Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Um bom meio para se livrar de restos orgânicos de alimentos já vencidos ou que não são consumidos ou já passaram do prazo de validade e ainda produzir um ótimo adubo e por sua decomposição. Entretanto isso acarreta mau cheiro e muita sujeira e feito ao ar livre. Nesse método, a simples cobertura com tela ou serragem resolve esses problemas provendo um excelente adubo natural.

O que precisa:
-Serragem ou telas bem finas (de preferência a serragem);
-Um balde ou um uma área quadrada de terra (o tamanho depende de quanto material você colocar);
-Qualquer tipo de material orgânico como restos de alimentos;

Passos:
1 – Separe e acumule uma certa quantidade de materiais orgânicos, no máximo por dois dias devido a decomposição natural e ao mal cheiro consequente;
2 – Espalhe os materiais no balde ou na terra (de preferência terra) de maneira a formar uma camada uniforme, 10 a 15 cm é o suficiente. Se fizer em um balde forre o fundo com uma camada grossa de terra no mínimo o dobro da quantidade de materiais orgânicos;
3 – Cubra TODO o material orgânico com a serragem, não economize. Se estiver fazendo com a tela e o balde tenha certeza de que o balde tenha sido totalmente lacrado;
4 – Deixe em local seco e arejado por cerca de 4 a 7 dias, isso depende dos materiais utilizados;
5 – A cada 2 ou 3 dias remexa um cantinho para ver se está bom, o adubo fica pronto quando tiver coloração escura, estiver úmido e sem cheiro. Quando isso acontecer remexa todo o adubo misturando bem, ele já pode ser usado em suas plantas.

Importante:
- Cubra todo o material sem deixar frestas ou a camada de serragem, se estiver muito fina você pode obter mau cheiro;
- Serragem é mais barata e muito mais eficiente que a tela, peça em qualquer marcenaria:
- Novamente a um canteiro com terra é muito mais prático para a produção do adubo e pode ser recolocado em outras partes de seu jardim, se fizer no balde tenha cuidado com o chorume (um líquido resultado da decomposição de certos compostos), por isso forre o balde com terra antes;
- Armazene em local seco, arejado e quente a decomposição acorre em temperaturas mais altas então se possível coloque exposto ao sol, isso fará o processo ocorrer mais rápido;
- Quanto menores os materiais orgânicos mais rápido e eficiente o processo será, então tente picar ou mesmo triturar cascas de frutas e de ovos reduzindo ao máximo qualquer alimento colocado;

arvore de natal
A tradição da Árvore de Natal, conhecida também por “Árvore de Cristo”, começou a ser cultivada em meados do século XVII. A árvore foi adotada como um símbolo natalino que representa agradecimento ao dia em que Jesus nasceu. Mas por que enfeitamos um pinheiro ao invés de qualquer outra árvore? No período em que o Natal é celebrado (final do ano), a única planta que permanece verde na neve do hemisfério norte é o pinheiro. O Brasil, com o intenso calor, exige cuidados diferentes. Veja algumas dicas para manter sua Árvore de Natal viçosa por mais tempo.

Como proceder:
1) Regue-a diariamente. Por ser uma árvore típica de clima frio, precisa ser refrescada com frequência para conservar a temperatura adequada e produzir os nutrientes necessários;
2) Coloque-a em um vazo com espaço suficiente para que possa crescer, já que sua raiz é de porte grande;
3) Mantenha o pinheiro longe de qualquer fonte de calor, tais como lareira, fogueira e fornos;
4) Deixe-a em local arejado e ao abrigo do sol;
5) Enfeite-a com pingentes leves para que os galhos não sejam danificados.

Caso você fiquei muito tempo fora de casa, mantenha debaixo do vaso do pinheiro um prato próprio com água, para que, quando necessário, a planta possa se refrescar.

trigo

O efeito campestre das plantações de trigo pode ser levado para dentro da sua casa em vasos ou em pequenas áreas de jardim.
Aprenda a cultivar o trigo (Triticum sativum) com este passo a passo.

Você precisa de:
Sementes de trigo (Triticum sativum) – 10 g/m2 Passos:
1 – Escolha um lugar do jardim que receba sol direto. Procure aproveitar a altura do trigo para fazer “molduras” no terreno ou formar recantos.
2 – Prepare o solo onde o trigo será plantando revolvendo a terra e retirando todas as ervas daninhas.
3 – Regue bem o terreno dois ou três dias antes de semear para melhorar as condições do substrato.
4 – Espalhe as sementes sobre a terra de maneira mais ou menos uniforme.
5 – Com um rastelo movimente suavemente a camada superficial do solo fazendo com que as sementes fiquem cobertas por mais de 5 cm de terra.
6 – Comece a regar, moderadamente, quando os brotos tiverem aparecido e continue até a vara se formar.
7 – Mantenha o solo sem ervas daninhas para evitar que elas roubem recursos do trigo.
8 – Depois de cerca de seis meses, esta gramínea ficará amarelada e você poderá cortar as espigas para usá-las como flor de corte ou em arranjos de flores secas.

Obs.: Existem tipos de trigo para cultivar no inverno e outros para a primavera. Escolha-os de acordo com a época em que você vai semear o seu jardim.

A maior parte dos fungos, assim como as bactérias, desempenho papel de grande importância na economia da natureza. Esses seres, na busca de seu alimento, decompõem o folhelho e as plantas mortas que revestem o solo das regiões florestadas, e degradam os restos de outros organismos. Nesse processo produzem anidrido carbônico, que passa para a atmosfera, e diversas substâncias minerais, que, dissolvidas no solo pela chuva e umidade, constituem alimento para outras plantas.

Os fungos destroem, assim material que, de outra forma, iria acumular-se em quantidades incalculáveis. Eles são, portanto, os laboriosos lixeiros da natureza.

Já vimos que os fungos micorrizais ajudam as raízes de muitas plantas na absorção da água; muitos desses fungos são venenosos, mas não devem, por isso, ser destruídos, pois são úteis nas zonas arborizadas.

Além de úteis para a natureza, os fungos são, como vimos, úteis para o homem. Todos conhecem a penicilina e outros antibióticos. Essas substâncias são produzidas por alguns tipos de mofo (fungo microscópico) e têm a propriedade de destruir bactérias e outros microorganismos causadores de várias moléstias graves.

Isso sem falar dos lêvedos, fungos indispensáveis à produção de pão, vinho e cerveja. E nos fungos comestíveis, que vêm ganhando mercado no Brasil. Algumas espécies, como o agárico-campestre, podem ser cultivadas em qualquer época do ano.