Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Arundina Graminifolia

A orquídea bambu é uma planta espetacular. É uma das espécies mais resistentes, a orquídea bambu, pode ser submetida à temperaturas que variam de 10 até 40º por um curto período de tempo. Essa característica foi fundamental para sua adaptação ao clima brasileiro, que pode alternar bastante durante o ano.

Além da beleza ela aguenta o sol intenso, é plantada na terra e pode chegar a medir 2,5 m de comprimento. De origem asiática, onde se multiplicava como mato, ela é parte de um grupo de espécies bem pequenas (7 ao total).

Ela foi nomeada dessa forma porque suas folhas longas e finas lembram mesmo ao popular bambu. Suas flores tem um perfume forte e suas cores são vibrantes, o que atrai muitos insetos polinizadores. Com aproximadamente 10 cm, as flores durante 3 dias, mas a vantagem é que nascem todos os anos.

Além desse aspecto, o cultivo dessa flor é bastante simples, sendo necessário apenas alguns cuidados para a orquídea bambu florescer linda e saudável.

arundina _433

Cuidados básicos para cultivar a orquídea bambu
A temperatura ideal para conservar a orquídea bambu é entre 25ºC e 30ºC.  Elas não aguentam por muito tempo temperaturas muito frias (de 10ºC para baixo).

As orquídeas bambu gostam de solos úmidos e adubados (o solo deve ser preparado com material orgânico com uma mistura de: uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e duas de composto orgânico com fibras de coco e adubo).

Para garantir uma melhor drenagem, é recomendado utilizar casca de coco ou de pínus. O adubo deve ser adicionado ao solo de duas em duas semanas e tenha preferência pelo de origem animal.

Apesar de suportarem a luminosidade elas devem ser preferencialmente conservadas na sombra a maior parte do tempo.

As orquídeas bambus precisam ser regadas a cada 2 dias. No inverno a rega pode ser cancelada. Apesar de elas necessitarem de umidade o excesso de água pode matá-las

arundina branca

O adubo dever ser aplicado de 15 em 15 dias

É necessário estar sempre atento aos parasitas. Para combater as pragas é necessário o uso de produtos específicos para esse tipo de orquídea encontradas em floriculturas

Habitualmente as podas devem ser executadas após a floração.

Tome o cuidado de não deixar as orquídeas desprotegidas do vento. É necessário, se possível, que existam árvores ou superfícies por perto, para abrigá-las.

Regas e cuidados com parasitas
As orquídeas bambu gostam de solos úmidos, mas não em excesso. Muito cuidado: um dos maiores motivos da morte dessas plantas é o apodrecimento da raiz devido ao substrato estar encharcado. A rega deve ser realizada sempre que perceber que a superfície do solo está seca.

É importante ficar atento aos parasitas que são comuns a essa planta. Para livrá-la desse mal, é preciso utilizar produtos específicos para o caso, que podem ser encontrados facilmente em qualquer floricultura.

Arundina-graminifolia

Reprodução
As orquídeas bambu se reproduzem de quatro formas diferentes. Na primeira delas ocorre um processo de simbiose. Ou seja, um dia depois da fecundação a flor se fecha, o ovário fica inchado e a reprodução começa. Nesse processo 33 a 500.000 novas sementes são geradas.

No segundo tipo de reprodução (o assimbiótico) a reprodução também é feita por sementes, mas é manipulada em laboratório.

O terceiro (meristemático) também é feito em laboratório, a diferença é que utiliza o tecido da planta e manipula a divisão celular.

arundina_1

O último tipo de reprodução é denominado divisão de rizomas, o caule da planta é cortado para se tornar uma muda que será colocada em galhos ou troncos até se fixarem totalmente.

Para quem quer cultivar orquídeas em casa, a orquídea bambu é uma ótima escolha. Isso porque a planta se adapta muito bem em jardins ou em vasos.

água

orq.sapatinho

A orquídea Sapatinho é uma das mais bonitas que temos. Estas orquídeas florescem o ano todo, necessitando de regas com frequência e de cuidados especiais. Sua origem é da Tailândia, na Ásia.

Trata-se de orquídeas terrestres, de crescimento monopodial, com flores exóticas e solitárias, de labelos côncavos, voltados para cima dando a impressão de chinelinhos. (significado de sistema monopodial: quando o crescimento ocorre por uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta).

De modo geral as florações deste gênero são muito bonitas e peculiares. A floração em geral, ocorre no outono e inverno, entretanto, algumas espécies apresentam flores em diferentes épocas do ano. Geralmente tem uma duração entre 15 a 45 dias, dependendo da espécie.

Cuidados
Esta planta precisa de algumas exigências que se atendidas florescerá muito bem. Gostam de estar na sombra, em local fresco, mantendo o substrato sempre úmido, mas não encharcado.

Esta espécie de orquídeas gosta de sombra, como já foi dito, não tolerando o sol do meio dia, mas necessita do sol das primeiras horas da manhã. O sol das quatro horas pode ser também uma excelente opção.

Por se tratar de uma planta bastante rústica, desde que sejam obedecidas as condições ideais para seu cultivo, não é necessária manutenção constante, pois se trata de plantas de lento crescimento, não necessitando de grandes quantidades de nutrientes.

orquidea sapatinho

Os substratos são imensamente variados: a maior parte é à base de casca de pinus de grau fino ou médio com aditivos variados, como perlite, casca de pinus e esfagno. É necessário que haja retenção de umidade com uma drenagem excelente.

Deve-se diminuir a frequência das regas nos dias mais frios do ano e nas primeiras semanas de floração, tomando cuidado para não encharcar as raízes, pois podem apodrecer. Evite que haja ressecamento prolongado do substrato. Relembramos que o ressecamento é preferível à umidade excessiva.

Replantio
Recomenda-se fazer o replantio a cada 2 anos, devido à decomposição do substrato.
A multiplicação das mudas deverá ocorrer no início da primavera. Época em que as plantas estarão em pleno desenvolvimento.

O vaso mais adequado para ser usado é o do tipo poroso de barro, largo, alto, com uma espessa camada de cacos limpos no fundo.

O escoamento da água deve ser garantido e também utilize um composto fértil. Você mesmo pode fazer o seguinte composto: use uma parte de xaxim marrom picado, duas de terra vegetal, uma de barro. Você terá um ótimo composto, fértil e poderoso.

A planta tolera temperaturas que podem variar de 10 a 30ºC. Um grande número de espécies é encontrado na natureza, com flores de cores diferenciadas.

orquideasapatinho

Floresce da primavera até o verão, dependendo da região. As flores são duradouras, permanecem por longo tempo, mais de 20 dias.

Multiplicação
A multiplicação das mudas deverá ocorrer no início da primavera. Época em que as plantas estarão em pleno desenvolvimento, além de coincidir com o início do período chuvoso.

O método de multiplicação é através da divisão de touceiras.
Procedimentos:
– Molhar o substrato para facilitar a remoção da planta do vaso.

– Com o auxílio de uma espátula estreita,  circundar a parede interna do vaso, para desprender as raízes facilitando a saída da planta.

– Fazer uma limpeza generalizada na planta removendo folhas velhas e raízes podres. Isso facilitará o processo da divisão da touceira, que deverá ser feita manualmente.

– Repartir a planta em duas ou três partes, (dependendo do tamanho da touceira).  Faça isso com cuidado, porque estará dividindo a gema apical da planta. (nó apical).

PAPHIOPEDILUM

Preparação dos novos vasos:
– Colocar uma camada de cascalho de uns quatro centímetros de espessura no fundo de cada vaso para facilitar a drenagem de água.

– Colocar substrato até a metade do vaso.

– Acomodar a nova muda no centro do vaso e completar com o resto do substrato.

– Regar para molhar bem todo o substrato do vaso.

– Colocar os vasos recém-plantados em locais sombreados (50%), e protegidos de ventos fortes.

– Manter constante a umidade do substrato, visto que esta orquídea não possui pseudobulbo, nem caule, portanto não tem como armazenar água, por isto necessita que se mantenha o substrato bem poroso levemente úmido, não encharcado.

– Pelos motivos acima descritos, na estação mais quente e seca do ano, devem-se redobrar os cuidados para não deixar a planta morrer de sede.

Substrato:
Fazer uma mistura bem homogeneizada, utilizando-se de alguns desses materiais: fibra de coco, casca de pinus, esterco animal bem curtido, areia grossa lavada, esfagno. Ou, qualquer outro tipo de solo rico em material orgânico desde que seja poroso e não apresente tendências de compactação ao longo do tempo, porque isso irá impedir as raízes de crescer e respirar, levando a planta à morte.

Paphiopedilum - hybrid

Adubação:
Trata-se de uma planta bastante rústica, desde que obedecido às condições ideais para seu cultivo. Não se faz necessária manutenção constante, pois se trata de plantas de lento crescimento, não necessitando de grandes quantidades de nutrientes

Para adubar esta planta poderá ser usado o adubo foliar NPK 15-30-15 ou, NPK 10:10:10, dissolvido em água (1 colher de chá para 2 litros de água), agitar até dissolver todo o granulado. Borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana, no mês que antecede a floração.

Notas:
No ano seguinte, as primeiras flores começarão a desabrochar.

Nunca se esquecer de desinfetar todos os utensílios: facas de corte, poda, espátulas, antes de iniciar o processo de propagação de mudas, a fim de evitar contaminação.

chuva-1