Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosa-de-Natal

A rosa-de-natal é um planta da família Ranunculaceae e su origem é da Europa central e ocidental (Alpes).

Flores raras, as rosas-de-natal, são apesar do seu ar frágil e delicado, capazes de desafiar o maior dos frios. Charmosas e vivazes, aparecem na natureza em tons de branco, cor-de-rosa, vermelhos, amarelos e verdes.

Fascinantes, como todas as coisas raras, são um verdadeiro tesouro a descobrir e partilhar.

Existem cerca de 15 variedades destas plantas generosas, que abrem as suas flores em

A rosa-de-natal, como o seu nome indica, floresce, geralmente, no Natal. Mas isto não acontece se as noites não forem suficientemente frescas a partir do 15 de Agosto, caso contrário só florescem a partir de Janeiro.

Rosa-de-Natal

As pequenas flores brancas tornam-se branco-rosado no final da floração. No entanto, esta planta delicada necessita de muitos cuidados até poder oferecer a sua floração.

Escolha cuidadosamente a sua localização e não hesite em lhe dar composto regularmente.

Por fim, as helleborus contêm substâncias tóxicas. Devem por isso mantê-las afastadas das crianças e dos animais.

bebedouro

rosas

Suas plantas estão mordidas e achava que era pelos pulgões, mas descobriu que é por causa dos gafanhotos? Os gafanhotos têm um aparelho bucal mastigador e alimentam-se de plantas. Normalmente, no outono, o gafanhoto fêmea coloca seus ovos e na primavera nascem os filhotes (que não podem voar).

Por se alimentar de folhas e caules, aumentam de tamanho e trocam a sua pele para crescer. Quando são adultos, voam e se reproduzem. Em enxame podem ser devastadores; mas sem chegar a este extremo, simplesmente se acomodando em nossas plantas e jardins, também podem fazer muitos estragos.

Se a área a tratar não for muito grande, poderíamos pensar que pegando o bicho com as mãos (apesar de ser muito difícil) seria suficiente. Mas lembre-se que cada fêmea pode botar até 200 ovos, o que torna esta solução bastante inviável, já que ninguém garante que os gafanhotos não tenham feito já a sua tarefa.

Uma das opções mais eficazes para eliminar os gafanhotos das plantas é pulverizar com spray inseticida. Existem muitos produtos à venda, cada um com as suas próprias indicações de funcionamento.

gafanhoto

No geral, são produtos que devemos aplicar uma vez por semana até eliminar os gafanhotos e, depois, a cada 2-4 semanas de forma preventiva.

Existem repelentes à base de extrato de alho que dão ótimos resultados. Aplica-se o produto na planta e ao redor e o que faz é repelir, não matar; por ter um sabor desagradável faz com que os gafanhotos não queiram comer e fujam à procura de outras plantas mais apetitosas. Se for a uma loja especializada, aconselharão você sobre qual é o melhor produto para a sua zona.

Outra opção mais natural é ouvir a natureza. O ciclo biológico de todos os seres vivos, as cadeias tróficas, a subsistência, comer uns aos outros para sobreviver… Se o espaço permitir, aumente seus depredadores naturais e poderá controlar os gafanhotos. As galinhas e os patos adoram.

Outra opção para controlar o ataque dos gafanhotos, se quisermos fugir dos produtos comerciais, são os remédios caseiros. Os remédios caseiros ou ecológicos não danificam o meio ambiente pois não são contaminantes.

Se você quiser fazer seu próprio anti gafanhoto ecológico, vai precisar dos seguintes ingredientes:
* 125 gramas de sementes moídas de Melia;
* 500 ml de água (meio litro);
* Um pulverizador.

Deixe a mistura repousar por pelo menos 8 horas mexendo bem. Antes de aplicar, filtre. Com o pulverizador, aplicamos o resultado uma vez por semana aproximadamente. Faça isso cedo, de manhã, ou ao entardecer (sem sol direto).

Deve se certificar de cobrir corretamente toda a superfície (especialmente a parte de trás das folhas). Este extrato, ainda que seja natural, é tóxico para as pessoas e animais de sangue quente e deve ser aplicado com precaução.

gafanhoto

Se com uma solução caseira não for suficiente ou tiver problemas para encontrar sementes moídas de Melia, este remédio também pode ser útil:
* Alho;
* Cebola;
* Capsicum (chilli ou pimentas);
* Água para fazer a base do produto.

Estes ingredientes funcionam igualmente juntos ou separados. Todos são produtos que segregam cheiros naturais, como todas as plantas, para se defender dos depredadores; mas neste caso muito fortes.

O resultado que obteremos será similar ao de uma solução concentrada que podemos utilizar em proporção 1:4. Trituramos uma boa dose do ingrediente ou ingredientes que queiramos utilizar em um litro de água (por exemplo uma cabeça de alho inteira) e, depois, filtramos a mistura em um coador de algodão ou algo parecido.

chuva_b

Sophronitis cernua_1

A orquídea é uma flor bonita e muito delicada, que precisa de muitos cuidados para se manter sempre bonita. Precisa de uma temperatura, irrigação e luz adequadas. Também precisa que a trate de imediato caso tenha algum fungo ou infecção por alguma bactéria.

Você deve estar querendo saber porque quer saber por que sua orquídea tem as folhas amarelas. Conheceremos agora todas as causas das folhas amarelas nas orquídeas e também alguns detalhes sobre os cuidados que precisam, desta forma poderá cuidar delas como merecem.

Excesso de luz e temperatura
As orquídeas são plantas com flores e folhas delicadas que precisam de muitos cuidados para se manterem em um bom estado de saúde, florescer e ficarem bonitas, trazendo alegria e serenidade onde estiverem. De seguida, uma explicação dos  principais motivos para a sua orquídea ter as folhas amarelas.

A primeira coisa que tem de verificar é a luz que as suas orquídeas recebem. Estas flores precisam de absorver a luz natural, mas também é verdade que uma luz excessiva aumenta a temperatura da terra e queima-as. De fato, um dos motivos pelos quais as orquídeas têm as folhas amarelas é porque se queimam com o sol. Daí a sua cor passar de ser verde a ter um tom mais amarelo.

Excesso de água
A quantidade de água com a qual rega as suas orquídeas também pode ser determinante na hora de saber por que tem as folhas amarelas. Quando as orquídeas recebem muita água, as suas folhas incham e se tornam de cor marrom ou amarela. Verá que a sua planta se torna macia e perde vitalidade. Se este for o seu caso, deverá apenas regar a sua planta com mais distância entre cada rega.

Fungos nas orquídeas
Muitas vezes os fungos nas plantas aparecem devido ao excesso de água, mas além disso há vários tipos de bactérias e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde da sua orquídea. A maioria deles resolvem-se comprando um produto específico de jardinagem em uma loja especializada em plantas e flores.

Se o fungo for a causa de um excesso de água, poderia notar que as raízes apodrecem e tanto o talo como as folhas e as flores ficam mais macios, além de ver umas manchas brancas na superfície da planta. Para resolver esta situação, além de usar o produto que lhe indicaram na loja especializada em jardinagem, deverá fazer a rega mais distanciada.

brassavola-tuberculata-1

Cuidados básicos das orquídeas
Estas plantas são delicadas, mas se souber bem como cuidar das orquídeas, encontrando o equilíbrio entre a quantidade de luz, calor e água que precisam. Siga estes passos simples para ter a sua orquídea sempre saudável e bonita:
* As orquídeas precisam de luz solar, mas não direta. Se tiver a sua junto a uma janela que recebe sol direto, coloque uma cortina na janela ou mude a orquídea de lugar;

* Se não conta com luz natural, pode instalar uma lâmpada especial para plantas, disponível em lojas específicas de plantas e flores;

* A água para regar as orquídeas não pode ter muito calcário. Precisa de água macia ou água destilada ou engarrafada para as regas;

* Tem a opção de instalar um filtro de osmose inversa, hoje em dia vendem-nos a preços muitos acessíveis. São aparelhos que regulam o nível de pH, calcário e dureza da água ideal para a sua planta. Isto é ideal para quem tiver várias orquídeas;

Cattleya forbesii
* A drenagem da planta é importante. Nunca deixe que a sua orquídea se encharque, nem que seque. O ideal é encher a base do vaso com umas bolas de argila com água. Estas bolas irão manter as raízes úmidas sem as apodrecer;

* Regue-a por imersão uma vez a cada 15 dias aproximadamente. Isto significa que deve colocar o vaso com a sua orquídea em um recipiente com água, de maneira a poder absorver o líquido desde a sua base não pela superfície (por onde normalmente regamos). Não deve deixar que a água toque na parte superior do vaso, para a planta não se encharcar;

* Outra opção é usar vaporizadores, mas neste caso teria que vaporizar a sua planta praticamente diariamente;

* As orquídeas precisam de 40% de umidade no ambiente. Se vive perto do mar, abrir a janela umas duas vezes por dia é suficiente. Se não for o seu caso, pode instalar uma pequena fonte que mantenha a água em movimento e colocá-la junto da orquídea.

Este truque aumentará a umidade do ar que a rodeia e verá que é uma opção que se torna decorativa.

chuva_22

Bulbophyllum eberhardtii

Todos os amantes de orquídeas por mais dedicados que sejam já perderam alguma vez na vida alguma planta através do apodrecimento das raízes, perdas das folhas e outros sintomas.

É um inconveniente que todos nós temos que passar ao menos uma vez na vida pra que possamos ampliar nosso aprendizado no cultivo das orquídeas, haja vista que apesar de ser uma atividade extremamente prazerosa nem tudo na vida se resume a ganhar.

Afinal, em meio a tantas plantas no orquidário, alguma pode vir a ficar debilitada, seja por causas naturais ou mesmo alguma falha nos cuidados.

Mas quem disse que raízes apodrecidas, folhas enrugadas e amareladas são motivos para perder sua orquídea de estimação?

uti

Você precisa conhecer a UTI para orquídeas
Assim como no jargão médico, a UTI para orquídeas é uma unidade de tratamento intensivo onde realizamos algumas medidas que permitem nossa planta aumentar a capacidade de se regenerar.

Em outras palavras, controlamos os fatores que ajudam a planta a se desenvolver: luminosidade, umidade e temperatura, de forma que estimulem a multiplicação das células das orquídeas e ela se regenere.

Quando utilizar a UTI para orquídeas?
*
Quando for observado que as folhas estão enrugadas e moles, significa que estão apresentando sinais de desidratação (murcha);
* Quando os bulbos estão apresentando enrugamento;
* Raízes ressecadas ou apodrecidas;
* Demais sintomas que apontem a possibilidade de morte da planta.

Algumas pessoas confundem, pois, quando as plantas estão desidratadas tendem a aumentar a rega afim de corrigir o problema. Entretanto, a desidratação excessiva geralmente não ocorre por falta de água, mas sim por falta de raízes aptas a absorverem a água que é fornecida.

Nesses casos, recomenda-se a utilização da UTI pra estimular a produção de novas raízes, que servirão de base para suprir as necessidades da planta.

Outra consequência desse sintoma, é que a água excedente irá apodrecer as raízes que já estão debilitadas, provocando a morte das orquídeas.

Vantagens
No período em que as orquídeas estão na UTI elas estão protegidas de pragas, doenças externas e danos, causados pelo próprio manuseio.

Na UTI elas recebem as quantidades adequadas de água, nutrientes e enraizador, o que faz com que as plantas se recuperem em um tempo relativamente menor, pois vai recebendo os nutrientes gradativamente.

Materiais Necessários:
*
Garrafa Pet transparente 2 litros;
* Substrato: Musgo esfagno;
* Produto enraizador;
* Bioestimulante (NPK 30-10-10);
* Água;
* Fita adesiva;
* Orquídea doente;

garrafa pet

Passo a passo
1º Passo: Preparando a UTI para orquídeas
É muito importante que a garrafa seja transparente, para permitir a passagem da luz. Sem luz=sem fotossíntese.

Corte a garrafa pet na altura do rótulo, separando totalmente em duas partes. Se necessário, pode-se passar a parte do corte no fogo (isqueiro ou fogão) no intuito de alisar a parte cortada. Melhora muito o manuseio. Mas é importante tomar cuidado para não enrugar o plástico, o que dificulta o encaixe posteriormente.

raízes

2º Passo: Preparando a orquídea
Nesta etapa é necessário ter muito cuidado, pois dela depende o sucesso da sua UTI. Vamos “limpar” a planta, cortando as raízes mortas ou apodrecidas. Deixaremos somente as raízes vivas, mesmo que estejam um pouco debilitadas.

É importante visualizar a possibilidade de recuperação, pois raízes com manchas pretas ou úmidas devem ser cortadas.

Em seguida cortamos as folhas doentes, entretanto, é importante que restem algumas folhas, pois a planta necessitará realizar a fotossíntese para se recuperar. Seja criterioso, entretanto, não seja radical, não elimine todas as folhas.

Lave bem as raízes retirando o restante do substrato que ainda estiver aderido.

Alguns orquidófilos orientam a fazer uma lavagem da orquídea com água e sabão, até mesmo utilizando uma escovinha de dentes com cuidado pra não danificar a planta.

Em seguida aplique canela em pó nas partes cortadas, evitando a contaminação da orquídea por fungos e doenças, além de acelerar a cicatrização. Quem utiliza produtos químicos pode aplicar algum fungicida e inseticida, segundo as recomendações do rótulo do produto.

sphagno

3º Passo: Preparando o substrato
O substrato pode ser feito com britas, casca de pinus, caco de telhas e etc. Porém, o material de mais fácil manuseio e que produz resultados mais promissores é o musgo esfagno.

O esfagno pode ser encontrado em qualquer floricultura ou loja de produtos agropecuários.

Os mais cuidadosos orientam a esterilizar o esfagno antes do uso, fervendo numa panela por 5 a 10 minutos. Todavia, nem todos utilizam essa técnica, fica a critério de cada um.

Logo em seguida, umedeça o esfagno com uma solução de água + enraizador + biofertilizante.

Tanto o enraizador como o biofertilizante são encontrados em lojas de produtos agrícolas e devem ser utilizados segundo a recomendação do fabricante, disponível no rótulo dos produtos.

Geralmente o enraizador é utilizado uma tampinha diluída em 1 litro e meio de água, já o biofertilizante existem várias formulações, a NPK 20-10-10 é uma boa composição, podendo ser utilizada outra, entretanto, utiliza-se apenas algumas gotas diluídas na água que umedecerá o esfagno.

Após umedecer o esfagno na solução é hora de colocá-lo na garrafa pet, de maneira que forme uma espécie de cama para a planta se apoiar. Quem julgar necessário pode forrar o fundo da garrafa com brita e colocar o esfagno acima.

garrafa pet

4º Passo: Finalização
Agora que tudo está quase pronto, devemos colocar as orquídeas sobre o esfagno e encaixar a parte de cima da garrafa pet. Lembrando que a garrafa deve ficar bem justa e não deve possuir nenhuma abertura ou furo, de modo que o ar de fora não entre e a umidade interna não escape.

Para finalizar utilizamos a fita adesiva pra “lacrar” nossa UTI.

Finalmente, nossa UTI para orquídeas já está pronta e nossa “paciente” já está internada e pronta para a recuperação. Devemos escolher um local iluminado, porém que não receba a luz direta do sol e evite que nossa UTI se transforme numa “panela de pressão” e a planta não sofra danos nem queimaduras enquanto se regenera.

Dicas extras
O tempo de internação das orquídeas varia conforme seu estado, mas geralmente leva 3, 4 a 6 meses.

Como a garrafa é transparente é importante inspecionar diariamente ou pelo menos semanalmente a UTI com a finalidade de identificar o quanto a orquídea está se recuperando e também observar o aparecimento de mofo ou qualquer alteração.

Se surgir mofo na UTI é importante abri-la imediatamente, lavar tudo com cloro ou álcool, colocar novo substrato e fechar novamente.

estufa

O esfagno deverá ficar apenas úmido, nunca encharcado, pois umidade excessiva favorece o aparecimento de fungos;

Quando notar que as raízes estão com cerca de 5 centímetros, houver brotações e a orquídea tiver uma aparência saudável, já é hora de retirá-la da UTI.

O processo de retirada se dá da seguinte forma: primeiro se abre a parte de cima da UTI e mantenha a muda no interior por mais duas ou três semanas, para que se adapte ao clima externo. Somente depois de fazer o processo de aclimatação é que a orquídea será retirada e replantada, seja num vaso, tronco ou lugar desejado.

Vale lembrar que a UTI para orquídeas aumenta as chances de recuperação, entretanto, não é uma ciência exata, e perdas são possíveis.

Neste artigo trouxemos dicas, mas a experiência de cada um é que determinará o sucesso.

Não existem regras, nem um checklist do certo e errado, a experimentação é quem vai dizer as melhores técnicas no cultivo das orquídeas.

janela lúdica