Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




trepadeira
* Se a sacada tem um parapeito, você pode optar por plantas trepadeiras, que fecham os espaços com a folhagem. Para gerar uma parede alta e densa, cultive o jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoides). Este arbusto atinge mais de 2 metros de altura, é perene e dá flores brancas muito perfumadas.

* Se você prefere uma parede fina do tipo cortina, escolha espécies espigadas. Uma opção floral e que você pode cultivar em jardineiras é o cizirão (Lathyrus latifolius). Suas flores são cheirosas e variam nas tonalidades do vermelho ao lilás. Esta espécie não é perene.

* Se você quer criar uma barreira densa, coloque vasos com bambu (Bambusa arundinacea). Esta gramínea é de crescimento rápido e fica amarelada nos meses de inverno.

* Para combinar uma parede densa e verde o ano todo, coloque jardineiras profundas com cipreste lambertiana (Cupressus lambertiana). Este pinheiro tem folhas brilhantes e um aroma similar ao do limão. Para conduzir o crescimento desta planta e obter uma forma mais ou menos uniforme, é preciso podá-la regularmente.

* Se preferir uma cerca vistosa e que funcione como proteção, cultive o Pilriteiro (Crataegus monogyna), uma planta densa que floresce na primavera e dá vários cachos de frutos de um vermelho intenso. Por seus espinhos, esta opção não é recomendável para lugares onde circulam crianças.

* Se o clima é muito frio, escolha espécies de alta resistência como laurotino (Viburnum tinus). Com esta planta você obterá uma cerca alta e de densidade média. Na primavera, ela dá pequenas flores brancas.

Para qualquer uma das opções é recomendável instalar plantas já desenvolvidas, para obter o resultado desejado rapidamente.

painel florzinhas

palmeira_bismarckia

Nome popular: palmeira-de-bismarck, palmeira-azul

Palmeira solitária que pode chegar a 30 metros de altura.

Essa espécie é tropical, tolerante ao pleno sol e a solos pobres, apresentando crescimento moderado.

Possui grande efeito ornamental por causa de seu porte e colorido.

Recomendada para parques e jardins espaçosos, sua beleza é mais exuberante quando ainda não adulta.

1)rio correndo

borboleta
Algumas plantas com flores precisam da colaboração de agentes externos que as polinizem. Estes agentes ou vetores que realizam o transporte do pólen podem ser o vento, a água ou seres vivos como pássaros, morcegos e insetos. As borboletas são as que trazem mais vantagens porque, além de ajudar na reprodução das plantas, enfeitam com seu colorido. Aprenda como atraí-las para dar mais harmonia ao ecossistema do seu jardim.

Ao fazer a distribuição das plantas, escolha partes onde bate sol. Estas áreas devem ter pelo menos seis horas de luz direta diariamente.
1

Proteja do vento algumas áreas do jardim. Você pode criar uma proteção natural contra as rajadas de vento plantando arbustos ou outras plantas altas. Outra opção é fazer cercas ou aproveitar as paredes já existentes.
2

Diversifique as espécies do seu jardim. Plante muitas flores onde as borboletas possam se alimentar e colocar seus ovos. Saiba que cada espécie de borboleta se alimenta do néctar de um tipo de flor.
3

Inclua plantas que florescem em épocas diferentes do ano para evitar que as borboletas tenham de migrar para obter alimento.
4
Cultive plantas com flores vermelhas, laranjas, amarelas e lilás, porque essas são as cores que mais atraem as borboletas.
- Entre as espécies de plantas recomendadas com flores vermelhas e rosadas estão o gerânio (Pelargonium sp) e os cravos de poeta ou cravinas (Dianthus barbatus).
- Entre as flores de cor laranja você pode plantar calêndula (Calendula officinalis) e camará (Lantana camara).
- As flores branco-amareladas são as preferidas pelas borboletas noturnas. Em geral estas flores têm aromas intensos. Você pode optar por araticum ou fruta-do-conde (Annona sp), abacateiro (Persea gratissima), arruda (Ruta sp), tomilho (Thymus mastichina), jasmim (Jasminum officinale) e madressilva (Lonicera caprifolium).
- Entre as de tonalidade lilás você pode cultivar trevos (Trifolium spp), maracujá (Passiflora sp), viperina (Echium vulgare), sálvia (Salvia officinalis), lavanda (Lavandula vera) e verbena (Verbena repens).

5
Nas épocas em que o jardim estiver com poucas flores, prepare o seguinte alimento: misture em uma xícara com água duas colheres (sopa) de açúcar e 20 gotas de tempero para carne (confirme antes se possui enzimas proteolíticas). Coloque a mistura em pratinhos, camuflando-os entre as plantas.
6

Mantenha o jardim com boa umidade. Coloque vasilhas de terra úmida e adicione um pouco de sal. As borboletas chuparão estas superfícies para satisfazer sua necessidade de umidade e minerais.
7

Coloque um banco confortável no seu jardim e contemple esse espaço e as borboletas.
8

Importante:
Não utilize inseticidas. Lembre que as borboletas são insetos e também serão afetadas.

borboletinhas azuis

São plantas que crescem predominantemente na horizontal (se alastram) e normalmente não ultrapassam a altura de 30 centímetros. Existem vários tipos de forrações, as floríferas trazem contrastes e alegria ao jardim; as folhagens podem jogar com as texturas e quebrar a monotonia de um gramado. As forrações cobrem o solo e mantém sua umidade, só não podem ser pisoteadas como a grama.

Alguns exemplos de plantas de forração:

Nome científico: Viola tricolor.
Nome popular: Amor-perfeito.

Nome científico: Tagetes patula.
Nome popular:
Cravo francês, Cravo anão.

Nome científico: Antirrhinum majus.
Nome popular:
Boca-de-leão

Nome científico: Primula x polyantha.
Nome popular: Prímula.

Nome científico: Verbena hybrida.
Nome popular:
Camaradinha

Nome científico: Fitonia verschaffeltii.
Nome popular:
Planta-mosaico.

Nome científico: Cuphea gracilis.
Nome popular:
Érica, Falsa Érica.

Nome científico: Acalypha reptans.
Nome popular:
Rabo de gato.

Nome científico:Alternanthera ficoidea.
Nome popular:
Periquito

Nome científico: Dianthus chinensis.
Nome popular:
Cravina.

Nome científico: Gazania rigens.
Nome popular:
Gazânia

Nome científico: Petunia integrifólia.
Nome popular: Petúnia-perene.

Nome científico: Petunia x hybrida.
Nome popular:
Petúnia.

Nome científico: Celosia argêntea.
Nome popular:
Crista de galo plumosa.

Nome científico: Impatiens hawkeri.
Nome popular:
Beijo pintado

Nome científico: Chlorophytum comosum hybrido.
Nome popular:
clorofito, gravatinha.

Nome científico: Dianthus chinensis.
Nome popular:
Cravina dos poetas.

Nome científico: Impatiens walleriana.
Nome popular:
Beijo, Maria sem-vergonha.

Nome científico: Begonia semperflorens.
Nome popular:
Begônia-sempre-florida, begônia, azedinha.

Nome científico: Salvia splendens.
Nome popular:
Sálvia, Sangue de Adão.

Nome científico: Festuca glauca.
Nome popular:
grama azul.

Nome científico: Asparagus densiflorus.
Nome popular:
Aspargo pendente.

Nome científico: Portulaca grandiflora.
Nome popular:
Onze horas.

Nome científico: Kalanchoë blossfeldiana.
Nome popular:
Calancoê, calanchoe, flor-da-fortuna.

Nome científico: Osteospermum Ecklonis.
Nome popular:
Margarida-do-cabo

Nome científico: Brachycome Multifida .
Nome popular:
Margarida-das-pedras

44