Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




antúrio

Assim como os seres humanos, as plantas são espécies que precisam sobreviver neste mundo, obedecendo a ordem natural das coisas. Até elas nascem, crescem, se desenvolvem, chegam a maturação e morrem no final da vida.

Para que elas possam chegar a fase de desenvolvimento, elas requerem e exigem todos os dias que os cuidados básicos sejam cumpridos, sanando assim toda suas necessidades de sobrevivência. Você por acaso sabe como cuidar de uma planta?

Como é ser uma planta?
Antes mesmo dos seres humanos habitarem a terra, já existiam milhões de espécies de plantas por aqui, sobrevivendo a seu próprio modo, recebendo tudo aquilo que necessitavam da natureza. Ser uma planta é como ser um homem, respeitando sempre o ciclo da vida: nascer, crescer e depois morrer.

Mesmo assim, talvez muitas espécie necessitem de cuidados e elementos básicos para que possam passar por todas essas fases da vida, até chegarem ao ponto em que morrem para dar lugar a outras novas espécies de plantas. Por isso, todas elas merecem um pouco de atenção, até mesmo por serem um dos seres mais antigos da terra e ajudarem os seres vivos a sobreviverem com algumas de suas funções.

Neste caso, para criar, cultivar e até mesmo respeitar as plantas, saiba quais são as necessidade especiais e básicas para que cada uma delas esteja sempre viva em seu substrato.

beijo´pintado

Confira as necessidades básicas de uma planta
Mantendo as plantas  sempre em par com métodos de sobrevivência de base para que elas possam se sustentar pelo mundo.

1 – Água
Se para os seres humanos a água é necessária, imagina para as plantinhas que estão sempre executando tarefas como a fotossíntese, que usam muitos elementos que encontram na composição na água. Para colocar a quantidade certa de água nos eu vasinho de plantas, arbustos e outras espécies é preciso prestar atenção em algumas características como épocas do ano e especificidade de cada planta.

No verão, a temperatura sobe bastante e é quando a maioria das plantas necessita de água em abundancia. Nesta época, as regas das espécies devem estar bem reguladas e ajustadas, não faltando com a quantidade de certa de água de cada dia. Porém, é preciso prestar atenção ao exagero, a maioria das plantas não podem ter as suas raízes encharcadas, já que as mesmas apodrecem e acabam morrendo. Por outro lado, com a falta de água, as folhas das plantas podem ficar amolecidas e amareladas, o que indica a escassez deste elemento não necessário à vida na Terra.

Outro ponto a se considerar é que a água das regas só deve umedecer as raízes, sem carregar consigo os nutrientes que já estão sendo absorvidos pela espécie. Sem eles, as plantas não conseguem se desenvolver, ficam fracas e acabam morrendo antes do tempo estabelecido pela natureza.

Em épocas quente, as regas devem ser feitas na parte da manhã, bem cedo, ou no final da tarde. Sendo assim, plantas que ficam diretamente expostas ao sol devem ser regadas de forma que as folhas não sejam atingidas, evitando que elas fiquem salpicadas.

tilandsia

2 – Luz
Já é do conhecimento de muitos que a luz é essencial para a sobrevivência das plantas e mais uma vez, no que diz respeito à captação de nutrientes e respiração das mesmas através da fotossíntese. A luz é um dos elementos principais para que as plantas possam crescer respeitando sempre o ciclo da vida, de forma saudável, se alimentando da forma que podem.

Mesmo assim, é preciso sempre estar analisando as características de cada planta, para saber qual a quantidade ideal de luz que cada uma delas pode receber. Se uma espécie em específico recebe mais luz do que realmente necessita pode acabar sendo prejudicada, a começar pelas suas frágeis folhas que podem se queimar com muita facilidade.

Neste caso, os períodos em que a planta fica exposta ao sol podem ser brevemente alternados com um pouco de sombra o que pode ser muito benéfico para muitas espécies de plantas que existem pelo mundo. Nem sempre o excesso de luz ajuda uma planta a se desenvolver de forma correta.

Na maioria das vezes, muitas delas têm o crescimento comprometido por causa da luz solar direta em suas folhas, por exemplo. Algumas espécies podem até ser impedida de produzir flores! Por isso, muito cuidado com o quesito iluminação.

planta-ornamental19

3 – Calor
Com relação ao calor que uma planta pode ou não receber, elas acabam sendo divididas em três pequenos grupos, conforme a sua resistência a altas temperaturas e de uma forma geral, ao calor. As resistentes, semi resistentes e sensíveis.

As que são consideradas resistentes acabam aturando temperaturas muito altas, calor bem alto e até mesmo geadas e temperaturas extremamente baixas. Já as que são conhecidas como semi resistentes costumam aguentar altas temperaturas mais com muita moderação, sempre alternando as mesmas entre temperaturas medianas, prestando bem atenção nessas faixas para a sua sobrevivência. Porém, as sensíveis são as que necessitam de mais atenção, especialmente aquelas menores.

Estas deverão ser cultivadas em ambientes interiores, onde a temperatura é amena e constantemente equilibrada para a sua sobrevivência. Algumas delas podem até passar o verão na rua, mais em locais selecionados e com cobertura para alternar sempre entre luz e sombra.

dalias

4 – Cuidado, muito carinho e amor
Não é porque as plantas não possuem coração pulsante, como os seres humanos o têm, que elas não tem sentimentos. Por isso, as plantas podem precisar deste quarto elemento essencial a sua vida: um pouco de carinho e o máximo da sua atenção, além de todos os elementos básicos que fazem a mesma sobreviver.

Dessa forma, a sua planta crescerá sempre feliz e com as medidas certas de todos os elementos acima, contando ainda com muito amor e afeto. Assim, as plantas agradecem e possuem o gosto de viver neste planeta chamado Terra.

florlago

ninféiasPlanta aquática

terrestresPlanta terrestre

As plantas, assim como todos os outros seres, desenvolveram-se primeiramente na água, e só muito depois conquistaram a terra. Existem diversas diferenças entre as plantas aquáticas e as plantas terrestres, tanto em estrutura quanto em suas funcionalidades.

Veja aqui algumas das diferenças mais importantes entre esses dois tipos de planta.

Diferenças entre as plantas aquáticas e terrestres
* A presença de caule visível -
As plantas aquáticas não contêm caule tradicional, ainda que exista uma estrutura semelhante, chamados caulóides, caso sejam briófitas. Outras espécies dão preferência a tecidos esponjosos e um afinamento da epiderme.

* Exposição ao sol
– A maior parte das plantas aquáticas necessita de exposição direta e constante ao sol para se desenvolver. Diversas espécies de plantas terrestres desenvolvem-se melhor à sombra.

* Resistência - As plantas aquáticas são mais flexíveis, e podem resistir ao vento e ao movimento dos animais locais, porém, condições mais extremas como tempestades e a entrada de animais maiores dentro do meio aquático podem facilmente partir suas folhas e/ou raízes, matando a planta.

Curiosidades sobre as plantas aquáticas
* Também chamadas de macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta).

* As plantas aquáticas são encontradas de brejos até mesmo debaixo d’água.

* A maioria das plantas aquáticas era terrestres, elas evoluíram e se adaptaram ao ambiente aquático. Por isso, têm características de plantas terrestres e a capacidade de se adaptar a vários tipos de ambientes.

aguape-1

Importância das plantas aquáticas
As plantas aquáticas têm uma grande importância no meio ambiente.
* Formam a base da cadeia alimentar dos ambientes aquáticos. Servem como alimento para peixes e outros animais aquáticos.

* Servem de abrigo para animais pequenos que vivem na água.

* Fornecem sombra para animais e plantas que precisam de proteção contra o sol.

* São usadas para controlar a erosão de rios e lagos.

bromélia1

Importância das plantas terrestres
As plantas terrestres não nos fornecem apenas oxigênio e são bonitas, elas são muito mais do que isso.

* As plantas permitem a existência de grande parte dos seres vivos, inclusive nós.

* Transformam o Dióxido de Carbono (CO2) em Oxigênio (O2).

* Servem de “filtros” de muitos poluentes.

* A cada ano, estima-se que 1,3 milhões de árvores removam mais de 2.500 toneladas de poluentes do ar.

* Reduzem as ondas de calor e fazem sombra (muito bom principalmente naqueles dias mais quentes).

Azaléia

* Refrescam as áreas circundantes através de uma série de mecanismos. As folhas das árvores refletem a luz e o calor e proporcionam sombra, enquanto a sua transpiração liberta água para o ar que permite baixar a temperatura.

* São o habitat de grande parte dos seres vivos.

* São o alimento de muitos seres vivos que nos comemos.

*Absorvem grandes quantidades de água das chuvas impedindo o arraste de sais minerais e outras substâncias da terra que permitem o crescimento das plantas e impedindo que o local em si se torne num deserto.

barquinho