Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lagarta da borboleta cauda-de-andorinha

As lagartas é talvez o maior problema que tem que enfrentar na hora de manter seu jardim em perfeito estado. Estas pequenas larvas alimentam-se das folhas das plantas, destruindo-as rapidamente.

Para acabar com este problema indesejável, há uma grande variedade de produtos químicos de controle de pragas e também alguns remédios caseiros que são mais econômicos.

Neste artigo, alguns conselhos para que saiba como acabar com as lagartas nas plantas para poder assim conservar a beleza de todas as plantas do jardim.

Ainda que possa parecer óbvio, a primeira coisa que deve fazer é observar atentamente suas plantas para verificar e comprovar que, efetivamente, as lagartas são mesmo uma praga.

lagarta

Pode tentar, com a ajuda de uma luva, tirar manualmente as lagartas das folhas das plantas, mas tenha em conta que isto não é suficiente porque alguns tipos de lagartas são muito pequenas e se escondem atrás de folhas grandes ou junto dos caules da planta e pode ser muito difícil encontrá-las a simples vista.

Se não quer utilizar produtos químicos sobre suas plantas, o alho é uma aliado perfeito para acabar com as lagartas graças aos ácidos que contém e que repelem estes insetos.

Como aplicá-lo? Pois o mais cômodo talvez seja misturar em uma garrafa, dois copos de água e duas colheres de sopa de alho em pó, e mais um pouco de sabão para dar consistência. Depois com um pulverizador regue sobre as lagartas e as zonas ao redor.

Além disso, uma boa forma de prevenir outra praga de lagartas é jogar, de vez em quando, pedaços de alho bem cortado sobre a vegetação do seu jardim, para afugentar estes insetos.

Pragas-de-Jardim-1-13

Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas é a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfetantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.

Para utilizá-lo, triture e polvilhe um chili em todas as plantas do jardim ou na grama onde estiverem as lagartas, ou misture dois copos de água com duas colheres de sopa de pimenta caiena e pulverize diretamente sobre o jardim, repetindo esta ação a cada duas semanas.

Também funciona muito bem se cultivar no mesmo jardim plantas aromáticas como hortelã e manjericão. Estas plantas desprendem um cheiro característico que atrai as vespas, as quais comem as lagartas, por isso trata-se de um remédio perfeito.

Existem produtos químicos específicos para combater estas pragas desagradáveis e suas consequências em nossa grama. Por exemplo, as armadilhas impregnadas de feromônios femininos que servem para atrair as lagartas macho, ficando presas na armadilha.

lagarta

Desta forma consegue-se que as lagartas femininas não possam se reproduzir e se acabe assim com a praga. Para isso, coloque várias armadilhas (dependendo do tamanho do seu jardim) ao longo da grama e verá como pouco a pouco, lagartas macho vão caindo na armadilha.

Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas. Preste atenção na embalagem antes de comprar o produto e assegure-se de que é o que melhor se adequa ao tipo de praga e que atente o menos possível contra o meio ambiente.

lagartas_no_jardim2

O modo de utilização dos repelentes químicos consiste em aplicar o produto apenas nas plantas afetadas e não ao ar, com o objetivo de contaminar apenas o necessário.

Se for jogar inseticida sobre folhas de plantas que depois pensa utilizar na cozinha, deverá ter cuidado e lavá-las depois muito bem antes do seu uso culinário, para assim eliminar os restos de inseticida que tenham ficado.

3845501551_7950503c54_z

hidrangeas

Muito apreciada pelas floradas intensas, oferece ao produtor a opção de vender desde a muda até a flor envelhecida ou seca.

Pouco comum entre as plantas, a cor azul é a característica marcante da hortênsia, flor de cultivo fácil, rápido e simples para produção comercial. Rústica e de boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberância dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para adornar diferentes ambientes.

Disponibilidade de água e temperatura adequada são as maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia.

Como é originalmente de clima ameno, a planta, oriunda da China e do Japão, não se dá muito bem em regiões quentes e secas. No entanto, por meio de técnicas de melhoramento genético, há algumas variedades da flor cultivadas em diversos países de clima tropical, temperado e subtropical.

Por aqui, relatos dão conta de que o cultivo de hortênsia, herança da colonização alemã, começou pelas serras do sul do país, onde até hoje é referência no turismo das cidades gaúchas de Gramado e Canela. A flor também tem destaque no paisagismo dos municípios de Morretes (PR) e de Campos do Jordão (SP).

hydrangeas-jardim

A hortênsia é um arbusto semi lenhoso, com altura de 1 a 2,5 m e folhas grandes, denteadas, brilhantes e coriáceas – a textura assemelha-se à do couro –,tem a variação de cores de suas inflorescências influenciada pelo nível de acidez e concentração de alumínio do solo. Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada no país.

A planta exige solos férteis, bem irrigados, com boa drenagem e muita matéria orgânica. Dá-se bem em climas subtropical, tropical e temperado. É um arbusto que também pode ser plantado em vaso

Como plantar
Em primeiro lugar adquira mudas de hortênsia em viveiros recomendados. Também podem ser encontradas em lojas de plantas e de produtos de jardinagem.
Embora a hortênsia aceite vários tipos de solos, alguns precisam de tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação, que elevam o custo de produção.

hortênsia branca

O melhor desenvolvimento se dá em solos férteis, bem irrigados e, ao mesmo tempo, com boa drenagem e dotado de elevado nível de matéria orgânica.

O espaçamento para o plantio varia de acordo com as condições físicas do ambiente, a variedade utilizada, o manejo adotado, entre outros fatores. No entanto, para cultivo de plantas obtidas em floriculturas, que são melhoradas geneticamente e manejadas em estufas controladas, o espaçamento é menor que o indicado para exemplares rústicos, cuja manutenção é mais fácil.

A cova, no entanto, deve ser grande, com no mínimo 50 x 50 x 50 m, pois as plantas ficarão no terreno por cerca de oito anos ou mais. Prepare a cova com adubação química e orgânica indicada pela análise do solo.

A planta tem boa adaptação em locais com temperaturas amenas, mas pode ser mantida sob estufas com irrigação. Devido ao calor nesses ambientes, é necessário mais atenção com o sistema de regas, que devem ser mais frequentes, para favorecer as condições climáticas adequadas para um bom desenvolvimento.

hortênsias

Propagação
A propagação da hortênsia é realizada por estacas que podem ser extraídas da planta mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o florescimento.

As estacas podem ser herbáceas – brotações laterais que ocorrem ao longo dos ramos –, desde que tenham cerca de 8 cm e de quatro a seis folhas pequenas e sejam usados reguladores de crescimento para garantir o enraizamento –, e semi lenhosas, utilizando ramos que contenham, no mínimo, duas gemas laterais, sendo uma para ficar sob o substrato para formação das raízes e outra acima, para a parte aérea. As estacas levam 40 dias para enraizar.

hortênsia azul

Ao terminar a floração, faça poda drástica do ramo que floresceu. Corte-o a 10 cm do solo, para que a planta emita novas brotações e cachos florais de bom tamanho. Podas mais alta (a 30 cm do solo) são recomendadas quando a intenção é obter mais quantidade de brotos e de cachos.

A floração da hortênsia ocorre cerca de sete meses após o plantio. Cada variedade, no entanto, pode apresentar um período diferente entre o início do cultivo e o momento em que a flor pode ser colhida.

brisa