Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




estaquia

A estaquia é um dos métodos de propagação das plantas mais utilizado, já que muitas espécies podem se multiplicar desta forma. Este artigo pode servir como complemento se você deseja multiplicar mudas de espécies que já possui.

Muitas plantas dependem da estaquia para multiplicação uma vez que este método acaba por ser mais econômico, mas também por que ele elimina a dependência das sementes das plantas, que em algumas espécies, são raramente produzidas.

Para fazer estaquia em casa, você vai precisar de alguns materiais, simples materiais de jardinagem que geralmente já temos em casa. Se não for o caso, eles também não costumam ser caros e te ajudam a realizar qual for o método de estaquia.

Materiais para fazer estaquia
Alguns dos materiais necessários para começar a fazer estaquia são dos mais comuns, que se não temos para jardinagem podem até ser encontrados na cozinha. Tesouras, facas e outras ferramentas de cortes.

Alguns outros, não totalmente necessários, podem aumentar a sua chance de sucesso na estaquia, estes, podem ser encontrados em lojas de jardim ou relacionados.

A seguir segue uma lista dos materiais para se fazer estaquia:

tesoura de corte


* Ferramentas de corte
:
Os instrumentos que usaremos para cortar vão depender do tipo do caule da planta, já que ramos semi-lenhosos ou lenhosos possuem caules mais resistentes. Apesar de poder usar facas, o recomendado é uma tesoura bem afiada, o ideal seria uma tesoura de poda.

O instrumento deve ser afiado e esterilizado, afiado para não destruir as fibras dos caules e esterilizado para evitar doenças.

substrato


* Substratos
:
Os substratos ideais variam de acordo com a espécie, mas também existem aqueles “genéricos”, que trazem diversos benefícios para diversas espécies. Por exemplo, algumas epífitas precisam de fibra de coco.

Procure estudar qual o melhor substrato para ser utilizado para aquela espécie, uma vez que a utilização do substrato correto influencia, e muito, positivamente na eficácia da estaquia.

estaquias
* Recipientes e outros itens
:
Por momento, você precisará de um recipiente provisório para que a planta comece a se desenvolver antes que você a mude para o vaso definitivo. Para o recipiente inicial, procure reciclar potes plásticos como os de margarina ou requeijão, cortar garrafas pet ou caixas de leite.

A quantidade varia de acordo com quantas mudas de estaquia você pretende ter. Se o recipiente não for muito grande, procure colocar uma muda em cada.

Além dos substratos, se for às compras numa loja de jardinaria, aproveite e compre também etiquetas, hormônio enraizador (em pó, de preferência) e um fungicida.

Assim que você possuir os materiais, o próximo passo é determinar qual tipo de estaquia.

estaca lenhosa

Estacas lenhosas
É o método geralmente usado para árvores, que possuem ramos firmes, mas também se enquadra na esfera dos arbustos e roseiras. Os ramos devem estar saudáveis, firmes e sem flores, uma vez que a flor necessita de uma boa demanda de energia e nutrientes, pode acabar por arruinar a estaquia.

O ramo deve ter de 15 a 25 cm. Para as plantas que perdem as folhas no inverno, decíduas, as estacas devem ser feitas quando as plantas estiverem sem folhas, de preferência.

As estacas podem ser plantadas diretamente no local definitivo, mas quando plantada um recipiente provisório e pequeno costuma brotar com mais facilidade. Geralmente em torno de uma semana, variando alguns dias de acordo com a espécie.

estaca semilenhosaa

Estacas semi-lenhosas
Este método de estaquia é muito utilizado em plantas arbustivas e em plantas ornamentais. Estas plantas formam estacas mais tenras no topo e firmes na base. Este método é semelhante ao anteriormente citado, escolha ramos saudáveis, sem flores ou folhas e estes devem ter de 10 a 15 cm.

A base da estaca deve ser um pouco lenhosa para que você possa retirar uma lasca antes de plantar no local previamente adubado com hormônio enraizador. Deixe a sua estaca recém-plantada num local protegido.

estaca de raíz

Estacas de raiz
Algumas plantas se desenvolvem melhor na estaca de raiz, pois possuem muitas substâncias e nutrientes nesta própria parte da planta como é o caso das rosas-do-deserto.

Comece por desenterrar a planta com cuidado, deixando suas raízes à mostra. Você deve cortar tiras com 5 mm de diâmetro, no mínimo, e com comprimento de 10 cm.

Após isso, deixe as estacas no substrato e cubra-as com a areia, uma parte da raiz deve ficar enterrada no substrato, a outra, que ficou acima do substrato, deve ser enterrada com 3mm de areia.

Todas as plantas se reproduzem por estaquia?
Não são todas as plantas que podem ser reproduzidas através da estaquia, desta forma, também é utilizado um outro método, a alporquia. A alporquia, porém, é um método mais complexo e que exige um pouco mais de conhecimento sobre as plantas.

Cada espécie tem a sua forma mais adequada de multiplicação, algumas espécies, desta forma, acabam tornando a estaquia inviável. Mas sempre existem métodos de reprodução, nem que seja o natural.

Qual a vantagem de se fazer estaquia?
Dentre as vantagens de se fazer estaquia já citamos o fato de ser o modo de reprodução mais econômico e fácil de se fazer, além do que a nova estaca não demora muito para brotar e se afirmar.

Se você possui um jardim e apenas quis reproduzir algumas de suas espécies, outra vantagem será insignificante.

Mas para alguns produtores ou cultivadores que utilizam determinadas plantas o fato desta reprodução manter as mesmas características da planta que a originou conta muito. Principalmente para aqueles que utilizam espécies híbridas.

mata mexendo

danubio

Essa planta que produz lindas flores é originária da parte sul dos Estados Unidos da América e prefere o clima temperado para seu desenvolvimento, especialmente para o período de floração, que ocorre entre a primavera e o verão.

Porém, nos lugares que apresentam um inverno não muito rigoroso, pode apresentar lindas flores durante todos os meses do ano.

Suas flores são formadas com pétalas que representam franjas e podem ter diversas colorações, como brancas, azuis, róseas, roxas e ainda amarelas, conforme o modo de cultivo. As hastes das flores podem quebrar ou simplesmente pender depois de chuvas muito fortes.

A beleza e delicadeza da planta pode ser um diferencial aplicado em qualquer tipo de jardim, sendo especialmente recomendado para aqueles que seguem a linha mais campestre.

stokesia-laevis

Apesar de ser tão bonita e chamativa é uma planta de fácil cultivo, exigindo muito pouca manutenção e ainda pode ser plantada em jardineiras e vasos, enfeitando as sacadas e janelas, deixando tudo mais alegre e bonito.

Além disso, a Danúbio ainda pode ser utilizada como flor de corte, tendo uma duração bastante acentuada em buques e arranjos florais.

Suas características de cultivo é o que a tornam uma planta excelente para plantar em jardins, conforme você verá mais à frente.

Pode-se dizer que além de bela, a planta não apresenta um cultivo difícil ou problemático, bastando, apenas, alguns pequenos cuidados para ter sempre belas flores entre suas folhagens.

A floração do danúbio varia de acordo com o clima da região quando se trata de quantidade e época do ano, por exemplo, nos locais de clima temperado, a floração costuma acontecer na primavera e no verão; já em regiões onde o inverno não costuma ser rigoroso, ou seja, é mais ameno, a floração pode ocorrer mesmo durante estes períodos, como o inverno e o outono.

As flores do danúbio podem ser azuis, roxas, rosas, brancas ou amarelas, dependendo do cultivar da planta.

Stokesia-laevis-branca

A danúbio é indicada principalmente para o plantio em jardins campestres, por exigirem pouca manutenção, além de suas características de beleza, como já dissemos, e também podem ser cultivados em janelas ou jardins verticais.

O melhor ambiente para a planta é aquele que o favorece em questões de intensidade de luz solar, pois o danúbio desenvolve-se muito bem com muita luz do sol, mesmo que possa ser cultivado à meia-sombra.

O solo para plantar danúbio deve ser fértil, rico em matéria orgânica (você pode adubá-la se quiser, com adubo orgânico ou o NPK 5-5-5, mas se utilizar o químico, faça-o no máximo uma vez por mês).

O solo pode ser irrigado regularmente, mas vale lembrar que este tipo de planta não gosta muito de alta umidade. Regue-a apenas quando a terra estiver seca, mas sem esperar que ela se torne quebradiça, para que a planta não chegue a sentir “sede”.

A multiplicação pode ser feita a partir de touceiras enraizadas, ou por métodos como a estaquia, alporquia ou mergulhia. Para propagá-la através de sementes, saiba que a quebra de dormência é feita com frio de 4ºC por um período de 6 semanas.

danubio-stokesia-laevis

Importante
*
A danúbio gosta de sol intenso para se desenvolver.

* Pode não parecer, mas a planta possui grande resistência durante as temperaturas mais baixas.

* Apesar de também poder ser cultivado à meia-sombra, neste estado, a danúbio costuma apresentar uma quantidade muito inferior de flores, ao contrário da outra condição.

* Pode sobreviver muito bem a períodos de estiagem.

* Solo preferencialmente ácido, com riqueza em matéria orgânica e, se possível, um pouco seco (mas não ao ponto de deixar a terra quebradiça).

ponte sobre riacho

mini-margaridas_

As margaridas estão entre as flores mais comuns nos jardins e mais adoradas pelos olhos de quem as cultiva. Não requerem muitos cuidados.

Como já dito, as margaridas no geral não requerem muitos cuidados, começando pelo tipo de solo. Ela pode adaptar-se muito bem tanto nos solos úmidos como nos secos, desde que extensos períodos de seca sejam evitados; tanto nos mais férteis como nos com menor quantidade de matéria orgânica disponível.

No entanto, vale acrescentar que a floração (e isto já independente um pouco dos diferentes tipos de flores) requer muita energia, ou seja, consumo de matéria orgânica acumulada pela planta.

Logo, se você pretende ter belas flores, durante mais vezes e por mais tempo durante o ano, recomenda-se um solo levemente umedecido e rico em matéria orgânica; adubos químicos são dispensáveis, mas se você preferir, procure pelo NPK 4-12-8 nas lojas para jardim.

Agora falando sobre a iluminação e clima, saiba que as margaridas podem florescer durante todo o ano desde que bem cuidadas, como dissemos acima, principalmente se você mora em regiões do Brasil onde o clima é mais ameno e não se altera bruscamente consoante as estações do ano.

minimargaridas

Por exemplo: nas regiões mais próximas do Sul e Sudoeste do Brasil, as margaridas costumam vegetar durante o fim do verão e outono, quando os dias começam a ficar mais curtos, o que estimula a floração da planta.

Vale lembrar que em regiões subtropicais as margaridas podem interromper a floração durante o inverno, e geadas fazem com que ela “hiberne”. Se for plantá-las em estufa, deixe locais abertos para ventilação.

As mini-margaridas preferem locais com grande incidência solar, procure plantá-la onde haja luz por ao menos 5 horas diárias, embora o ideal seja na base do “quanto mais, melhor”.

Se você conhece alguém da sua região que já plantou ou planta mini-margaridas, peça-lhe algumas dicas sobre o cultivo, já que ele pode variar um pouco de região para região. Se você iniciar o cultivo através da semente, a germinação leva cerca de 10 dias.

mini margaridas

Após a germinação, que pode ser feita em sementeiras, espere até que a planta atinja 10 centímetros antes do transplante para o seu vaso fixo. Dependendo to tamanho, podem ser plantadas até mudas no mesmo vaso, mas neste caso a terra deve ser adubada mensalmente, para que não falte nutrientes para a planta.

Se você optar pelo cultivo através da muda, parte do trabalho e da diversão são poupados. Assim, procure por aquelas que estão com os botões fechados nas lojas, que estão na fase mais resistente para o transplante.

Resumo e outras informações sobre o cultivo de mini margaridas:
* As mini margaridas podem atingir até 120 cm em 12 semanas.

* Não há necessidade de desbaste de flores, folhas e galhos.

* Mini margaridas preferem clima quente; com muita luz solar.

* Podem ser cultivadas em vasos.

* Se você possui tempo e paciência, opte pelas sementes, caso contrário, procure pelas mudas, dez gramas de sementes de margarida custam em torno de 5 reais, as mudas costumam ser mais caras, mas o preço varia de loja para loja.

entardecernolago