Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Petunia Integrifolia123
As petúnias são espécies vegetais bastante utilizadas em jardins, devido ao tamanho de suas flores e a grande variação das cores que elas possuem.

O nome petúnia-perene é como a planta é popularmente conhecida, contudo a planta também é chamada de petúnia-violeta, petúnia-pendente e petúnia. A petúnia-perene é uma planta nativa do Brasil e Argentina – América do Sul.

Essa espécie vegetal, petúnia-pendente, faz parte da família das Solanaceae, que possui 10 gêneros e 3.000 espécies diferentes de plantas. As espécies desta família são facilmente encontradas na região da América do Sul, e são plantas que possuem uma grande capacidade de adaptação e devido a sua rusticidade, podem ser tornar espécies vegetais invasoras.

As espécies dessa família são encontradas sob a forma de árvores, ervas e em algumas situações se apresentam como trepadeiras.

A petúnia-perene é uma espécie vegetal herbácea que possui ramos que são longos e flexíveis. Caracterizam-se por apresentarem belas flores que podem ser usadas no paisagismo e com efeitos ornamentais nos jardins.

A petúnia-perene possui a característica de ser perene, isto é, são flores que possuem um ciclo de vida longo, no caso, se caracterizam por serem flores anuais (vivem mais que um ano). Apesar de a planta apresentar essa característica, ela precisa de reforma anuais, quando cultivadas em canteiros para que se desenvolvam plenamente.

A petúnia-perene se caracteriza também, por ser uma espécie vegetal rústica, que significa dizer que ela consegue crescer e se desenvolver sem a necessidade de serem tomados maiores cuidados da parte de quem cultiva essa espécie. Inclusive, ela se caracteriza por ser mais rústica que as outras espécies de petúnias.

Petunia Integrifolia
É uma planta de pequeno porte, quando se trata com relação a sua altura, contudo se não forem tomados cuidados ela pode atingir uma grande dimensão horizontal.

As folhas da petúnia-perene são opostas, possuem formato oval e são pilosas. As folhas da se caracterizam por apresentarem natureza permanente.

As flores são pequenas, mas de grande beleza, são numerosas e apresentam a coloração roxa. O florescimento dessa espécie vegetal ocorre em todas as épocas do ano, primavera, verão, outono e inverno.

Cultivo da Petúnia-perene
A petúnia-perene é uma planta que possui uma grande capacidade de adaptação as situações climáticas, e ela pode ser cultivada em locais que apresentam os seguintes climas: continental, equatorial, oceânico, subtropical, tropical e temperado .

É uma planta que deve ser cultivada sob pleno sol quando cultivadas em ambientes com clima mais frio. A espécie aprecia o clima frio, isso explica a origem da espécie estar em países como Brasil e Argentina.

O solo ideal para o cultivo dessa planta é o solo fértil, e que seja enriquecido com material orgânico. Ela se adapta melhor ao solo úmido, contudo não pode ser encharcado para não causar o sufocamento das raízes, por isso é importante que o solo tenha uma boa capacidade de drenagem. Como a planta gosta da umidade, o ideal é que se permita que o solo seque antes da próxima rega.

Devem ser realizadas irrigações periódicas para manutenção do solo em condições adequadas para o cultivo da petúnia-perene. O ideal é que as regas sejam feitas no período da manhã, pois é importante que as plantas estejam hidratadas antes do sol mais quente.

Petunia Integrifolia1

No caso da petúnia-perene ser cultivada em vasos, ela pode ser irrigada todos os dias, e nos períodos mais quentes podem ser realizadas duas regas por dia.

Outro aspecto importante no cultivo dessa planta é realizar podas para a retirada das folhas e flores envelhecidas. Essas podas irão melhorar o aspecto visual da planta e, além disso, irão evitar que ocorra a propagação de fungos na planta, o que evitará que a planta produza sementes. Esse processo é importante, pois quando a petúnia-perene gera bastantes sementes a produção de flores diminui o que irá reduzir a beleza da espécie vegetal cultivada.

Os fatores fundamentais para o cultivo da petúnia-perene de forma que a planta se mantenha bonita e saudável são: o sol, a irrigação e aplicação de material orgânico. A utilização perfeita desses recursos produz a condição necessária para termos uma planta em perfeito estado.

Apesar de ser uma planta perene, a petúnia-perene precisa ser tratada como uma espécie anual, pois a espécie perde a sua beleza com o passar do tempo.

A planta pode ser cultivada com o intuito de formar canteiros, maciços e bordaduras. Essa espécie também pode ser cultivada em vasos, floreiras e jardineiras.

No caso do cultivo da petúnia-perene em vasos, esses não precisam ser grandes, pois a planta pode ser cultivada como pendente, onde os ramos saem pelas bordas, caindo como o efeito de uma cascata.

O indicado é que sejam usados vasos plásticos de boca larga, para que sejam colocadas várias mudas e assim o vaso de cultivo da Petúnia-perene fica mais repleto.


Petunia Integrifolia4
Propagação da Petúnia-perene
A planta se multiplica por estacas e por dispersão das sementes.  Essa espécie vegetal normalmente se propaga na época do verão.

O processo de reprodução por estaquia consiste na formação de estacas com as pontas do ramo da Petúnia-perene. Essas estacas precisam ter a presença de folhas, ramos e raízes para que elas tenham condições de gerar uma nova espécie da planta. De uma maneira geral as estacas são colocadas para enraizar na época da primavera, contudo a planta consegue se desenvolver em qualquer período.

O processo de multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes que foram geradas pela planta em outros locais apropriados para o cultivo.

janel1

Petunia_X_Hybrida_1

As petúnias são plantas da família Solanaceae e originárias da Argentina – América do Sul.

É uma planta herbácea de longos ramos flexíveis, com folhagem delicada e possui folhas ovaladas e pequenas. Devido ao seu florescimento precoce, ainda no inverno, geralmente a petúnia é uma das primeiras flores de jardim disponíveis ainda antes do início da primavera.

Suas flores são grandes e apresentam várias cores, como rosa, branca, vermelha, violeta de diversas tonalidades e combinações entre elas. Muitas vezes as suas flores só fecham no meio do verão.

Elas são bastante indicadas para regiões de clima ameno, como o mediterrâneo, subtropical e temperado. É uma excelente planta para canteiros, maciços e dobraduras. Também fica bem em vasos e floreiras, e dá sofisticação ao jardim.

Ela deve ser plantada a pleno sol e em solo bastante fértil e adubado com matéria orgânica. A petúnia precisa ser regada periodicamente e gosta da temperatura fria, apesar do sol ser imprescindível para o seu desenvolvimento.

Petunia_x_hybrida

Apesar do seu ciclo de vida ser perene, podemos considerar que o ciclo de vida da petúnia é anual, já que perde a beleza com o tempo, florescendo apenas na época citada.

Onde colocar na sua casa petúnias-comuns
As petúnias-comuns são ótimas opções para varandas, pois enfeitam e costumam ficar bem nesse ambiente, dando um efeito ornamental incrível.

Essas plantas possuem de 15 a 30 cm de altura. Há as variedades anã e compacta da petúnia-comum, que são mais delicadas para o plantio. Para plantar a petúnia, use as sementes que podem ser semeadas durante o ano todo, em um ambiente protegido.

Adube-as sempre, elas crescem mais fortes quando são adubadas a cada quatro semanas. Além do adubo tradicional, há a alternativa de usar um fertilizante solúvel em água, que é mais prático. A petúnia não exige muito espaço, e o seu vaso não precisa ser grande.

É recomendável que o vaso seja de plástico e de boa larga, assim poderão ser plantadas mais de uma muda da petúnia, tornando o vaso mais cheio e belo.  Se você plantar a petúnia junto a outras plantas perenes, procure deixá-la em seu vaso original. Dessa forma, dá para substituí-la por outra quando o seu ciclo chegar ao fim, e sua casa vai se manter linda e elegante.

janel7

justícia carnea

A Jacobínia tem origem na América do Sul e está entre as espécies de planta na família das Acanthaceae.

Apesar de ser uma planta sul americana, a Jacobínia pode ser cultivada tranquilamente em diversas outras regiões, desde que apresentem as condições ideais para seu cultivo. Então com essa diversidade de locais onde a Jacobínia pode ser cultivada, consequentemente ela receberá outros nomes populares como Jacobina, Justícia-rosa, Justícia, entre outros.

Se for cultivada sob as condições ideais, a planta pode chegar até 2,5 m de altura. Tendo essa planta em seu jardim, você terá também um grande arbusto com inflorescências bastante vistosas.

O caule será sempre ereto e bem herbáceo, com diversas ramificações e folhas pubescentes e com uma nervura bem marcante, o que dá um visual bem especial à planta, mudando sempre de uma planta para a outra, o que é um atrativo muito grande.

As inflorescências da Jacobínia são bem grandes e você vai encontrar um número bem considerável de flores nestas. Elas se apresentam sempre nas cores vermelha, rosa, laranja, amarela ou branca.

Justicia-carnea-Alba-04

Por ser um arbusto, você vai ver com muita frequência a Jacobínia utilizada em paisagismo. Então, com essa possibilidade, você pode ousar bastante e deixar o seu espaço muito mais bonito.

Se decidir utilizá-la em jardins totalmente decorativos, atente-se para tutorar a sua planta para deixá-la ainda mais bonita.

Quando cultivar, perceba se o terreno existe um semi-bronzeamento porque nesses ambientes a planta não cresce bem e pode até não florescer.

A Jacobínia pode ser plantada tanto em vaso como diretamente à terra e sempre em locais bem iluminados e arejados. Uma boa dica é plantá-la sob a copa de árvores ou próxima à muros.

Se você observar um pouco as flores da Jacobínia perceberá que ela produz uma espécie de plumas que são bem marcantes dessa espécie e elas ficam muito parecidas com um Flamingo, tanto que você vai ouvir algumas pessoas se referindo à planta como “planta flamingo”, mesmo sendo menos popular. Vamos conhecer alguns detalhes sobre o cultivo desse arbusto.

Justicia_carnea_pm

justiciacarnea

Como cultivar a Jacobínia
O melhor clima para cultivar essa planta é o equatorial, tropical e subtropical, por serem os climas típicos das regiões de origem da planta, mas isso não significa que ela se limite apenas à essas condições de clima.

Sendo cultivada à meia sombra em solo enriquecido com uma boa matéria orgânica vai deixar a sua planta muito bonita. As regas devem ser regulares, principalmente nas primeiras semanas de plantação. Isso faz com que a sua planta cresça muito mais saudável. Essas regas devem ser feitas pelo menos 1 vez por semana e caso a sua região tenha chuvas constantes, assim como no inverno, você pode suspender essas regas caso chova nesse intervalo.

Como é uma planta que possui o ciclo de vida perene, você vai ter flores aparecendo durante o ano inteiro, o que faz a planta ser ainda mais bonita. Se a planta estiver cultivada em locais onde o clima é mais quente, as flores nascem ainda mais em maior quantidade, mas a melhor época mesmo para aparecerem novas flores é durante a primavera e durante o verão.

Logo após a floração da Jacobínia, o mais indicado é que seja realizada uma poda dos ramos para que ela continue crescendo bem. A multiplicação da planta é feita por estaquias.

justicia11

Se quiser, pode estimular o crescimento mais rápido fazendo pelo menos três adubações por ano e com uma fórmula bem balanceada. Com esse aditivo, a sua Jacobínia irá gerar lindas inflorescências também.

Dê preferência por fertilizar a planta durante a primavera porque é justamente nessa época que a sua planta começa a crescer de fato, logo após a brotação. Repita esse processo de fertilização no verão e no inverno.

Se ainda não sabe como aplicar e quanto aplicar em sua terra, você pode seguir o seguinte parâmetro:
* Aplique 1 colher de sopa de adubo de liberação lembra com formulação de 10-10-10 sempre que for fazer uma nova fertilização;
* Quando for trabalhar a terra adubada, faça isso com até 10 centímetros do caule da planta para o adubo não entre em contato diretamente com a sua planta e evite que as folhas se queimem, tipo de problema que acontece quando esse cuidado não é tomado.

Dicas
* Evite deixar a Jacobínia exposta em regiões onde existe uma frequência grande de geadas, pois isso vai prejudicar o crescimento da sua planta. Elas até suportam uma geada, mas se não estiverem protegidas, perderão todas as folhas;
* Atente-se sobre o ataque de pragas como pulgões, lagartas, formigas, cochonilhas e outras comuns em arbustos.

1233326