Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Congea tomentosa_&&

A Congéia é uma trepadeira típica da primavera e muito comum entre as plantas dessa categoria. Pertence à família Verbenaceae e tem sua no continente asiático, mais precisamente da Birmânia, Índia, Malásia e Tailândia.

Quando cultivada sob as condições de luminosidade, solo e umidade correta, ela pode crescer até 6 m de altura e apresenta seu ciclo de vida perene, o que significa que você terá uma planta que floresce o ano todo.

Inclusive o florescimento dessa planta é conhecido no mundo inteiro pelo seu poder decorativo. As folhas da Congéia são elíptica um pouco ovaladas e apresentam-se em uma cor verde clara e com algumas nervuras bem marcadas o que se tornou uma característica forte dessa planta.

As flores, mesmo sendo de uma planta com ciclo de vida perene, elas só aparecem no final do inverno e no início da primavera. Elas são brancas, bem pequenas e discretas e tem um tempo de duração bem longa. A cor muda de acordo com o tempo variando do rosa para o roxo e na sua fase final ficam na cor cinza e esse processo vai durar algumas semanas para acontecer.

Congea tomentosaV_77

A Congéia é tipicamente uma planta tropical, mas ela se adapta facilmente em qualquer tipo de clima. Cultivada sob o sol pleno, em um solo fértil e estando enriquecido com matéria orgânica própria, você precisará apenas irrigar corretamente e com uma periodicidade correta.

A multiplicação da Congéia pode ser feita por estaquias ou por sementes. Existe um terceiro método, chamado alporquia, mas esse método só pode ser feito após o seu florescimento.

Cultivo
Por ser uma trepadeira, a Congéia vai se adaptar sempre muito bem em regiões onde o clima é maior e não reagirá muito bem ao clima frio. Para quem mora em países onde o clima tradicional é temperado, é importante que a planta seja protegida durante o inverno. Essa proteção deve ser feita em estufas onde pode-se simular a temperatura ideal para a Congéia.

A Gongéia não é uma planta difícil de ser. Em primeiro lugar deve-se escolher o lugar e isso deve ser bem analisado, pois a Congéia precisa de um espaçamento sempre de pelo menos 1 m entre uma rama e outra.

Congea tomentosa, Congea

Isso é necessário porque ela se espalha bastante e se for plantada muito junta faltará espaço para a flor se desenvolver bem. O ideal é que seja escolhido um lugar de pleno sol para que a planta receba bem os raios solares durante o dia todo.

Escolhido o lugar ideal, é necessário agora fazer a cova em um tamanho que caiba uma mão fechada. Nessa cova, deve ser colocado com muito cuidado a muda da Congéia e o buraco preenchido com terra rica em composto orgânico. É importante sempre lembrar de que é indicado fixar bem a muda na terra para que ela cresça bem e sem nenhuma deformidade.

Depois que as primeiras folhas começarem e dominar o jardim, é importante que se faça uma poda para que o crescimento da Congéia seja mais perfeito ainda. Essa poda além de ajudar a planta crescer igualmente, ela ainda vai fortalecer os galhos que crescerão depois dessa primeira poda. O ideal é cortar pelo menos 20 cm da ponta da planta para realizar esse procedimento certo.

Na primeira fase da planta, é importante que seja regada todos os dias pois ela vai precisar de solo muito úmido. Quando as raízes se soltarem da terra e das mudas, já pode distribuir Congéia como preferir e começar a ornamentar o jardim.

congéia

Abuse dos renques
A melhor forma de você fazer a Congéia crescer perfeitamente e exatamente com o espaçamento que ela precisa, você deve usar renques. Não sabe o que são renques? Muito simples, são uma espécies de moitas só que bem grandes. Elas são usadas para colocarem mudas de uma mesma espécie de planta para que o crescimento seja perfeito.

Colocando as Congéias em renques, quando o florescimento delas começar a aparecer, a sua planta cobrirá todo o chão e você terá um lindo tapete de planta no seu jardim. Você pode aproveitar os renques e fazer uma decoração mais especial construindo caminhos ou passarelas.

Este tipo de planta floresce no inverno e início da primavera com suas pequeninas flores discretas, circundadas por brácteas em forma de uma hélice, que mudam de cor gradativamente à medida que o tempo vai passando.

Do rosa para o roxo, depois para o cinza, é lindo de ver congéias em grupo. As flores são tão densas que mal se podemos ver a sua folhagem. A planta gosta de clima tropical e sol pleno, mas se encaixa bem em jardins, compondo cercas, muros e grades, servindo de suporte em caramanchões, pérgolas e pórticos, ou ainda como uma linda cerca.

Podá-las após o florescimento ajuda na formação e estimula ainda mais seu adensamento. Num país de clima temperado, recomenda-se protegê-las em estufa durante o inverno, pois a congéia não suporta geadas ou nevascas.

gifs-gifs-chuva-2

phalaenopsis

Se você é um dos tantos apaixonados por orquídeas, então, vai adorar as dicas a seguir. Temos abaixo um pequeno manual de como plantar as orquídeas, essas flores delicadas e lindas que encantam tantas pessoas, mas que exige muita atenção e carinho, principalmente no que diz respeito ao cultivo e ao momento de transplantá-la para o vaso.

Não precisa fazer um curso e nem ser um especialista em jardins para poder plantar orquídeas em casa com as próprias mãos. Basta um pouco de atenção, cuidado ao manusear a planta, não deixar nenhum detalhe em segundo plano e pronto, você terá lindas orquídeas no seu jardim ou varanda.

Começarei falando de quem já comprou uma muda de orquídea e chegou a hora de trocar o vaso. Ela deverá ganhar mais espaço em um vaso grande e adequado, o que chamamos de transplantá-la.

orq.

A seguir, como mudar de vaso sem prejudicar a sua orquídea:
1 – Como passar a orquídea para um vaso maior
A orquídea não poderá ficar para sempre no vaso que ela foi plantada, chega a um ponto, que ela vai precisa de um espaço maior para crescer bem, então, é chegada a hora de fazer o transpasso.

É bem simples, basta retirar a planta inteira, o que significa tirar com a terra do vaso onde ela está. Em seguida, com muito cuidado, retire todo substrato que está nas raízes.

Verifique as raízes e retire todas aquelas que estão velhas. Na hora de plantá-la novamente, faça de modo que a brotação nova fique localizada bem no centro do vaso.

Dicas para não errar: você usar uma tesoura para retirada das raízes velhas, então, observe que ela deverá estar esterilizada para não contaminar e nem estragar a sua orquídea. Para esterilizar a tesoura use um isqueiro passando por toda ela e depois ainda passe álcool.

Antes de fazer o processo já tenha em mãos o vaso em que ela será colocada. Uma boa dica para você é que as orquídeas gostam muito de vasos de barro porque são arejados e frescos.

plantar

Porém,  a água drena muito melhor nesse tipo de material, por isso, tenha atenção para que a sua orquídea não fique sem água com a terra seca por um longo período. A manutenção é essencial para que ela cresça bonita e saudável.

Se você quiser ter menos trabalho, escolha um vaso plástico, mas fique de olho porque ele segura mais água e o excesso também não é bom para sua planta. Neste caso, as regas deverão ter um intervalo maior entre elas.

Não quer dizer que você não terá trabalho, terá um pouco menos, mas a atenção deverá ser a mesma independente do material que você escolher.

Alguns truques de quem está acostumado a cultivar orquídeas
* Quem está acostumado ao cultivo das orquídeas costuma nos dias muito quentes molhar o chão em volta de onde a planta foi cultivada para que a água ao se evaporar suba até ela e a orquídea consegue absorver.  É uma forma de que ela tenha água com a garantia de que não acontecerá nenhum excesso.

* Quando a orquídea se encontra no seu habitat natural ela consegue captar água da água que desliza de alguma fonte colocada próximo a ela ou diretamente do contato com o ar. Sem falar que elas gostam muito de estarem próximas de árvores. Caso você tenha um jardim, plantar as orquídeas no tronco das árvores é a melhor opção sem dúvida nenhuma.

* Saiba que as raízes brancas das orquídeas possuem um objetivo que é aquele de pegar a umidade e os nutrientes para si e deixar que aquele lugar onde elas estão plantadas fique perfeito para que elas possam crescer bem.

substrato

A importância do substrato
O primeiro passo para plantar uma orquídea, a muda, é escolher o vaso, que deverá ser bem fundo e que tenha boa capacidade para drenar a água e isso será complementado pelo substrato.

Então, no fundo desse vaso coloque: argila estendida ou brita, artigos que são vendidos em lojas especializadas, fácil de encontrar.

Com esse substrato a água não ficará acumulada no fundo e as raízes terão a possibilidade de crescer bem.

Feito isso, é hora de colocar o substrato, a terra, que deverá chegar até a borda superior do vaso escolhido, deixando que a planta fique localizada na superfície.

A orquídea precisa estar segura no lugar que você escolheu para ela, o que significa que se ao pegar o vaso, você sentir que ela balança, não está bem colocada. Com o substrato deverá ser ajeitada e ficar firme.

Depois não esqueça que entre um ano e meio e dois o substrato deve ser trocado porque com um tempo ele vai ficando ácido e já não tem nutrientes suficientes para alimentar a orquídea. Quando essa troca é concluída é hora de regar bem novamente e seguir com os cuidados anteriores.

E não é só isso, a orquídea precisa de adubo a cada 15 dias, o que faz total diferença para que ela se adapte ao novo estrato.

Quando a orquídea passar da fase de crescimento é bom fazer o adubo pelo menos uma vez por mês ou ele pode ser feito após cada fase de pré-flores.

orquidea-3-1

O que fazer quando for replantar as orquídeas
Quando for lidar com as orquídeas lembre-se que elas são muito delicadas e todo cuidado é pouco quando se fala em replantio.

Na primavera, você observará uma grande mudança, o quanto elas ficarão mais iluminadas, estarão mais propensas a reprodução e é hora de trocá-las de vaso, se for o caso.

Faça isso observando que elas começam a dar flores e folhas novam apresentam, o indicativo de que é o momento certo para replantar a orquídea. A escolha do momento justo fará toda a diferença no resultado final, pode ter certeza.

Dicas e cuidados na hora de plantar as orquídeas
* É normal que orquídeas de floriculturas, mercados ou supermercados sobrevivam no nosso jardim. Normalmente, o problema está na manutenção. Redobre os cuidados.

* Água: nem muito e nem pouco, na medida certa.

* Terra: uma terra saudável e rica faz toda a diferença.

* Plante a sua espécie de orquídea buscando conselho de qual época do ano é melhor fazê-lo.

gifs-gifs-chuva-5