Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jade-azul

A trepadeira jade-azul é uma trepadeira vigorosa, pertencente à família Fabaceae, originária das Filipinas – Ásia. Seus ramos são lenhosos, e pode alcançar até 12 m de altura, dependendo do suporte onde se encontra.

Suas folhas abundantes alongadas e verdes. Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares. As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.

É uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores.

Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem.

trepadeira-jade

É uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem.

Cultivo
Pode ser cultivada em quase todo o país onde não ocorram temperaturas abaixo de 18ºC. O local de cultivo pode ser ao sol, mas em lugares de verões quentes é recomendada sua localização na sombra durante a tarde. É necessário uma pérgola alta, onde suas flores pendentes formarão cascatas coloridas. Não é adequada a muros ou cercas, o visual ficaria prejudicado.

Para substrato de cultivo o recomendado é o húmus de minhoca, composto orgânico e areia em partes iguais. Misturar num balde, acrescentando 100 gramas de farinha de ossos. Abrir uma cova maior que o torrão, colocar parte da mistura no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais com o restante.

Strongylodon-Macrobotrys

Apertar o substrato e regar de forma abundante. Quando esta muda ainda está na fase inicial de crescimento é muito ávida por água, mas já adulta e bem aclimatada no espaço, as regas poderão ser mais espaçadas. As flores são polinizadas principalmente por morcegos e vespas atraídos pelo néctar.

Para manutenção realizar todos os anos no inverno a adubação da muda com o mesmo material usado para o plantio, sempre regando depois da adição. As podas não deverão ser frequentes, apenas para controle de seu tamanho quando invadir o espaço de outras plantas.

Paisagismo
Restrita a regiões de clima tropical e subtropical, é excelente para pergolados em áreas de convivência familiar. A cor de suas flores realmente chama a atenção obtendo um efeito paisagístico excelente para pátios com piscina.

jade azul

Multiplicação
A trepadeira-jade possui diversas formas de multiplicação  incluindo as mais comuns dentre a família da espécie. Ela pode se propagar tanto por estaquia, quanto por sementes, mas, ainda sim, pode se multiplicar de formas diversas: Seja por alporquia ou mergulhia.

Uma das curiosidade a cerca da espécie trepadeira-jade, além de possui características exóticas é que nas Filipinas, elas acabam deixando os beija-flores de lado quando o assunto é atrair agentes polinizadores. Neste caso, o principal polinizador da espécie em todo território filipino são os morcegos.

banconolago

jade-vermelha

A Mucuna bennettii é uma espécie de trepadeira pertencente a família botânica Fabaceae que ficou popularmente conhecida como Jade-vermelha.  É também conhecida popularmente como trepadeira-jade-vermelha, trepadeira-filipina, mucuna, flama-da-floresta e trepadeira-da-nova-guiné. Sua origem é da ova Guiné, Oceania

Trata-se de uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento muito ornamental, seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar a planta.
As folhas são trifoliadas, alternas, com folíolos elípticos a ovalados, acuminados, coriáceos e de cor verde brilhante.

Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escarlate e reunidas em enormes cachos pendentes de beleza sem igual. Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente, que surgem sempre durante a Primavera. As belas flores da jade-vermelha são capazes de atrair muitas borboletas ao jardim.

mucuna
É uma espécie rústica, não precisa de tutoramento e exige pouca manutenção. A planta possui folhagem densa, vistosa e de crescimento rápido, sendo necessário podas para controlar o seu crescimento.

Aprecia ambientes de sol pleno ou meia sombra, solo fértil e rico em matéria orgânica, tolera alta umidade e calor tropical, não tolera o frio ou geadas.

Como necessita de muito espaço para se desenvolver, a Jade vermelha não é muito indicada para cultivo em vasos ou floreiras. Deve ser irrigada regularmente.

Com sua farta floração valoriza pérgolas, gazebos e caramanchões robustos e grandes, de preferência que possam ser apreciados de baixo.

Mucuna-bennettii1

Sua multiplicação é feita por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, e também por estaquia e alporquia dos ramos. A germinação ocorre em 30 a 60 dias após a semeadura.

Cultivo
Para cultivar esta planta, o primeiro passo é encontrar o lugar certo para ela. Ela é muito robusta e versátil; pode tolerar temperaturas baixas de até 5°C, mas desenvolvem-se melhor em temperaturas que vão de 15°C à noite e entre 23 e 26°C durante o dia.

Escolha um lugar que tenha o mais próximo possível dessas condições. A jade-vermelha também se desenvolve bem com luz solar direta. Ela pode ser plantada e cultivada com iluminação controlada, mas pode queimar se movida da luz indireta para a direta sem ajustar a mudança cuidadosamente e aos poucos.

O tipo de terra adequado é determinado por quando você for plantar sua planta. Primeiramente, ao plantá-la em seu jardim, use um solo comercial. Para fazer com que ela floresça, é necessário modificar o solo.

trepadeira-jade-vermelha-F

Para cada xícara de terra usada, adicione ¼ de xícara de esfagno e ¾ de xícara de areia. Se estiver transplantando a jade-vermelha, o solo deve ser meio a meio comercial e misturado e ainda misture farinha de ossos.

Depois de ter a área certa escolhida e o solo propriamente misturado, aí então já pode plantar a jade-vermelha. Com uma espátula, cave um pequeno buraco de uns 10 ou 12 dedos de profundidade e largura. Coloque a planta dentro do buraco e cubra com a terra misturada. Dê leves batidinhas na terra para que ela se fixe bem em torno do caule da planta.

Após plantar, regue-a até que a raiz esteja saturada e a terra em torno da planta esteja úmida. Não molhe novamente até que a terra esteja completamente seca. Quando for molhar a planta novamente, use apenas o suficiente de água para umedecer a terra.

Use um fertilizante 5-10-5 solúvel uma vez a cada duas semanas. Não fertiliza a planta nos meses de verão. Lembre-se de molhar levemente as folhas com spray com água pura para remover partículas de poeira.

Dia-de-sol