Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crassula-tetragona-3

A Crassula tetrágona é natural do eixo centro-oeste do continente africano, onde existe a grande parte de savanas africanas, que por sinal são parecidas com as existentes no cerrado brasileiro, e por este motivo, também representa tem solo e clima interessante para o desenvolvimento da espécie. simbolizam as áreas com maior mistura de verde, assim como os traços tropicais situados na parte sul do continente.

Características
Trata-se de uma planta suculenta chamada de “pinheiro em miniatura” entre os entusiastas de plantas ornamentais. Para seu uso popular se pode considerar o termo “pinheiro” em Bonsai. Ela tem caules lenhosos com casca marrom, com pares cruzados de folhas, com cores entre verde claro e escuro. A planta apresenta inflorescências terminais, terminando em flores brancas que surgem no verão

Existem seis subespécies reconhecidas:
01: Tetrágona acutifólia;
02: Tetrágona – tetrágona;
03: Tetrágona rubi;
04: Tetrágona connivens;
05: Tetrágona lignescens;
06: Tetrágona robusta.

tetragona

Dicas rápidas para cultivar a espécie
01: Regra geral deste tipo de planta está em serem bem regadas;
02: A terra não pode correr o risco de ficar seca entre as regas;
03: Se a espécie começar a florir se faz necessário aumentar volume de água em decorrência do aumento da necessidade provindo da espécie;
04: Durante os períodos frios do ano devem existir menos regas, suficientes pelo menos para impedir com que as folhas demonstrem aspecto enrugado em consequência do excesso de H2O;
05: Especialistas indicam que as espécies podem receber no máximo seis horas de sol por dia;
06: Pode se desenvolver com qualidade, desde que a região tenha frequência também de sombra;
07: Opte por solo leve e com alto nível de drenagem. As plantas do interior entram em crescimento de maneira lenta;
08: Não é necessário mudar o vaso com frequência;
09: As doenças são consideradas raras na Crassula Tetrágona;
10: Espécie viável para ser reproduzida por estaca de folha ou caule;
11: As plantas enterradas no solo de forma parcial fazem com que as raízes sejam criadas rapidamente, fazendo assim com que surja o nascimento de outra planta;
12: Se plantar as estacas de caule verticalmente, elas continuarão a crescer dessa forma;
13: Caso coloque no solo de maneira horizontal acontece o surgimento ao longo das estacas que formam novas plantas;
14: Para a planta ficar mais densa e compacta é necessário podar o topo dos caules de forma com que surjam aspectos arbustivos à planta;
15: Necessário solo poroso com uma drenagem adequada.

A Crassula tetrágona representa espécie que consegue sobreviver ao excesso de temperaturas baixas, inclusive nas épocas de geadas;

Embora resista às temperaturas quentes não pode ficam com exposição abaixo dos seis graus célsius;

Especialistas indicam que os adubos em líquidos são mais indicados para este tipo de plantação. Deve ser adicionável no máximo uma vez por mês, respeitando sempre as regras do comportamento e tipo do solo.

flores_crassula_tetragona_4

Utilidade e cuidados necessários
Estas plantas são utilizadas como ornamentais, ainda se acredita que elas têm sido utilizadas como uma planta medicinal. Tanto de natureza rigorosa, fervida em leite, a quantidade de um punhado é usada como remédio para a diarreia.

A planta necessita de quantidade razoável de água, necessário para o desenvolvimento de botões florais.

A maioria das espécies prefere pleno sol, embora algumas espécies sejam sensíveis ao excesso. A planta é resistente ao gelo, mas temperaturas acima de trinta graus célsius são melhores para emplacar o desenvolvimento. Pode ser propagada a partir de folhas e estacas.

São plantas suculentas tolerantes a seca que se parecem um pouco com ramos de pinheiro, por causa das agulhas existentes nos lados.  Eles são usados em vasos de bonsai com olhar de pinheiro. No solo para paisagismo, crescem até 4 m de altura.

As folhas da planta possuem cerca de 1 cm de comprimento.  Crescem bem em jardins secos com suculentas e cactos e outros tipos de espécies africanas. São tolerantes à seca, fáceis de serem cuidadas. As corres da flor podem variar do branco ao amarelo.

São cultivadas em pequenos vasos de bonsai e aparadas para aparecer como pinheiros.  Se aparar de maneira qualificada as plantas suculentas formam novos ramos perto do topo, resultando na formação de caules grossos.

Como a maioria das plantas suculentas, são fáceis de propagar com haste ou estacas de folhas. Bonsai pinheiro forma ramos nas pontas das plantas. Apare a partir do topo da planta para criar imagem cheia para a sua paisagem.

Crassula_tetragona_a

Cultivo da Tetrágona
Precisa de pleno sol e um pouco de sombra de luz, além da mistura de solo bem drenado. As plantas são bem regadas, necessário secar completamente antes de regar de novo.  Plantas fertilizadas apenas uma vez durante a estação de crescimento com fertilizante equilibrado diluído para ½ a força recomendada no rótulo.

Durante os meses de inverno, as plantas podem ser movidas para a sala de frio, regadas apenas o suficiente para manter as folhas longe do enrugamento.

Magro, de folhas arredondadas e cor verde-esmeralda, estão dispostas simetricamente ao longo de troncos de madeira. Surgem flores brancas durante o final da primavera. Necessário ficar com os olhos atentos às épocas das geadas, protegendo as espécies para evitar a incidência de cicatrizes.

janel10

begoniatuberosa

As begônias são lindas flores cuja profusão de tonalidades as tornam ideais para a decoração da casa. Podem ser encontradas nas cores: branca, rosa, amarela, salmão, vermelha e outras cores intermediárias.

As begônias podem ser utilizadas também no paisagismo, colocadas em vasos, num terraço ou no jardim. Necessitam de troca anual e alguns cuidados especiais.

Conheça as espécies de begônias

Begonia-sarmentacea
As melhores espécies para o cultivo em vasos são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea)

Begonia_ulmifolia - C

Begônia-olmo (Begonia ulmifolia)

Begonia_venosa

Begonia venosa.

Para canteiros anuais recomenda-se a Begônia- cerosa (Begonia semperflorens), com época ideal para plantio no mês de abril.

Melhor clima  para o cultivo das Begônias
As Begônias para vasos são plantas tropicais muito delicadas. Preferem clima entre 20°C e 28°C e não gostam de ventos.

Já as Begônias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, pois “melam”.

begoniacerosa

Como plantar as Begônias
Para plantar a Begônia é necessário que o local seja bem drenado. Prepare uma mistura de 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus e acrescente também um pouco de esterco de curral.

Para cultivar begônias em vasos é necessário transferi-las para um vaso maior sempre que crescerem muito ou dividi-las em vários vasos, mas atenção, nos pequenos vasos suas raízes vão se entrelaçando umas nas outras bloqueando a passagem de água e nutrientes. Transplante-a quando crescerem mais que 10 cm. Uma hora antes de transplantar regue o vaso para que sua terra não “desmonte” na hora de tirar a planta.

begonias
Como cuidar das Begônias
Semanalmente retire folhas e galhos secos e uma vez por ano, na primavera faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos. Corte sempre acima de uma folha e na diagonal.

Adube a cada dois meses. Cubra em torno das begônias com dois centímetros de substrato rico em matéria orgânica ou lascas de madeira para manter a umidade. Se as folhas ficarem marrons, é preciso aumentar a umidade do solo.

Ácaros e fungos podem atacar as begônias já que elas só florescem em ambientes úmidos. Se isso acontecer procure orientação em lojas especializadas em produtos para controle de pragas, ou um agrônomo.

Deixe um espaço de tempo entre as regas para que a terra seque um pouco, especialmente no inverno.

Quando for regar as begônias, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.

Com estes cuidados, você terá Begônias lindas enfeitando seu terraço ou seu jardim já que elas florescem quase o ano todo.

YutakaKitamura04