Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




(Myrciaria Cauliflora

A jabuticabeira é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e por isso é considerada bem brasileira. E considerada uma planta ornamental, já que em determinadas épocas desabrocham lindas flores entre as suas pequenas folhinhas.

Ela pode crescer e começar com um tamanho de arbusto e apenas 3 m de altura. Depois que começa a se desenvolver, pode atingir até 15 m de altura. Ela é bastante ramificada, com troncos claros e muitas cascas.

Suas folhas são pequeninas e ovais. Durante determinada época, suas pequenas flores desabrocham na cor branca, surgindo nos troncos e ramos, podendo atrair diversos tipos de insetos polinizadores.

jabuticabas

O fruto que nasce na jabuticabeira é conhecido por jabuticaba. O frutinho tem apenas entre 1,5 e 2,9 cm de diâmetro. Ela é pequena e com a cor roxa tão escura que se confunde muito com o preto.

As jabuticabas são bem esféricas e globulosas que podem variar também na cor verde e rosada. O fruto é doce com a polpa bem esbranquiçada e possui até 4 sementes.

Cultivo
A jabuticabeira tolera certos tipos de clima, o tropical ou subtropical úmidos seriam ideais para o seu desenvolvimento, já que a planta não suporta épocas de secas prolongadas e nem geadas. O melhor solo é o sílico-argiloso, com pH 6,5 a 7,0, fértil, bem drenado e boa umidade.

A árvore não suporta ambientes em que os ventos são muito fortes e por isso, em locais de plantios comerciais são usados os famosos quebra-ventos.

jabuticabeira

Observações importantes
Com relação a rega da jabuticabeira, em regiões onde as chuvas são poucas ou irregulares será preciso regar a planta ou fazer irrigação controlada no pomar.

Como plantar e adubar
Para plantar a árvore, faça uma cova no solo, maior que o torrão da planta. Lembre-se de umedecer o solo antes de ir plantando a sua jabuticabeira.  Coloque bastante areia na cova para garantir uma drenagem bastante eficaz para a sua plantinha.

A adubação é bem simples e é aconselhável que seja o adubo animal: Colocar 2 – 5 litros de adubo animal curtido misturado a um pouco de húmus de minhoca, que tem o pH ideal para esta planta.

(Myrciaria Cauliflora

É importante lembrar que a muda da jabuticabeira deve ficar no nível do solo, sem cobrir demais o seu tronco. Observe o recipiente em que a árvore veio para ter uma noção de profundidade.

A dica de como plantar a sua jabuticabeira de maneira eficaz ao seu desenvolvimento, consiste em retirar ramos secos e aqueles que tendem a entrar para o meio da copa, fechando-a, diminuindo assim a luz no seu interior com a consequência de menor florescimento posterior.

Para os estados ao sul do Brasil, é aconselhável adubar a planta em todos os invernos: Adubar todos os anos no inverno para os estados do sul e no período das chuvas para os demais.

Adicionar adubo animal curtido e adubo NPK na projeção de sua copa, num sulco feito ao redor da planta. Lembre-se que você terá que regar bem a Jabuticabeira para que ela não seque e morra.

jabuticaba flor

O que fazer quando a jabuticabeira não dá frutos?
A árvore das jabuticabas pode não dar frutos e nem flores durante muito tempo. A explicação do porque desse comportamento, é porque a árvore pode se de pé franco, quer dizer, ela é proveniente de sementes, quando então a muda poderá crescer vários anos sem florescer ou frutificar. Adube a muda todos os anos e regue bem na primavera.

Onde plantar?
A jabuticabeira é ideal para locais como quintais ou pomares. Estes lugares são os mais indicados justamente por causa dos frutos, que azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais.

As jabuticabeiras também são cultivadas como bonsai e em vasos nos mais diversos jardins, principalmente a variedade Sabará, que se dá muito bem nestes locais por ter o porte bem menor do que uma Jabuticabeira normal.

água-energia

quaresmeira-rosa]

A floração exuberante da quaresmeira deixa de olhos abertos até mesmo das pessoas que não são conhecidas por apreciarem espécies florais. Sua floração simboliza a elegância e exuberância dos traços, mesmo com porte de pequeno a médio, podendo atingir no máximo 12 m de altura. Conta com folhagem simples com nervuras longitudinais marcadas com margens inteiras.

Espécie ornamental
Duas vezes por não acontece à floração, precisamente no outono e na primavera. Flores abundantes contam com estames arroxeados. Em algumas variedades pode existir o desenvolvimento das róseas. Conta com frutos amarronzados de tamanho pequeno.

Mesmo quando não está no formato de flor, quaresmeiras são consideradas espécies ornamentais. A copa possui cor verde escura no formato arredondado. Dependendo da variação a folhagem pode ser perene ou semi-decídua.

Em consequência das enormes qualidades as quaresmeiras são escolhidas com frequência no projeto de arborização urbana brasileira.

Possui o poder de trocar gases quentes por oxigênio fresco. Jardins, parques, praças, avenidas e calçadas possuem dezenas de espécies dos gêneros nas zonas imobiliárias de alto valor em nível mercadológico.

quaaresmeira-flor

Cultivo
E
specialistas apontam que a quaresmeira deve ser cultivada de baixo do sol extremo e solo fértil, de preferência enriquecido e irrigado com matéria orgânica no primeiro ano.

Árvore rústica, pioneira e cultivo são considerados simples se comparadas com outras espécies florais. Natural da Mata Atlântica prefere se desenvolver com qualidade em climas tropicais e subtropicais, tolerando frios em níveis moderados.

Procure plantar em saquinhos de terra ou areia. A irrigação deve acontecer todos os dias. Em covas definitivas devem existir aberturas de 40X40X40 cm e espaçamento de 3X3, no mínimo.

Necessário ainda fertiliza entre 10 e 15 litros de esterco curtido e 100 gramas de NPK. Depois disso se faz necessário continuar com o esquema de fertilização anualmente. Use a cobertura morta, que por consequência aumenta a disposição de água ao desenvolvimento.

tibouchina

Quaresmeira do Brasil
A Bahia representa território brasileiro com maior número de quaresmeira. A quaresmeira é uma árvore brasileira pioneira, presente de maneira principal nas encostas atlânticas do território nacional.

O nome foi originado por causa das cores existentes nas flores ao final da floração. Além de variedades de flores rosadas também existe abundância de espécies rosadas.

Poucos cuidados à Quaresmeira
O paisagismo requisita a espécie por causa da beleza da espécie. Como possui porte baixo, fica ótima para ser plantadas em calçadas estreitas sem colocar em cheque o sistema de rede elétrica. Suporta climas quentes e solos pobres. Por este motivo que representa espécie certa nos projetos de replantação de áreas com biomas devastados.

sementes de quaresmeiras

Sementes de Quaresmeira
Qualquer loja especializada em semente situada no território brasileiro possuem unidades de quaresmeira. Ela possui germinação em nível baixo, em torno de quinze por cento, visto que grande parte das sementes não tem embrião.

Mesmo assim, as sementes são numerosas e pequenas. A espécie depende de maneira direta da presença de luz. O período de emergência acontece entre sete e trinta dias depois da semeadura.

Quaresmeira e paisagismo
Caixotes ou tubetes podem ser usados na semeadura até que a espécie atingia altura entre dez e quinze centímetros. O paisagismo costuma a traze alguns senões para proteger a planta dos galhos frágeis.

Nos parques o florescimento deixa a todos os visitantes surpresos em consequência do vasto colorido que torna a paisagem com efeito ornamental. As cores das flores possuem púrpuras arroxeadas com plantas e unidades florais de cor lavanda, branca e rosa.

Ao sacudir o fruto acontecem as quedas de sementes, demonstrando o momento de realizar a colheita. Os ramos que geram as pequenas frutas são colocados sobre plástico ou lona plástica. Deixe no sol por algumas horas.

Tibouchina granulosa

Sementeira de Quaresmeira
*
Utilize as caixas especiais para preparar a sementeira, caso dos caixotes e canteiros. Nos substratos os especialistas indicam utilizar compostos orgânicos compostos por folhas peneiradas. Procure regar com pequenos jatos finos.
* Coloque maior número de substrato seco nas sementes, peneirando em pequenas camadas finas. Coloque o tecido no substrato para evitar com que as mudas fiquem desplantadas por causa das constantes regas.
* Cubra com saco plástico e mantenha úmido.
* Para a taxa de germinação ser considerada baixa levam algumas semanas. Depois do prazo da emergência retire os plásticos e suspenda o tecido no sentido de manter a umidade do substrato.
* No momento em que as pequenas plantas chegarem a cinco centímetros o transplante pode ser feito do vaso para o local de cultivo.
* Levar para os canteiros e comece a estrutura à formação da árvore.
* Deve ser usado adubo animal do curral e bem curtido no substrato de cultivo composto por folhas orgânicas e vegetais, em areias, com partes semelhantes.

passarinhos

flores

É durante esta época do ano que todos se cansam de ir para fora por causa do calor e umidade deixando assim as plantas para apenas crescer por conta própria. Neste tempo do ano elas precisam de cuidado para lidar com o calor e umidade.

Há diversas condições que precisam ser tomadas aos vegetais em jardins, gramados, plantações de árvores e arbustos. Se não existir água o suficiente dentro do solo as espécies podem morrer em consequência da falta de hidratação. Por este motivo que todo o cuidado é pouco com jardinagens de verão.

Algumas vezes existem àquela oportunidade de viajar, mas muitos rejeitam com medo de que as plantas e flores não fiquem cuidadas o suficiente para entrar em desenvolvimento. Porém, se alguns passos básicos foram colocados em prática à preocupação pode ficar longe da cabeça e a viagem de verão melhor desfrutada.

flores no verão

Evite o estresse
Com o calor e umidade, as árvores podem começar a mostrar estresse por calor. Se as folhas começam a girar o marrom da ponta das folhas para dentro, provavelmente estão ficando quentes e secas. É necessário ter certeza de que está regando as árvores de maneira profunda e lenta.

É necessário também obter solo saturado para ajudar a lidar com o estresse por calor gerado na planta. Arbustos e tipos de espécies perenes precisam ser regados desta forma para garantir que não fiquem secos. Hortas precisam de cerca de um centímetro de água por semana para garantir que não fique muito seco.

images

Cortar e regar
Não representa ótima ideia usar fertilizantes ou controlar as plantas daninhas nos gramados nesta época do ano. As plantas da grama sublinham ao calor e umidade – ao colocar fertilizante no jardim neste momento existe alta chance de acontecerem queimadas no gramado. Isto também é verdade com herbicidas, queimam as espécies ao redor da área onde foi espirrado o spray.

A única coisa que você deve fazer para o seu quintal nesta época do ano é podar e regar no sentido de mantê-lo dormente. Fungicidas podem ser usados se doenças fúngicas aparecem no quintal.

As doenças mais comuns revelam manchas marrons que geram lesões que percorrem todo o caminho através da lâmina e tem margem de marrom-avermelhado em torno da lesão.

Essas manchas podem gerar cerca de 6 a 12 cm de diâmetro. Você pode usar fungicidas para o controle de doenças do gramado, no entanto, todas as doenças fúngicas devem ir embora quando mudam as condições ambientais. Por este motivo nem sempre há necessidade de tratar.

regar

Sistema automático de rega
Instale sistema automático. A maioria dos centros de jardim e home centers tem linhas de irrigação por gotejamento que lhe permitem correr água para qualquer estrutura de jardinagem. A linha de alimentação da torneira ao ar livre pode se ramificada em ramos laterais.

Use temporizador operado por bateria para a mangueira de jardim, controlável de forma automática conforme tempo e duração da rega. Isto é mais fácil do que parece e pode poupar trabalho, mesmo quando se está em casa.

flores de verão

Cuidados com as plantas nas férias de Verão
1.
Grupo dos potes deve ficar em pontos obscuro e também fora do vento. Isto irá manter a perda de evaporação em nível mínimo.

2. Use cestos, mais vulneráveis a secar porque são atingidos por brisas de todos os ângulos.

3. Considere dar ao recipiente o refúgio das plantações no interior, enquanto você estiver fora. É tipicamente mais húmido com menos evaporação ali, mais a luz baixa irá abrandar o crescimento e, como resultado, aumentar a demanda de água.

4. Coloque pires embaixo. Plantas ao ar livre devem ter furos de drenagem no fundo.

5. Segure o fertilizante. Plantas não são animais de estimação que necessitam de boa alimentação antes dos donos saírem de férias. A superalimentação é contra produtiva. Impulso de fertilizantes vai incentivar o crescimento e, portanto, a demanda de água. O objetivo é oposto, ou seja, estimular crescimento devagar até o momento da volta de férias.

6. Use tecnologia automática. A maioria dos centros de jardim e home centers tem linhas de irrigação por gotejamento que lhe permitem correr água para qualquer estrutura de jardinagem. A linha de alimentação da torneira ao ar livre pode se ramificada em ramos laterais.

7. Adicione a água de absorção de cristais. Olhe em centros de jardim para a água de absorção de polímeros. É melhor para misturar estes no solo antes do plantio, mas se ainda tem espaço para trabalhar, arranhe alguns cristais, que sugam a água e libera quando o solo dos riscos da seca.

8. Contrate algum office-boy de plantas. Ou seja, em troca de algumas moedas o vizinho pode regar o jardim até a data da volta dos donos da cada.

9. Use entre duas e três polegadas camada de casca ou palha de madeira sobre as camas do jardim.

rosas

10. Não se preocupe com o gramado. Mesmo ao largá-lo por uma semana ele fica seco e marrom, situação que melhora conforme a periodicidade de chuvas. Gramados podem sobreviver a quatro semanas sem umidade, mesmo depois de terem ficado marrom no verão.

11. Aumente os vasos e cestas. Mais volume de solo significa que os recipientes não devem secar tão rápido quanto os pequenos.

12. Forre o interior das cestas de suspensão com musgo de plástico. Vai reduzir a evaporação. Só não forre o fundo para não impedir a drenagem.

13. Adicione a água de absorção de cristais de polímeros à mistura de envasamento no momento do plantio.

14. Escolha as plantas mais tolerantes à seca, como vinca, salvia e begônias. Aposte nas variedades maiores de espécies perenes.

15. Comece o controle da mancha em plantas de tomateiro para evitar a podridão final.

16. Realize a colheita passada de ruibarbo no final do mês para permitir que as raízes armazenem energia para a próxima temporada.

17. Amarre escaladas de rosas para treliças.

18. Realize a colheita passada de ruibarbo no final do mês para permitir que as raízes armazenem energia para a próxima temporada.

19. Palha você jardim depois que o solo se aqueceu no final do mês.

20. Fertilize com cuidado os gramados, flores e jardins no verão.

trovador