Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Kalanchoe

A kalanchoê é uma das flores ornamentais mais belas que se pode ter em seu jardim. A fim de criar um jardim agradável e que possua uma planta que agregue beleza estética ao plano dado ao ambiente, é importante que o cultivo seja adequado e condizente com as necessidades que o vegetal necessita.

Para isso, os conhecimentos do cultivo do kalanchoê devem ser dominados e executados, especialmente no que se refere ao florescimento. Caso a planta perca suas flores, ela perderá o seu valor ornamental.

Nesse artigo você terá as melhores dicas de como fazer um kalanchoe florescer de novo, aplicando as melhores técnicas de jardinagem para que seu jardim seja um sucesso.

calandiva

Como fazer kalanchoê florir
A kalanchoê necessita de alguns cuidados básicos na hora de seu cultivo. A primeira coisa que deve se fazer é a poda constante da planta, para que ela não desperdice os seus nutrientes que iriam para a reprodução das flores no crescimento de seu corpo.

Reprodução do kalanchoê
Para acelerar a reprodução da kalanchoê, lhe dando mais flores, é necessário que você alcance um equilíbrio importante na hora de cultivá-la.

Para garantir a reprodução da planta, é importantíssimo que você a regue a cada dez dias o vaso e também que mensalmente faça sua nutrição com o adubo fertilizante NPK 20-20-20, preferencialmente orgânico e que possua qualidade para abastecer a kalanchoê de nutrientes para que ela tenha um bom florescimento e uma boa reprodução. É através da adubação da planta que vem os principais incentivos naturais à floração

Outros processos importantes para a floração têm como base a simulação da noite durante 14h do dia, a exposição direta a luz do sol. Também nunca a deixa exposta à temperaturas que fiquem abaixo dos 10ºC e acima dos 35ºC. Essa é uma planta que é acostumada com temperaturas médias e não suporta frio ou calor excessivo, devido a sua sensibilidade no trato.

calandivas

Poda
Uma das partes mais importantes do cultivo da kalanchoê é que se pode seu corpo, especialmente as partes da planta que estão secas ou mortas, pois essas absorvem nutrientes e danificam o crescimento dela.

Também não deixe que a planta acabe crescendo demais porque se não você pode perder os nutrientes que iriam para as flores para seu crescimento. Se estiver a kalanchoe apodrecendo, pode tudo que seja possível, exceto o caule central, pois se não a planta morrerá de qualquer maneira.

Outros cuidados
Não deixe a kalanchoe exposta a chuva por muito tempo, pois a acidez da chuva pode acabar maltratando as flores. Utilize pesticidas orgânicos e preferencialmente naturais para retirar fungos e pestes, e caso não funcione, pode as regiões da planta que estão sendo afetada pelos males das pestes.

Se as plantas não forem devidamente cuidadas e caso sua saúde não esteja no ápice, seu florescimento, comum do início do inverno até o final da primavera.

kalanchoê branco

Como fazer mudas de kalanchoê
Para fazer mudas de kalanchoê, o processo e bastante simples. Para uma planta saudável, basta que você tenha uma planta já crescida e florescida. Posteriormente, você deve retirar uma estaca dessa planta já crescida, com tamanho de cerca de cinco centímetros.

Retire da base dessa muda algumas folhas e deixe-as secar por três das. Após esse período, plante a estaca em um potinho de hormônio enraizador, produto que você pode encontrar em qualquer floricultura. Após a estaca criar raiz, basta colocá-la no solo.

Durante duas ou três semanas, é importante que você coloque um saco plástico em cima da kalanchoê para simular um ambiente extremamente úmido, regando com frequência. Abra alguns buracos por cima do saco para manter a oxigenação e aguarde o florescimento com sucesso da sua kalanchoê.

brisa_2

ciclame

Conhecidas como rainhas do inverno, os ciclames são originários da região do mediterrâneo. Eles recebem esse apelido devido ao seu florescimento, que acontece final do outono e começo do inverno europeu. Não são plantas altas, variando entre 20 e 30 cm.

Devido ao formato único dos ciclames, cujas pétalas se assemelham a pequenas borboletas com asas fechadas e folhas que lembram pequenos corações, a beleza destas flores chama a atenção.

A variedade de cores é outro fator que faz estas plantas serem tão apreciadas, podendo ser encontradas nas tonalidades: salmão, branca, lilás, rosa, vermelha e um mix de cores, que alguns espécimes apresentam.

ciclame (1)

Cultivo
Embora sejam ligadas ao inverno, não são plantas que gostam de temperaturas abaixo dos seis graus e, com alguns cuidados, podem ser tranquilamente cultivadas aqui no Brasil.

Elas se desenvolvem melhor em climas úmidos e que variem entre 15 e 18ºC. Embora devam ser exposta ao sol, é importante não deixá-las por mais de quatro horas em contato direto com seus raios. Dê preferência a mantê-las à meia-sombra e longe do vento.

O preparo do solo que receberá os ciclames é outro ponto importante a considerar. Caso o cultivo seja realizado em vasos, deve-se adicionar areia a mistura para ajudar na drenagem da água.

Se for plantá-las em canteiros no jardim, pode optar por colocar pedras. Estas flores não se dão bem com solos encharcados. A rega precisa ser realizada duas vezes por semana, o que deve ser feito, prioritariamente, em intervalo de três dias.

Cyclamen

Plantio
O solo que irá receber as sementes deve ser preparado com uma mistura que contenha folhas, areia e húmus. Pode ser usado um tabuleiro para conseguir resultados superiores. Quando as mudas atingem os primeiros centímetros, elas precisam ser transplantadas para recipiente maior.

O período para floração é de 15 meses. No penúltimo mês, a planta deve ser mudada novamente para um vaso maior e posicionada em um lugar que receba a incidência solar por não mais que quatro horas no dia,

Propagação do Ciclame
*
As pessoas que possuem prática em jardinagem podem ter mudas partindo de sementes.
* O melhor momento para usar as sementes é entre janeiro e março.
* A sementeira precisa da temperatura variando entre 18 a 24 graus e lugar com sombra.
* O solo deve sempre ser umedecido levemente e a distância entre uma muda e outra deverá ser de 5 cm.
* A troca de vasos deverá acontecer de acordo com o crescimento das raízes.
* O adubo deve ser feito a cada 6 semanas.
* Uma vez diviso o cormo é necessário remover a terra das raízes.
* Os brotos de folhas devem ficar nas duas metades.
* Os cortes devem receber pulverização de enxofre.

cycla.

Problemas e soluções com o plantio do ciclame
* Muita água pode não só matar o seu ciclame como pode deixá-lo com folhas descoloridas.
* O lugar ideal para a planta ficar é arejado e seco.
* Se as folhas ficam amareladas e murchas é porque o ar está seco e a planta está exposta a temperatura alta demais. O mesmo acontece se ela ficar muito tempo exposta ao sol.
* O solo deve sempre ficar úmido com temperatura variando entre 15 e 18ºC.

correnteza_1

Asplênio-rabo-de-pavão (Asplenium)

O asplênio-rabo-de-pavão é uma samambaia herbácea rizomatosa de hábito  epífito, originário da Ásia tropical e pertencente à família Aspleniaceae.

É uma planta que deve ser cultivada à meia sombra, necessitando de bastante claridade, mas não suporta a luz direta do sol, principalmente das 9:00 h às 17:00 h.

Sua propagação é feita por divisão de plantas e por esporos. Prefere clima quente e úmido, mas não é resistente ao frio nem luz solar direta.

samamb_pavao

Deve ser plantada em solo sempre úmido, rico em matéria orgânica e que retenha bastante umidade. Necessita de proteção contra ventos e pode ser cultivada em  vasos e canteiros.

Suas folhas são verde-clara, largas, bastante brilhantes e tem uma nervura central de cor escura. As folhas novas nascem bem no centro da planta.

cachoeira 7