a umidade da terra e também evitar que a água que escoa suje o ambiente. No caso de um vaso com orquídeas, esse pratinho jamais deve ser utilizado porque o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da planta facilmente.

A quantidade de regas ideal é de 2 a 3 vezes por semana e para não acumular água, você deve tirar o vaso do local e colocar em um ambiente onde ele possa ficar até a água da sua rega escorra por completo.

Cuidados com pragas e doenças
Toda planta está sujeita à sofrer com pragas e doenças mesmo quando cuidamos bem delas. O aparecimento dessas pestes se dá por motivos tão diversos que muitas vezes esquecemos que o tratamento intensivo pode favorecer o seu aparecimento e não o contrário.

Quando falamos em orquídeas o cuidado deve ser dobrado porque elas são muito delicadas e conseguem absorver esse tipo de praga com mais facilidade.

Atente-se com a quantidade de umidade, como citamos mais acima, porque além de colocar a saúde e vitalidade da sua planta em risco, você ainda facilita o aparecimento de fungos quando a planta fica muito tempo úmida. Quando se fala em pragas para essa planta, as cochonilhas são sempre citadas porque são as quem ais aparecem na espécie.

Observe sempre a sua planta e veja se ela não possui nenhum tipo de praga. Caso as encontre, busque combatê-las de imediato.

As orquídeas estão entre as flores mais conhecidas do mundo. Elas se destacam por apresentarem grande beleza e diversas cores. Graças a isso acabam chamando a atenção das pessoas e se enquadrando como uma das espécies vegetais mais comercializadas em todo o mundo.

As Orquídeas são espécies vegetais que pertencem a família botânica das Orchidaceae, sendo membro da ordem das Asparagales, que se constitui em uma das maiores famílias botânicas existentes na natureza.

orquídeas

As características das orquídeas
Existe uma grande quantidade de orquídeas disponíveis na natureza, o que torna cada uma de suas variedades com características únicas e peculiares.

Mas de uma maneira geral, as orquídeas podem ser caracterizadas como flores encontradas em praticamente todo o planeta (com exceção apenas da Antártida, pois graças ao frio intenso, essas belas flores não conseguem viver).

As orquídeas são flores epífitas, isto é, vivem sobre outras plantas (preferencialmente arvores), usando esta planta como uma espécie de suporte para conquistar melhores condições de luminosidade, ventilação e nutrientes. No entanto, as orquídeas não são espécies vegetais parasitas.

Devido a grande variedade de espécies de orquídeas existentes em todo o mundo, as dicas para o cultivo desta espécie vegetal irão variar conforme o tipo de orquídea a ser cultivada.

Dicas para cultivar orquídeas
Para cultivar Orquídeas, é importante que a pessoa conheça a variedade que está sendo cultivada, para que os detalhes de cultivo da planta sejam adotados.

Toda planta precisa de condições adequadas para o bom desenvolvimento, e com as orquídeas não é diferente, elas precisam ser cultivadas nas condições adequadas de luminosidade, adubação, rega, temperatura e etc.

Segue abaixo algumas dicas, simples, porém eficientes, para que as suas Orquídeas sejam cultivadas de forma que mantenham bonitas e saudáveis:

orquidea-cattleya

O tipo de orquídea
As orquídeas são espécies vegetais que possuem grande variedade e podem ser cultivadas em todo o planeta. Apesar de serem típicas de regiões de clima tropical, existem orquídeas que se adaptam a outros climas.

É necessário ver também a questão do solo e da luminosidade antes de fazer a opção por qual variedade de orquídea a ser cultivada. A escolha da orquídea deve estar atrelada as condições do local onde você habita e não a beleza da orquídea, pois caso você opte pela beleza, pode acontecer da sua orquídea não conseguir se adaptar e acabar morrendo.

Cultive orquídeas com florescimentos diferentes
Com o intuito de manter o seu jardim sempre bonito e florido, é importante que você faça a opção por diferentes espécies de orquídeas e que possuam ciclo de vida diferente, pois desta forma as suas orquídeas irão florescer em épocas distintas.

As orquídeas são espécies vegetais que normalmente florescem uma vez ao ano, então a variação de espécies de torna importante para o seu jardim, pois fazendo isso, o seu jardim terá flores brotando durante todas as épocas, e desta forma se manterá bonito e colorido durante o ano inteiro.

Faça uso de fertilizantes
O uso de fertilizantes é uma das formas que temos de fazer a reposição dos nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e crescimento das espécies vegetais. E com as orquídeas não é diferente, e o uso dos fertilizantes incentivam o crescimento dos brotos, diminuindo o tempo para que as orquídeas cresçam, floresçam e embelezem o seu jardim com suas flores coloridas.

orquídeas

O local de plantio da sua orquídea
É importante você observar o local de cultivo da sua orquídea, pois é necessário que a planta seja protegida tanto do excesso de calor como dos fortes ventos.

Por isso, verifique se o local escolhido existe essas condições, para que sua orquídea consiga crescer e florescer sem dificuldades.

Caso sua orquídea seja cultivada em ambiente interno, tenha cuidado com o ar condicionado e os climatizadores, pois esses equipamentos prejudicam o ciclo da orquídea e acabam formando flores com deficiências.

A origem da orquídea
Tenha cuidado com a origem das orquídeas que você cultiva. Por ser uma espécie vegetal com grande variedade, por isso é interessante e indicado que você compre as suas orquídeas em lojas especializadas (orquidários), que possuam plantas sendo diretamente cultivadas.

Essa atitude é importante para evitar a aquisição de flores tiradas diretamente das florestas, pois essas flores normalmente são traficadas e contribuem para a extinção dessas plantas nativas.

A irrigação das orquídeas
A rega é fundamental para todas as plantas, e no caso das orquídeas é necessário bastante cuidado com a rega.

A orquídea é uma espécie vegetal que aprecia o solo úmido, no entanto não pode se exagerar na rega, pois a orquídea não tolera o solo encharcado. Caso isso ocorra, a orquídea irá morrer.

Uma dica para manter a umidade do solo, é colocar pratos com água embaixo dos vasos, no caso do cultivo de orquídeas isso não pode ser feito, pois a água dos pratos apodrecerá as raízes.

O ideal é que sejam feitas de 02 a 03 regas durante a semana. E para que a água da rega não fique acumulada, é interessante que o vaso seja colocado em um ambiente que possibilite a água escorrer, para depois voltar ao seu local de cultivo.

Nos dias em que a sua orquídea não for irrigada, para manter a umidade é interessante que seja borrifada água sobre as folhas.

Imagem relacionada

Prevenção de pragas e acidentes
Todas as espécies vegetais estão suscetíveis a ocorrência de pragas e doenças, inclusive as orquídeas que são flores delicadas e por isso são mais frágeis a ocorrência de pragas.

Portanto, para prevenir a ocorrência de pragas e doenças é necessário tomar cuidado com a umidade, pois esta facilita o surgimento de fungos. Uma praga que facilmente ocorrem nas orquídeas são as cochonilhas.

Caso você detecte alguma praga ou doença em suas orquídeas, procure combater fazendo uso do tratamento correto.

A luminosidade do local
Procure colocar as suas orquídeas em locais que ela possa receber a incidência dos raios do sol no inicio da manhã (até as 09:00 horas) e no fim da tarde (a partir das 16:00 horas).

A orquídea precisa receber incidência dos raios do sol para florescer, portanto é importante encontrar o local correto para que seja evitada a troca de local de sua planta com regularidade.

Prosthechea cochleata

A ventilação do local
As orquídeas precisam ser cultivadas em locais arejados, no entanto é necessário evitar os locais que possuem ventilação muito forte, pois esta condição impede o florescimento das orquídeas.

Identifique a sua orquídea
Procure identificar suas orquídeas através de placas, com isso facilita o seu trabalho para gerar as condições adequadas (ventilação, irrigação, adubação, luminosidade e etc.) para cada uma das variedades que você cultiva.

Participe de grupos de orquidófilos
Procure participar de grupos e associações que agrupam pessoas que também cultivam orquídeas. Essa situação é interessante para troca de ideias e experiências no trato com as flores, além de desenvolver um novo ciclo de amizades.

ponte sobre riacho