Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




- Barba-de-bode (Aristida pallens)
Indicam: pastos queimados com frequência, falta de fósforo, cálcio e umidade.
– Capim-arroz (Echinochloa crusgallii)
indicam: terra com nutrientes reduzidos em substâncias tóxicas.
- Cabelo-de-porco (Carex spp)
indicam: terra muito cansada.
- Capim-favorito (Rhynchelytrum roseum)
indicam: terras muito compactas e secas, a água não penetra facilmente.
- Capim-amoroso ou carrapicho (Cenchrus ciliatus)
indicam: terra de lavoura depauperada e muito dura, pobre em cálcio.
- Capim-marmelada ou capim-papuã (Brachiaria plantaginea)
indicam: terra de lavoura com laje superficial e falta de zinco.
- Capim-rabo-de-burro (Andropogon bicornis)
indicam: uma camada impermeável em 80 a 100 cm de profundidade, que represa água.
- Capim-seda (Cynodon dactylon)
indicam: terra muito compactada e pisoteada.
- Carneirinho ou carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum)
indicam: falta de cálcio.
- Cravo-brabo (Tagetes minuta)
indicam: terra infestada de nematóides.
- Fazendeiro ou picão-branco (Gaslinsoga parviflora)
indicam: terras cultivadas com excesso de nitrogênio e falta de cobre.
- Gramão ou batatais ou grama mato-grosso (Paspalum notatum)
indicam: terra cansada, com baixa fertilidade.
- Guanxuma ou malva (Sida spp)
indicam: terra muito compactada e dura.
- Lingua de boi (Rumex spp)
indicam: excesso de nitrogênio.
- Maria-mole ou berneira (Senecio brasiliensis)
indicam: camada compactada em 40 a 50 cm de profundidade, falta potássio.
- Mamona (Ricinus communis)
indicam: solo arenoso com falta de potassio.
- Samambaia (Gleiquênia)
indicam: solo ácido.

bonsai 1

Assim que as raízes de seu bonsai estiverem aparadas, você estará pronto para dar vida à sua planta.

* Coloque uma camada de terra sobre o pedrisco no vaso. Existem misturas preparadas que podem ser usadas, mas se quiser testar a sua própria, a terra do bonsai geralmente é composta de partes iguais de areia, turfa e marga. É importante entender as necessidades da árvore que você escolheu para saber a mistura de terra a ser usada. Alcançar o equilíbrio químico adequado no solo será importante para o crescimento saudável de seu bonsai.

* Espalhe por igual as raízes aparadas da árvore ao redor do vaso e use o arame para manter o tronco da árvore no lugar certo. Você irá remover o arame mais tarde, por isso amarre-o de modo simples. É fácil danificar o tronco e as raízes quando você faz a aramagem da árvore, então gire o arame com cuidado.

* Coloque terra até o topo do vaso, batendo o vaso algumas vezes para nivelar a terra e remover acúmulos de ar. Pressione a terra ao redor da base da árvore e nas bordas do vaso. A terra deve alcançar o topo do vaso quando você terminar, e a copa da árvore, a parte em que o tronco termina, deve estar na linha do solo.

* Coloque o seu novo bonsai em um local à sombra por uma semana e permita que ele se ajuste ao novo vaso e às raízes menores. Certifique-se de remover qualquer coisa que você tenha colocado sobre o furo de drenagem antes de regar o bonsai. Transfira gradativamente a árvore para um local mais ensolarado. Comece com algumas horas de sol matinal em torno de uma semana depois de plantar o bonsai e continue a cuidar dele.

* Agora que as raízes da árvore estão mais curtas, é importante regá-la regularmente. Muitos bonsai precisam de água destilada e morna, não fria. Certifique-se de que a água está sendo drenada do vaso depois de cada rega. Se o bonsai ficar encharcado de água por um longo período de tempo, as raízes apodrecem e a árvore irá morrer.

Você precisa fornecer as coisas que o seu novo bonsai não conseguirá obter sozinho. Na natureza, as raízes das árvores são protegidas no inverno por uma camada grossa de terra. Para manter o seu bonsai protegido de climas extremos, você precisa mantê-lo em uma estufa ou utilizar um invólucro ou isolamento para proteção. Uma outra diferença entre o seu bonsai e uma árvore na natureza é que ele não pode projetar as raízes para o fundo da terra em busca de água. O fornecimento da quantidade necessária de água é importante para manter o bonsai saudável. Trata-se de um compromisso, quase como cuidar de um animal de estimação, porque alguns bonsais precisam ser regados com frequência durante o clima quente do verão. Quando a sua árvore começar a tomar forma, os seus esforços serão recompensados.

Bonsai

Embora um bonsai possa ser cultivado desde a semente, iniciado por meio de corte ou ser colhido na natureza (em áreas onde é possível conseguir permissão para isso), a maneira mais comum de obter uma nova planta para o bonsai é visitar um viveiro de mudas confiável. Comece a procurar por uma árvore ou arbusto no início da primavera. Escolha uma espécie que tenha de 15 a 20 cm de altura e um tronco forte e afunilado, livre de marcas e manchas. O estilo que você tiver em mente para o seu novo bonsai, como ereto, inclinado, cascata ou outra forma tradicional, irá ajudá-lo a escolher uma espécie de planta com um bom formato básico e características necessárias. A poda e a aramagem do bonsai geralmente começam a partir do segundo ano, mas escolher um bom formato básico irá economizar o seu tempo e poupar trabalho extra mais tarde.

Escolha um vaso que complemente a cor da folhagem e equilibre o modelo futuro da árvore. Os vasos de bonsai geralmente são rasos e sempre têm furos de drenagem. O vaso e a árvore se unem para criar o modelo do bonsai, e embora o bonsai possa ser plantado em vários vasos durante sua vida, cada vaso ajuda a criar equilíbrio e harmonia no modelo geral.

Depois de escolher uma espécie, plantar a muda no vaso é o primeiro passo para transformá-la em um bonsai. Os passos a seguir irão ajudá-lo a transformar uma árvore, arbusto ou outra planta em um futuro bonsai. O processo de cultivar um verdadeiro bonsai levará anos, mas esses primeiros passos são importantes porque ajudarão a sua árvore a se adaptar a um vaso raso e a raízes menores.

* Certifique-se de que a muda está bem regada antes de plantá-la.

* Prepare o vaso passando um pedaço pequeno de arame pelo furo de drenagem para apoiar a árvore até que ela fique firme.

* Coloque uma camada fina de pedrisco no fundo do vaso para drenagem, bloqueando temporariamente o furo de drenagem se muitos pedriscos escaparem.

* Remova o bonsai do antigo vaso e retire a terra que fica ao redor das raízes. Um gancho e um ancinho podem facilitar essa parte do processo.

* Verifique as raízes, descartando todas as partes mortas ou danificadas.

* Apare cerca de dois terços das raízes. Isso parece extremo, mas controlar o crescimento da raiz é um elemento essencial na criação e manutenção de um bonsai. Com o tempo e o cuidado adequado, a árvore irá se adaptar ao novo local.