Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cymbidium_

Cymbidium é uma espécie que tem como habitat natural altitudes mais elevadas de clima temperado. Podem ser encontradas na natureza indiana, no leste e sudeste asiático: China, Japão, Indonésia e Austrália. Portanto se adapta melhor a regiões amenas com o clima um pouco frio. Floresce melhor em clima frio.

Elas vêm sendo cultivadas por milhares de anos na China e agora são plantas populares para jardins residenciais.

O gênero possui em torno de 50 espécies, sendo que a maioria comercializada no Brasil é híbrida. As flores são muito duráveis e se apresenta em forma de cachos, que por sua vez, são considerados apropriados para arranjos florais.

O labelo é parecido com a figura de um barco – daí a origem do nome da planta. A época de floração pode variar bastante, normalmente acontece um pouco antes da entrada da primavera.

Algumas das orquídeas dessa espécie podem atingir uma altura maior do que 1,5 m e, por serem plantas de climas mais temperados, florescem geralmente na primavera. Por outro lado, as variedades das mini-cymbidium são pequenas o suficiente para serem cultivadas em parapeitos de janelas e podem tornar o processo mais fácil.

orquídea cymbidium

É muito comum que as pessoas adquiram ou ganhem a orquídea cymbidium florida mas no ano seguinte a florada não vem. Isso acontece porque esse tipo de planta requer alguns cuidados que, apesar de fáceis, são bem específicos.

Cuidados e características
A orquídea cymbidium é conhecida por florescer melhor em clima frio ou temperado, de forma que o Sul e Sudeste do Brasil são as regiões mais populares para o cultivo da flor.

A explicação para esse fenômeno é a mudança de clima durante o ano, de frio para o calor. Mesmo assim, é possível induzir a floração da cymbidium em regiões o clima é estável e quente o ano inteiro.

A principal características da orquídea cymbidium são suas flores pendentes ou eretas em forma de cachos que se desenvolvem a partir de um bulbo.

Após tantos cruzamentos em laboratórios, não existe uma classificação oficial quanto às formas e cores possíveis da cymbidium no Brasil, as mais comuns são nas cores: rosa, amarela, laranja, amarronzada, creme ou branca.

cymbidium

No Brasil, a época de floração da cymbidium pode variar entre o final de maio até agosto. Em suma, no período que antecede a primavera. No entanto, essa é apenas uma tendência e pode sempre variar e as flores podem se antecipar.

Uma vez florida, ela deve permanecer assim por um mês e só deve voltar a florescer no no seguinte se os seguintes cuidados forem levados em conta:
Luz
As orquídeas cymbidium devem sempre estar expostas à luz solar em um local arejado. No inverno elas podem estar totalmente expostas no verão recomenda-se a meia-sombra: evitar a luz solar direta e dar preferência ao sol da manhã ou do final da tarde.

As orquídeas cymbidium até sobrevivem quando estão sempre expostas ao sol, pois, ao contrário do que muitos pensam, são plantas rústicas e resistentes e acabam se acostumando com a luz. O que costuma acontecer nessa situação de muito sol é que as folhas ficam amareladas.

Rega
Como toda planta, a cymbidium também deve ser regada. No entanto, excesso de água pode matar a orquídea. Recomenda-se regar várias vezes durante a semana com pouca água e nunca encharcando. Use a velha tática de regar quando o substrato estiver seco.

Quando você reparar que os bulbos das hastes florais estão maduros prontos para florir, recomenda-se suspender a rega e voltar a molhar o vaso regularmente após a floração.

No caso de lugares com clima quente mesmo no inverno, o segredo é induzir uma mudança de temperatura durante a noite. Você pode fazer isso regando a orquídea e borrifando água gelada ou deixar algumas pedrinhas de gelo sobre o vaso durante a noite, sem deixar o gelo tocar os bulbos, apenas sobre a terra.

Essa técnica simula uma queda da temperatura e estimula a floração da cymbidium mesmo no inverno.

cymbidium-bordas

Brotos e mudas
As flores da orquídea cymbidium surgem a partir de um broto que leva de 4 a 6 meses para surgir. Quando esses brotos estiverem aparentes significa que novas flores estão por vir e que não é o momento para tirar mudas.

Pode acontecer também de surgirem muitos brotos de uma vez no começo do ano. Se isso acontecer, recomenda-se quebrar algum deles. O excesso de brotos pode afetar na floração dos cachos.

Substrato para o orquídea cymbidium
Apesar de o cymbidium ser um tipo de planta versátil quanto ao substrato, a terra de jardim pode até funcionar mas não é o substrato mais indicado pelo risco de doenças que podem atingir e planta e então matá-la.

Então, você pode usar o substrato que for mais acessível na sua região para plantar o cymbidium pois ele costuma se desenvolver bem. O mais importante é evitar usar a terra retirada diretamente do jardim.

Se o plano é plantá-la em um canteiro sem vaso, faça uma cova funda e preencha com uma mistura de areia e substrato para que ela tenha um esquema de drenagem.

Uma das características exclusivas da orquídea cymbidium é o fato de ela não se adaptar bem acoplada e amarrada em troncos de árvores, diferentes de outras espécies, já que o seu tronco é mais grosso e comprido do que as outras.

Tão importante quanto o solo é o vaso usado no cultivo da cymbidium. Eles devem ser mais altos, arredondados e profundos, já existem no mercado vasos específicos para orquídea cymbidium.

Ela deve ser replantada para um vaso maior a cada ano ou que sejam tiradas mudas para manter o seu tamanho e que ela continue crescendo saudável e forte.

Orquidea Cymbidium verde

Adubação
O ideal é que a adubação seja feita na época após o florada. A cymbidium não exige grandes especificidades quanto ao adubo. Um adubo orgânico é suficiente para a cymbidium..

No entanto, o adubo deve ser usado com bastante moderação porque pode matar a orquídea. Adube-a regularmente com pelo menos 15 dias de intervalo e suspenda a adubação na época da florada.

Outra dica para a adubação é não descartar os bulbos secos pois eles concentram nutrientes essenciais à planta.

Como replantar cymbidium
O replantio da cymbidium pode ser feito com a intenção tanto de criar uma muda ou trocar de vaso. Esse replantio deve ser feito após a época de floração.
* Se o vaso for de plástico, corte-o com uma faca ou tesoura resistente para retirar a planta com toda a raíz;
* Tome cuidado com os brotinhos que estão surgindo e retire o substrato antigo e aproveite para retirar o que já está seco;
* Após encontrar os brotinhos, você já consegue identificar a direção de crescimento da planta, que são as partes que podem ser divididas uma da outra;
* Utilize uma faca e faça um corte que divida o caule da planta deixando um broto novo de cada lado, assim você terá duas mudas;
* Se você não quer fazer mudas, basta pular a etapa anterior;
* Prepare o novo substrato no novo vaso e acomode a planta no vaso escolhido, que deve ser adequado ao tamanho da planta;
* Forre o fundo do vaso com pedras;* Acomode a orquídea e complete com o substrato deixando espaço para o crescimento do broto;
* Regue o vaso sem encharcar e aplique o adubo.

cymbidium-PP-jpg

Dicas para obter a floração em regiões de clima mais quente:
A partir de março, inicie a cada 15 dias a adubação foliar utilizando adubo carregado em fósforo com dosagem inferior ao recomendado pelo fabricante. Faça a adubação logo pela manhã, antes que o sol fique mais intenso.

Utilize nas plantas  o adubo Peters floração, encontrado em lojas especializadas. Se sua região é muito quente, procure introduzir água fria na rega no período noturno – isto instiga o cymbidium a florir.

pingosnas folhas

violeta

As violetas são belas flores que podem embelezar qualquer jardim. Muito populares no mundo todo, elas estão presentes em toda a cultura mundial, sendo símbolo de amor entre divindades e também entre casais.

As violetas são lindas flores, encontradas em diversas tonalidades e muito apreciadas por todo o mundo. Com uma beleza singela, ela mantém suas flores por muito tempo, principalmente quando recebem os cuidados devidos, sendo a escolha perfeita para decorar o interior da casa ou do apartamento.

Outro ponto positivo das violetas é que elas são bem fáceis de cuidar, pois costumam se adaptar facilmente a qualquer ambiente e ainda florescem o ano todo. Não por acaso, estão entre as flores plantadas mais cultivadas no Brasil.

Assim são as violetas, planta cuja beleza tem muitos admiradores. Cercada por folhas verdes cobertas por penugens, que dão a sensação de veludo, as flores são miúdas, abundantes e não apresentam cheiro. Entre os tons mais encontrados estão cor-de-rosa, branco, azul, mesclado e o próprio violeta.

Com um cuidado e cultivo muito simples, a violeta é muito comum em quase todas as regiões do planeta, principal pelo motivo de que esta flor tem uma adaptabilidade muito grande a vários tipos de clima e de solo.

violeta-2

Para florescer a violeta, são precisos alguns cuidados específicos em seu cultivo. Um dos maiores segredos para um cultivo da violeta é a luz que incide sobre a planta. A violeta tem uma grande necessidade de iluminação para que consiga fazer sua floração e também sua fotossíntese.

No entanto, é importante e notável o fato de que a luz não pode incidir diretamente em suas folhas e flores, pois essa planta é sensível ao sol e pode acabar sendo “queimada” pelos raios solares que vêm diretamente ao seu corpo.

Outra dica essencial para cultivar as violetas com flores sempre é a temperatura do ambiente. A violeta não tem grande resistência às noites frias, portanto, é importante que haja uma regulação para que durante as noites a temperatura não fique abaixo de 21ºC.

Não é bom que faça muito calor: temperaturas acima de 30ºC durante o dia podem inibir o florescimento da planta, te impedindo de chegar no resultado devido.

Outra informação relevante para quem deseja saber como cultivar violetas sempre floridas se refere à quantidade de irrigação da planta. Não se deve regar excessivamente a planta.

violetas-111

Geralmente isso impede um crescimento saudável da violeta por causa de fungos que acabam prejudicando as raízes das plantas, e, consequentemente, a sua absorção de nutrientes do solo. O ideal é manter a umidade do solo, nunca encharcando a terra em que a florzinha será cultivada.

Para dar o toque final, saiba que é preferível que o cultivo se dê em vasos, tendo em vista que a necessidade de luz indireta pode acabar impedindo a plantinha de florescer como se deseja.

Portanto, se tiver essa opção, procure por vasinhos de barro, que absorvem umidade e não deixam o solo ficar encharcado, garantindo as necessidades básicas que proporcionam um desenvolvimento saudável e florido da violeta.

Saintpaulia_ionantha

Adubo caseiro para violetas
A adubação é um incentivo interessantíssimo que as violetas podem ter para um cultivo florado. No mercado de adubos e floricultura, existem adubos específicos de solução NPK (Nitrogênio, potássio e fósforo) desenvolvidos para a floração de violetas.

No entanto, se você deseja fazer uma produção caseira desse tipo de fertilizante, damos a receita para você. Você vai precisar de cascas de ovos, húmus e banana para isso.

A combinação de adubo natural (húmus), com cascas de ovos e banana garantirá a proporção perfeita entre nitrogênio, potássio e fósforo em uma planta.

As cascas de ovos são ricas em fósforo, a banana é rica em potássio e o húmus possui alta quantidade de nitrogênio, oferecendo a proporção necessária de nutrientes que garantem o cultivo da violeta.

violetas-1

Como podar violetas
Outra importante tática para cultivar violetas sempre floridas é manter uma poda adequada para a planta.

No entanto, muitas pessoas desconhecem as melhores técnicas de podas especializada para violetas, acabando com sua floração e inclusive em diversos momentos degradando a planta, causando sua morte e desaparecimento de seu belo potencial de ornamentação.

A poda correta da violeta deve ocorrer durante o momento de floração. As flores que já estiverem murchas devem ser cortadas para que os nutrientes se dediquem a novas flores, além do fato de que folhas amareladas e mortas devem ser retiradas o quanto antes para que o desenvolvimento da planta não seja prejudicado.

Também é interessante que você fique atento para pulgões nas plantas, sempre os retirando para que eles não usurpem os nutrientes da violeta.

Outono1

Azaleia00005

As azaleias são lindas flores do gênero Rhododendron L. Apesar de ser originária de países asiáticos distantes, a planta floresce muito bem no clima tropical do Brasil. Ela enfeita e perfuma jardins de todo o país, além de conquistar a todos com sua beleza e exuberância.

Por serem muito resistentes, as azaleias são as flores preferidas dos paisagistas urbanos, isso porque se adaptam muito bem aos ambientes típicos das cidades, como praças e canteiros de movimentadas avenidas.

Tipos de azaleia
Existem mais de mil tipos de azaleia e cada uma possui uma característica especial. As cores mais comuns dessa flor são branco, rosa e vermelho. Mas, atualmente, graças à engenharia genética, é possível encontrar azaleias de quase todas as cores, possibilitando infinitas combinações para o seu jardim.

Além da espécie tradicional, as mini azaleias e as azaleias bonsai crescem em popularidade e, por seu tamanho e delicadeza, são ideais para apartamentos.

Azaleia

Azaleia: planta de sol ou sombra?
Desde as aulas sobre fotossíntese no colégio sabemos que a exposição à luminosidade adequada é essencial para a vida de qualquer planta. As azaleias são plantas de sol e precisam de muita luz para florescer adequadamente.

Portanto, para fazer uma azaleia florescer, deixe-a em um espaço com ampla claridade – quintais e varandas são boas opções de local para cultivo. Caso você prefira manter sua azaleia em um ambiente fechado, garanta que ela irá receber ao menos quatro horas de iluminação solar direta por dia.

Azaleia 0

Como cuidar de azaleia no vaso
Nos dias atuais, nem todo mundo tem uma casa com um jardim amplo e adequado ao cultivo de plantas. Porém, é possível contar com uma área verde em casa mesmo morando em apartamento.

Cuidar de azaleia no vaso é uma tarefa muito simples e irá trazer muita alegria e beleza ao seu lar. Além de garantir a luminosidade adequada, busque proteger seus vasos de azaleia do vento e da chuva, pois esses fenômenos da natureza podem levar à quebra de galhos e flores.

As azaleias precisam de água para florescer, portanto molhe a terra todos os dias para manter o solo úmido.

mini azleia

Mini azaleia: como cuidar?
As mini azaleias são as que ficam floridas por mais tempo! Os cuidados com elas não são muito diferentes dos com as azaleias comuns plantadas em vaso.

Para fazer sua mini azaleia florescer, coloque-a em um local que receba ao menos quatro horas de sol por dia e regue-a com moderação, sempre buscando manter a terra úmida.

Como cuidar de azaleia bonsai
Bonsais são símbolos de beleza e sofisticação, trazendo elegância para qualquer ambiente. Colecionadores de bonsai em geral adoram azaleias e sua linda florada de outono-inverno.

azalea_bonsai

Sua azaleia bonsai deve receber iluminação no início da manhã ou no final da tarde e ter a terra regada diariamente. Cuidado com a rega excessiva: borrife água sobre as folhas apenas em dias de umidade do ar muito baixa.

É preciso podar sempre os brotos que surgirem próximos às raízes da azaleia bonsai, além de também retirar galhos, flores e folhas secas.

Como fazer mudas?
Para fazer mudas de azaleia, é necessário retirar estacas de 7 a 10 cm da planta mãe. É necessário que a estaca tenha folhas, ramificações e aspecto saudável e forte para garantir uma propagação adequada.

Plante as estacas em vasos com uma mistura de areia e terra – em cerca de 60 dias as mudas de azaleia já terão desenvolvido raízes e estarão prontas para serem transplantadas para o local de sua preferência.

azalea-rosa

Como fazer a poda da azaleia?
Podar sua azaleia é muito importante para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado da planta, além de ajudar a azaleia a florescer. As podas devem ser realizadas com cuidado e sempre depois da florada.

Corte e retire os ramos, galhos e folhas secas, não se esquecendo de também retirar as flores já murchas. O processo de poda ajuda a azaleia a florescer, pois estimula uma melhor distribuição dos nutrientes pelo corpo da planta.

chuva no jardim

moringab oleífera

A árvore de Moringa é uma planta conhecida pelos seus múltiplos benefícios, tanto medicinais como nutricionais. Originária da Índia, pode ser atualmente cultivada em muitas partes do mundo graças à sua resistência e adaptabilidade.

Como necessita de estar entre 22ºC e 35ºC de temperatura para ter um desenvolvimento e crescimento ótimos, é uma árvore que pode ser plantada em diversos territórios com condições ambientais quentes e úmidas.

Conheça á árvore
A moringa, também conhecida como árvore da vida, é uma planta de origem indiana que tem múltiplas propriedades medicinais e nutricionais. Por esse motivo, ela se tornou um ingrediente básico com fins terapêuticos da medicina tradicional índia.

É uma árvore resistente e frondosa que pode chegar aos 10 m de altura. O seu cultivo é comum em ambientes quentes e úmidos, podendo ser atualmente encontrada na Ásia, na América, na África e em algumas zonas mais quentes da Europa.

Considerada como uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, praticamente todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins. Nos trópicos, a sua folhagem é usada como forragem para animais.

As suas sementes, oleosas, são utilizadas para a produção do óleo de ben, rico em ácido beénico, usado em pintura artística. Os frutos são cápsulas piramidais arredondadas, com semente com três asas equidistantes.

As folhas são bipinadas. As flores são amarelo-pálidas e relativamente grandes. Têm um aroma muito delicado e são usadas para produzir produtos cosméticos. A sua polinização é efetuada por pássaros e insetos.

arvore-moringa-oleifera

A madeira é usada na produção de papel e de fibras têxteis. As raízes são consideradas abortivas. Quando reproduzida através da técnica de estaquia, produz raízes capazes de conter a erosão dos solos.

A moringa conta com reconhecimento mundial graças ao seu nível nutricional completo, o que permite que seja usada em numerosos remédios naturais. Além disso, tanto a sua raiz como os seus frutos, folhas e sementes podem ser aproveitadas. Entre as suas propriedades é destacado:
* Alto teor vitamínico (vitaminas A, B, C, E e K);
* Rica em minerais (potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, …);
* Efeitos antibióticos;
* Ação anti-inflamatória;
* Rica em antioxidantes,

Tudo isto se traduz em benefícios saudáveis para tratar enfermidades cardíacas, doenças dos rins e da pele, anemia, bronquite, excesso de peso e obesidade, menopausa, diabetes, hipertensão, hepatite, epilepsia, tuberculose ou câncer, entre muitas outras.

Como plantar a moringa em vaso passo a passo
O valor nutricional e medicinal da moringa fez com que se tornasse uma das árvores mais populares que, com certeza, você também gostaria de ter em casa.

Para plantar moringa em casa, você deve ter em conta as condições ambientais que requer: climas quentes e umidade média. Contudo, você deve saber que esta é uma planta resistente que se adapta com facilidade.

Para desfrutar da sua própria árvore da vida, você deve saber que existem três opções de cultivo: por sementes, através de mudas ou comprando a planta diretamente, já um pouco grande, para continuar o seu cultivo.

Plantar sementes de moringa
Se você decidir plantar moringa através de sementes, pode comprá-las em lojas de jardinagem ou em viveiros. É necessário que você germine as sementes, por isso recomendamos que deixe as sementes de moringa em água por, pelo menos, 24 horas antes de plantar.

Com este processo, a casca da semente fica mais macia, o que faz com que germine mais facilmente.

sementes

Depois de terem passado as 24 horas na água, você pode plantar as sementes diretamente na terra ou no vaso selecionado. Antes de semear, umedeça ligeiramente o solo. Coloque a semente a cerca de 5 cm de profundidade e volte a regar depois de colocar a moringa na terra.

Tente manter o solo úmido (sem exagerar) durante os primeiros 10 dias após a plantação da moringa. A sua germinação é rápida e, em uma semana, você notará resultados. Após um mês, você já terá uma pequena árvore de 30 centímetros, aproximadamente.

Se você plantar mais do que uma semente, deixe um espaço de 30 a 40 centímetros entre elas. Se optar por plantar moringa em vaso, o ideal é que ela tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade.

Plantar mudas de moringa
Se você já tem uma árvore de moringa ou conhece alguém que tem, pode cultivar uma nova árvore através das mudas, uma maravilhosa alternativa que se destaca das sementes pela sua rapidez.

Cultivar moringa com mudas é simples. Escolha uma rama que tenha, no mínimo, 30 centímetros de comprimento e 4 cm de diâmetro. Corte ela do tronco principal e plante diretamente no solo ou no vaso selecionado.

Não esqueça que a muda deve ser plantada a uma profundidade de 15 cm, aproximadamente. Com os cuidados necessários, verá que em apenas alguns dias a moringa começa a formar raízes e que nascem novos ramos da muda inicial.

flores da Moringa

Como cuidar de moringa
Depois de plantar as sementes, as mudas ou após ter comprado a moringa já crescida, tenha em conta os cuidados que a árvore requer para se manter e desenvolver.
* Luz: agradece a luz direta;
* Temperatura: A temperatura ideal fica entre os 22ºC e os 35ºC. Por ser uma árvore de climas tropicais, não suporta temperaturas baixas. Contudo, temperaturas superiores a 40ºC também não são indicadas;
* Rega: é muito resistente à secura e apodrece quando tem excesso de água. É importante que o solo esteja bem drenado e a terra sempre úmida;
* Solo: a moringa necessita de solos ligeiros, com boa drenagem e um pouco arenosos. Pode crescer bem em solos pobres, embora se recomende adicionar uma camada de adubo orgânico na hora de plantar.

A moringa é uma árvore que pode crescer muito, atingindo os 5 m de altura ou os 10 na idade adulta. Uma vez por ano  moringa deve ser podada para limitar a sua altura e retirar os ramos velhos para favorecer os que nascem.

Em apenas 8 meses depois do plantio e com todos os cuidados necessários, a sua moringa começará a dar frutos, umas vagens que amadurecem aos 3 meses e que se podem colher.

banquinho