Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begonia semperflorens

As begônias são plantas da família Begoniaceae, existindo apenas uma ou outra espécie de origem havaiana, a única representante do gênero Hillebrandia, que não pertence a este gênero.

Características da planta
De forma geral, as begônias são consideradas plantas ornamentais de folhagens muito características e ocasionalmente flores atraentes. Algumas estimativas dizem que existem mais de 1000 espécies de begônias.

O chamado Angiosperm Phylogeny Group  costuma apontar para uma cifra de mais de 1400 espécies o que faz o gênero Begonia um dos 10 maiores do grupo das angiospermas.

As begônias são localizadas principalmente na América do Sul, em locais onde existem florestas úmidas ou mesmo nichos de umidades das savanas, com muitas espécies consideradas epífitas ou rupícolas apesar de a maior parte delas ser terrestre.

Em alguns exemplares é possível se encontrar tubérculos subterrâneos que as mantêm vivas por muito tempo, apesar da parte aérea normalmente parecer no fim de cada ciclo anual.

As que são chamadas de begônias tuberosas são bastante apreciadas por serem plantas duradouras e que poderão ser armazenadas em forma de tubérculos fora da terra durante algum tempo para que possa rebrotar na época apropriada.

Outros exemplares de begônias, mesmo sem tubérculos, poderão se tornar espécies bastante longevas, sobrevivendo assim por várias décadas mantendo o seu viço. Quase que todas as espécies de propagam por meio dos rizomas.

begonia_semp_4

A maior parte das begônias conta com caules aéreos herbáceos, e é cultivada como erva. Apesar disto outras espécies como a “begônia-asa-de-anjo” (Begoniacoccinea) e “begônia-metálica” (Begoniaaconitifolia), costumam se desenvolver através de caules eretos e consistentes podendo alcançar muitas vezes até 1,5 m de altura.

As folhas das begônias são certamente seu maior atrativo. Possuem uma forma uniforme, incomum e usualmente coloridas. São bastante visadas para canteiros sombreados onde as espécies mais apropriadas contam com uma folhagem de cor verde escura.

De todas estas espécies, a que mais se destaca neste aspecto é a begônia rex, que possui suas folhas enormes em cores que variam desde o bronze ao rosado ou mesmo vermelho. É possível se encontrar algumas delas prateadas ou brancas, com pintas, estrias e manchas de cores que sejam alternadas.

Outras espécies como, por exemplo, a begônia cruz-de-ferro e a begônia-preta também se destacam por ter sua folhagem ornamental.

As flores das begônias costumam ser diminutas e ornamentadas por brácteas brancas ou mesmo coloridas, que se tornam seu principal atrativo. A maior parte das espécies possui brácteas pequenas ou mesmo de colorido pálido que em um contraste com a folhagem costumam perder o seu valor.

Begonia_semperflorens_(vermelha)

Apesar disto certas espécies como, por exemplo, a Begoniaelatios, Begoniacucullata e Begonia tuberosa certamente são procuradas por suas folhas coloridas, que variam do branco ao vermelho.

Nas espécies B. elatior e B. tuberosa suas flores são especialmente grandes e como o resultado de repetidos cruzamentos se apresentam com algo semelhante a rosas. As espécies que são cultivadas por suas flores apreciam a luz do sol.

Os métodos para cultivo variam de espécie para espécie. Uma identificação precisa poderá auxiliar nestes tipos de conhecimento, pois ajudam a determinar se esta planta pertence a uma espécie terrestre, epífita ou mesmo rupícola. De forma geral, são cultivadas em solos orgânicos, que são bem drenados e protegidas da luz do sol direta bem com ocorrentes de ar, devem ser irrigadas com frequências.

Conheça um pouco mais sobre a Begônia cerosa
As begônias são muito delicadas e suculentas e saíram de seus vasos para invadir os jardins. Altamente variadas com flores brancas, rosas e vermelhas, além de folhas verdes e avermelhadas disponíveis no comércio.

As sementes de begônia cerosa híbridas de jardim são bastante delicadas e suculentas, seu mix de sementes cria variedades de flores com coloração sortida. São bastante rústicas e floríferas, podendo compor belos maciços e bordaduras durante o ano inteiro, são excelentes para o cultivo em vasos e jardineiras.

BegoniaSemperflorens

Devem ser cultivadas através de tratamentos em sol pleno ou meia sombra, em substrato que seja rico de matérias orgânicas com regas regulares. Com o tempo costumam perder o vigor e precisam ser trocadas anualmente. O cultivo deve acontecer com matéria orgânica e ainda ser irrigado regularmente, germinando as sementes o ano todo.

Vale lembrar que as pessoas que estão pretendendo ter uma criação de flores como a begônia em casa deverão realmente ficar atentas as particularidades de criação delas, visto que se trata de uma planta realmente muito delicada e que precisa de cuidados específicos.

Se você deixá-la no meio de uma área aberta, como outras plantas, ela só vai dar certo se realmente encontrar as condições próprias em termos de terreno e clima, o que se torna improvável se a pessoa não preparar estas condições antecipadamente.

02

agaveatenuata

A agave-dragão é uma planta considerada herbácea de caule lenhoso e curto. Na fase adulta, a espécie pode chegar até 1,50 m de altura. Suas folhas são suculentas, podendo haver algum tipo de variação de acordo com o modo de cultivo ou até mesmo com a variante escolhida para cultivo.

Há muito tempo, não se sabia por que a agave-dragão tinha certos nomes. Com isso, diversos estudos específicos foram feitos em torno da espécie até se chegar ao título pescoço de cisne, um dos nomes populares da planta. Tudo isso só foi possível por causa do curioso  inflorescência da espécie.

Na maioria das vezes, ela se apresenta em uma espiga de flores muito espessa e que cresce de forma muito alta. Com isso, a planta acaba curvando o pescoço, ficando com aspecto de cisne. Não podemos deixar de mencionar também seu nome científico que foi dado por causa de seu aspecto botânico. A agave-dragão ou agave attenuata, recebeu este nome por causa da sua folhagem. “Attenuata” significa frágil ou fino, justamente por causa das suas folhas.

Na maioria das vezes, a folhagem aparece em tom verde-azulado, bem largas na base e que acabam por culminar em uma ponta seca que é muitas das vezes reconhecida como um espinho. A disposição das folhas é em roseta basal, segundo intitulam os próprios botânicos especializados na espécie.

Ao seu redor, a planta, depois de desenvolvida apropriadamente, forma seus “filhotes”. Com isso, ela é capaz de gerar densos maciços, com enormes dimensões. Um detalhe muito importante que relaciona o seu cultivo com praticidade e facilidade é que a espécie pode ser cultivada em todo o país, independente de clima ou qualquer outro aspecto.

Agave-Attenuata-33

A espécie vinda do México e seu nome intriga botânicos até hoje, mas seus verdadeiros objetivos são inumeráveis.

As folhas da agave-dragão são bastante curiosas e interessantes por si só, mas as flores são ainda mais. Somente nas plantas mais velhas é que tal fenômeno ocorre. As inflorescências  surge composta em pequenas flores, que vão se desenvolvendo em uma espiga grande e ereta. Após o processo de florescimento, a espécie acaba entrando no seu período de fenecimento.

Cultivo
Mesmo que a planta seja adaptável a qualquer terreno, existem algumas condições próprias para o seu cultivo.

Neste caso, é preciso seguir um roteiro bem simples para se ter uma agave-dragão no jardim. Confira logo abaixo:
* A espécie, acima de qualquer coisa, precisa de um local onde o sol bata e fique por bastante tempo na região. A planta adora locais ensolarados e quentes. Por isso, não insista em colocá-la bem exposta ao sol.

* A agave-dragão precisa de um solo bastante arenoso para se desenvolver. Se for cultiva-la em jardim, misture areia ao solo, deixando a matéria orgânica agir bem sobre a terra. A areia por si só já é boa para drenagem, mas certifique-se que este processo poderá ser feito com bastante facilidade.

* Neste etapa, é preciso ter cuidado na hora de plantar a muda sob o substrato. O buraco para que a muda repouse deverá ser maior que o torrão.

agaveatenuata

* A adubação é essencial depois que a muda for instalada e algumas dicas do processo podem ser bastante úteis para um desenvolvimento eficaz da planta. Primeiro, é preciso utilizar um balde para misturar adubo animal de curral bem curtido. Nesta mistura, acrescente um dos principais ingredientes que é o material orgânico em si. Você pode utilizar húmus, minhocas e areia ao mesmo tempo e misturar tudo em uma proporção 1:2: 1.

* Para fazer com que as raízes das mudas se desenvolvam facilmente, sem nenhum obstáculo, é preciso ir soltando a terra das paredes. No fundo, sempre ir colocando areia.

* No fundo do buraco onde se encontra a muda, é necessário colocar o torrão e completar com a mistura receitada na etapa anterior. Com isso já feito, logo em seguida, aperte o solo ao redor para deixar o substrato e a mudinha bem fixos ao terreno.

* Depois de todos os passos seguidos com cautela, é hora de fazer a sua primeira rega! Nunca é bom regar muito a espécie até deixa-la encharcada  Quando a terra já estiver úmida e saturada de água, pare o processo. Não esqueça que a espécie precisa estar bem regada diariamente, menos na época de chuvas e talvez no inverno.

* Após alguns dias, As regas deverão ser espaçadas, embora no início elas foram   bastante constantes. Isso acontece por causa de uma característica bem especial da agave-dragão: Ela é uma planta xerófita.

* A agave-dragão é uma espécie que se propaga rapidamente por diversos meios. Após a sua propagação, é hora de retirar os “filhotes” que surgem ao redor da chamada “planta-mãe”. Feito isso, na inflorescência, os bulbilhos que se formam, mesmo levando muito tempo para se desenvolverem, também podem ser uma boa alternativa para a multiplicação da espécie.

agave

Paisagismo
Como muitos já devem ter percebido, a agave-dragão é muito usada no âmbito do paisagismo. Mesmo assim, os especialistas não recomendam o seu uso em fachadas e entradas de prédios no geral, pois é onde os pedestres passam, assim como as grandes jardineiras de prédios devem ser evitadas.

O motivo dessa restrição é claro: A espécie tende a formar grandes touceiras  o que pode atrapalhar ou obstruir a passagem de pedestres. Com isso, a ponta aguda da planta pode acabar machucando as pessoas de alguma forma. A forma ideal de usa-la na ornamentação é cultivando a mesma em grandes canteiros, onde ela possa formar os seus grandes e belos maciços.

florlago

cacto

Segundo a filosofia do Feng Shui os cactos são vistos como guardiães, uma vez que purificam o ambiente. Alguns especialistas acreditam mesmo que os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV.

Os cactos e plantas suculentas são a opção perfeita para quem dispõe de pouco tempo para cuidar de plantas de interior. São plantas que se dão em qualquer canto do seu apartamento ou até no exterior, que apreciam muito sol e que exigem poucos cuidados.

São plantas que podem crescer facilmente em recipientes pouco fundos, como é o caso dos vasos habitualmente usados para os bonsais. No entanto, também precisam de alguns cuidados essenciais e do solo apropriado para se manterem nas melhores condições.

Origem e características dos cactos e plantas suculentas
Apesar deste tipo de plantas se encontrarem, hoje em dia, em qualquer parte do mundo, as grandes famílias têm a sua origem na África, Arábia ou Austrália. Os cactos fazem parte da família das Cactáceas e possuem uma aréola, que os distingue das restantes suculentas, e de onde surgem todos os brotos, espinhos e flores.

Uma das suas principais características é o facto de serem muito resistentes e terem uma enorme capacidade de adaptação até às condições de vida mais duras, às quais a maioria das plantas não conseguiria resistir.

São plantas que se encontram nas mais diversas formas e tamanhos, algumas com flores que podem ser delicadas e minúsculas ou grandes, sedosas e coloridas. Independentemente da espécie, todas elas apresentam uma estrutura carnosa, folhas e raízes, onde conseguem armazenar água para longos períodos de seca e que lhes permitem aguentar até as temperaturas mais elevadas.

suculentavaso

Cuidados essenciais
* Em primeiro lugar, tenham em conta que não deve manusear os cactos sem luvas. Para ajudar a manuseá-los deverá utilizar uma pinça ou tenaz.

* São plantas que necessitam de muita luz, sendo necessária luz solar direta para que se desenvolvam nas melhores condições. Por esta razão, coloque-as perto de uma janela se as mantiver no interior da casa.

* Não necessitam de uma rega abundante. A rega deve ser feita apenas quando a terra ficar seca. No Inverno, a rega deverá ser evitada, pois normalmente entram em repouso, e a água só irá favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

* O substrato ideal para o cultivo de cactos depende da disponibilidade de cada região. Casca de pinus (tratada) triturada, casca de arroz carbonizada, pó da casca de coco triturada, sempre adicionado de areia grossa lavada, para possibilitar uma boa drenagem.
Uma dica de substrato, quando não houver outra solução: 1/3 de terra comum, 1/3 de areia grossa e 1/3 de matéria orgânica (húmus de minhoca, esterco curtido, etc.).

* Por vezes os cactos e plantas suculentas podem ser atacados por insetos, como pulgões, que podem causar a morte prematura destas plantas. A melhor opção para tratá-las é retirar a planta do substrato e lavar muito bem com uma escova macia e sabão até a eliminação total dos pequenos insetos. De seguida deverá deixá-lo secar à sombra por uma semana, e preparar novo vaso.

chuva-2