Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Spathiphyllum wallisi

O Lírio-da-paz é originário da América Central e pertencente à família Araceae. É uma planta de porte altivo e elegante, suas folhas, de um verde intenso, contrastam com o branco puro de suas flores.

É uma planta que resiste à baixas temperaturas (desde que superiores a 5ºC), sendo que, no inverno, para que tenha bom desenvolvimento, necessita de temperaturas em torno de 15ºC.

O clima ideal para o cultivo é o moderadamente úmido (70%), com temperaturas entre 20 e 27ºC. É recomendado que a planta fique em local com boa luminosidade, mas nunca exposto diretamente ao sol, pois isso causa o amarelamento de suas folhas e bloqueia seu desenvolvimento. Por outro lado, locais com pouca iluminação devem ser evitados, principalmente porque a falta de luminosidade adequada deixa as folhas alongadas em excesso, muito finas, fragilizadas e reduz acentuadamente a floração.

É bem resistente às pragas. Os problemas, que geralmente surgem estão mais relacionados com erros de regas e luminosidade do que com ataque de pragas.

Por sua capacidade de se desenvolver bem em ambientes internos, é uma espécie muito indicada para ser cultivada dentro de casa, desde que receba bastante luminosidade e que o local seja bem ventilado, mas protegido de ventos fortes.

Outra vantagem do uso do lírio-da-paz em ambientes internos é que esta planta funciona como uma espécie de purificador biológico, ajudando a eliminar componentes tóxicos eventualmente liberados no ar.

Seu uso em jardins internos confere harmonia e suavidade ao conjunto, mas exige cuidados básicos como adubação periódica e regas corretas, sem excessos.

É cultivada em vasos, em canteiros formando conjuntos isolados, ou em bordaduras e beira de muros, em terra rica em composto orgânico, com boa drenagem e irrigada periodicamente.

A terra para o cultivo do lírio-da-paz deve ser úmida, mas nunca encharcada. Deve-se evitar, inclusive, o uso de prato com água sob o vaso.

Para saber se a quantidade de água está correta, o ideal é colocar a mão na terra: se ela estiver secando, faça a rega. Como procedimento geral, recomenda-se irrigar duas vezes por semana durante o verão e uma vez por semana no inverno.

De uma a duas vezes por mês pode-se fazer uma adubação foliar, aplicando o fertilizante junto com a irrigação, sempre seguindo à risca as recomendações e indicações do fabricante do produto.

Para manter a beleza de suas folhas, recomenda-se pulverizá-las periodicamente com água, eliminando a poeira.

Com o passar do tempo desta espécie, é normal a inflorescência do lírio-da-paz tornar-se verde e quando isso acontece é preciso aguardar a próxima floração. Seu florescimento ocorre duas vezes ao ano: de janeiro a março e de julho a setembro.

Propaga-se por meio de sementes, ou pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta-mãe em qualquer época do ano.

sininho33