Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vasosVocê gostaria de ter um jardim, mas não conta com um espaço com terra? A solução é simples:
Com vasos de vários formatos, cores e tamanhos, monte um jardim com vasos na sacada, escada, varanda ou cobertura da sua casa ou do seu apartamento. Veja aqui algumas dicas para colocar essa ideia em prática.

Coloque vasos de vários tamanhos, mas que não tenham mais de 15 cm de diâmetro, nos espaços livres de uma escada. Cuidado para não atrapalhar a passagem.
1

Escolha plantas pequenas com texturas, formas e cores variadas, para dar mais volume às composições.
2

Se você tem ambientes abertos de piso rústico, coloque vasos de barro nos cantos e instale suportes ou treliças para que as plantas cubram os muros.
3
Se o lugar não tiver muitos elementos decorativos, dê dinamismo ao jardim usando vasos de diversos tamanhos e cores com espécies de plantas bem coloridas.
4

Destaque um caminho ou varanda distribuindo os vasos de forma espelhada dos dois lados.
5

Construa degraus com madeiras rústicas para colocar em um pátio ou deck fechado e cubra-os de plantas verdes. A impressão será de que o espaço é maior.
6

Valorize a fachada da sua casa ou a sacada do seu apartamento pendurando vasos com flores nos parapeitos da janela.
7

Para criar composições interessantes, jogue com texturas, volumes, cores, formas e proporções, buscando sempre a harmonia geral.

vasinho

podas
Podar as árvores do jardim para que elas cresçam frondosas, não fiquem presas na rede elétrica, não interfiram na circulação nem destruam telhados exige técnicas apropriadas. E há uma época adequada para não afetar o crescimento. A poda de árvores nas calçadas e em outros espaços públicos é responsabilidade da administração pública, não dos moradores, que podem ser multados se decidirem cortá-las sem autorização. Saiba quais são as recomendações para podar as árvores do seu jardim.

Saiba qual é a espécie da árvore que você pretende podar.
Cada espécie tem um ciclo de vida e uma função específicos.
Identifique se é uma árvore ornamental ou frutífera.

Defina o tipo de poda de que a árvore precisa.
* Poda de formação: é realizada quando a árvore é jovem para a copa atingir cerca de dois metros de altura.
Mantenha os três galhos mais fortes e eqüidistantes que partem do tronco principal e retire os restantes.
Imagine que a árvore deve ficar como uma mão que sustenta uma bandeja na ponta dos dedos.

* Poda sanitária: é uma tarefa de manutenção.
Extraia todo material vegetal morto ou danificado, como galhos secos, podres, quebrados ou mal desenvolvidos, raízes deformadas, etc.
Lembre-se de que a estrutura principal da árvore será composta pelos três galhos escolhidos anteriormente. Você deve conservar apenas os galhos que crescerem deles na direção exterior da árvore. Isso favorecerá a entrada de ar e sol, necessários para a fotossíntese.

* Poda incentivadora da floração e frutificação: é quando a árvore já tiver com forma (de mão sustentando uma bandeja), selecione as gemas (olhos) que você acha que terão uma boa floração.
Retire os brotos ou vergônteas menos fortes. Assim, toda a produção da planta se concentrará nas gemas escolhidas, aumentando o tamanho das flores ou dos frutos.

Muitas árvores devem ser podadas no final do inverno, antes da brotação.
Nesta época, a árvore tem suas reservas de alimentos altas, o que é essencial para gerar um sistema de defesa. Mas o melhor é se informar sobre qual é o período ideal de poda para cada tipo de árvore.

Não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore de uma vez.
Uma poda exagerada pode prejudicar a árvore e fazer com que ela morra. Tudo o que for feito na copa pode interferir nas raízes e vice-versa.

Escolha as ferramentas adequadas para os diferentes tipos de corte.
Você precisará de tesouras de mão, tesouras de maior alcance para galhos mais altos, serrotes, serrotes em arco e motosserra.
Suas ferramentas precisam estar bem afiadas e limpas, para evitar que uma planta doente contagie a outra.
Tome todas as medidas preventivas para evitar acidentes.
Use arnês, luvas, capacete protetor com óculos, cordas resistentes, escada, andaimes ou cestas hidráulicas.

Antes de fazer uma poda, informe-se sobre as normas da sua cidade. Para árvores de grande porte, o melhor é contratar um serviço especializado, com experiência, ferramentas e estrutura adequadas.

árvore

-rendimento-
Você vai precisar de:
Estacas,  quantidade necessária
Corda,  quantidade necessária
Pá de bico
Adubo orgânico,  quantidade necessária

Vamos aos passos:
1 – Delimite o terreno onde você aplicará a técnica colocando quatro estacas, uma em cada ângulo. Procure formar retângulos de no máximo 1,5 m de largura e que não superem os 5 m de comprimento para facilitar o seu trabalho.

2 – Estique uma corda entre as estacas.

3 – Com uma pá de bico lavre toda a superfície delimitada, para deixar o solo fofo.

4 – Cubra toda a superfície trabalhada com uma camada abundante de adubo orgânico ou húmus. Você pode complementar ainda com material vegetal em decomposição e esterco de cavalo.

5 – Faça uma valeta do tamanho de uma pá nas laterais mais extensas do retângulo e reserve a terra escavada do lado de fora do cercado.

6 – Faça uma segunda valeta paralela à primeira e com a terra dela tampe a valeta feita anteriormente. Mas antes distribua adubo orgânico ao longo da primeira valeta, de forma que ele fique coberto pela terra.

7 – Continue fazendo valetas paralelas e preenchendo o buraco anterior com o conteúdo da valeta seguinte, até completar a superfície. Tampe a última valeta com a terra que você retirou da primeira.

8 – Após concluir esta etapa não pise mais sobre o terreno trabalhado durante um ano, quando você deverá repetir o procedimento a partir do passo 4.

9 – Com a segunda camada de adubo incorporada ao solo, o terreno está pronto para receber o cultivo.

10 – O plantio em terraços é feito como em qualquer terreno, exceto pela distância entre as plantas, que pode ser muito menor. Isto, naturalmente, aumenta a quantidade de plantas por metro quadrado e a produção porque, com o solo fofo, as raízes tendem a se aprofundar, diminuindo o seu diâmetro de expansão e evitando assim a disputa por espaço.

11 – Outro benefício desta técnica é que a proximidade das plantas fará as folhas cobrirem a superfície do solo mantendo a umidade, o que se traduz em economia de água.

Importante:
Se quiser preparar vários plantios em terraço, deixe entre eles um espaço de cerca de 45 cm de largura para poder caminhar.
É muito importante não pisar no terreno para manter o solo fofo e ventilado.

formiguinha

periquito

Nome científico: Alternanthera ficoidea

Nome popular:
Periquito

Família:
Amaranthaceae

Origem:
Brasil

Porte:
20 a 25 cm de altura.

Características:
Herbácea perene de folhagem densa e muito ramificada, que presta-se à forrações ou bordaduras. As flores não têm importância ornamental, a beleza fica por conta da folhagem. Existem variedades como a de folhagem mesclada em verde e creme. É de pleno sol e muito sensível a geadas. Solo bem drenado e adubado com matéria orgânica. Regas periódicas.

Propagação:
Por estacas cortadas no fim do inverno.

árvore