Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim
A chegada do inverno traz a preocupação com as plantas de jardim. Nesta época do ano, a vegetação tropical é a que mais sente as diferenças climáticas e a falta de sol, o que resulta em um aspecto queimado nas folhagens, indicando falta de vigor. As mudanças constantes de temperatura provocadas pelo inverno afetam mais ainda as plantas tipicamente tropicais – as de folhas mais largas, como palmeiras, bananeiras e lírios – e os gramados. Porém, existem plantas que florescem o ano todo ou somente nesta época, e mantêm o jardim lindo. A baixa luminosidade incidente nos dias mais frios altera os hábitos das plantas, que entram em estado de dormência, perdem o vigor e a cor vibrante. Algumas plantas queimam por causa da oscilação de temperatura e as folhas das árvores também caem. Mesmo assim, tendo alguns cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e saudáveis na primavera.
Anote algumas sugestões para manter suas plantas vigorosas:

Adubações: são recomendadas apenas para as plantas que se desenvolvem e florescem no inverno.

Podas: Podem ser feitas podas de limpeza, retirando as folhas mortas. Deve-se evitar a poda generalizada em lugares muito frios. Árvores, arbustos e cercas-vivas podem ser podados neste período, porém não devem estar florindo. Em julho e agosto, as roseiras devem ser podadas e adubadas com adubo orgânico. É a chamada poda anual das roseiras. Mas atenção: o corte deve ser feito em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

Transplantes: a época também é boa para transplanta trepadeiras, arbustos e árvores que estiverem em seu período de dormência;

Limpeza dos gramados – retirada as ervas daninhas, de preferência manualmente para que sejam extirpadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada.

Aeração – após aparar, retire os restos da grama cortada com um ancinho, isso vai melhorar a aeração e a luminosidade, além de diminuir a temperatura e umidade junto à grama, fatores que facilitam o surgimento de doenças. Para aumentar a circulação de ar entre as raízes da grama faça perfurações finas e profundas no solo. É preciso, entretanto, tomar cuidado para não perfurar e danificar demais as folhas.

Cobertura – em regiões onde o inverno não é muito rigoroso, costuma-se dispensar a cobertura do gramado. Entretanto a prática não é indicada apenas como proteção contra o frio e geadas. A cobertura com turfa incorpora ao solo alguns nutrientes. Vale dizer que não é preciso “soterrar” a grama: uma fina camada de é suficiente para cumprir a função. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a turfa.

pássaro

Hoje em dia, nos centros urbanos parece estar cada vez mais difícil a idéia de acordar ou passar o dia, ouvindo o alegre gorjeio de aves nos jardins das casas. Porém isto não é uma tarefa impossível e é sim, até mais fácil do que possamos imaginar. Não são só os seres humanos que acabam se adaptando à realidade das grandes metrópoles, os pássaros também terminam procurando locais adequados ao seu desenvolvimento.
Atraí-los para o seu jardim não é complicado, basta manter nele algumas plantas específicas que acolham aves, através de diversos recursos para ambientá-las. Além da beleza e do prazer que os pássaros proporcionam ao homem, eles cuidam da perpetuação das espécies vegetais, mantendo assim o equilíbrio ecológico.
Qualquer planta atrai aves, porém algumas têm importância biológica maior por apresentarem flores, fruto, sementes e por atraírem insetos e pequenos animais que também servem de alimentos para as aves. Outras constituem o local predileto para a construção do ninho e há as que fornecem material para isso. Resumindo cada planta tem a sua função nesta cadeia.

Verifique as dicas de plantas ideais:
Para manter a constante visita de pássaros, escolha árvores frutíferas, sementeiras e floríferas com ciclos em diferentes épocas do ano.Cultive plantas de portes diferentes se o espaço permitir, escolha árvores, trepadeiras, arbustos, gramíneas, cercas vivas, bromélias, etc., pois cada espécie de ave tem características próprias. Umas se alimentam do néctar, outras de frutos, algumas preferem os grãos e há até as que comem de tudo.
O pessegueiro, pereira, araçazeiro, romãzeira, mangueira, ameixeira, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, uvaia, framboeseira, amoreira e figueira, hospedam com freqüência o sanhaço e o pássaro-preto, que engolem pequenos pedaços do fruto, além do bem-te-vi e o sabiá, que por serem menores, apenas o bicam.
O jerivá atrai periquitos. Já os pínheiros-do-paraná, plantados em grandes quantidades, são alvo certo para o descanso dos pintassilgos.
Os palmitais recebem com mais freqüência tucanos e periquitos.
A duranta e a russélia são bastante atrativas para os beija-flores, que também gostam das espécies trepadeiras como a buganvília (primavera), tumbérgia, maracujazeiro e brinco-de-princesa.
Pássaros como coleirinha, rolinha, canarinho-da-terra e pintassilgo gostam de plantas sementeiras, entre elas o jambolão (ou jamelão), piracanta, ligustro, quaresmeira, cássia e cedro.
As flores tubulosas e perfumadas, como sálvia, magnólia, hibisco, malvavisco e boca-de-leão, ou ainda grevílea de jardim, caliandra, suinã (ou árvore-candelabro) e bauínia atraem praticamente todos os tipos de pássaros.
Plantas que dão palha, como hibiscos, ligustro, fícus, magnólia, tuia, palmeira, jerivá e gramíneas, oferecem abrigo e material para as aves fazerem os ninhos.

Para auxiliar na escolha das espécies que você pode adquirir, acompanhe a lista das plantas e seus diferentes ciclos:
Suinã (Erythrina speciosa) – árvore, floresce no inverno;
Pata-de-vaca (Bauhinia sp.) – árvore, floresce no outono;
Pitangueira (eugenia) – árvore, frutos de polpa comestível;
Hibisco (Hibiscus) – arbusto, floresce quase todo ano;
Lantana (Lantana camara) – arbusto, floresce quase todo ano;
Afelandra (Aphelandra squarrosa) – arbusto, floresce na primavera / verão;
Tilândsia (Tillandsia) – bromeliácea, flores ricas em néctar;
Vriésia (Vriesea) – bromeliácea, flores ricas em néctar;
Tumbérgia (Thumbergia)- trepadeira, Flores ricas em néctar;
Lanterna chinesa (Abutilon) – trepadeira, flores ricas em néctar;
Primavera (Bounganvillea) – trepadeira, flores atrativas;
Ligustro (Ligustrum) – cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Cedrinho (Cupressus) – cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Gramas (Andropogon, setaria, etc.) – gramíneas, sementes e material p/ construção de ninhos.

Mas, além destas plantas você ainda pode optar por opções como:
Instalar pequenos recipientes cheios de água, que servem como banheiras para as aves. Mas, lembre-se que a água deve ser substituída diariamente, mantendo-se assim fresca e limpa.
Funciona também como atrativo de passarinhos, usar pequenas garrafinhas de plástico ou bebedouros de água com açúcar. Para que essa alternativa funcione são importantes os seguintes cuidados: a mistura deve ser fervida para evitar a fermentação e substituída a cada três dias, no máximo. A mistura compõe-se de uma medida de açúcar para cada duas e meia de água.
Também costuma dar bons resultados a instalação de pequenas bandejas de madeira com pedacinhos de frutas doces, como banana, goiaba, caqui, ou sementes para pássaros. Essas bandejas devem ser limpas e reabastecidas diariamente. Para quem não sabe, as aves costumam procurar alimentos de manhã ou à tardinha. Todos os recipientes acima citados devem ser colocados em locais altos, com sombra e sossegados, longe do alcance de gatos e outros animais.

Agora que você já conferiu as sugestões faça seu projeto paisagístico e desfrute do prazer de apreciar o livre vôo dos pássaros que em busca de alimento chegam em grupos, nos dando em troca o canto, a beleza e o colorido impar.

beijaflor

outono
Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, as plantas se preparam para o recolhimento no inverno. O novo período acontece com a chegada do outono, pois os jardins e as plantas em vasos que sofreram com o intenso calor do verão – necessitam de cuidados especiais para recuperar a forma e enfrentar as transformações da estação. Este é o período ideal para realizar duas tarefas no jardim: limpeza e adubação.

Limpeza geral:
Para cuidar do jardim nessa época do ano comece eliminando insetos e ervas daninhas que provavelmente invadiram canteiros e vasos. Folhas e galhos secos devem ser eliminados com uma poda cuidadosa de maneira correta feita com a ajuda de rastelos.
Aproveite para dar manutenção aos canteiros já formados, rasgando o solo para favorecer a aeração ou oxigenação das raízes. Evite neste caso o uso de enxada ou pá – esse trabalho deve ser realizado com ancinho ou sacho, pois esta ferramenta permite acessar o espaço entre as plantas sem, danificá-las. Logo em seguida, prepare o solo para a adubação. Nos vasos e jardineiras use um ancinho para revolver a terra superficialmente.

Podas: uma tarefa que merece muita atenção.

Não podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. Faça apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Neste período, as chuvas costumam ser mais escassas, fazendo com que as pragas ataquem as plantas, por isso, faça vistorias freqüentes para detectá-las a tempo. No final do outono muitas plantas já entram em seu “descanso de inverno”. É preciso podar as árvores, os arbustos e as hortênsias. Aproveite os galhos cortados para fazer novas estacas. Além de eliminar galhos, folhas e flores secos, a poda serve para dar uma forma mais harmoniosa à planta.

folhas de árvores caindo

ferramentasSe o jardim e os vasos de flores e plantas são especiais para você e sua casa, sem dúvida eles devem estar sempre bem tratados. Porém, para isso nada mais importante do que ter em mãos bons equipamentos que trarão mais praticidade e comodidade para quem se dedica a estes afazeres.
Como algumas pessoas não conhecem bem os “apetrechos” ideais para esta função, daremos dicas sobre os modelos de ferramentas especiais para jardinagem e como melhor utilizá-los. Conhecimentos básicos sobre o funcionamento e o trabalho possível de ser realizado com cada ferramenta facilitará a sua vida e você poderá obter melhores resultados.
Mas, não esqueça que ferramentas básicas são importantes nestas tarefas e elas existem de todos os tamanhos possíveis e imagináveis, maiores ou mais estreitas, para serem usadas em diversas situações dependendo do trabalho a ser executado.

Equipamentos:
As pás: de tamanho maior são utilizadas para os trabalhos mais pesados, como retirar terra de grandes espaços. Mais usadas para o plantio de plantas ou até mesmo árvores e também para colocar e ajeitar a terra no lugar. Não existe segredo para o manuseio deste tipo de ferramenta, o importante é adquirir um produto resistente e de qualidade. Existem também as destinadas aos pequenos e simples trabalhos, que podem ser mais estreitas ou largas. Em relação ao uso não há muitas diferenças entre um ou outro modelo. Para os iniciantes em jardinagem, o mais indicado é a opção pelas estreitas, pois estas trazem maior facilidade na hora de retirar a terra do vaso ou canteiro, ou mesmo fazer pequenos buracos;

Os garfos: garfos têm como função aerar e afofar a terra, preparando-a para o cultivo. Para a primeira função, é preciso apenas fazer pequenos furinhos na terra que servirão para melhorar a circulação de ar no vaso ou canteiro. Já ao afofar a terra, é preciso mover o garfo da extremidade ao melo do recipiente, fazendo este movimento até a superfície ficar mais leve e pronta para o plantio;

Os rastelos: pode ser pequeno ou de grande porte. Por possuir garras apontadas para baixo, a função deles é varrer as folhas ou elementos que se localizam sobre a terra. Os maiores devem ser usados nos jardins, pois funcionam como vassouras. São ferramentas de fácil manuseio. Ter um rastelo em casa para cuidar da área externa, é muito importante, já que limpar o jardim é tarefa que precisa ser realizada com freqüência, pelo menos uma vez por semana, principalmente no outono, onde é normal que as plantas percam suas folhas. Os rastelos pequenos servem para limpar vasos, floreiras e pequenos canteiros que necessitam de equipamento mais delicado. Tome bastante cuidado na hora de retirar os resíduos destes espaços mais frágeis, pois, aplicando o rastelo de forma errada, a planta poderá ser danificada;

A foice: tem forma curvilínea e serve para ceifar as plantas. De lâmina grande e cabo curto, ela deve ser utilizada com muita atenção, para evitar acidentes. Deve ser usada para retirar o excesso de mato;

O sacho e o coração: normalmente possuem duas pontas; o sacho tem forma de um garfo com apenas dois espetos, e o coração possui a base mais gorda e a ponta fina, parecendo um desenho de uma gota. Ambos funcionam como uma espécie de enxada para afofar a terra ou arrancar ervas daninhas;

A machadinha: serve para a poda de galhos mais difíceis de serem retirados. Para ervas mais delicadas, os extratores especiais de ervas, cortam a muda sem machucar a planta, pois tem um desenho que parece uma pequena chave de fenda, porém com ponta especial para podar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os equipamentos básicos que podem auxiliar no embelezamento das suas plantas, veja também as dicas e cuidados que eles devem receber:

• O uso constante das ferramentas de jardinagem é fundamental na conservação. Por exemplo: o atrito com a terra desgasta a camada de ferrugem e de oxidação,dos instrumentos de aço, e isso dificulta de as peças estragarem. Também é muito importante manter as ferramentas limpas, longe da umidade e protegidas contra a ação do tempo (chuva e sol).
• Quando as ferramentas que tiverem cabo de madeira, ele não deve ser molhado, e sempre que possível, mantenha-a envernizada ou pintada com tinta a óleo, para não pegar umidade nem apodrecer.
• As ferramentas em inox e que tiverem cabos plásticos, basta que sejam lavadas apenas com água e sabão. É importante lembrar que os equipamentos em aço, as tesouras para grama e poda, a pá compacta, a enxadinha, após o uso, devem ser limpos e lubrificados com óleo de máquina.
• As ferramentas mais antigas ganham mais durabilidade quando após serem lixadas, forem pintadas com uma leve camada de verniz, sem que este atinja seu corte.