Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ruelliacoerulea

A ruélia-azul está entre as plantas que pertencem à família das Acanthaceae. Essa planta é categorizada como uma flor perene, mas também se encaixa como plantas aquáticas e plantas palustres.

Sua origem é da América do Norte e América do Sul, tendo a sua maior incidência na Argentina, no Brasil, no México e no Paraguai.

Por esse motivo, o melhor clima para cultivar essa flor acabou sendo o equatorial, subtropical e tropical, climas bem típicos das regiões citadas acima. Quando são bem cultivadas, as ruélias-azuis podem chegar até 1 m de altura e possuem um ciclo de vida perene, o que vai significar que você terá flores nascendo durante o ano inteiro, já que o tempo que a planta vai levar para fazer um ciclo de brotação completo é bem mais longo que a maioria das plantas e pode levar até 2 anos para acontecer.

A ruélia-azul é uma planta muito herbácea e também muito versátil e rústica, o que faz com que o seu cultivo seja bem simples e fácil como vamos conferir mais abaixo. A folhagem e o crescimento dessa espécie tornaram a planta uma ótima opção para quem busca decorar o ambiente, pois elas deixam o lugar ainda mais bonito e cheio de graça. As folhas são lanceoladas, longas e colocadas sempre de forma opostas.

Ruellia coerulea_YY

A cor sempre em uma tonalidade verde escura e  quando é deixada exposta ao sol, essas mesmas folhas verdes adquirem uma coloração bem metálica e muito bonita. Se bem cultivada essa planta pode chegar até 1 m de altura, acontece que existem ainda as variações anãs da ruélia-azul e nesse caso, elas não ultrapassarão os 25 cm.

Por esse fato, é sempre muito importante conhecer bem o tipo que vai cultivar, para plantar certo. A floração da planta acontece sempre durante a primavera e o verão.

As suas flores são todas terminais e possuem uma forma de trompete. Apresentam-se sempre nas cores brancas, rosas e azul passando nesse caso, por diversas tonalidades diferentes. O uso de forma decorativa da ruélia-azul dá-se muito devido justamente a coloração das suas folhas e das flores que quando são mescladas apresentam uma ornamentação perfeita.

A ruélia-azul pode ser usada em maciços e bordaduras que podem ser plantadas tanto em canteiros como em pequenos vasos. No caso dos primeiros, não se esquecer de manter o local sempre bem enriquecido com matéria orgânica e também deve estar sempre bem úmido, pois a planta gosta de ambientes mais molhados.

Como citado logo no início, a ruélia-azul é uma planta categorizada como aquática e por esse motivo, poderá utilizá-la para ornamentar tanquinhos e laguinhos. No caso das plantas anãs, estas ainda podem ser cultivadas para adornar varandas, pátios e sacadas, desde que estes sejam muito bem iluminados.

Ruellia

Cultivo
A ruélia-azul -deve ser cultivada sob o sol pleno e também sob a meia sombra. Essa espécie de planta não exige muito de solo, mas eles devem estar totalmente enriquecidos com matéria orgânica e também devem ter a sua irrigação mantida constantemente.

Ela vai suportar terras encharcadas, mas ainda assim é bom atentar-se sempre para isso, pois o encharcamento do solo pode ajudar com fungos ou outras doenças de plantas. Mesmo sendo uma planta que gosta de solos encharcados, ela vai suportar pequenos períodos de estiagens e climas levemente secos.

Se for feito o processo de beliscamento das pontas das folhas, facilitará o crescimento e irá estimular o adensamento da planta. A poda só deve acontecer após a primeira floração. Fazendo isso, também estimulará o crescimento da ruélia-azul.

As fertilizações da planta devem ser orgânicas e bem leves porque o excesso de fertilizante pode matar a planta bem rápido. Se a ruélia-azul for deixada em algum ambiente com o calor e a umidade tropical moderada, com certeza ela se desenvolve melhor.

A multiplicação da planta é feita por sementes, divisão da planta e também por estaquias. Não há nenhum tipo de dificuldade de fazer esse processo porque a planta “absorve” a terra muito facilmente.

Ruellia_azul_221

Como plantar a ruélia-azul
Como já foi mencionado a ruélia-azul é uma planta que pode ser plantada  muito facilmente. O substrato deve ter um bom nível de matéria orgânica, o composto orgânico deve sempre ser misturado com areia e adubo de gado do tipo bem curtido.

A proporção para essa mistura deve ser de quatro partes de composto orgânico para 1 parte de areia e 1 parte de adubo de gado. Se for comprado as  mudas, já preparadas (elas são facilmente encontradas em lojas de jardinagem e são vendidas em sacos que quando você vai plantar), devem ser cortados para que a planta incorpore melhor na terra.

Depois de preparar a terra, você vai abrir um buraco para colocar a muda ou a semente e no caso do primeiro, deve ser do mesmo tamanho do torrão para que a planta fique bem posicionada no canteiro.

Preencha com terra ao redor e complete cobrindo toda a muda. Depois de plantar a sua ruélia-azul, não se esqueça de regar bem para umedecer o local do plantio.

rueliaazul

Os cuidados com a ruélia-azul
Mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, deve-se tomar alguns cuidados para que a planta não morra ou adoeça. Para que planta tenha uma floração boa todos os anos, é muito indicado que seja realizada uma poda sempre no final do outono.

Nesse processo, todos os ramos de ponteiro devem ser retirados, aproximadamente 10 cm de cada. O adubo deve ser colocado sempre no inverno e somente ao redor do pé da sua planta.

O adubo a utilizar deve ser o granulado do tipo NPK com formulação 4-14-8, em uma quantidade de cerca de 20 gramas por cada muda plantada. Isso vai ajudar na incorporação da planta no solo, principalmente se for mantido uma boa rega.

janela florida

Achimenes-grandiflora-2

Também chamada de flor-mágica, a violeta-pendente é uma planta cuja beleza e delicadeza fizeram com que essa flor ganhasse uma popularidade incrível e hoje é muito utilizada em ornamentações temporárias ou definitivas.

Quando é bem cultivada, produz flores em larga escala o que faz com que o seu jardim fique ainda mais bonito. Para quem gosta de jardinagem, ter um exemplar dessa flor em sua casa é muito bom.

A violeta-pendente está entre as espécies de plantas que fazem parte da família das Gesneriaceae. A origem dessa planta é da América do Norte, com sua maior incidência no México, mas caso esteja em uma região onde o solo e o clima é propicio a esse cultivo, com certeza conseguirá ter lindos exemplares dessa planta no jardim.

A violeta-pendente desenvolve melhor em regiões onde os climas equatorial, subtropical e tropical são predominantes, já que são esses os climas da região de origem da planta.

Apesar de tipicamente ser uma planta da América do Norte, é encontrada a violeta-pendente em diversas regiões ao redor do mundo e por esse motivo, também pode ser encontrada com outras denominações populares como é o caso da violeta-de-cordão, como também é conhecida essa planta.

violeta-pendente

Quando bem cultivada, ela pode alcançar até 15 cm de altura e o ciclo de vida dessa planta é perene, o que significa que cultivando-a terá um tempo maior de brotação, que pode levar até 2 anos para ser concluído e dessa forma, terá flores nascendo durante o ano inteiro.

Considerada uma planta herbácea, ou seja, um tipo de vegetação mais rasteira e que também pode ser utilizada para pasto, a violeta pendente é muito florífera e rizomatosa.

As folhas dessa planta são bem pequenas e apresentam-se com uma forma ovalada, com bordas denteadas e as nervuras bem marcadas. As cores das folhas podem ser verde real ou um verde mais bronzeado, o que dará um aspecto todo diferenciado à planta.

Elas têm uma textura aveludada, assim como os ramos que compõem a planta. Quando chega o verão, a violeta pendente apresenta uma quantidade enorme de flores em formato tubular ou de trompete.

Essas flores possuem as cores branca, amarela, rosa, vermelho, violeta ou azul. Como elas são volumosas, podem ser plantadas em grandes cestas suspensas ou em floreiras e usadas em varandas para ornamentar o ambiente.

violetapendente

Cultivo
Se a violeta-pendente for cultivada em um jardim aberto ou em varanda, como indicado mais acima, com certeza a planta irá crescer muito mais bonita. Isso se dá pelo fato dela apreciar bastante o sol, principalmente do período da manhã  e da tarde.

Evite apenas deixar a planta muito exposta durante o sol do meio dia porque por ele ser bastante forte pode ressecá-la e também fazer com que ela perca um pouco da coloração, visto que a violeta pendente é muito delicada.

O cultivo deve ser feito sempre sob a meia sombra e em terreno onde o substrato é mais arenoso, fértil e com uma boa capacidade de drenagem, já que a violeta pendente não reage muito bem à solos muito encharcados.

A terra também deve estar bem enriquecida com matéria orgânica e o local deve ser irrigado frequentemente para manter a planta sempre muito bem hidratada. Durante o outono, é indicado que você reduza as regas, pois nesse período a violeta-pendente entra em um estado de dormência e nesse período ela não precisará de água, pois se manterá suficientemente hidratada.

Achimenes_grandiflora_R3

Esse estado de dormência dura até aproximadamente o início da primavera. Se quiser, enquanto estiver nesse período de repouso, pode colher todos os rizomas para plantar depois ou então pode deixá-los enterrados, mas nesse caso eles devem permanecer sempre secos para que sejam úteis.

A multiplicação da violeta-pendente é feita através da divisão dos rizomas como citado mais acima e estas devem ser feitas sempre durante o inverno. Em setembro, outubro e novembro, o ideal é que a planta seja reguada com água morna, pois isso vai também estimular o crescimento da planta.

Apesar de nos meses de inverno a flor secar e os seus rizomas ficarem sem atividades, a planta ainda permanecerá viva e por esse motivo, vai exigir calor e também umidade para que quando o período acabe, ela tenha energia suficiente para reviver.

As flores começam a brotar a partir do início de dezembro e vai até março. Cada uma dessas flores dura apenas alguns poucos dias, mas como no período de brotação há um grande volume de flores aparecendo, logo ela é substituída por uma nova.

Achimenes-grandiflora-4

Como cuidar
Mesmo conhecendo alguns detalhes sobre o cultivo, ainda é necessário saber de pontos importantes para que a violeta-pendente seja bem cuidada. Utilizar sempre composto orgânico, por exemplo, é um fator que vai contribuir grandemente para que a planta por completo cresça saudável.

Os rizomas devem ser plantados sempre no final do mês de agosto ou então de setembro e sempre em uma cova de pelo menos 2,5 cm de profundidade para que a violeta-pendente fixe-se bem ao solo.

Pode colocar de 6 a 8 rizomas por cova ou em um vaso para que tenha uma floração bem cheia e bonita. Quando a violeta-pendente estiver no início da germinação, evite que ela sofra com temperatura abaixo de 15º C e também não a deixe no sol direto.

Nos dias mais quentes, deve ser borrifado um pouco de água ao redor do vaso mas nunca sobre as folhas ou as flores. A adubação deve ser feita sempre a cada duas semanas e com um bom fertilizante.

entardecernolago