Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




-plantas-doentes

Se apesar dos seus esforços e cuidados uma das suas plantas sucumbir a pragas ou doenças, o melhor a fazer é afastá-la das outras, para que não sejam contaminadas.

Não a deixe numa pilha de lenha para queimar mais tarde nem a utilize para fazer composto.

O mais certo é ela acabar por contaminar outras. Desfaça-se dela, por mais que lhe custe.

ficus (Small)

Nome Comum
Ficus

Nome Científico
Ficus retusa (existem várias espécies, esta é a mais comum, os conselhos são os mesmos)

Família
Moracea

Origem
India e China

Caracterização
As ficus constituem uma família com centenas de espécies (é parente da nossa figueira – Ficus carica), é de folha perene ovalada, sendo apreciada pela sua resistência e emissão de raízes aéreas e resposta às técnicas de Bonsai (nomeadamente aramamento).

Localização
Pode ser localizado no exterior durante a primavera e Verão, mas deverá ser protegido no resto do Ano.

Rega
Regar moderadamente o ano inteiro.

Nutrição
Deverá ser adubada desde a primavera ao fim do outono e vitaminada o ano inteiro, agradam-lhe os reforços com quelatos de ferro.

Transplante
Deve ser transplantada cada 2 anos no fim da primavera (maio/junho) com uma mistura de solo Universal  ( ver Bonsai -  Solos), normalmente se a planta está saudável junta-se o transplante com a defoliação e o aramamento.

Modelação
Suporta Bem todas as técnicas de aramamento, e podas drásticas, normalmente aramamos após defoliar, o que se pode passar desde Maio a Agosto, depois torna-se tarde para defoliar.

Propagação
Por Estaca ou enraizamento aéreo.

poda

A poda em Bonsai desempenha um papel fundamental para a manutenção estética da planta, à imagem das restantes técnicas utilizadas em Bonsai ela reveste-se de métodos específicos da arte.

Através da poda (entre outras técnicas mais) modelamos e mantemos a forma da árvore conferindo o aspecto que “queremos”, obtemos ainda a diminuição da dimensão das folhas e dos entrenós (espaço entre folhas), estimula a densidade da planta (aumenta o n.º de folhas) e redistribuímos a energia no Bonsai.

O principio aplicado na poda de Bonsai è muito semelhante ao aplicado na poda de sebes, cortando os gomos apicais (dominantes) a sua energia estimula gomos axilares, os quais produzem folhas de dimensões mais reduzidas e com entrenós menores, desta forma conseguimos a subdivisão das pernadas o que aumenta a densidade da planta.

Em Bonsai existem diferentes tipos de podas, consoante os objetivos desejados e a espécie a aplicar.

cortar raizes_1

Poda Radicular - Efetua-se durante o transplante, incide sobre as raízes mais grossas (sustentação) com o intuito de estimular as mais finas (captação).

Nesta poda devemos uma tesoura de poda grossa ou alicates de poda raízes, estes têm um angulo de corte reto (não fica uma concavidade como nos alicates de podar ramos), este tipo de corte estimula emissão de raízes novas na zona de corte.

poda forma.2

Poda de Formação – poda forte que visa a criação de um Bonsai, ou reformulação estética de uma árvore alterando-lhe a sua forma, esta poda consiste em cortar ramos grossos da planta, pode ser realizada com o auxilio de alicates e serras próprias para Bonsai.

Após a remoção da pernada devemos aprofundar o corte com um alicate de corte côncavo que facilitará a cicatrização, nos cortes com calibres superiores a 5 mm devemos aplicar cicatrizantes para estimular a cicatrização e proteger contra fungos e insetos.

poda manual 3

Poda de Manutenção – este tipo de poda incide sobre os crescimento novos da planta, visa a manutenção da forma da planta, a diminuição das suas folhas e do espaço dos entrenós e finalmente o controle das pernadas energeticamente dominantes “fortalecendo” as mais fracas, realiza-se com tesouras e em alguns casos com as mãos.

metsumi_4

Eliminação dos apicais (Metsumi em japonês) – Esta técnica consiste na remoção somente do gomo apical da planta, logo na fase inicial de crescimento da pernada (após emissão de 1 ou 2 pares), desta forma conseguimos manter a forma de um Bonsai por mais tempo e conseguir folhas de dimensões reduzidas.

Esta técnica é especifica para Bonsai esteticamente muito finalizados aos quais nos interessa manter a forma estável o máximo de tempo possível, e em espécies de folha grande e que apresentam um crescimento foliar dominante na brotação Primaveril (ex: ficus, macieiras, Acer, Faias, etc…)

juniperus_5

Poda de pinheiros – os pinheiros são podados na altura em que começam a emitir as “velas” (zona de crescimento dos novos gomos), mas antes destas pararem o seu crescimento e se começarem a alongar as agulhas, ao se realizar a poda (com as pontas dos dedos) nesta fase do crescimento estimularemos a emissão de vários novos gomos subdividindo desta forma a pernada e aumentando a densidade da planta.

poda forma.2

Defoliação – Ainda que não seja propriamente uma poda poderemos agrupá-la neste artigo, ela aplica-se a plantas de folhas grandes e visa reduzir a dimensão da folha e melhorar a coloração outonal (ex. Acer).

Consiste na eliminação total das folhas deixando os (pecíolos das mesmas), aplica-se numa fase de crescimento da planta em que a folha já tenha maturado e os gomos folheares do ano seguinte se tenham formado, em Portugal é em volta do mês de julho.

Muitas vezes aproveitamos esta altura para aramar a planta visto ser mais fácil realizar esta tarefa.

A defoliação quando aplicada parcialmente (removendo as folhas das pernadas mais fortes e deixando nas mais fracas) serve para equilibrar a energia da planta e fortalecer as zonas débeis da planta.

beijaflor

solos

A qualidade do solo de Bonsai é de extrema importância, pois a dimensão do vaso é muito reduzido e o solo tem de garantir perfeitas condições de cultivo.

Por vezes os solos em que vêm em alguns Bonsai são de baixa qualidade e pouco indicados para o nosso clima, pelo que o ideal é que na próxima época de transplante após a aquisição, o Bonsai seja transplantado.

Um dos fatores mais importantes numa boa mistura de solo é a sua drenagem, a dimensão do grão de solo deve ser sempre superior a 2 mm, rejeitando-se o pó, a mistura de solo varia de país para país e consoante a espécie da planta.

Existem 3 solos japoneses que servem de base a todas as misturas de solo, podendo em alguns casos ser utilizados puros.

akadama1

Akadama
Argila vulcânica japonesa, possui boa granulometria, capacidade de retenção de nutrientes e de drenagem do excedente de água, devido ás suas características físicas não coliga (não faz barro) o que garante estas características por longo período.

No Japão usam-na como “mistura universal” para todas as espécies folhosas, em Portugal poderá secar muito no verão e drenar mal no Inverno (principalmente no 2º ano após transplante).

kanuma1
Kanuma

Solo de origem Japonesa oriunda da zona de Kanuma (terra das azáleas no Japão), a principal característica do Kanuma é ter um p.H. ácido e perpetuar esta acidez por longo período, contrariamente à turfa que se vai neutralizando (alcalinizando) com as regas, esta característica deve-se ao facto de o Kanuma ser ácido por desmineralização térmica, o que reduz a sua capacidade de alcalinização.

Este solo é ideal para acidificar misturas (principalmente em zonas de águas calcárias) e para utilização puro em azáleas e rododendros e todas as espécies que requerem p. H. Ácido.

kyriu1
Kiriu
Solo de origem vulcânica japonês, bastante duro o que lhe reduz a capacidade de retenção de água e nutrientes em relação ao Akadama, tornando-o assim ideal para aumentar a drenagem das misturas de solo e para uso em Coníferas e espécies que requerem alta drenagem.

Keto
Solo de origem japonesa composto por pó de Akadama e pó de turfa, humedecidos e amassados até terem uma textura facilmente moldável.

Esta solo é conhecido pela sua maleabilidade indicada para a criação de paisagens, florestas e em estilos diversos de Bonsai, sempre que seja necessário fazer a fixação do solo a rochas, criar barreiras, etc…

Em Portugal as misturas podem variar de região para região, dependendo também dos objectivos desejados para a planta, quando queremos acelerar o crescimento de uma planta adubando-a mais fortemente devemos aumentar a drenagem (grão de maior diâmetro), desta forma teremos que regar mais, logo poderemos adubar mais sem risco de salinizar o solo.

Como misturas ideais para o nosso clima apresentamos as seguintes :

Mistura universal para Bonsai
Ideal para todas as espécies de Interior e Exterior (excepto coniferas e azáleas), constituida por :
Akadama
Kyriu (ou outro componente que assegure a drenagem sem alterar o p.H.)
Turfa (de boa qualidade)

Mistura para coníferas

mistura-para-coniferas1
Indicada para todas as coniferas e espécies que necessitem de grande drenagem, as quantidade de cada um dos componentes podem variar consoante a espécie (mais Kyriu nos pinheiros e mais Akadama nos Juniperus), normalmente mistura-se :
Kyriu
Akadama

Mistura ácida
Indicada para Azáleas e rododendros, bem como todas as espécies acidófilas, esta mistura pode ser substituida por Kanuma puro ou mistura-se :
Kanuma
Akadama