Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dietes iridioides

A planta também é popularmente chamada de moréia-branca. É uma espécie vegetal pertencente à família botânica Iridaceae, nativa do continente africano, sendo uma planta endêmica da África do Sul. A moreia é uma planta rústica e ornamental (apresenta florescimento decorativo), que está ficando cada vez mais popular o seu cultivo devido a baixa manutenção que ela necessita, e apresentar uma grande beleza para decorar o jardim.

Características da Moréia
A planta é uma espécie vegetal herbácea e entouceirada, muito similar a Íris, pois apresenta flores com cores bem vivas, no entanto ela muito mais rústica que a Íris.

A Moreia se caracteriza por ser uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene, isto é, uma planta que apresenta ciclo de vida longo, maior que 2 anos. É ima planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 cm e um diâmetro de 45 cm.

A folhagem da Moréia atinge uma altura de 40 cm, e as suas folhas se apresentam dispostas em forma de leque, são coriáceas, possuem formato linear, lanceoladas e possuem a coloração verde escura. Se caracterizam por possuírem natureza permanente e serem longas.

As inflorescências da Moreia são eretas e ramificadas, possuem flores dispostas numa quantidade que varia de 1 a 3, possuindo a coloração branca, com uma mancha amarela que fica localizada próxima a base existente nas sépalas. A floração acontece normalmente na primavera e no verão, chegando a perdurar até parte do outono. A Moreia é uma planta que exige baixa manutenção, devido a sua rusticidade.

Dietes Iridioides1
Cultivo
A Moreia é uma espécie vegetal que se desenvolve melhor e floresce com maior beleza quando é cultivada em locais que possuem clima ameno e frio, que é a situação climática apreciada pela planta. No entanto, essa espécie vegetal, consegue se adaptar a diferentes condições climáticas, como: clima tropical, subtropical e temperado. Devido ao fato da Moreia apreciar climas amenos e mais frios (clima temperado principalmente), ela deve ser cultivada exposta ao sol, para que assim tenha boas condições de luminosidade.

O solo ideal para cultivo é aquele substrato, que mistura terra de jardim com terra vegetal, podendo ser feitas aplicações de material orgânico, para que a espécie vegetal consiga se desenvolver com plenitude.

O solo para o bom cultivo deve ser rico em material orgânico. A irrigação deve ser feita de maneira regular, contudo sem a necessidade de deixar o solo encharcado, pois essa situação pode levar a planta à morte, pois suas raízes podem ser sufocadas.

As regas podem ser feitas em uma média de duas a três vezes por semana, irrigando uma vez a cada dois dias. O controle da irrigação pode ser feito de acordo com a condição do solo, quando esse estiver seco, pode ser feita a irrigação.

Para manter a Moreia bonita, basta retirar as flores e folhas secas. Pelo fato de exigir baixa manutenção para as pessoas que a cultivam, a Moreia é uma espécie que pode ser cultivada em vários tipos de jardins.

O cultivo pode ser de maneira isolada ou em grupos, que irão causar um belíssimo efeito em seu jardim. Quando cultivadas em grupo, a Moreia pode ser plantada visando a formação de um maciço de plantas (varias Moreias sendo cultivadas no mesmo jardim) ou em forma de bordadura.

Dietes Iridioides
Multiplicação da Moreia
A multiplicação da Moreia pode ser feita em qualquer época do ano, isto é, o inicio de sua reprodução pode ser realizada em qualquer estação do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Essa multiplicação pode ser de duas formas: pela dispersão de suas sementes e pela divisão de suas touceiras.

A multiplicação por dispersão das sementes é o processo reprodutivo de plantas mais conhecido que existe, pois consiste em pegar as sementes que foram geradas pela planta e espalhá-las em locais apropriados para cultivo (condições de solo, temperatura, irrigação e outras condições) para que as sementes germinem e gerem uma nova planta.

A multiplicação por divisão da touceira consiste em realizar cortes nos rizomas da planta para criar mudas que irão gerar novas plantas. Na realização dos cortes nos rizomas da Moreia há a necessidade de ser feita com cuidados, pois é necessário manter partes do rizoma, das raízes e das folhas para que as mudas tenham condições de germinarem e se desenvolverem uma nova planta.

nennygir44l27

Callistephus_chinensis
A Áster-da-china  é uma planta possuidora de uma floração ornamental e capacidade de gerar flores coloridas que impressionam mesmo às pessoas que estão acostumadas a tratar de espécies excêntricas. É também conhecida como Rainha-margarida, As primeiras espécies foram encontradas em territórios chineses e japoneses e são pertencentes à família Asteraceae.

As flores possuem cores múltiplas com tons amarelados que trazem singularidade às espécies. Folhas são alternadas, simples ou denteadas, com cores verdes exuberantes.

Possui inflorescências com disco central amarelo repleto de pétalas dispostas em fileiras com traços simples e variedades típicas. Na atualidade as maiores variedades são dobradas e possuem inflorescências. Os tons possuem traços delicados, entre os tons de: violeta, branco, vermelho, azul e rosa. Florescem melhor durante as épocas frias do ano.

É uma espécie ideal para formar bordaduras e maciços e podem ser plantadas tanto em jardineiras como nos vasos.

Precisam ser cultivadas em locais bem iluminados e à pleno sol e solo fértil, enriquecido e matéria orgânica. A terra precisa ser irrigada de modo regular e constante. No entanto não se esqueça de que não existe alto poder contra o excesso de água.

Callistephus_chinensis_1
Quando plantadas em regiões quentes podem ser cultivadas à meia-sombra, resguardando o sol forte que existe no meio dia. Fertilizar de modo excessivo com uso de adubos nitrogenados pode deixar a planta fraca e suscetível às variações de clima, ataques de pragas e doenças.

Variedades de alto porte podem ser tutoradas no sentido de não quebrar durante o crescimento da floração. Elas se multiplicam de maneira fácil quando sementes são colocadas para germinar ao final do outono e verão. O áster pode ser sensível quando acontecerem os transplantes. Procure plantar em locais definidos ou dentro de sementeira – modalidade que demanda dias nublados para transplantar.

É uma planta herbácea e sua altura fica entre 20 cm a 50 cm com uma base bem Suas folhas são de coloração verde escuras na parte superior e quase branca ao inferior, com bordas recortadas e leve pilosidade.

As flores são solitárias, simples ou dobradas, nas pontas flexíveis dos ramos. Violeta e rosa são as duas principais tonalidades florais.

Como plantar
Procure misturar 1 kg de adubo animal para cada  quadrado, curtido de formulações orgânicas e incorporando dentro do solo. Procure nivelar o canteiro.

Retire as mudas do saco de cultivo com cuidado antes de começar a plantar. Use 30 cm  no espaçamento entre as plantas estabelecidas em linhas que estão desencontradas.

Quem mora na região sul do Brasil deve fazer o plantio na metade da primavera. Do inverno à primavera deve ser propagado o início da semeação, normalmente colocadas em compostos orgânicos umedecidos ou recipientes capazes de fazer a semeadura.

Depois de nivelar o substrato e semear se faz necessário peneirar a terra e secar. Cubra com plástico até a parte da emergência que ocorrem em usual entre sete e quatorze dias em temperaturas entre 10 e 15ºC.

Callistephus_chinensis_1.0_R

Uso da espécie
A áster-da-china consiste em uma espécie cultivada no mundo antigo. Por causa da alta duração em vasos é usada de modo principal no território chinês, país de origem. Dentro do Brasil não tem o uso pelo mesmo fim, mas sim porque existem incontáveis pessoas apaixonadas por espécies distintas de margaridas.

Também são indicadas para conveniência familiar quando plantadas ao redor de piscinas e áreas de lazer, mesmo na parte litorânea, desde que seja abrigada por ventas que possam despetalar as flores.

Gênero Áster
O gênero conta com 600 espécies diferentes estabelecidas na Eurásia e América do Norte. Variedades de híbridos são populares como espécies de jardim por causa das flores atrativas e coloridas. Espécies são usadas como plantas de alimento por larvas, embora possam crescer em todas as zonas da resistência.

Na atualidade quase todas as lojas especializadas nas vendas de flores possuem amplas variedade de áster-da-china, sejam elas online ou no varejo tradicional. Embora a compra no mundo de internet possa ser mais barata, representa ponto contraindicado, visto que as pessoas não possuem a oportunidade de averiguar as verdadeiras condições de espécies.

Por este motivo apenas compre áster-da-china em lojas online nas quais existam altos níveis de confianças por causa de compras feitas antes por amigos ou colegas.

uj18

Sprekelia_formosissima8
O lírio-asteca também é conhecido com outro nome popular bastante difundido, Flor-de-lis. A beleza das suas flores é o que a diferencia de muitas outras plantas. Alguns chegam a chamá-la de “Lírio-orquídea”.

A descrição mais perfeita da planta é que ela se parece bastante com a Amarílis. Trata-se de uma linda planta que possui flores de uma beleza exótica e bastante singular. A sua cor predominante é um vermelho escarlate combinado com a folhagem que lhe confere um grande valor ornamental.

Sua origem é mexicana e é uma planta que se adapta bem as condições climáticas do Brasil. O seu crescimento e florescimento acontecem nos meses quentes, nos meses do inverno a planta entra num estado de dormência, isto nos casos de invernos muito rigorosos.

Nos períodos mais frios do ano essa planta pode ter uma aparência sem vida, porém, depois que essa fase gelada do ano passa a planta volta a ficar bonita contando com flores e folhas de novo.

Como cultivar o lírio-asteca
Seu cultivo costuma ser bastante simples, pois basta que se cubra o bulbo de terra deixando a ponta de cima para fora. Regue sem exagerar somente a terra, para mantê-la úmida. Em relação a fertilidade, irrigação e drenagem essa planta é bastante exigente.

O substrato deve conter uma quantidade boa de matéria orgânica e também deve ser muito bem drenado. Durante o período do inverno as regas devem ser suspensas para evitar que o substrato fique encharcado e assim o bulbo apodreça enquanto está dormindo.

Sprekelia formosíssima1
Quando a primavera chega lírio-asteca produz uma longa haste com uma flor única que é bem vistosa e possui uma coloração vermelho escarlate. As flores dessa planta são simétricas de forma bilateral, como uma orquídea. Essas plantas têm uma pétala ereta superior, três pétalas inferiores que ficam parcialmente unidas e duas pétalas laterais que são estreitas.

O estigma e os estames da planta são longos e depois da polinização cruzada se forma um fruto do tipo cápsula e tem sementes negras.

O plantio do lírio-asteca em vasos
O lírio asteca é frequentemente mais cultivado em vasos, a dica é colocar a planta próxima a uma janela ensolarada. Com esse pequeno cuidado é possível ver essa planta florescer quase todos os anos. Quem preferir pode cultivá-lo em jardins de preferência em canteiros elevados com um solo rochoso e arenoso.

Nas regiões que são sujeitas a geadas e a frio intenso no inverno é importante tomar o cuidado de recolher os bulbos no outono. Assim é possível armazená-los secos em sacos de papel e num local que seja protegido da umidade e do frio. O plantio dos bulbos deve ser feito durante a primavera depois da última geada.

As condições para plantio
Para que a planta cresça saudável é importante que ela seja cultivada em regiões de sol pleno ou então a meia-sombra. Além disso, essa linda planta precisa de solo fértil e que seja bem rico em matéria orgânica. Não necessita de podas e o seu cultivo é considerado relativamente fácil.

Uma forma de ajudar a estimular as florações e uma folhagem mais vistosa nessa planta é realizar fertilizações anuais durante o replantio. Quando a planta chega a sua fase de floração é interessante utilizar fertilizante rico em fósforo para ajudar as flores a nascerem.

Enquanto cresce e floresce o lírio-asteca aprecia uma irrigação frequente. Como já foi dito, tenha o cuidado de suspender as regas durante o período do inverno para que o bulbo da planta não apodreça no seu período de “dormência”.

Sprekelia formosíssima2
Multiplicação
A planta é mais comumente multiplicada através de sementes, porém, também é possível dividir os bulbinhos que se formam junto ao bulbo mãe. Vale destacar que mesmo quando são bem cultivados os Lírios-Astecas podem não florescer todos os anos.

Uma boa dica é aproveitar o período de dormência da planta no inverno para fazer a divisão e replantio dos seus bulbos.

Os cuidados com o lírio-asteca
Essa planta tem uma grande propensão a ser atacada por pulgões que se escondem nas fendas das suas folhas. Para cuidar bem dela é fundamental ficar de olho na presença desses insetos quando as folhas começam a emergir.

Uma forma de deixar a sua planta feliz e saudável é adicionar um pouco de adubo uma ou duas vezes durante a sua estação de crescimento. A tendência natural do lírio-asteca é florescer na primavera.

rosa-branca