Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As Rosas
* Não deixe as folhas inferiores dentro d´água.
* Trocar diariamente a água e ao mesmo tempo cortar em diagonal 2 cm da base.
* Borrifar sempre que possível as rosas e as folhas.
* Deixar as rosas em lugar arejado, nunca na corrente de ar.
* Se possível colocar 1/2 colher das de café de água sanitária em mais ou menos 1 litro d’água.

As flores do campo
*
Não deixe as folhas inferiores dentro d’água.
* Trocar diariamente a água e ao mesmo tempo cortar em diagonal 2 cm da base.
* Colocar o vaso com água em lugares arejados.
* Se possível, colocar 1/2 colher das de café de água sanitária em mais ou menos 1 litro d’água.

Arranjo de corbeilles ou cesta de flores
*Colocar o arranjo em lugares arejados.
* A base desses arranjos é a espuma floral, deve ser molhada corretamente, ou adicionar um pouco de água diariamente.

Vasos plantados com flores
* Colocar seus vasos floridos em lugares de bastante claridade, geralmente violetas, kalanchoes, prímulas, gloxínias, begônias, lírios… não toleram sol direto.
* Não devem molhar as flores.
* Molhe somente a terra dos vasos quando necessário, nunca molhar diariamente.
* Nunca deixe água no prato, pois pode causar apodrecimento das raízes.
* Elimine sempre as flores ou folhas secas.

Azaléia: Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, pode deixar em ambiente externa ou interna ( deste que tenha bastante claridade)

Begônia: Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, deve deixar em ambiente interna com bastante claridade.

Bromélia: Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molhar por cima das folhas 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, pode deixar em ambiente externa ou interna ( deste que tenha bastante claridade).

Crisântemo: Adora bastante claridade, nunca deixa o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, pode deixar em ambiente externa ou interna ( deste que tenha bastante claridade) .

Gérbera: Adora bastante claridade, pode deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, deve deixar o vaso na área externa.

Girassol: Adora bastante claridade, pode deixar o vaso em ambiente interna, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida.

Kalanchoes: adora claridade, pode deixar em ambiente interna e externa, irrigação modelada, planta bastante resistente.

Hortênsia: Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, deve deixar em ambiente interna com claridade ou externo

Lírio: Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, deve deixar em ambiente interna com bastante claridade

Orquídeas: Gostam de muita luz, mas não devem ficar diretamente expostas ao sol; a terra deve ser mantida moderadamente úmida, permitindo que sequem um pouco a cada rega; adaptam-se a ambientes internos e externos;

Tulipa: Gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol; a terra deve ser mantida moderadamente úmida, permitindo que seque um pouco a cada rega; adapta-se melhor a ambientes internos.

Violetas: Gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol, a terra deve ser mantida moderadamente úmida, permitindo que seque um pouco a cada rega; adapta-se melhor a ambientes internos.

tillandsia

As Bromélias são típicas da América Tropical, possuindo 3.000 espécies diferentes e figura nos mais variados habitats, de restingas a grandes altitudes. No Brasil, 1.500 delas estampam a flora nativa, algumas possuem fruto comestível e fornecem fibras. Todavia são cultivadas como ornamentais, pois se adaptam com facilidade e diferentes condições ambientais.

Luminosidade: As Bromélias são herbáceas solares, apreciam muita claridade com luz difusa. As espécies ideais para dentro de casa são as de folhas macias, lisas e esverdeadas, pois são mais sensíveis ao Sol. Para varandas e jardins, as plantas de folhas duras, cinzentas, ou avermelhadas, são as mais indicadas.

Regas: Em ambientes fechados, recomenda-se que a rega seja de duas a três vezes por semana, sempre borrifando folhas e raízes. Em gramados ou jardins, as plantas geralmente acumulam água de chuva. Logo não é necessário o pratinhos debaixo de vasos.

Plantio: Para plantá-las, enterre apenas o suficiente para manter as folhas da base em cima do solo. A raiz da bromélia tem função mais de sustentação que nutrição. Para facilitar a drenagem dos vasos use pedrinhas, brita ou caco.

Floração e brotos: O ciclo de floração das bromélias é único. As sementes são levadas pelo vento ou com ajuda de alguns insetos, pássaros e mamíferos. Os brotinhos podem ser replantados desde que tenham metade do tamanho da planta mãe. Para destacá-los, pressione, rente a base ou corte com uma faca.

Adubação: A principal fonte de nutrientes das bromélias são as folhas que caem em seu copo (cone ), e se decompõem na água. Utilize adubo no caso de plantas em ambientes fechados. Borrife a cada 15 dias o correspondente a uma colherzinha de café em um litro de água. Evite o procedimento no inverno.

Flamboyant – (Delonix regia)

Projetar um jardim é bem parecido com decorar uma casa, mas você precisa planejar com muito mais cuidado. Afinal, você pode sempre trocar de lugar o sofá ou um quadro da parede, até que consiga exatamente o efeito desejado. Contudo, você raramente poderá mover uma árvore ou um arbusto depois que eles estiverem estabelecidos.

Árvores para sombra – As árvores que fornecem sombra precisam ser cuidadosamente colocadas ou rapidamente ficarão amontoadas. Verifique a largura final e plante-as de modo que quando atingirem a maturidade se toquem apenas de leve. Tente plantar árvores para sombra a cerca de 6 metros da casa ao sudoeste ou oeste. Elas têm o efeito de um ar-condicionado conveniente, reduzindo a temperatura dentro de casa em até 10ºC. A sombra de árvores decíduas tem a vantagem de bloquear o excesso de sol no verão. No entanto, quando suas folhas caem permitem a entrada de luz no inverno. Coloque-as nos cantos da casa em vez de diretamente na frente das janelas. Isso assegura que não bloquearão sua visão e por emoldurarem a casa, ficarão mais atraentes.

Ao plantar árvores que fornecem sombra, lembre-se de deixar algum espaço para a luz do sol entrar no seu jardim, especialmente se você tiver ou pretender ter uma piscina ou um jardim com flores, água ou hortaliças. Você pode plantá-las ao norte ou nordeste desses pontos para que peguem o mínimo de sombreamento.

Árvores que florescem – Essas são geralmente menores do que as árvores para sombra e provavelmente não vão invadir o jardim. São ótimas plantas esculturais quando plantadas sozinhas e essa é geralmente sua melhor utilidade em terrenos pequenos. Em áreas grandes, você pode tentar fazer um plantio maciço ou repeti-las para definir uma linha reta ou curva. Muitas árvores que florescem são interessantes em todas as estações, dando flores na primavera, folhagem verde ou cor de bronze no verão, folhas coloridas no outono e frutinhas esplendorosas ou caules com cascas atraentes no inverno.

Arbustos – Arbustos são bem fáceis de incorporar no paisagismo desde que se leve em conta sua altura e largura final. Não preencha um espaço de plantio com arbustos que dêem um efeito imediato. Embora pareça bonito no momento e talvez por um ano ou dois, não vai demorar muito para que a área fique terrivelmente abarrotada. Ao invés disso, coloque os arbustos de modo que criem o melhor efeito quando estiverem maduros. Preencha as lacunas com lascas vegetais ou plantas temporárias (anuais, perenes, bulbos e outras semelhantes). Quando são usados como cercas-vivas, os arbustos podem ser plantados bem mais perto do que seriam normalmente.

Os arbustos podem ser plantados individualmente, como plantas esculturais ou como decorações, geralmente para formar um fundo para outras plantas do jardim. Embora uma decoração de arbustos possa ser composta de plantas mistas, você terá melhores resultados agrupando várias de um determinado tipo ou repetindo um arbusto em particular em várias partes ao invés de usar uma dúzia de tipos diferentes. Plantios maciços do mesmo arbusto são também atraentes.

53danglersmagiagifs

Trepadeiras

trepadeiras

* As trepadeiras são plantas incapazes de manterem-se em posição ereta sem auxílio de um suporte, o qual pode ser uma árvore, um arbusto, um poste, cercas, paredes, muros, etc.;
* São plantas geralmente resistentes, com uma vida de longa duração;
* Sua forma peculiar permite que sejam utilizadas em treliças, pergolados,arcos, caramanchões, protegendo do sol espaços como praças, parques e jardins;
* Colocadas em telas e aramados, dão privacidade em relação às casas vizinhas e ao espaço urbano.

Funções das Trepadeiras
- Isolamento, permitindo maior intimidade na área;
- Filtragem do ar;
- Redução de ruídos;
- Proteção do solo contra a erosão;
- Redução do calor, através da absorção dos raios solares;
- Formação de cercas-vivas;
- Se utilizadas juntamente com seus suportes, podem dividir ambientes;
- Recobrir muros, cercas, pérgolas, disfarças postes

Classificação das Trepadeiras

Com relação à rigidez:
- Herbáceas: possuem caules verdes, frágeis e flexíveis;
- Lenhosas: possuem caules rijos e lenhosos.

Com relação ao modo de sustentação:
- Escandentes: possuem órgãos de fixação;
- Apoiantes: apoiam-se sobre o suporte, sem se fixar nem se enrolar;
- Volúveis: não possuem órgãos de fixação, enrolando-se no suporte.

Com relação à necessidade de luz:
- Trepadeiras de sol pleno;
- Trepadeiras de meia sombra;
- Trepadeiras de sombra.

Com relação à parte da planta que é ornamental:
- Trepadeiras floríferas;
- Trepadeiras de folhagens.

Com relação à folhagem:
- Folhagem caducifólia;
- Folhagem perenifólia.

Com relação ao aroma:
- Flores aromáticas;
- Flores sem aroma.

flor63