Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cactus-florido

Os cactos com todos os seus espinhos acabam amolecendo o coração de muita gente já que a sua facilidade no cultivo faz com que eles sejam plantas que raramente decepcionam e causam frustrações.

A exceção é no que se diz respeito às flores, já que é preciso tomar alguns cuidados simples e indispensáveis, para que elas apareçam e se mantenham pelo maior tempo possível.

Apesar de teoricamente todas as plantas darem flores, nem todos os cactos florescem facilmente, é por isso que escolher a espécie correta é essencial para que o seu cacto atinja o efeito desejado.

No geral, as flores deles são super delicadas e têm pétalas finas. Já que algumas são mais chamativas e outras nem tanto. Abaixo uma lista de algumas espécies de cactos e seus nomes para te ajudar na hora de escolher os cactos mais floridos:

Rebutia_wessneriana_1

Rebutia
O gênero é conhecido pelo seu formato redondo e flores impressionantes;

Opuntia violacea macrocentra

Opuntia violácea (Palmas)
Espécie originária do México com o corpo achatado, tons violetas, espinhos pretos e dá pequenas flores ao redor da sua folha com tons que variam entre violeta e amarelo;

mamillaria
Mammillaria
Gênero botânico é conhecido pela disposição das flores em formato de coroa ao redor da planta quando surgem;

Cereus
Cereus (Mandacaru)
Esses impressionam pelo tamanho avantajado, assim como a sua flor e cacto branca, que só abrem por uma noite;

Echinopsis
Echinopsis
A beleza deste gênero está na desproporção entre o tamanho do cacto (pequeno) e as flores enormes;

Gymnocalycium-baldianum

Gymnocalycium
Gênero conhecido pelo formato pequeno e redondo e pelas flores delicadas que surgem no centro e nas laterais;

Selenicereus

Selenicereus (cacto orquídea)
O que mais chama a atenção é a flor do cacto orquídea, que costuma aparecer à noite, soltar um perfume delicioso e aparecer apenas uma vez;

stapellaa variegata
Cacto-estrela (Stapella)
Apesar do nome popular, esse cacto com flor em formato de estrela mais é uma suculenta do que propriamente um cacto. Com o perdão do trocadilho, ele não é flor que se cheire.

Já que emite um odor desagradável que atrai moscas. A beleza da flor compensa e o fato dele pode ser plantado diretamente no solo também;

Cuidados essenciais para cactos com flores

Se você tem informações concretas sobre a espécie do seu cacto e sabe o mês que ele costuma florir, aproveite para adubar 2 meses antes.

Um bom substrato aumenta as chances de saírem flores no cacto e protege de fungos e problemas relacionados.

Para produzir flores os cactos precisam de muitas horas no sol. Se o seu cacto fica em um lugar que não recebe iluminação natural sempre, o ideal é que você experimente outros lugares.

No entanto, é preciso fazer essa mudança aos poucos para que ele se adapte ao novo ambiente. Para isso, comece deixando-o por algumas horas, duas vezes por semana até mudá-lo permanentemente para o novo lugar;

cacto
Outro sinal de que o seu cacto precisa de mais sol é observar o sentido em que ele cresce. Se estiver pendente para algum lado, significa que ele precisa de mais exposição solar;

Durante a primavera e o verão, mantenha a terra mais úmida, porém nunca encharcada (para evitar fungos);

Já no outono e inverno, elas devem receber muito pouca água. Se faz frio, recomenda-se tirá-la da friagem e deixar em um lugar com sol;

Tenha paciência, pode levar anos para que surja a primeira flor no seu cacto, mas a beleza é compensadora.

mini cacto

Mini cactos com flores
Os cuidados e espécies de mini cactos floridos são os mesmos com destaque para a dose de delicadeza extra que deve ser levada em conta na hora de manusear com as versões mini das plantas. Proporcione as quantidades de água (muito pouca), substrato, adubo e até mesmo a exposição solar.

Atenção aos cactos com flores falsas
É comum que os produtores e vendedores espetem flores secas ou flores artificiais para ornamentar os cactos à venda e, de certa forma, enganar os consumidores.

A verdade é que essa espécie de marketing pode machucar os cactos e deixá-los mais suscetíveis ao aparecimento de fungos.

As flores originais têm pétalas delicadas e duram pouco tempo. Se você notou que as flores do seu cacto são secas ou artificiais, utilize uma pinça e remova-as com delicadeza. Para ‘cicatrizar a ferida’, salpique canela em pó sobre os furos, isso evita o aparecimento de fungos e outras doenças.

Vale ressaltar que este é um processo diferente do enxerto, espécie de processo ‘cirúrgico’ que une dois cacos e uma das partes pode ter flor.

rio sob ponte

Paphiopedilum - hybrid

As Paphiopedilum são orquídeas famosas pelas formas interessantes de suas flores que se assemelham a uma taça.

É uma orquídea fácil de cultivar e mesmo sem flores sua folhagem é atrativa, constituindo em belo adorno e ambientes internos com luminosidade. Suas flores têm grande resistência, podendo se manter saudáveis por longos períodos.

Trata-se de orquídeas terrestres, de crescimento monopodial, com flores exóticas e solitárias, de labelos côncavos, voltados para cima dando a impressão de chinelinhos. (significado de sistema monopodial: quando o crescimento ocorre por uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta).

Um grande número de espécies é encontrado na natureza, com flores de cores diferenciadas.

orquídea sapatinho

Linda, de fácil cultivo, a orquídea sapatinho, sapatinho-de-boneca, sapatinho-de-moça e queixuda como também é conhecida, é uma planta ornamental quando florida ou não.

Suas folhas verdes e lindas formam um vaso imponente, e quando nascem suas múltiplas flores, únicas em cada haste que se levanta, lá pelo no final do outono e início do inverno, o poder de deslumbramento é único.

As flores da orquídea sapatinho podem variar na cor e detalhes, mantendo as características e o formato que lembra um sapatinho. A orquídea Paphiopedilum é originária da Tailândia, sua floração pode durar em média 30 dias e em quantidade que pode passar de uma dúzia de flores em um vaso quando bem cuidada e no local ideal. A planta tolera temperaturas que podem variar de 10 a 30ºC.

Como cuidar da orquídea sapatinho
A orquídea sapatinho de boneca precisa ser cultivada num local sombreado e muito bem iluminado, podendo pegar raios de sol pela manhã e à tarde, após as 16 horas, ou seja, sol fraco do dia.

Quando colocada em exposição direta do sol, suas folhas queimam, podendo até perder a planta. A orquídea sapatinho de moça resiste a temperaturas entre 10°C a 30°C sem sol direto e vento.

orquídea-sapatinho

Rega
A rega deve ser feita com mais frequência em dias quentes e menos frequência em dias frios, o importante é manter o substrato úmido sem encharcar e com boa drenagem da água.

Substrato
Fazer uma mistura bem homogeneizada, utilizando-se de alguns desses materiais: fibra de coco, casca de pinus, esterco animal bem curtido, areia grossa lavada, sphagnum ou qualquer outro tipo de solo rico em material orgânico desde que seja poroso e não apresente tendências de compactação ao longo do tempo, porque isso irá impedir as raízes de crescer e respirar, levando a planta à morte.

Use cacos no fundo do vaso para drenagem. O vaso pode ser de barro ou de plástico, sabendo que no vaso de barro vai ser preciso regar mais vezes, já que absorve a água rapidamente.

Floração da orquídea sapatinho
Na maioria das espécies desta orquídea a floração acontece uma vez ao ano e no inverno ou dias mais frio e úmido. Em cada haste uma flor única e delicada mostra sua beleza por um período que pode chegar a mais de um mês.

A falta de luminosidade atrapalha a floração, que fica tardia e com poucas flores. Ver fotos abaixo da mesma orquídea sapatinho de boneca no mesmo dia, colocadas em locais diferentes. Uma delas com mais luz e raios de sol que se infiltram pela copa de uma pitangueira e outra colocada à sombra.

orquidea_sapatinho-paphiopedilum

Adubação
Trata-se de uma planta bastante rústica, desde que obedecido às condições ideais para seu cultivo. Não se faz necessária manutenção constante, pois se trata de plantas de lento crescimento, não necessitando de grandes quantidades de nutrientes

Para adubar esta planta poderá usar adubo foliar ou, NPK 10:10:10, dissolvido em água (1 colherinha de chá para 2 litros de água), agitar até dissolver todo o granulado. Borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana, no mês que antecede a floração. Na época que antecede a floração adubar semanalmente.

Poda de limpeza
Manter a planta sem hastes e folhas secas, cortando-as com cuidado sempre que necessário. Usar tesoura esterilizada para evitar transmissão de doenças.

Após a floração nascem novos brotos e raízes.

Multiplicação as orquídea Sapatinho
A multiplicação das mudas deverá ocorrer no início da primavera. Época em que as plantas estarão em pleno desenvolvimento, além de coincidir com o início do período chuvoso.

sapatinho

Procedimentos
Para fazer mudas ou replantar a dica molhar o substrato para facilitar a remoção da planta, do vaso. Com o auxílio de uma espátula estreita,  circundar a parede interna do vaso, para desprender as raízes facilitando a saída da planta.

Fazer uma limpeza generalizada na planta removendo folhas velhas e raízes podres. Isso facilitará o processo da divisão da touceira, que deverá ser feita manualmente. Repartir a planta em duas ou três partes, (dependendo do tamanho da touceira).  Faça isso com cuidado, porque estará dividindo a gema apical da planta. (nó apical).

Preparação dos novos vasos
Colocar uma camada de cascalho de uns quatro centímetros de espessura no fundo de cada vaso para facilitar a drenagem de água. Colocar substrato até a metade do vaso.  Acomodar a nova muda no centro do vaso e completar com o resto do substrato. Regar para molhar bem todo o substrato do vaso.

Colocar os vasos recém plantados em locais sombreados (50%), e protegidos de ventos fortes. Manter constante a umidade do substrato, visto que esta orquídea não possui pseudobulbo, nem caule, portanto não tem como armazenar água, por isto necessita que se mantenha o substrato bem poroso levemente úmido, não encharcado.

Pelos motivos acima descritos, na estação mais quente e seca do ano, devem-se redobrar os cuidados para não deixar a planta morrer de sede.

outono