Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Opuntia microdasys,

O Opuntia microdasys é um cacto originário do México pertencente a família botânica Cactaceae que deve ser cultivado com muito cuidado. É também conhecido popularmente por opúntia, palma-brava

cacto-monstrosus

O tronco verde é dividido em partes (artículos) com muitos pontos equidistantes (espinhos em tufos), possui diversas variedades, dentre as quais podemos citar uma de artículos retorcidos, chamado de monstruosus e uma com artículos em crista, a cristata.

Suas flores amarelas e isoladas surgem nos meses mais quentes do ano.
Seu tamanho reduzido é ideal para formar bacias ou vasos largos e rasos, isoladamente ou em composição com outras cactáceas e suculentas, é ideal para compor jardins rochosos ou desérticos.

Seu cultivo deve ser em locais de sol pleno, em substrato leve e bem drenável, as regas devem ser esporádicas.

flores Opuntia microdasys

É uma espécie tolerante ao frio. Sua multiplicação é feita por estaquia dos artículos.

casinhanolago

Bromelia_balansae

O gravatá é uma bromélia terrestre, cuja folhagem lembra o abacaxi. É uma planta ornamental e produz frutos comestíveis e medicinais. É também conhecida popularmente como caraguatá, coração-de-fogo, caraguatá-do-mato macambira, caraguatá-da-praia, bananinha-do-mato, banana-do-mato-de-balansa.

É uma planta pertencente á família Bromeliaceae e originária da América do Sul – Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e Paraguai.

As folhas são longas, estreitas, de cor verde-acinzentada a avermelhada, com margens armadas de espinhos afiados. Elas são dispostas em rosetas, formando uma touceira aberta. Quando a planta está madura ela floresce, o que ocorre apenas uma vez na vida.

Para a importante ocasião, as folhas do centro mudam de cor, adquirindo tons luminosos de laranja ou vermelho. A floração ocorre na primavera ou no início do verão, despontando inflorescências densas, com numerosas flores brancas, vermelhas ou liláses, protegidas por brácteas curtas, brancas, com ápice longo, estreito e avermelhado.

gravatá

As flores são ricas em néctar e a polinização é feita por beija-flores. Os frutos são bagas ovais, de casca laranja quando maduros, polpa carnosa, doce, ácida e suculenta, que recobre as sementes.

Nos jardins, o caraguatá-do-mato é uma planta de efeito exuberante, devido às cores vibrantes e duradouras de sua folhagem, durante a floração. Plante-a em isolada ou em grupos, em local de destaque, onde possa ser admirada, mas não possa ser tocada.

Também pode ser aproveitada justamente por suas folhas armadas com espinhos, formando cercas vivas defensivas. Seu visual selvagem é valorizado em jardins tropicais, rochosos e de inspiração desértica.

Os frutinhos podem ser consumidos in natura, ou na forma de sucos, xaropes e como aromatizante de bebidas destiladas e licores.

Bromelia_balansae

Curiosidade: Das folhas desta bromélia se extrai uma fibra muito resistente, que pode ser utilizada na confecção de roupas, cestos, cintos, redes e até mesmo cordas de instrumentos musicais.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em um solo drenável, de pH levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado esporadicamente.

As mudas transplantadas devem ser bem regadas até o perfeito estabelecimento das plantas. Aí então elas se tornam bastante tolerantes a períodos de estiagem.

Resiste ao frio subtropical, geadas, ventos e salinidade típica de regiões litorâneas. Sua multiplicação é feita por sementes e por separação dos brotos que surgem em torno da planta mãe. Separe as mudas somente quando elas já apresentarem raízes.

janela-brisa