Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ervilhadodeserto

A swainsona formosa ou ervilha-do-deserto é uma planta Australiana do gênero Swainsona, famosa por suas distintas flores vermelho-sangue, cada uma com um centro preto.

É uma das melhores flores silvestres da Austrália. É nativa das áridas regiões do centro e do noroeste daquele país, e se estende por todos os estados do continente australiano, com exceção de Victória.

A ervilha-do-deserto é um membro da família Fabaceae, tem folhas pinadas verdes acinzentadas, as quais estão dispostas em espiral sobre o eixo principal da planta, e em duas fileiras opostas em hastes laterais.

As flores são tão diferentes de seus parentes que ela é quase irreconhecível como um membro da família das ervilhas.

ervilha

Elas têm cerca de 9 cm de comprimento e crescem em aglomerados de cerca de uma dúzia em hastes verticais (pedúnculos) que brotam a cada 10-15 cm ao longo das hastes prostatas, o que pode ser de até 2 m de comprimento. São lindas e surpreendentes.

O fruto é uma vagem com cerca de 5 cm de comprimento. A maioria das plantas são de crescimento baixo ou prostrado.

É uma excelente planta para bordaduras em vasos e jardins rochosos. Trata-se de uma planta bastante rara e com um certo grau de dificuldade para o cultivo, mas vale a pena ver o resultado.

riozinho

Jasmim Cata-vento (Tabernaemontana catharinensis)

O jasmim-cata-vento é uma árvore de pequeno porte, atingindo 3 a 10 m de altura.. A árvore também recebe os nomes de tasuiririba, gancheira, leiteira, jasmim-do-mato e Fruta do bem-te-vi.

Nativa das florestas do Brasil, ocorrendo ocasionalmente em solos bem drenados e férteis. A espécie é mais comum no estado de São Paulo, podendo ser encontrada também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, Brasil.

Muito ornamental, produz pequenas e perfumadas flores brancas de pétalas com formato de cata-vento. As pequenas bagas (frutos da planta) são repletas de sementes e atraem pássaros, seus dispersores naturais.

A copa é larga e baixa e o tronco é cilíndrico com casca fissurada no sentido vertical e coloração castanho amarelada. Essa espécie pode ser facilmente identificada por se observar o látex branco que exsuda nas partes feridas e por notar os galhos com formação em Y ou de gancho de fazer cetra.

 (Tabernaemontana catharinensis)

As folhas são simples, opostas, assimétricas, medindo 6 a 17,5 cm de comprimento por 2,5 a 4,8 cm de largura; com base cuneada (forma de cunha) ou obliqua (arredondada) e ápice acuminado (ponta longa) ou levemente caudado.

As flores surgem em cachos axilares de 3 a 10 cm de comprimento contendo 3 a 25 flores sob pedicelo (haste ou suporte) de 6 a 12 mm com cálice e corola tubular (semelhante a tubo) com lobos dobrados como cata-vento de cor branca e brilhante.

Os frutos são do tipo folículo, medindo 3 a 6 cm de comprimento por 3 a 3,5 cm de largura; abrindo quando maduro, expondo arilo alaranjado sobre sementes pretas de 1 cm de comprimento por 3 a 4 mm de largura.

É de fácil cultivo e muito rústica, pode ser plantada em pleno sol ou na sombra, desenvolvendo-se desde o nível do mar até 1.600 m de altitude, ocorrendo em solos de cultura, arenosos, úmidos, profundos e ricos em matéria orgânica.

Quanto ao clima a planta adulta suporta temperaturas mínimas de até -4ºC e máximas de até 42ºC e pode ser cultivada onde a temperatura media anual fique entre 10 a 32ºC. Com respeito às chuvas pode ser cultivada onde caem de 850 m a 2.500 mm anuais, tolerando inundações ou encharcamentos periódicos.

Tabernaemontana catharinensis_1

Propagação
Através das sementes pretas e oblongas (mais longa que larga) e podem ser armazenadas por até 1 ano após limpas e secas. O plantio é feito colocando as sementes em fileiras, lado a lado em jardineiras com 50 cm de comprimento e 20 cm de altura e largura, contendo substrato organo-arenoso, desse modo a germinação inicia com 30 a 80 dias.

As plântulas podem ser transplantadas para sacos individuais quando estiverem com 12 cm de altura. As mudas atingem 30 a 40 cm em 5 a 6 meses após a germinação. O desenvolvimento das mudas é rápido após o plantio no campo, iniciando a frutificação com 3 anos.

fruto

Plantio
Para o cultivo no pomar caseiro recomendo plantar pelo menos 1 pé no espaçamento de 6 x 6 m entre plantas para terrenos férteis ou o espaçamento de 4 x 4 m para terrenos fracos e arenosos.

As covas de 50 por 50 cm e devem ser abertas 2 ou 3 meses antes do plantio e preparadas com 5 a 6 pás de matéria orgânica + 500 g de calcário e 500g de cinzas, misturando tudo muito bem, voltando a terra no buraco para curtir. A melhor época de plantio é de setembro a dezembro.

Cultivo
Fazer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que nascerem  na base do tronco ou que estiverem mal formados ou nascerem para dentro da copa, permitindo a penetração do sol.

Adubar com composto orgânico, pode ser 3 a 4 pás + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 50 cm do tronco.

Sempre manter capim seco ou qualquer tipo de cobertura morta a fim de manter umidade na superfície. A planta é muito resistente a pragas e doenças.

flores

Usos
Frutifica nos meses de março a junho. O arilo alaranjado é comestível apesar de ter sabor forte, deve-se comer pequenas porções para não dar dor de barriga. A árvore é muito ornamental quando em floração e as flores são muito aromáticas.

O fruto verde é consumido por papagaios e o fruto maduro é o predileto e atrai muito bem-te-vi e outros parentes dessa ave. Deve ser cultivada como ornamental e por causa da sua rusticidade e crescimento rápido, não deve faltar em projetos de reflorestamentos.

queda

leiteiro-vermelho

O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental.  Pertence à família Euphorbiaceae e é originária da América Central e América do Sul. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam são de um vermelho intenso, muito vistoso e diferente.

Quando castigada por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo. A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.

Euphorbia Cotinifolia 5

Esta arvoreta de colorido exuberante é ótima para cultivo isolado, em pequenos espaços, como calçadas, pois apresenta pequeno porte, dificilmente ultrapassando 5 m de altura. Ela também pode ser conduzida como arbusto e até mesmo em cercas-vivas, com boas podas de formação que deixem a planta mais baixa e compacta.

Apesar de tolerar a meia-sombra, suas folhas perdem seu vermelho vibrante e tornam-se esverdeadas e esmaecidas nesta condição.

Euphorbia-cotinifolia

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, num solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares, principalmente no primeiro ano de plantio. A planta é Planta tipicamente tropical, capaz de tolerar o frio e a seca, mas se ressente, perdendo folhas e até a ramagem mais jovem e fina.

Sua multiplicação se faz através de sementes e estaquia de ponteiros e ramos semi-lenhosos.

casinhanolago