Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hedychium chrysoleucum

O lírio-amarelo-do-brejo é uma planta rizomatosa da família dos gengibres, Zingiberceae e originário da Ásia.  É também conhecido como lírio-do-brejo e gengibre-amarelo

A planta tem como característica folhagem muito vistosa, forte e vigorosa. É uma espécie típica do clima tropical. As folhas são coriáceas e largas. Além disso, possui flores que formam espetaculares cachos.

As flores que formam cachos num tom de amarelo creme com o miolo em uma tonalidade de amarelo mais escuro, elas exalam um delicioso perfume.

Uma das características do lírio-amarelo-do-brejo é ser uma planta palustre, isto é, nascem em lugares encharcados e tem muita facilidade para se desenvolver perto de lagos e tanques.

É muito comum que elas sejam confundidas com as plantas marginais, que tem as mesmas características quanto ao local de nascimento. Normalmente, elas chegam a “invadir” uma parte das margens dos lagos.

Outra característica desta flor que faz com que ela seja muito usada na ornamentação de jardins é o fato dela apresentar flores durante o ano inteiro, mas vale destacar, que na primavera e verão apresentam uma cor muito mais intensa e viva.

Hedychium chrysoleucum

Cultivo
Para cultivar o lírio-amarelo-do-brejo espere os dias ensolarados e quentes, a planta deve ser plantada sob sol pleno. Em relação ao solo, ele deverá ser enriquecido com matéria orgânica, além de ser muito fértil e acima de tudo úmido, característica fundamental para o bom desenvolvimento da planta.

Depois é necessário que a planta seja regada frequentemente, esse cuidado deve ser ainda maior, quando ela não foi cultivada perto de uma fonte de água, que seria o lugar mais adequado para essa espécie. O excesso de umidade é fundamental para o lírio-amarelo-do-brejo e a sua multiplicação é feita com a divisão de touceiras.

A boa notícia sobre o lírio-amarelo-do-brejo, para quem quer cultivá-la e não tem muito tempo, é que ela exige a mínima manutenção.

Hedychium chrysoleucum

Como fazer a multiplicar a planta
O método usado deverá  deve usar o método da divisão de touceiras. É uma técnica usada na jardinagem que serve para propagar as plantas ornamentais, isto é, aumentar o número de plantas. O mesmo método pode ser usada para as plantas alimentícias.

Fazer uma divisão de touceiras é fazer o corte dos rizomas subterrâneos (o caule que fique embaixo da terra) e a partir daí criar novas plantas da mesma espécie.

chuva_b

Lecythis pisonis_

A sapucaia é uma árvore, muito ornamental e frutífera, conhecida também como cabeça-de-macaco, caçamba-do-mato, castanha-de-sapucaia, castanha-sapucaia, cumbuca-de-macaco, fruta-sapucaia, jacapucaia, marmita-de-macaco e sapucaia-vermelha. Sua origem é brasileira e pertence à família Lecythidaceae.

É caracterizada por sua copa densa que muda de cor e pelos frutos curiosos repletos de saborosas castanhas. Sua altura geralmente é de 5 a 15 m, mas pode atingir 50 m na floresta.

Suas folhas são verdes, glabras, com margens onduladas e serrilhadas. No inverno perde as folhas, que rebrotam na primavera, concomitante à floração, formando um belo espetáculo com sua cor rosa chocolate.

As flores são delicadas, belas, de cor branco-violáceas e com numerosos estames.

Lecythis pisonis

O fruto é duro, pesado, seco, de forma esférica a alongada, com textura lenhosa e uma tampa que se abre quando maduro, liberando as sementes grandes e comestíveis.

A maturação do fruto leva de 10 a 12 meses e atrai a fauna silvestre, principalmente ávidos macacos e morcegos, seus principais dispersores.

lecythis-pisonis-frutos

A sapucaia no paisagismo ainda é pouco explorada, apesar do seu incontestável valor ornamental e ecológico. A cor primaveril da folhagem nova é realmente bela e sua copa arredondada e densa, fornece sombra fresca no verão.

Como perde as folhas no inverno, permite a passagem de luz, revitalizando e aquecendo o jardim. Suas doces e deliciosas castanhas são mais um motivo para plantá-la em jardins residenciais, corporativos, sítios e parques. Elas substituem com vantagens a castanha-do-pará in natura ou em receitas.

Lecythis pisonis_11

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É uma arvore típica da Mata Atlântica e floresta amazônica, aprecia o calor e a umidade tropicais.

Sua multiplicação é feita por sementes, que devem ser cobertas com 1 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência das sementes ocorre em cerca de 40 a 70 dias e a taxa de germinação é moderada.

O desenvolvimento das mudas no viveiro e posteriormente no local de plantio definitivo não é muito rápido, podendo ser considerado “lento”. As árvores jovens iniciam a produção aos 8 a 10 anos de idade.

estrela cintilante