Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




aeschynanthus_2-600_600

A flor-batom é uma espécie herbácea pertencente à família Gesneriaceae, nativa de Java, uma região de florestas tropicais. Planta pendente que costuma ser cultivada em vasos ou jardineiras postas em locais altos. Os rizomas possuem boa capacidade de otimização das funcionalidades do substrato, desenvolvendo densos caules com muitas ramificações.

As folhas são perenes, de estética simples, dispostas em pares opostos nas hastes, são ovais, acuminadas e de textura serosa. As flores dessa espécie são vistosas, de coloração vermelha, com cálice tubular de cor variando de tom esverdeado ao avermelhado, com corola na cor vermelha de formato tubular, com as pétalas espaçadas e de pontas arredondadas.

Formadas nas pontas das hastes, as flores da planta-batom florescem, normalmente, quando a primavera está para findar e, a floração perdura até o final do verão.

A planta-batom pode ser cultivada em todo o Brasil, porém nas regiões de invernos mais rigorosos, recomenda se que a espécie seja cultivada sob alguma proteção durante outono até a chegada da primavera. A espécie tem como uma das características mais evidentes a grande ramificação das hastes, as quais chegam à mais de um metro de comprimento.

Por essa última razão, é comum e de boa aceitação da planta que ela seja cultivada em vasos suspensos, assim você permite que essas hastes cresçam livremente. Fato que destaca os muitos ramos pendentes e, também, facilita o acesso de beija-flores às flores da planta, pássaro conhecido pela preferência dessa espécie.

Aeschynanthus-Pulcher2

Propagação
As mudas dessa espécie pode ser feita através do corte de touceiras ou, também, por estaquia de hastes. Após o período da floração ou já no início da primavera há a possibilidade de remoção de uma haste, atente para remover aquela que esteja menos à mostra, assim você não prejudica a estética da planta.

Depois de escolhida a haste, remova as folhas da base e enterre a haste em um vaso com areia umedecida ou com perlita ou com uma mistura de casca de arroz carbonizada com composto orgânico.

Coloque o vaso com a haste recém removida em local protegido das imtemperies do tempo e, cuidando sempre, para que a umidade do vaso seja mantida. Quando a haste começar a se desenvolver no vaso, significa que a haste enraizou, ou seja, você possui uma nova muda da espécie.

Tendo se certificado do enraizamento da planta, transplante a com calma para outro vaso com terra de boa qualidade. Lembre se de regar o vaso quando o ar estiver com pouca umidade.

flor-batom

Cultivo da espécie
A planta-batom desenvolve se bem sob meia-sombra, em local de solo com bom dreno e enriquecido com matéria orgânica. A rega da planta deve ser feita apenas quando a superfície do substrato estiver com baixa umidade ou, caso você more em uma região muito quente, ao menos a cada dois ou três dias, melhor dizendo, sempre que o ar ficar com pouca umidade, fique mais atento com a rega da planta.

Uma dica importante é notar se as folhas da planta-batom se desprendem com facilidade quando as tocamos, isso é um sinal de que o vaso está úmido em excesso. Outra característica notável dessa planta é que ela gosta de se manter em um local e lá ficar, em outras palavras, escolha um local e deixe a lá se desenvolvendo vistosamente.

Adubação
Somente adube a planta-batom quando o exemplar que possuir estiver bem desenvolvido e acostumado com o local em que estiver. Preferencialmente, faça a adubação da planta com adubo orgânico.

Uma dica é utilizar adubo bovino, o qual é rico em fósforo e ajuda numa melhor e mais rápida floração. Porém, seja qual for o adubo escolhido, coloque pequenas quantidades na terra do vaso, conforme a quantidade e frequência indicadas na embalagem do produto.

Utilização da planta como elemento decorativo de espaços externos e internos:
Pela descrição da espécie logo se nota o potencial ornamental da planta. Mesmo quando não está no período de floração, essa espécie agrega beleza ao ambiente em que está pela grande ramificação das hastes que crescem a a partir da touceira.

florbatom

A planta-batom pode decorar ambientes internos, desde que esses possuam boa luminosidade indireta e natural. Para aqueles os quais gostam das flores vermelhas que marcam a espécie, porém não possuem um local interno ideal, a dica é cultivar a planta em um ambiente externo até o início de sua floração.

Contudo, vale lembrar que mudanças bruscas afetam o bom desenvolvimento da planta. Para que a espécie não sinta tanto a mudança de ambiente, traga a para o ambiente interno, deixe a por uma semana e leve a novamente para o ambiente externo, a fim de recuperar a planta.

Ambientes com decoração rústica ou moderna combinam com a planta-batom. Obviamente os ambientes rústicos são mais fáceis de receberem plantas como elemento decorativo. Para garantir que os ambientes mais modernos combinem com uma planta, coloque-a em um vaso com estilo mais moderno, com cachepô metálico ou de vidro por exemplo.

Outra dica é combinar as cores. Se a decoração da sua casa for de cores claras ou neutras, as flores vermelhas da planta-batom serão um charme à parte.

Essa é uma planta a qual está costumada à luz forte, porém sempre indireta. Indica se pendurar o vaso próximo de uma janela ou debaixo de uma lâmpada própria para estimular o crescimento de plantas, caso você a cultive em ambiente interno ou externo e pouco iluminado.

Os extremos da luminosidade não agradam essa espécie. Ou seja, o excesso de sol ou a falta dele são duas condições as quais prejudicam o acontecimento da fase de floração da espécie.

Solo ideal da Planta-batom
A planta-batom prefere um solo leve e gaseificado, para os casos de cultivo em ambiente interno. Uma dica que agrada a planta é fazer uma mistura de um pouco de violeta africana com bastante perlita e acrescentar no solo. Lembrando se sempre de que o solo deve estar bem drenado.

outono_!!

Cymbidium híbrido

As estações do ano estão relacionadas ao ciclo das plantas, desde à semeadura até a colheita. A primavera é a época do plantio e da germinação; durante o verão, as plantas crescem e se tornam maduras e no outono são colhidas.

Iluminação, temperatura, umidade são os fatores principais que mudam ao longo do ano e possuem uma influência muito grande em sua orquídea. O cuidado, portanto, deve estar em sintonia com as necessidades de cada estação.

Em nosso hemisfério (Sul) o verão inicia no dia 21 de dezembro, o outono se inicia em 21 de março. Após o outono temos inverno que se inicia em 21 de junho. Finalmente chega a primavera em 23 de setembro e um novo ciclo se inicia.

Se a primavera é um momento de mudança evidente não podemos dizer o mesmo do Outono. O verão para insistir em permanecer conosco. O outono é um período de redução geral de atividades de sua planta, uma desaceleração que culminará no inverno. Trata-se de um momento delicado em que a planta deverá ser observada de perto.

Circulação de ar
Com as temperaturas mais frias do outono, insetos e fungos vão começar a invadir a sua coleção, se você deixar. Boa organização e circulação de ar vai ajudar a manter as coisas sob controle.

É natural pensar que menos ventiladores (caso suas orquídeas sejam cultivadas em estufas) são necessários, pois a temperatura caiu, mas mantenha-os a um ritmo inferior para desencorajar bolor e fungos. Mantenha-se atenta para cochonilhas e outros insetos.

Miltonia Clowesii

Planeje remover cortinas em estufas
À medida que os dias ficam mais curtos, o nível de luz também será reduzido. Se você tem uma cortina na estufa será necessário removê-lo no final de maio ou início de junho.

Quando for fazer isso, certifique-se de deslocar suas plantas de modo que aquelas que podem tomar os níveis mais elevados de luz irão providenciar sombra para as que não precisam.

É muito fácil que as folhas que necessitam um nível baixo de luz, se queimem quando você faz uma mudança brusca como esta.

Preparo para trazer suas orquídeas para dentro de casa
Maio é um mês extremamente variável na maioria das regiões e requer vigilância para cultivadores de orquídeas, que precisam ser vigilantes com essas temperaturas noturnas para que suas plantas não passem frio.

Comece verificando suas plantas para ver se não há insetos nos vasos, limpe os revestimentos onde insetos podem se esconder e apronte suas plantas para leva-las para dentro de casa a qualquer momento.

regas

Regas
Outono e primavera são as épocas mais difíceis do ano para regar orquídeas, especialmente ao ar livre ou em estufa. A redução do calor e menos horas de luz no dia fazem com que as plantas cresçam mais lentamente e, portanto, precisam de menos água. Você precisa ter muito cuidado para não regar demasiadamente.

Lembre-se de que à medida que a temperatura cai diminui a necessidade de água de sua orquídea.

Adubação
Você deve diminuir a adubação para a maioria das orquídeas a partir do final de março. Com um crescimento menor a necessidade de alimento diminui, portanto adubar a planta pode resultar em um acúmulo desnecessário. Vale lembrar que a presença excessiva de sais acaba prejudicando o sistema radicular e pode inclusive, levar a planta à morte.

Lembre-se de que existem algumas exceções, cujo florescimento ocorre no fim do outono e até no inverno. Portanto, essas plantas requerem nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, sendo esse último imprescindível para a floração.

Os fertilizantes de liberação gradual constituem uma boa solução para os meses de outono.

Replantio
Evite o replantio durante o outono.

janela-café

Rhynchostylis11

As estações do ano estão relacionadas ao ciclo das plantas, desde à semeadura até a colheita. A primavera é a época do plantio e da germinação; durante o verão, as plantas crescem e se tornam maduras e no outono são colhidas.

Iluminação, temperatura, umidade são os fatores principais que mudam ao longo do ano e possuem uma influência muito grande em sua orquídea. O cuidado, portanto, deve estar em sintonia com as necessidades de cada estação.

Em nosso hemisfério (Sul) o verão inicia no dia 21 de dezembro, o outono se inicia em 21 de março. Após o outono temos inverno que se inicia em 21 de junho. Finalmente chega a primavera em 23 de setembro e um novo ciclo se inicia.

oncidium twinkle jasmin

Cuidados com as orquídeas no Verão
O verão é um momento delicado para as orquídeas. Nessa época as plantas estão em seu ápice de atividade e exigem atenção redobrada. Altas temperaturas e forte luminosidade devem ser preocupações constantes para manter sua orquídea em ambiente adequado.

Com o aquecimento do tempo, aumente a frequência de rega conforme for necessário
Se você tiver suas orquídeas em áreas externas, não deixe de conferir os vasos todos os dias.

Uma sugestão muito boa é aprender a sentir o peso do vaso após ter sido regado e o peso dele seco. Essa é uma maneira simples de saber se as plantas precisam de água. Preste atenção para rugas nos pseudobulbos, isso é sinal de pouca irrigação.

A quantidade de água requerida pelas espécies pode variar muito, de acordo com o tempo, o que constitui um fator às vezes surpreendente. Durante os períodos prolongados de calor e sol, um exemplar, às vezes, necessita de regas diárias.

Mas, em épocas mais frescas e chuvosas, o mesmo exemplar exige menos água, ocasião em que você deve molhá-lo apenas uma ou duas vezes por semana.

Sophronitis cernua_1

Todas as orquídeas precisam de sombra durante o meio dia
Em todas as partes exceto as partes mais ao sul do país, suas orquídeas crescerão maiores com luz de manhã cedo e um pouco de sombra o resto do dia.

Algumas variedades, como o Cymbidium, podem tomar sol a tarde inteira, mas a maioria das outras vão apresentar queimaduras solares se forem expostas.

A Phalaenopsis vai queimar facilmente, com grandes áreas de amarelo e preto, onde elas receberam muito sol. As Cattleyas irão primeiro apresentar um avermelhado nas folhas, o que indica que elas estão no limite de exposição para essa variedade de orquídea.

Eventualmente, elas também exibirão amarelamento e folhas danificadas. A Oncidiuns vai mostrar queimaduras nas extremidades da folha.

adubação

Adubação
Grande parte das orquídeas necessita de mais nutrientes nos meses de verão, o comum é proporcionar um fertilizante a cada semana ou quinzena, de acordo com sua velocidade de crescimento.

Adubos que podem ser misturados à água são particularmente interessantes, mas não se iluda com um processo inicial; lembre-se de que o excesso de fertilizante pode ocasionar danos severos no sistema radicular causando até mesmo a morte de sua orquídea.

Antes de adicionar fertilizante lembre-se de molhar o substrato. Se o plantio ocorrer no final do verão talvez nem seja necessário adubar.

descanso_1