Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




angelicas

Ter plantas em casa é uma ótima “desculpa” para dar uma pausa na correria do dia a dia. Além disso, elas absorvem poluentes do meio ambiente e, claro, embelezam a sua casa. Para começar seu jardim, não é preciso muita coisa: basta um vaso, um pouco de terra e algumas sementes. Para fertilizá-las, você pode usar adubo oriundo de uma composteira.

Mas as plantas, assim como os seres humanos, têm momentos ruins. Às vezes, é possível identificar a causa – quando as folhas estão murchas, o problema deve ser falta d’água.

Ocorre que nem sempre é fácil verificar com precisão qual é o problema. Algumas possibilidades são: excesso ou falta de sol, clima seco ou pobreza de nutrientes no solo. Se você não sabe o que fazer, experimente esses truques rápidos abaixo que podem salvar suas plantinhas.

Pode demorar até três meses para você começar a notar uma melhora na saúde das suas “companheiras”, por isso, tenha paciência e acredite nos seus esforços. Aí vão as dicas:

Apare as folhas mortas
Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate. Tome cuidado com os brotos. Mesmo eles tendo um aspecto estranho, possuem grande potencial de crescimento.

Apare os galhos e caules mortos
Quando for cortar os galhos, comece pelo topo e apare uma pequena quantidade por vez. Para cada pedaço de galho cortado, verifique a cor do centro do caule.

Às vezes, o caule parece morto, mas você encontrará a coloração esverdeada no centro dele, na medida em que o corte for se aproximando das raízes. Quando isso ocorrer, pare de cortar. Após um mês, galhos novos começam a crescer sobre os antigos.

flores-begonias

Troque sua planta de vaso
Muitas vezes, ao plantarmos uma semente, utilizamos vasos pequenos. Mas se a planta crescer muito, é necessário aumentar também o tamanho do vaso para que haja mais espaço para o desenvolvimento do organismo.

É possível saber a hora em que o replantio é necessário atentando para as raízes. Quando elas começarem a ficar visíveis e “saírem” do vaso troque o recipiente por um maior e que possua furos na parte inferior para ajudar na drenagem. Pesquise sobre a sua espécie antes e veja se existe algum requisito especial nesse processo, e lembre que talvez seja preciso colocar mais terra.

Cheque os níveis de umidade de seu vaso
A maioria das espécies gosta de um ambiente úmido, afinal elas vivem em florestas e bosques (com exceção dos cactos). Se perceber que o solo em que a planta está colocada fica continuamente seco, mesmo regando diariamente, significa que os níveis de umidade do jardim ser muito baixos.

Para corrigir isso, coloque uma panela rasa cheia de cascalho e pedrinhas debaixo do vaso da planta. Adicione um pouco de água à panela e certifique-se que a água não vai ultrapassar o cascalho. Como a água evapora, ela vai aumentar a umidade em torno do vaso.

Controle da luz do sol
Se a planta tem folhas queimadas e amareladas (sinais de muita exposição ao sol) ou pouca ou nenhuma floração (sinais de pouco sol), deve ser alterada a quantidade de luz que ela recebe no dia a dia. Teste colocá-la nas proximidades de diferentes janelas se o local atual não estiver fazendo bem à planta. Fique atento se resides em uma região com muita incidência de luz solar.

Adicione nutrientes
Assim como as pessoas, as plantas também precisam de nutrientes para se manterem saudáveis. Alguns deles estão presentes em saquinhos de, que podem ser colocados na terra, junto com as folhas secas do chá, que também são fertilizantes. A borra do café também é muito eficiente para a nutrição de suas plantas – e um centímetro de espessura é suficiente.

111111

camarão-azul (7)

As doenças nas plantas são anormalidades provocadas geralmente por microrganismos, como bactérias, fungos, nematóides e vírus, mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz. Neste caso, são também conhecidas como distúrbios fisiológicos.

Várias são as medidas que podem ser adotadas para evitar a ocorrência de doenças em plantas.

Para que as doenças sejam bem controladas é necessário que o cultivo seja bem conduzido, ou seja, que a planta não esteja sujeita a estresses provocados por fatores diversos, tais como época de plantio desfavorável, adubação desbalanceada, ferimentos nas plantas, competição com plantas daninhas e o uso de cultivares não adaptadas ao clima.

É bem fácil observar se as suas plantas estão bem adaptadas ao local e aos tratos culturais que estão recebendo.

Veja como observar alguns sintomas pode prevenir problemas e doenças.
* Sintoma: Os caules crescem de uma forma exagerada, as folhas mais velhas ficam longas e desbotadas enquanto as novas não se desenvolvem.
- Causa: Pouca luz. Excesso de Nitrogênio.
- O que fazer: Coloque a planta num local mais iluminado. Reduza o teor dos adubos ou diminua a frequência das aplicações.

* Sintoma: As folhas antigas enrolam-se; as novas não se desenvolvem.
- Causa: Excesso de luz.
- O que fazer: Coloque a planta num local mais sombreado ou pare de usar adubos para incentivar o crescimento.

* Sintoma: Os caules ficam polpudos, escuros e apodrecem; as folhas inferiores dobram-se e murcham; a terra, na superfície, fica constantemente molhada.
- Causa: Excesso de água.
- O que fazer: Não regue em quantidade ou com muita frequência. Molhe apenas quando a terra do vaso estiver seca. Assegure-se de que o buraco de drenagem do vaso não está entupido. Não deixe a água drenada ficar embaixo do vaso mais de 30 minutos. Diminua as regas, ainda mais, no período de dormência das plantas.

* Sintoma: As pontas das folhas escurecem e elas acabam murchando. As folhas inferiores ficam amarelas e caem.
- Causa: Pouca água.
- O que fazer: Regue até que a água escorra pelo buraco de drenagem do vaso. Não molhe outra vez antes da terra secar.

* Sintoma: As bordas das folhas enrolam-se e ficam amarronzadas.
- Causa: Falta de umidade.
- O que fazer: Aumente a umidade, colocando os vasos sobre uma bandeja com pedrinhas e água ou então no interior de um recipiente cheio de esfagno úmido. Borrife as folhas.

* Sintoma: A planta não dá flores, ou produz apenas algumas, e forma um cúmulo de folhas. Na superfície do vaso, às vezes aparece um lado esverdeado.
- Causa: Excesso de adubo, principalmente nitrogênio.
- O que fazer: Adube com menos frequência, usando a metade da quantidade indicada na embalagem, principalmente no inverno, quando a planta recebe menos luz. Não use adubo rico em nitrogênio durante o período de crescimento. Não adube na época de dormência da planta.

* Sintoma: As folhas inferiores tornam-se amarelas e caem; as novas não se desenvolvem e os caules param de crescer.
- Causa: Falta de adubos.
- O que fazer: Adube frequentemente no período de crescimento da planta.

* Sintoma: As folhas ficam amareladas, dobram-se e murcham.
- Causa: Excesso de calor.
- O que fazer: Mude a planta para um lugar mais fresco.

* Sintoma: Surgem manchas amareladas ou amarronzadas nas folhas.
- Causa: Água fria nas folhas.
- O que fazer: Ao regar as plantas, use água à temperatura ambiente ou um pouco mais alta.

* Sintoma: Manchas brancas amareladas ou amarronzadas nas folhas.
- Causa: Queimadura do sol.
- O que fazer: Propicie mais a sombra à planta, filtrando a luz do sol com cortinas, ou mude-a para perto de uma janela que não receba luz solar direta nas horas mais quentes do dia.

* Sintoma: Uma cobertura branca aparece na superfície da terra ou nas margens e lados do vaso de barro. As folhas que tocam na borda do vaso murcham, apodrecem e caem.
- Causa: Acúmulo de sais provenientes dos adubos.
- O que fazer: Regue a planta inteiramente, para dissolver os sais. Depois de meia hora, molhe-a novamente para que os sais sejam expelidos pelo buraco de drenagem. Lave bem os lados e margens do vaso e revista essas partes com cera derretida.

* Sintoma: As raízes ocupam todo o espaço do vaso e passam pelo buraco de drenagem. A planta murcha ou produz apenas pequenas folhas.
- Causa: Vaso pequeno.
- O que fazer: Replante num vaso maior.

chuvabruna

-Cyclamen-

O ciclame pertence à família Myrsinaceae e pode ser encontrada do Mediterrâneo até a Grécia e também na Síria.

É uma planta que gosta de meia sombra e do clima temperado, por isso, a sua irrigação deve ser feita 2 vezes na semana. Floresce o ano inteiro e as flores são mais bonitas ainda, na primavera e no inverno. O ciclo de vida da ciclame é perene e anual e a dificuldade de cultivo é considerada média.

O ciclame é uma planta bulbosa e, como todas as bulbosas, as suas folhas caem no período de hibernação.

Um dos principais destaques do ciclame são as flores porque além delas aparecerem o ano todo, elas são lindas e diferentes, graças à forma de espiral. Além disso, as suas pétalas ficam viradas para cima e dá até para imaginar porque essa planta se chama ciclame, redonda, como ciclo.

Quando olhamos as folhas da ciclame, as achamos muito parecidas com as de alguns tipos de begônias, porque têm a mesma textura suave, um pouco aveludada e a forma oval. Para completar, elas possuem uma tonalidade marcante, de um verde escuro com umas pequenas manchas brancas. As manchinhas ficam em volta da borda da parte interna das folhas.

CyclamenPink

As cores das flores também variam e podem ser encontradas em floriculturas, porém, normalmente, as mais comuns são nas tonalidades rósea e a branca.

Ainda falando de flores, aparecer delas estarem presentes na planta durante o ano inteiro, a floração começa no final do inverno e início da primavera e podemos dizer que é uma espécie que se dá bem com o frio.

No Brasil, por exemplo, o melhor lugar para cultivar a ciclame é no sul e neste caso, pode ser considerada perene. Se ela for bem cuidada, naquela região ela terá flores quase o ano inteiro, e fazendo sempre mais de um ciclo de floração, normalmente, o começo será em janeiro. Já as folhas, caem, mas não demora muito, elas estão de volta, verdinhas, verdinhas.

Os cuidados necessários para adubação e outros básicos
Como toda planta ela precisa ser cultivada em um bom solo, que seja úmido principalmente, uma vez que se trata de um espécie que precisa ter o tubérculo no nível do solo. É dessa forma que ela consegue respirar e isso deve ser observado na hora do plantio, com o mesmo cuidado, que tem que ser escolhida a terra, de preferência enriquecida.

ciclamenpersicum

Uma vez que a ciclame está plantada, que pode ser num vaso, uma vez que ela é mais usada como planta de interior, ela deve ser regada duas vezes por semana ou quando for percebido que a terra está seca. Faça o teste com os dedos, coloca-se um dedo na terra e se ficar com ele sujo, a planta não precisa de água, mas se ao contrário, ele está limpo, é hora de regá-la, não precisa esperar mais nada.

O ciclame pode ser plantado fora de casa, mas neste caso, é necessário deixá-lo sob a sombra de alguma coisa, no caso de um jardim, perto de uma árvore.

É uma planta que atrai e, para evitar que eles destruam a planta, é aconselhável colocar areia em volta do vaso. Esse é um modo de manter bem longe os insetos rastejantes como lesmas e lagartas. Para esses bichos, esse tipo de  planta é um verdadeiro banquete, então, é melhor protegê-las muito bem.

ciclame

O uso no paisagismo
As plantas quando são bonitas como a ciclame e ainda por cima, estão sempre com flores, tornam-se as preferidas dos paisagistas. Sem falar que a ciclame é uma planta excelente para projetos internos ou lugares que se tem pouco sol, meia sombra, por isso está presente em muitos projetos.

Aliás, falando em meia sombra, vale ressaltar, que a ciclame não suporta o sol em excesso. Neste caso, se você quer colocá-la fora de casa e não tem uma árvore para fazer sombra, é melhor optar por uma jardineira ou vaso para cultivá-la.

56890