Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




poda

Muitas pessoas gostam de cultivar plantas em suas residências, mas para manter as mesmas bonitas, fortes e saudáveis, são necessários que sejam tomados uma série de cuidados com as plantas que são cultivadas, como por exemplo: a irrigação, a adubação, a limpeza, a poda e etc.

A poda é um procedimento de grande importância para as espécies vegetais, pois é através dessa técnica que as pessoas podem controlar o tamanho, o formato e a aparência das plantas cultivadas, além de ajudar a manter as mesmas saudáveis, rejuvenescidas e crescendo de forma ordenada.

Por tudo isso, a poda é um processo fundamental para que mantenhamos as nossas plantas sempre bonitas e saudáveis.

O que é a poda das plantas?
A poda das plantas é uma técnica que consiste em cortar partes da planta (folhas, galhos e etc.), com o objetivo de renovar a planta e ordenar o seu crescimento.

A realização da poda é importante para que as plantas permaneçam saudáveis e tenham uma boa aparência. Além disso, as podas podem ser realizadas em situações como:
* Em caso de existirem ramos grandes, que acabam sugando muito nutrientes da planta  acaba enfraquecendo o restante da espécie vegetal cultivada;
* Galhos com a presença de folhas ressecadas e amareladas;
* A existência de galhos com alguma doença que possa contaminar o resto da planta;
* A existência de galhos secos ou mortos;
* A planta cresce demais para o ambiente onde ela está sendo cultivada.

Poda-de-plantas

Os tipos de poda
As podas vem sendo estudadas desde a antiguidade, e todas as informações colhidas, fizeram com que elas fossem divididas em categorias conforme a situação em que ela é realizada.

Abaixo segue os tipos de poda comumente realizados

podar-plantas

Poda de formação
Quando uma pessoa poda uma planta ela acaba dando uma forma a arvore, por isso, é normal afirmarmos que todas as podas tem o objetivo de dar forma e modelar as plantas.

A poda de formação é dividida em categorias como: levantamento, rebaixamento, lateral, equilíbrio e outros tipos de poda.

A poda de formação tem como objetivo maior evitar que cresçam ramificações indevidas e realizar o corte de galhos que estejam desproporcionais com o restante da arvore. A poda de formação gera harmonia na planta, além de arejamento e iluminação adequada para a espécie vegetal.

pomar_podas_0

Poda de floração ou pode de frutificação
Muitas espécies vegetais são cultivadas com o intuito de que elas gerem frutos e flores, e para que isso ocorra, essas espécies vegetais podem passar por podas especificas que ajudam a planta a ter sua produtividade otimizada, permitindo que a planta consiga gastar um tempo menor para superar a entre safra e gaste menos energia para produzir as flores e os frutos.

Este tipo de poda, além de fazer com que a planta produza uma quantidade maior de flores e de frutos, ajuda a fazer com que a planta produza uma quantidade menor de galhos sem utilidade, seja comercial ou estética.

renovação

Poda de renovação
A poda de renovação, como o próprio nome diz, tem o intuito de renovar, de rejuvenescer a planta. Esse tipo de poda pode ser dividido em 2 categorias: podas de limpeza, podas de rejuvenescimento e podas contra pragas.

Nas podas de renovação são removidos os galhos doentes, e que não estejam tão bonitos. Nessa poda, procura-se dar um aspecto jovem a planta e evitar que as doenças existentes na planta se espelhem por outras partes;

podaraízes

Poda das raízes
Esse tipo de poda é raro de acontecer, pois só é feita nas situações em que as raízes da planta podem se tornar um problema. Exemplo: quando a raiz quebra uma calçada ou quando a pessoa trabalha com arte bonsai.

O momento ideal para podar uma planta
O melhor período para realizar a poda de uma planta é quando esta se encontra no período de menor atividade metabólica. Normalmente esse período acontece no inverno, depois que as plantas floriram e frutificaram.

Nesses períodos, em que a planta está florescendo, faz com que elas normalmente gastem uma grande quantidade energia, e não é interessante que a planta divida o seu gasto energético com a cicatrização da poda.

Uma regra básica para a realização das podas é que no caso de existir a necessidade da realização de podas de raízes ou de formação, estas só podem ser realizadas em espécies vegetais fortes, vigorosas e sadias, pois em caso contrário (realizar esses tipos de podas em plantas doentes), pode ocorrer delas não terem condições e forças suficientes para regenerarem e cicatrizarem de forma que pode até mesmo matar a planta.

ferramentas

Materiais e ferramentas para realizar as podas das plantas
As ferramentas e materiais para que sejam feitas as podas das plantas é outro fator de grande importância para que essas atividades sejam realizadas com sucesso.

A qualidade dos instrumentos pode influenciar no sucesso ou não da poda. Por isso, deve ser evitada a realização de podas com instrumentos (tesouras, serras, serrotes, etc.) que estejam cegos ou com corte ruim, pois além da dificuldade da poda ser maior, as ferramentas nessas condições tendem a ferir as plantas, gerando dificuldades maiores para a cicatrização da planta, que com certeza irá gastar mais energia para poder se restabelecer de forma adequada.

Deve ser evitado o uso de ferramentas cegas, enferrujadas e em outras más condições, pois o serviço irá ser feito com maior dificuldade, além de correr o risco de prejudicar a planta de alguma maneira.

Por isso, na hora de realizar a poda use instrumentos de boa qualidade e que suas laminas estejam afiadas para realizar um bom corte e a poda seja feita com maior facilidade.

Considerações finais
As podas devem ser feitas com bastante cuidado, pois elas irão variar de acordo com a situação enfrentada e também conforme o tipo de planta, pois é muito comum encontrarmos espécies vegetais que nunca tenham sido podadas, devido as características da própria planta.

Por isso é de grande importância que as características de cada planta cultivada seja conhecida para que a poda seja feita de forma correta, mantendo a planta forte, vigorosa, bonita e saudável.

campo-con-flores