2017 May 23 - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ciclame listrado

A espécie de ciclame chamada de Ciclame-da-pérsia é a mais conhecida e o mesmo se repete com as outras variedades que são derivadas dela.

As suas flores possuem pétalas invertidas e nos remetem as borboletas. O desenvolvimento começa na base e a floração é constante, concentrando-se entre os períodos de maio a setembro.

Com uma única flor as hastes florais chegam a 25 cm de altura. A cor das flores pode variar entre vermelho, branco, púrpura, salmão e rosa e até mesmo com combinações bem diversas. Enquanto isso se observa ondulados nas bordas das pétalas das flores. E falando das folhas, possuem um desenho na cor verde prateado destacado sobre um fundo verde-escuro.

O tratamento adequado ao ciclame garante que ele viva entre 3 a 4 anos e neste período tenha floração profusa no inverno.

O ciclame apresenta variedades que foram separadas de acordo com a denominação. Como características podem ter flores rosadas com manchas no tom rosa avermelhado, floração escarlate muito brilhante, folhas desenhadas, florada rosa ou vermelha com tom de rosa, pétalas com bordos crespos ou espessas e até mesmo flores dobradas em tons rosas.

Os paisagistas colocaram na “lista” de plantas que ornamentam o interior da casa no inverno, o ciclame. Na verdade é uma das poucas espécies que podem desempenhar esse papel.

ciclamen

A sua floração acontece entre o outono e a primavera causando uma imagem simplesmente espetacular. O que se vê são folhas que juntas parecem dar vida a borboletas coloridas e isso é possível graças a variedade da forma das pétalas. Uma característica muito particular do ciclame.

Cada um dos exemplares cresce a partir de um cormo, que possui uma forma de disco grosso, fibroso e ovalado. Os contornos arredondados podem ser observados na parte de baixo de onde crescem as raízes e na parte superior, saem as flores e folhas das hastes numa espécie de “depressão”.

Por serem cormos com muito amido eles atraem muitos animais que aproveitam do sabor da planta. Por isso, o ciclame é chamado de pão-de-porco.

Outra curiosidade sobre o tipo de disseminação desses exemplares silvestres é que o transporte das sementes para longas distâncias fica por conta das formigas.

As estações do ano e o ciclame
Como a planta tem o seu período “alto” entre maio e setembro, os cuidados no verão são bem menores. Entre o fim da primavera e os meados de outono é o período que a planta passa pelo o que é chamado de período de dormência.

Observe que uma vez seca, as hastes devem ser retiradas do cormo e sem deixar tocos, que provocaria o apodrecimento da planta. Faça isso esperando que pedúnculos e pecíolos estejam completamente secos para não danificar a planta.

Se na primavera e verão o trabalho é menor, as forças devem se concentrar no  outono e inverno. Se você quer ter uma planta bonita deve se concentrar nas doses corretas da rega.

ciclamepersicum

O vaso do ciclame deve ficar sobre um prato com água e você deverá dar 20 min. para a planta absorver o que precisa. Uma vez superado esse, retire o prato e jogue a água fora. A rega feita por cima pode acabar causando depressão do cormo e em consequência apodrecimento da base.

Você pode esperar os botões entre o fim de março e o mês de abril e em seguida virão as flores, que ficarão até outubro.

A planta nesta fase de crescimento precisa ficar em temperatura variando entre 10 e 15 graus, num lugar com boa iluminação, mas o sol não pode bater diretamente nela. Outra dica importante é usar fertilizante líquido a cada duas ou três semanas.

Quando chegar o fim da primavera e o exemplar começar a morrer, diminua a água e isso fará com que o crescimento do temporão seja evitado.

Passado o período da florada e vendo a sua planta sem folhas, faça o replantio. É bom trocar de vaso todos os anos, porém, só faça isso se realmente as raízes estiverem muito enroladas.

ciclame_11

Propagação do Ciclame
* As pessoas que possuem prática em jardinagem podem ter mudas partindo de sementes.

* O melhor momento para usar as sementes é entre janeiro e março.

* A sementeira precisa da temperatura variando entre 18 a 24ºC e lugar com sombra.

* O solo deve sempre ser umedecido levemente e a distância entre uma muda e outra deverá ser de 5 cm.

* A troca de vasos deverá acontecer de acordo com o crescimento das raízes.

* O adubo deve ser feito a cada 6 semanas.

* Uma vez diviso o cormo é necessário remover a terra das raízes.

* Os brotos de folhas devem ficar nas duas metades.

* Os cortes devem receber pulverização de enxofre.

Problemas e soluções com o plantio do Ciclame
* Muita água pode não só matar o seu ciclame como pode deixá-lo com folhas descoloridas.

* O lugar ideal para a planta ficar é arejado e seco.

* Se as folhas ficam amareladas e murchas é porque o ar está seco e a planta está exposta a temperatura alta demais. O mesmo acontece se ela ficar muito tempo exposta ao sol.

ciclame_11

* O solo deve sempre ficar úmido com temperatura variando entre 15 e 18ºC.

O ciclames são originárias da Europa, uma parte do Mediterrâneo e Somália. Elas requerem alguns cuidados ao serem plantadas como recebimento de luz forte mas não diretamente. Além disso, essas flores devem ser mantidas em solo úmido e em lugar com ventilação, sem vento forte.

As ciclames existem em diversas cores, aparecendo sempre em tons delicados. Para quem deseja adicionar alegria e cor ao jardim essas flores podem ser uma boa opção, seja na cor vermelha, branca ou rosa. Além disso, as ciclames podem ser utilizadas como flores para presentes também.

ondas