Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tulbaghia_violacea 20

O alho-social é uma planta herbácea, bulbosa e florífera, originária da África do Sul e pertencente à família Amaryllidaceae. É amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção.

Suas folhas tem forma longa e afilada, como fitas. Elas são carnosas, com um forte aroma de alho e cor verde-escura, na forma típica.

As inflorescências surgem o ano todo, mas principalmente nos meses quentes. Elas despontam em pedúnculos altos, bem acima da folhagem, com um pequeno buquê de flores estreladas, tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás, rosa ou branca.

Os frutos que se seguem são cápsulas triangulares. Elas se abrem naturalmente quando maduras, liberando sementes pretas. Ocorrem ainda uma cultivar de folhas variegadas de creme, a “Silver Lace”, e uma cultivar com folhas variegadas de rosa e branco, a “Tricolor”.

O alho-social é uma presença constante em jardins planejados, pois é uma planta bastante versátil, fácil de cuidar e de extrema beleza e efeito. Esta planta de aspecto delicado e elegante pode compor maciços ou bordaduras sob sol pleno.

Tulbaghia

É incrível como é fácil encaixá-la a diversos estilos de jardim, em situações distintas. Seu crescimento é moderado, o que faz com que seja um tanto dispendioso montar um amplo maciço já com efeito cheio, bem entouceirado.

No entanto, com o tempo isso se torna uma qualidade visto que a planta não é agressiva, resultando em baixíssima manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Suas flores são muito duráveis após o corte, e podem ser utilizadas em arranjos florais.

Além de todas essas maravilhosas características, o alho-social é comestível e pode ser usado como tempero da mesma forma que o alho comum. O nome alho-social vem justamente deste uso, pois diz-se que ao ingerir este ao invés do alho comum não se fica com mau hálito.

Reporta-se também que ele tem propriedades afrodisíacas importantes, além de combater o câncer e a trombose. Na horta doméstica, ainda funciona como um ótimo repelente, auxiliando a espantar as pragas, incluindo mosquitos e moscas, e até mesmo cobras e toupeiras.

alho-social

Seu cultivo deve ser à sol pleno, num solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de vegetar em locais semi-sombreados, florescerá menos nestes locais e crescerá com menos vigor.

Tolera o frio, mas deve ser protegida de geadas fortes. Resistente à curtos períodos de estiagem. Não resiste à encharcamentos prolongados.

É recomendável fertilizar durante a primavera e o verão para uma intensa floração e replantá-la a cada 3 ou 4 anos, enriquecendo o substrato.

A multiplicação é feita facilmente por sementes ou por divisão das touceiras durante o inverno.

florlago

Rosa-da-montanha (Scarlet flame)

Árvore tropical de tamanho mediano das matas de Colômbia e Venezuela – América do Sul. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral.

As folhas novas são de cor clara, quase brancas, as vezes variegadas, penduradas e muito decorativas.

É uma planta que mantém suas folhas durante todo o ano, aprecia temperaturas amenas, mas é capaz de suportar luz direta de áreas abertas, desde que seja semi-sombreadas na fase jovem. E Pode ser cultivada em vasos!

Floresce quase durante o ano inteiro, porém com maior intensidade nos meses de setembro/outubro, proporcionando um belo espetáculo. Os frutos ( vagens) amadurecem em dezembro/fevereiro.

Seu inconveniente é apresentar lento crescimento, principalmente no centro Sul do país, onde dificilmente frutifica.

rosa-da-montanha

Altura de 6-8 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas, de 30-40 cm de comprimento, com 12 pares de folíolos de tamanho bastante variáveis (3-12 cm de comprimento).

É muito curiosa a formação de ramos e folhas novas: nessa ocasião forma-se um tufo de folhas que muitas vezes é confundido como a inflorescência.

Reprodução
As sementes são colocadas para germinar imediatamente após a colheita diretamente em recipientes individuais contendo substrato rico em matéria orgânica e, cobrindo-as com uma camada de 1 cm de material poroso, esfagno (tipo de substrato), serrapilheiras.

Manter as mudas em ambiente sombreado. A emergência é demorada (30-60 dias). O desenvolvimento das mudas é bastante lento, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo, que não ultrapassem 1,5 m aos 2 anos.

brisa_5