Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Buchinghamia celcissima

Árvore de folhagem perene nativa do nordeste da Austrália e pertencente à família das proteáceas. Quando cultivada seu porte varia entre 7 e 8 metros.
Suas folhas quando jovens são lobadas e em fase de brotação apresentam coloração avermelhada o que as torna muito decorativas.
A floração ocorre de dezembro a fevereiro com flores que lembram bastante as das grevilleas porém em maior tamanho (15 a 20 cm.) e maior quantidade. Estas flores são suavemente perfumadas e muito melíferas.  Na Austrália ela é bastante usada em arborização urbana em locais de clima tropical e subtropical preferindo solos ricos em matéria orgânica.
No Brasil vem sendo utilizada no paisagismo em pequenas quantidades devido ao fato de ser pouco conhecida, seu desenvolvimento é bastante rápido e inicia a floração entre 2 a 3 anos.

Luz: Pleno sol
Solos:
Ricos em matéria orgânica . Evitar solos compactados
Clima: Tropical e subtropical
Origem: Austrália

folhas de árvores caindo

Cananga odorata

Seu nome significa flor das flores, é uma planta majestosa e com visual exótico.

Árvore de porte grande com 10 a 15 metros de altura pertencente à família das anonáceas. É encontrada em estado nativo na Índia, Filipinas, Arquipélago Malaio e ilhas do Oceano Pacífico.

Sua madeira é mole sendo recomendado seu plantio afastado de residências e construções. Suas flores de coloração verde-amarelado são extremamente perfumadas e servem de matéria prima para perfumes famosos como o Channel número 5.

É recomendada para plantios em locais espaçosos tipo parques, grandes jardins e em alamedas em propriedades rurais. Além do perfume marcante produz frutos em grande quantidade que são
bastante atrativos a pássaros frugívoros.

Luz: Pleno sol
Solos: Solos descompactados e ricos em matéria orgânica.
Origem:
Índia, Filipinas, Arquipélago Malaio e ilhas do Pacífico

árvore

delosperma1

Nome científico: Delosperma aberdeenense.

Família: Aizoaceae.

Nome popular: delosperma.

Etimologia: Delosperma deriva das palavras gregas delos – visível e sperma ¬– semente, fazendo alusão às suas cápsulas abertas, mostrando as sementes.

Origem: África.

Características gerais: Delosperma é um gênero de plantas suculentas composta por mais de 100 espécies, em sua maioria subarbustos.

Condições de cultivo: deve ser cultivada a meia sombra, em solo enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Não tolera as temperaturas muito elevadas. No entanto, as espécies Delosperma cooperi e D. nubigenum, suportam baixas temperaturas e são resistentes à geada.

Propagação: multiplica-se por sementes e estacas.

Usos: pode ser cultivada em jardins ou como planta envasada.

Curiosidades: as espécies de Delosperma possuem o alcalóide dimetiltriptamina, o qual contém oxalatos que causam nefrose e edemas.

celosia_cristata

Nome Científico: Celosia cristata
Nome Popular: Crista-de-galo, celósia
Família: Amaranthaceae
Origem: Asia tropical e África equatorial
Ciclo de Vida: Anual

A crista de galo é uma planta, herbácea, anual de verão, com variedades anãs e outras que podem atingir alturas de 60 a 70 cm de altura. São muito adequadas para a composição de bordaduras e grande maciços.

Possui caules longos, cilíndricos e de cor verde, muito ramificados.  Apresentam uma folhagem densa, sendo as suas folhas de cor verde médio, largas, alternadas, lanceoladas e com nervura bem marcada. As suas inflorescências são muito características, dobradas, em forma de crista, com uma textura suave e com várias cores desde o amarelo, rosa, laranja, até ao vermelho escuro.

As suas flores depois de colhidas mantêm a sua cor por um longo período.
Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. Além disso, podemos adquirir variedades nas cores amarela, vermelha, rosa, creme, roxa e branca.

Curiosidades: Cada planta é capaz de produzir milhares de sementes. É utilizada como verdura em vários países da Ásia, América do Sul e África.

Muito parecida com a crista-plumosa.  Seu crescimento deve ser nos meses quentes para que floresça adequadamente. O frio durante os primeiros meses após o plantio pode provocar a floração prematura e diminui o desempenho da planta. Tolerante ao frio subtropical e à meia-sombra. Multiplica-se por sementes.

Sementeira: Em local protegido na Primavera ou em estufa ou estufim no final do Inverno ou início da Primavera.

Transplantação: Quando oportuno e antes do inicio da floração.

Luz: Exposição ao sol durante meio dia ou mais.

Solos: As Celosias preferem solos ricos em húmus, bem drenados, frescos, neutros. Quando os terrenos não têm uma boa drenagem, os caules e as raízes apodrecem facilmente.

Temperatura: Não tolera temperaturas baixas. Prefere climas temperados a temperado-quente.

Rega: Abundante a cada 2-3 dias ou quando o terreno estiver seco. O ideal é manter o solo e o ambiente um pouco úmidos.

Adubação: Regular no período de floração com adubo indicado para plantas de flor.

Floração: Fim de Primavera / Verão até início do Outono. A floração inicia-se 10 o 12 semanas depois da sementeira.

Crescimento: Rápido

Pragas e doenças: Ácaros, oídeo, podridão radicular..

Dicas: Colher as flores secas para prolongar a floração. Despontar as plantas jovens para promover os rebentos laterais, logo, um maior número de flores.

passaro_2