Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bonsai-flor

Por que se tem de  adubar? Todos nós comemos diariamente; os alimentos são imprescindíveis para viver. As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. Os Bonsai, como vivem em vasos pequenos, podem chegar a consumir todos nutrimentos que há na terra. Temos de ir repondo, por meio dos adubos, os elementos que a planta consome.

Quando se deve adubar? Ë preciso adubar principalmente nos momentos de forte crescimento da planta: primavera e fim do Verão. Para evitar crescimentos desmesurados, ao contrário dos outros cultivos, costumamos adubar os Bonsai mais no 0utono (final do Verão) do que na Primavera

Como se deve aduba? Deve-se adubar a planta sem sobressaltos: Ê muito melhor adubar em pequenas quantidades mas com freqüência do que fazê-lo em excesso de longe em longe. Não se deve esperar, portanto, que a arvore chegue a ficar fraca e amarelenta para voltar a adubar.

Quais os melhores adubos? Há dois tipos diferentes de adubos para Bonsai: os adubos líquidos e os adubos sólidos.
Adubo líquido: 0 adubo líquido dissolvesse na água da rega ou aplica-se com a água da vaporização por cima das folhas.
Vantagens do adubo líquido: É rápido e limpo, não produz cheiros desagradáveis e é fácil de aplicar.

Precauções no uso do adubo líquido:.Não ultrapassar nunca as doses indicadas
Adubo sólido: 0 adubo sólido colocasse em cima da terra do vaso de uma maneira uniforme, evitando pô-lo ao lado do tronco das árvores.
Vantagens do adubo sólido: É de larga duração, não queima as plantas, melhora muito a terra dos Bonsais.

Quando não se deve adubar? Não devemos adubar no Inverno nem durante os períodos de calor extremo do verão. Como acontece conosco, que quando adoecemos vamos ao médico e não pretendemos curar-nos comendo mais, não se deve querer tratar os Bonsai doentes com adubos. Em primeiro lugar é preciso ver qual é a causa da doença e fazer o tratamento adequado. Só quando a planta começar a recompor-se a devemos adubar. Pelo mesmo motivo, também não devemos adubar os Bonsai acabados de transplantar que ficaram secos devido a um descuido.

Utilizamos a alambragem para corrigir a inclinação dos ramos.

A alambragem permite-nos utilizar ramos que de outra maneira teríamos que podar.

De certa maneira, o arame substitui a força do peso dos ramos nas árvores grandes da natureza. Enrolamos arame nos ramos e no tronco sem apertar demais para que o arame não fique marcado na casca da árvore.

Idealmente tem de ficar um espaço entre o arame e o ramo por onde possa passar uma folha de papel.

Como os ramos engrossam, devido ao seu crescimento, devemos tirar o arame antes que se crave na casca.

A arame que se utiliza atualmente é o arame de alumínio anodizado, de cor de cobre velho.

Trata-se de um arame extraordinariamente flexível e resistente.

A grossura do arame depende da força que tem de exercer para fazer vergar os ramos. De uma maneira geral, os arames grossos vão de 5 mm. ate aos 0,5 mm.

A regra de ouro da alambragem consiste em não deixar nenhuma marca na casca

Antes da poda e o processo
No bonsai os brotos podem vir fortes ou não. Os brotos vão enfraquecendo e vão
murchando. Existem galhos que necessitam de mais sol que os outros. Para termos um bonsai equilibrado, bonito, deve haver um bom trabalho de cultivação por parte da pessoa que quer ter um bonsai. Deve haver dedicação total, e saber fazer poda e a manutenção da aparência, que auxiliam no crescimento. Por isso deve-se tirar os brotos (Me-tsumi), catar as folhas (Há-gari), arrancar os galhos (Eda-nuki) e cortar os galhos (Kirimodoshi), havendo técnicas para faze-los. Além de saber a técnica, deve-se saber também a hora certa de aplicá-las, pois senão não adianta fazer a técnica corretamente, se ainda não é hora de cortar os brotos, por exemplo.
É bom conhecer a natureza das espécies das plantas. Se você faz uma poda para aumentar as raízes ou para haver uma nova brotação e não é isso que acontece, todo o trabalho que você teve foi nulo.
A época de crescimento dos galhos e raízes geralmente começa um pouco antes de abrir as folhas novas dos galhos. Por exemplo: ácer e bordo é na metade de Agosto (no Japão é final de inverno) que começam os movimentos das raízes. As espécies sempre verdes começam o movimento das raízes no final de Setembro ou começo de Outubro. Podem começar mais cedo, na metade de Agosto, ou mais tarde, no começo de Novembro. No caso das caducifólias, as raízes começam a crescer mais cedo, na metade de Agosto e continuam, até, mais ou menos a metade Dezembro. As raízes de folhas verdes iniciam no final de Outubro e vão até o final de Abril.

Para os galhos, folhas e qualquer outra parte da árvore que fique sobre a terra, no caso das folhas caídas, iniciam seu crescimento no final da metade de Maio até a metade de Agosto. No caso das sempre verdes, o crescimento do resto da árvore inicia na metade de Abril até a metade de Setembro, havendo algumas diferenças dependendo da espécie da árvore. Vai depender também da temperatura e umidade, que variam de um ano para outro. Por isso é bom ter uma boa base de comparação para poder fazer os trabalhos (poda e manutenção de estilo),é bom ter anotado.

Programando a forma para daqui a três anos
Poda:
a manutenção do estilo da árvore nova deve ser sempre programada, para comparar o que você quer com o resultado que você tem. Através do resultado você pode analisar como transformar a forma da árvore. A cada ano que passa você pode fazer um trabalho par alterar a forma e a classe da árvore. Por exemplo: vamos pegar um bonsai que foi abandonado, crescendo a vontade, as formas caíram em desordem.
Agora, pega-se uma tesoura para organizá-lo, cortando, limpando os galhos. Isto é um trabalho com resultado passageiro, quem pensa que fazendo assim, está certo, está apenas fazendo um trabalho tapeado.
Você deve pegar esse bonsai e coloca-lo em uma base giratória, dando uma olhada em todo o bonsai, de todos os ângulos, várias vezes. Ver qual galho é forte e qual é fraco, se a poda é necessária, quais são as direções que ele vai crescer, quais as medidas, o resultado disso.

Quais as tendências que esse bonsai tem, para que tipos de formas. Ás vezes agimos muito rápido, devemos ás vezes deixar crescer um pouco mais, para poder planejar formas para daqui a três ou cinco anos. Devemos forma-lo pouco a pouco, isto é importante. Não é tão complicado observa-lo por um ou dois anos, qualquer pessoa saberá a natureza da árvore. Daí deve-se seguir o básico da poda e a manutenção aparência, cumprindo por este tempo apenas este método.

A Estética é o coração do bonsai. Enquanto é verdade que o cultivo de bonsai está baseado na horticultura, os aspectos de horticultura não devem levar vantagem em relação aos fatores estéticos. Será um fracasso apreciar um bonsai sem estética, resultando em árvores de baixo padrão.
Aqueles que negligenciam a estética fazem do bonsai um grande desserviço. Uma árvore bonita sempre é uma fonte de grande inspiração para outros. As pessoas estão começando a ser mais criteriosa no que eles apreciam e compram.

No passado, a maioria dos entusiastas de bonsai dedicava quase todos suas energias às mecânicas do bonsai. Hoje em dia o equilíbrio mudou ligeiramente a favor dos aspectos visuais de designio de bonsai. Isto é uma realidade, porque o bonsai é essencialmente um tipo de arte. Como qualquer outro tipo de arte, o bonsai pode ser analisado, ensinado e estudado.

Os princípios básicos estão comumente relacionados com os outros tipos de artes visuais como pinturas e esculturas. As limitações habituais que os indivíduos passam paraalcançar o final, são inerentes a todos os tipos de arte, afinal de contas nada é fácil e o desafio a disciplina e a dedicação é quem vai determinar a formação de um grande artista. Os princípios estéticos do bonsai podem ser aprendido como quaisquer outros tipos de arte. Objetivo é dar uma compreensão de como a teoria estética deveria ser colocada em prática fazendo um projetado de árvore.

A Estéticas do Bonsai é composta por linha, forma, composição, equilíbrio, perspectiva, textura e cor, os mesmos fatores que governam as impressões visuais das artes plásticas.

bonsai

bonsai_azalea

Irrigação: Com certeza é a tarefa mais importante e fundamental de ser realizada para o bem estar da planta, e sem sombra de dúvidas é a principal causa de óbito destas plantas. O bonsai por estar plantando em vasos, possui pouca quantidade de substrato e por conseqüência retém um volume pequeno de água, sendo necessário um cuidado constante para a manutenção do nível adequado de umidade. No verão o fator evaporação age com maior intensidade, portanto deve-se molhar o bonsai mais vezes, sempre que a superfície do solo estiver secando.
Quantidade de água:

1. Em excesso: Vasos capilares ficam entupidos, podem causar a morte da planta (a possibilidade é remota), além de acelerar o crescimento da planta além do desejado;
2. Em falta: Raízes capilares secam e morrem, aliada as altas temperaturas causam a morte da planta.

Deve-se molhar as plantas diariamente, dependendo do calor, duas vezes a três vezes ao dia. Molhar sua planta deve ser um hábito regular, pois só assim conseguirá ver a real necessidade de seu bonsai, observando a umidade do solo e controlando a quantidade de água.

Adubação: O verão é uma estação onde a adubação é primordial, pois é a época de crescimento da planta (período entre o final da primavera e o final do verão).
É preciso primeiro saber o que significa NPK, pois sempre estamos vendo nas embalagens de adubos e em geral não temos noção de seu significado e uso.
N é Nitrogênio, responsável pelo crescimento das folhas/planta.
P é fósforo, ajuda no crescimento da planta e é responsável pela floração e frutificação.
K é Potássio, que serve para o enraizamento e mantém a planta com suas fibras saudáveis.
Quando vemos NPK 12-15-12, que dizer que na composição deste adubo temos 12 partes de nitrogênio, 15 de fósforo e 12 de potássio.
Uma outra questão é o que devemos usar adubos naturais ou químicos? Vamos simplificar: os naturais precisam da ajuda dos microorganismos para liberar nitrogênio, fósforo e potássio, ou seja, vai sendo liberado de acordo com a necessidade da planta, enquanto que os químicos já possuem esses elementos liberados, uma dosagem alta provavelmente será fatal. As plantas morrem mais pelo excesso de adubação do que pela falta.
A dosagem a ser utilizada em caso de adubos químicos é a metade da recomendada nas embalagens, e deverá ser feito a cada 15 dias. Deve ser dado preferência aos compostos que contenham NPK + micronutrientes (nutrientes que a planta requer em menor quantidade: boro, cobre, zinco, molibdênio, cloro, ferro. Embora sejam também importantes para o seu desenvolvimento).
Em relação aos adubos naturais, a preocupação é menor, pois a liberação dos macro e micro nutrientes é lenta, podendo ser espalhado em toda a superfície do vaso.
A escolha é basicamente feita em relação ao custo, o que realmente determina é o que podemos fazer e nem sempre o que queremos.

Poda: Neste aspecto reside a tentação, pois ao ver um bonsai emitir novos galhos/brotações o desejo de trabalhar com ele é quase incontrolável, contenha seus impulsos e pense bastante antes de agir, pois um galho cortado não pode ser colado na planta.
O verão com certeza é a estação de crescimento das plantas, onde um bonsai em suas condições ideais, ou seja, substrato bem composto e com boa drenagem, adubação regular e irrigação habitual, se desenvolve vigorosamente.
Devemos então fazer nossa escolha:

1. Galhos que crescem na base do tronco: Devem ser podados, pois enfraquecem a planta, buscando o alimento que deveria estar sendo levado à copa do bonsai.
2. Galhos que crescem para cima: Se a intenção é engrossar os galhos, aguardar até que esteja na proporção que acharmos conveniente, mas se estiverem modificando a forma que consideramos ideal para nossa planta, deve então ser cortado.

Não podemos esquecer dois cuidados básicos, primeiro que as ferramentas devem estar sempre limpas e afiadas, e segundo colocar uma pasta cicatrizante neste cortes (pode ser usado cola branca, mastique, cera de abelha com própolis ou uma pasta cicatrizante específica para bonsai).

Pragas: Para não correr o risco de perder aquela planta que cuidamos durante muito tempo, que é resultado de nosso trabalho minucioso ou simplesmente foi um presente muito especial, devemos então ter em mente que nosso bonsai é um ser vivo e para tanto necessita de cuidados e atenções. O bonsai está sujeito a pragas (ácaros, pulgões, cochonilhas, etc.) ou doenças (através do ataque de bactérias e/ou fungos), e é necessário saber os principais motivos que causam estes problemas caso desejemos levar adiante esta atração/ paixão pela Arte Bonsai:

1. Descaso: Excesso de água, causando a saturação do substrato e provocando a proliferação de fungos;
2. Adubação/alimentação inadequada ou insuficiente: Planta desnutrida devido ao substrato estar esgotado ou sem adubação, este material não fornece a alimentação adequada ao bonsai, existe carência de nutrientes o que favorece a proliferação de doenças e ataques de pulgões, cochonilhas, ácaros e outras pragas.

Devemos então tomar algumas medidas para evitar essas infestações, mantendo o Bonsai em perfeitas condições de saúde:

1. Efetuar uma adubação/nutrição apropriada;
2. Irrigar regularmente com água que esteja livre de cloro e outros resíduos químicos (utilizar se possível água de chuva, de nascentes, poços, etc.);
3. E exposição diária ao sol (o que favorecerá o desenvolvimento equilibrado das plantas);

Para finalizar deve ser feito dois alertas, não existe a necessidade da aplicação preventiva de produtos químicos nas plantas, pois de que adianta o uso de defensivos se o problema não existe, estaremos sim saturando nossa planta e colocando em risco sua sanidade. E por fim efetuar um controle continuo nas plantas procurando possíveis focos de infestação, e caso seja localizado eliminar através da retirada manual do material atingido, e em último caso aplicar defensivos indicados ao caso após consulta a técnico especializado.