Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pata-de-urso

A Cotyledon tomentosa é popularmente conhecida pelo nome de pata-de-urso devido o formato de suas folhas.

É uma suculenta, nativa da África, que pode chegar a 50 cm de altura. Essa planta pertence à  família Crassulaceae e de cultivo muito fácil.

As folhas, de cor verde, são dentadas nas bordas. Cada folha tem entre 5 a 10 dentes. As flores, em forma de sino, possuem corola laranja-avermelhada e quase amarelo. Ficam bem em vasos ou em canteiros rochosos com boa drenagem.

flores (Small)

Cultivo
Deve ser cultivada e solo bem drenado e adubações ajudam, mas não são obrigatórios. Vai bem à sol pleno, quando fica bem compacta, mas conseguem se adaptar em áreas sombrias e bem ventiladas. A água deve ser colocada somente quando o solo estiver seco ao toque.

Não toleram geadas e propagam-se por estacas caulinar e foliar. É uma espécie muito variável possuindo várias formas intermediárias.

flores vermelhas

Crassula gollum_1

Planta suculenta com habitat natural em Cabo Oriental na África do Sul. A Crassula cv. “Gollum” é uma suculenta-planta arbustiva muito compacta, com folhas tubulares interessantes que têm um tom avermelhado.

É considerada por alguns um híbrido de Crassula ovata (portulacea). (mas outros supõe que pode ser um cruzamento entre Crassula argentea e Crassula lactea).

Esta é uma cultivar semelhante ao anterior cultivar Jade ‘Hobbit’, mas onde as folhas ‘Hobbit’ estão enroladas para trás ao redor, enquanto a cultivar ‘Gollum’ tem folhas que são quase tubular e parecem ser inclinado como uma ventosa que lembra o JRR Tolkien personagem de mesmo nome.

hobbit jade 700

Ambos ‘Gollum’ e ‘Hobbit’ são interessantes plantas com troncos que se torna espessa com a idade e desenvolvimento de padrões estaminais interessantes.

Estas duas cultivares tem sido consideradas idênticas e as pessoas confundem um para o outro e agora plantas no comércio e entre colecionadores são diversas e muitas vezes chamado de forma inadequada. Mas seja qual for o nome, é uma variação agradável no jade.

A Crassula ovata “Gollum” é uma pequena moderação ramificada, arbustiva, ereta, suculenta, que podem crescer lentamente até 50-80 cm de altura por 30-60 cm de largura.

Suas hastes são robustas, segmentada com ramificação do tronco, que pode ser moldado para criar formas de bonsai espetaculares.

As folhas são tubular, formato de trompete, cada uma delas com a extremidade em forma de “ventosa”, ordenadas, verde profundo lisa, brilhante na cor com leves manchas  geralmente com margens da folhas vermelhas brilhantes; o novo crescimento é vermelho.

flores da crassula ovata gollum

Suas flores são em cachos, pequenas, com formato de uma estrela, branca ou rosadas, com estames cor de rosa.

Cultivo
Planta ótima para vasos e cultivo dos bonsais, e o tronco se torna muito espesso com a idade, desenvolvendo padrões interessantes. As plantas jovens irão quadruplicar de tamanho em apenas um ano. Precisa de pleno sol a sombra parcial e uma mistura de solo bem drenado.

Na estufa usar um adubo num substrato com muita drenagem. As plantas devem ser bem regadas e permitir secar completamente antes de molhar novamente. Fertilizá-los uma vez durante o período de crescimento com um fertilizante equilibrado diluído para metade recomendado.

Orelha do Shrek - Crassula gollum

Deve passar o inverno em estufa ou dentro de casa (com muita luz). Durante os meses de inverno, as plantas são regadas apenas o suficiente para evitar o murchamento das  folhas.

A razão mais comum para o fracasso no cultivo dessas plantas é rega excessiva. Raramente tem qualquer doença apenas aspecto pálido, e tendem a ficar em torno do tempo de floração primário (inverno para início da primavera), resistente até -1ºC.

Crassula portulacea 'Gollum'

É propagada por estacas de folhas e tronco. As compensações estão prontamente disponíveis e estacas raízes facilmente, também pode-se propagar por folhas-estacas muitas vezes caídas ou quebrados se auto semeando na base.

mar