Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunia rosa

No momento da sua descoberta, haviam alguns tipos de petúnias como: petúnia axillaris (flores brancas) e a petúnia violácea (flores roxas). Porém, essas flores não obtiveram sucesso junto aos europeus por serem fraquinhas e muito pequenas.

Exatamente por isso, ingleses e alemães passaram a cruzar flores na busca de ter Petúnias maiores e com mais cores. Dessas experiências de cruzamento surgiram as Petúnias mais comuns que tinham como nome científico petúnia x hybrida.

As petúnias no jardim
As petúnias mais comuns podem chegar a tamanhos de 15 cm a 30 cm e se adaptam muito bem a canteiros, vasos ou forrações. Essas flores devem ser cultivadas em solos que sejam férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Mas, o que realmente enriquece a natureza das petúnias é o fato de elas passarem pela chamada hibridação natural, ou seja, contrariando as leis da natureza uma mesma espécie é capaz de gerar através do cruzamento de suas características um ser totalmente novo e híbrido. Assim você pode ter petúnias de cores totalmente diferentes num único vaso.

petunia hybrida

Dicas para cultivar petúnias
As sementes
O primeiro passo para cultivar belas petúnias em jardins ou dentro de casa é comprar as sementes das mesmas. Essas sementes podem ser encontradas em várias lojas especializadas e até mesmo em supermercados sendo vendidas em saquinhos.

Observe na hora de escolher as sementes que vai utilizar as cores das petúnias resultantes. É possível escolher uma flor da cor que você deseja.

O ciclo de vida da petúnia
A petúnia é uma flor capaz de florescer o ano todo, porém, depois de um ano mostra-se necessário fazer o replantio. Apesar disso essa flor não é muito exigente ao que diz respeito aos cuidados e condições necessárias para sobreviver e se destacar.

Quando observar que as petúnias já não florescem e seu aspecto está bem caído não hesite em fazer o replantio. Pelo fato de serem flores anuais depois de passado o ciclo de um ano as petúnias começam a atrofiar até que acabam morrendo.

petunia_YY

Do que as petúnias precisam
Para que o cultivo das plantas em geral seja bem sucedido é importante oferecer a elas o necessário para ter condições de vida e florescimento.

Sol pleno
As petúnias precisam de sol pleno para poder crescer, use meia sombra somente se contar com uma ótima luminosidade. Porém fique atenta, pois enfrentando temperaturas muito altas essas flores podem murchar. O ideal é ter sol, mas temperaturas mais amenas.

As regas
Geralmente as regas das petúnias devem ser feitas de duas a três vezes por semana. Nos períodos de verão pleno é melhor regar todos os dias. Porém, sem encharcar o solo.

petuniabranca

O solo
Quando vamos fazer o cultivo de qualquer tipo de planta devemos atentar para o tipo de solo que utilizaremos. No caso das petúnias o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma drenagem.

A adubação
Após três meses de feito o plantio é importante fazer a primeira adubação da planta. Para isso é necessário utilizar um fertilizante foliar. Repita a adubação mensalmente a partir da primeira para garantir mais saúde para as suas petúnias.

Uma dica para o uso do fertilizante é aplicá-lo sempre com a planta na sombra e de preferência pela manhã.

As chuvas
Nos locais em que chove muito e com muita intensidade as petúnias podem ter sérios problemas. Como as suas pétalas são muito frágeis essas flores tendem a ficar rasgadas e com um mau aspecto quando são atingidas muito de perto pelas chuvas. Embora se recuperem com rapidez é sempre um fator estressante paras petúnias.

petúniahybrida

Cuide das folhas
As folhas são uma parte muito importante das plantas e no caso das petúnias podem ser atacadas por fungos que promovem um tipo de “queima” nas mesmas. Se observar que há algo de errado com as folhas das petúnias saiba que há algo errado com as suas plantas.

É importante que sempre que as petúnias começarem a murchar você retire da planta aquelas que estão com mau aspecto, pois assim evitará o possível aparecimento de fungos na planta.

Propagação
Embora as petúnias possam ser plantadas em qualquer época do ano durante a primavera as suas sementes tem mais chance de se propagarem. O nível de floração também é muito maior nessa época do ano. No caso de espécies de petúnias maiores a sua propagação pode ser feita através de estacas.

petunia_1

Pequenos cuidados
Se forem realizar o cultivo de petúnias em jardim tem alguns pequenos cuidados essenciais. Dentre eles está a necessidade de plantar as sementes a uma certa distância uma da outra, pois assim haverá espaço para que elas cresçam e se desenvolvam.

Outra coisa bem importante é que quando for regar essas flores tenha sempre o cuidado de não encharcá-las, pois isso pode resultar em flores murchas. Depois que essas flores enfrentam uma geada dificilmente se recuperam e por isso mesmo é necessário fazer  descarte e começar o cultivo novamente.

Com as condições certas e cuidados, as petúnias podem crescer muito bonitas e compondo um belo colorido nos jardins.

pétalas ao vento

azaleas

Muitas pessoas optam pelo cultivo de flores, mas as azaléias, com suas diversas cores, acabam ornamentando ainda mais os lugares. Aqui no Brasil, uma das flores mais populares e fáceis de encontrarmos é a azaléia, que devido a sua grande beleza, é muito apreciada e cultivada.

As azaleias são espécies vegetais bastante populares, pois são cultivadas em casa, e são umas das plantas que mais são dadas como presente para as pessoas. As azaléias são flores bonitas e delicadas que possuem uma grande variedade de cores (chegamos a encontra de malta a vermelho). Quando as azaléias passam pelos devidos cuidados, elas conseguem florescer e prosperar com maior vigor e beleza, trazendo um colorido especial para o jardim onde essas belas flores são cultivadas.

As características da Azaléia
A azaléia é uma espécie vegetal arbustiva que pertence a família botânica das Ericáceas. Essa belíssima flor é nativa do continente asiático, mais precisamente do Japão e da China, lugares que apreciam bastante o cultivo de flores. Uma das características da azaléia é que a mesma não pode ser cultivada em qualquer local, pois o arbusto pode chegar a atingir a altura de 2 m.

As flores desta espécie vegetal podem ser encontradas em cores diversas, e no Brasil encontramos principalmente as cores branca, roxa e rosa. Por apresentar grande beleza, a azaléia é uma planta muito usada por paisagistas e decoradores que gostam de usar plantas na decoração.

azaleia_1

A azaléia se caracteriza por ser uma espécie vegetal resistente e que apresenta um alto grau de rusticidade (consegue se desenvolver sem a necessidade de tantos cuidados), por isso é comum vermos essa bela planta sendo cultivada em jardins externos e praças, pois elas concedem um colorido especial ao local onde são cultivadas.

Por ser um arbusto rústico, pode ser cultivada praticamente em todos os tipos de solo que existem. A azaléia pode ser usada na composição de cercas vivas, o que acaba dando um charme especial e diferenciado as paredes e corredores formadas por esses arbustos. Essa planta também pode ser cultivada em vasos de maneira bem tradicional.

O cultivo das azaléias exige a tomada de uma série de cuidados da parte da pessoa que realiza o plantio dessas belas flores:
* Realize a rega de maneira cuidadosa
O grande segredo de para manter uma azaleia bonita, forte, bem desenvolvida e feliz (as plantas também tem sentimentos) é a realização das regas de maneira certa. As azaleias são espécies vegetais que apreciam que o solo permaneça ligeiramente úmido, no entanto deve ser evitado o excesso de água, para que não ocorra o encharcamento do solo.

O solo encharcado pode ocasionar o sufocamento das raízes e ajuda aos fungos a se proliferarem de maneira mais rápida. As azaléias são plantas que apreciam ser cultivadas em locais ácidos, por isso é indicada a realização de regas com água da chuva, nos locais onde existe pouca água disponível.

* Conserve a umidade
Procure conservar a umidade do solo onde a azaléia está sendo cultivada. Uma dica é colocar a sua planta em uma espécie de bandeja ou pote que contenha água e cascalho, pois a água irá manter o substrato úmido, enquanto o cascalho fará com que o vaso não fique boiando na água.

azaléias _22

* Cultive a azaléia em locais frescos
As azaléias são espécies vegetais que apreciam o cultivo em locais com temperaturas amenas e que possam receber a quantidade adequada de luminosidade. A temperatura ideal para o cultivo dessas belas flores é a que oscila entre 10  a 15ºC. Ressaltando que em caso a planta seja cultivada em locais de temperatura elevada, pode ocorrer da azaléia apresentar alguns problemas, pois o calor excessivo irá ocasionar a queda das flores.

* Cultive a azaléia em locais com boa luminosidade
A azaléia somente conseguirá florescer caso receba a iluminação adequada para o bom desenvolvimento, por isso é necessário que ela seja cultivada em um local que receba ao menos 4 horas de incidência da luz do sol diariamente.

* Faça a adubação adequada
A azaléia como todas as plantas necessita de nutrientes para se manter forte e saudável, e apresentar florações bonitas. Para isso é importante que a azaleia receba a fertilização correta e adequada.

Para que para essa bela flor mantenha a floração bonita e forte é necessário a aplicação de adubo liquido de maneira semanal. A adubação pode ser feita de maneira orgânica, que pode ser feita mensalmente. É indicado o uso de farinha de ossos junto a torta de mamona. A adubação com produtos químicos também pode ser realizada, sendo indicado o uso dos fertilizantes que sejam ricos em fósforo.

* Tome cuidado com o substrato
O substrato para cultivo da azaléia precisa ser fértil e repleto de nutrientes para que a planta consiga se manter saudável e bela. É indicado o uso de um substrato com boa capacidade de drenagem, por isso é indicado o uso de cascalho como uma forma de auxiliar na drenagem.

azaleias

* Cuidado com o excesso de frio
Apesar da azaléia ser uma espécie vegetal que aprecia temperaturas amenas, deve ser evitado manter a planta exposta a temperaturas extremamente frias, pois ela não tolera o excesso de frio e o rigor das geadas. Portanto, caso o local que você more corra esses riscos, você deve colocar a sua azaléia em um ambiente interior, até que essa época de frio intenso acabe passando.

* A realização de podas
Como a azaléia é uma espécie vegetal arbustiva é interessante que sejam feitas podas após a ocorrência da floração, como uma maneira de estimular a planta a produzir novos brotos e conseguir florescer outra vez.

Uma dica para estimular a floração seguinte é que devem ser eliminadas as pontas de todos os galhos que passaram pelo florescimento anteriormente. Podem ser realizadas podas de manutenção, para que sejam retiradas as folhas que por ventura se encontrem amareladas e murchas, assim como os galhos que se se encontraram secos ou em excesso.

As podas de limpeza devem ser feitas quando os ramos se encontrarem mortos ou doentes, e são de grande valia para manter a planta saudável.

Azaleia-

* Cuidado com a ocorrência de pragas
Como as demais espécies vegetais a azaléia está suscetível a ocorrência de doenças e pragas que podem fazer com que este exuberante arbusto venha a enfraquecer e perder sua grande beleza. Por isso, é importante verificar a existência de insetos, de manchas nas folhas e flores, mudança de cor das folhas, queda excessiva de flores e etc. Tudo isso pode ser sinal da presença de fungos, ácaros, pulgões, lagartas, cochonilhas e etc.

Dicas
As azaléias gostam de um solo ácido, então se não tiver em seu jardim esse tipo de solo, coloque pedaços de bombril ao redor da planta (sem encostar no caule). À medida que for feita a rega esse bombril enferrujará e liberará o nutriente desejado para o solo ficar ácido. Isso vale para o plantio em vasos.

chuva-1