Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




herbário

É uma coleção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo.
Um herbário pode conter algumas centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.
O objetivo geral da gestão de um herbário é a colheita e conservação de exemplares de plantas com as respectivas etiquetas. Destas etiquetas fazem parte elementos referentes ao local e data da colheita, nome do coletor e a identificação da espécie em questão (binome latino seguido do nome do classificador).

A formação de herbários iniciou-se no século XVI em Itália, como coleções de plantas secas e cosidas em papel.

Lineu (1707-1778), designado como o “pai da taxonomia” aparentemente popularizou a pratica corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente. Este botânico foi quem fez uma das principais obras de referência (Species plantarum, 1753), a partir da qual se passaram a designar as plantas pelo binome latino.

Para que serve?  Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas. A identificação é feita com base em floras, que são livros que contêm chaves e descrições que permitem distinguir as várias famílias, gêneros, espécies, entre outras categorias taxonômicas.
As chaves de identificação são feitas com conjuntos de caracteres morfológicos das plantas. Para observar estes caracteres, por vezes, é necessário recorrer a lupas. As plantas têm um nome científico (composto por duas palavras em latim, a 1ª referente ao gênero e a 2ª à espécie, seguidas do nome do classificador), que é o mesmo em qualquer parte do mundo. As designações vulgares variam regionalmente e podem não corresponder a uma única planta.

Como se faz uma prensa para secar o material para conservar no herbário?

Material necessário:
- 2 placas de madeira (dimensões sugeridas – 40×30 cm), com um furo a 2,5 cm de cada um dos quatros cantos
- 4 parafusos compridos com porcas de orelhas e jornais.

Procedimento – Sobre uma das placas de madeira colocar vários jornais, depois um exemplar completo da espécie a herborizar (com caule, folhas e flores/frutos, eventualmente raízes) dentro de um jornal e, novamente, jornais vazios. Não esquecer de colocar junto a cada planta colhida uma etiqueta com os seguintes elementos: nome da planta (científico, se conhecido, ou vulgar), local da colheita (o mais pormenorizado possível, com distrito, conselho, lugar, ecologia, se é seco úmido, próximo de caminhos, altitude, etc.) data da colheita, nome do coletor.

É importante haver jornais sem plantas entre exemplares herborizados, para a umidade que sai das plantas e que é absorvida pelos jornais não passar dum exemplar para outro. Assim, evita-se o crescimento de fungos (bolores) nas plantas e fermentações, que as danificavam, não permitindo a sua conservação.

Depois de prensadas todas as plantas colhidas coloca-se a outra placa de madeira e apertam-se as porcas de orelhas dos parafusos, até sentir alguma pressão, de modo que as plantas fiquem espalmadas, mas não esborrachadas!!!. Têm que se mudar os jornais com frequência, de início todos os dias e, posteriormente, à medida que a planta vai secando, vai-se diminuindo a frequência de substituição dos mesmos.

estufa
Se você é um amante das plantas e gosta de apreciá-las, metendo a mão na terra e cuidando pessoalmente de tudo, crie um viveiro para elas.

O viveiro é uma espécie de encubadeira de plantas, onde você protege as mudas e as espécies já adultas das intempéries, das pragas e doenças, mantendo as condições do tempo constantes e adequadas ao bom desenvolvimento das plantas.

Para a construção de seu viveiro você deve garantir, em primeiro lugar, que o local tenha boas condições de umidade do solo. As plantas adultas devem ser regadas diariamente e com moderação. Já as mudinhas precisam ser pulverizadas com água duas a três vezes ao dia.

As plantas devem ser dispostas em prateleiras de madeira, que são indicadas para qualquer tipo de viveiro. Deixe sempre os lugares mais altos para as plantas pendentes.

Se você mora em local de clima frio crie uma estufa. As estufas possuem um sistema de aquecimento artificial, que mantém a temperatura por volta de 25oC e a umidade em torno de 80%. O sistema consiste na obtenção de vapor d’água que é produzido por uma caldeira e distribuído por uma serpentina.

A estufa, que deve ter orientação norte-sul, pode ter estrutura de madeira ou ferro soldado, com laterais de tijolo ou vidro. O piso mais apropriado deve ser em terra, cimento ou cascalho. A cobertura controla o excesso de luz e deve ser em vidro, plástico ou telha de vidro; ela pode receber uma tela (viveiro de sombrite), que proporciona até 80% de sombra, ou uma camada de tinta bem diluída branca (verão) e preta (inverno).

-gardens-

É difícil visualizar o quanto uma planta vai crescer até que se torne parte do seu jardim. Por exemplo, um junípero chinês com 20 cm de altura ficará com 2,5 m de altura e 2,5 m de largura poucos anos depois. As plantas levam tempos variáveis para amadurecer: algumas se formam lentamente, outras bem rapidamente.

Você terá que calcular o tamanho que sua planta alcançará durante um período de tempo determinado. Se planejar um pátio e precisar de uma rápida fonte de sombra, uma árvore de crescimento veloz pode ser exatamente aquilo de que você precisa. As plantas de fundação precisam de uma solução diferente: arbustos anões de crescimento lento e os gramados são, geralmente, a melhor opção para a fundação em torno de uma casa de espaço limitado. Você pode querer planejar a plantação de algumas espécies de crescimento rápido, que às vezes têm vida curta, junto com algumas espécies de crescimento lento, que geralmente são de vida longa. Quando as de crescimento lento estiverem estabelecidas, remova algumas espécies de crescimento rápido que já passaram do tempo no jardim.

Escolha plantas de acordo com a sua posição no jardim. Considere a forma, a altura e a largura naturais das plantas antes de colocá-las. Uma escolha incorreta das plantas geralmente decepciona o proprietário quando são necessárias podas drásticas ou medidas caras de renovação.

Enquanto planeja seu projeto, pense nas características desejadas antes de decidir qual planta colocar. Pense na forma: um arbusto redondo ou em forma de vaso se adeqüa melhor à área? Pense no tamanho: você precisa de uma árvore alta para dar sombra ou de uma árvore ornamental pequena, redonda? Considere os hábitos de crescimento que se ajustem melhor ao projeto: é um gramado com um extenso sistema de raízes necessárias para sustentar um barranco ou um arbusto baixo arqueado funcionaria bem? As condições de solo existentes, ventos, exposição ao sol e força são também considerações sérias: você precisa de uma planta que tolere solos úmidos ou de uma que resista a sombras densas? Depois de ter respondido a essas perguntas, encontre uma planta apropriada para todos os requisitos e seu sucesso será quase garantido.

A poda para manter as plantas dentro dos seus limites é uma parte integral dos cuidados com o paisagismo. Algumas plantas, como as cercas vivas formais, são aparadas para manter esse aspecto formal. A maioria das plantas precisa ser desbastada para manter seu aspecto natural e ao mesmo tempo reduzir o tamanho. A estação de floração é um bom guia para orientar suas tesouras de poda. É melhor podar os arbustos com flores quando termina a floração, pois a planta pode gerar novos ramos para produzir os botões do próximo ano. Já as sempre-verdes devem ser podadas no início da primavera. A poda estimula o nascimento de novos ramos e o crescimento das folhas. Se você podar tarde demais na estação, o novo crescimento será prejudicado pelo inverno, antes que esteja completamente desenvolvido.

Plantas de paisagismo podem ser podadas para oferecer um efeito surpreendente, implementando um plano de poda com “efeitos especiais”. Arbustos com múltiplos troncos, como o azevinho, mirtácea e lilás, podem ser podados como se fossem uma pequena árvore convencional de apenas tronco. Quando a planta for jovem, remova todos os troncos, exceto o mais forte e reto. Coloque uma estaca nesse tronco e remova todos os ramos laterais até o ponto onde você quer que a árvore forme sua copa. A poda anual é necessária para remover os brotos secundários e os galhos laterais. Uma espaldeira é uma árvore ou arbusto que foi drasticamente podado para crescer achatado ou em um padrão pré-determinado ao longo de uma cerca ou muro. Querendo uma aparência formal ou informal, pratica-se a poda e a dobra regular dos troncos principais. Isso produz um caráter interessante em espécies de plantas que de outro modo não seriam aceitas no jardim.

A mágica do movimento
Quando for projetar seu jardim, a posição do sol e da sombra em diferentes horas do dia e em diferentes estações do ano é uma informação importante. Você precisará ter um conhecimento básico do movimento do sol em relação às características do jardim. Compreender esse movimento ajudará a decidir a colocação e escolha das plantas. O sol nasce ao norte da linha leste-oeste no verão, expondo todos os lados de uma casa a até uma certa quantidade de luminosidade. Fica alto no céu, produzindo sombras curtas provenientes das construções de plantas. No inverno, o sol nasce ao sul da linha leste-oeste, produzindo longas sombras provenientes das estruturas e plantas.

Escolha plantas que se adequem melhor aos efeitos naturais da exposição. O sol pode ter efeitos diferentes ao longo do dia. A introdução de sombra proporciona alívio para as plantas e um movimento diário de cor e humor. Um vegetal que precisa de sol direto pode se sair bem, mesmo ficando sombreado por algumas horas no final da tarde. No entanto, uma planta que goste de sombra poderá queimar se receber umas poucas horas de sol.

Pela manhã, o jardim tem características que podem não ser evidentes pelas horas sombreadas da tarde. Durante um dia de verão, quando o sol está nascendo, partes de um jardim sombreado podem se iluminar com o sol e, então, dar lugar a sombras salpicadas à medida que ele vai ficando mais alto. As plantas e os materiais de construção parecem ter diferentes texturas conforme o ângulo do sol se modifica. O sol e a sombra são padrões que se modificam constantemente, alterando a sensação do jardim de uma hora para a outra e de estação para estação.

As pessoas são atraídas pelo movimento no jardim. Uma pequena cascata caindo em um pequeno tanque, por exemplo, sempre chama a atenção. Cultive plantas que atraiam visitantes: borboletas e beija-flores estão entre os convidados mais fáceis e belos que poderão aparecer. Você precisará deixar alguma comida natural para as lagartas, bem como abundância de flores para prover néctar para os beija-flores, mas a atividade no jardim será maravilhosa.

Use plantas para acentuar o movimento que o vento faz quando sopra pelo jardim. As plantas com folhas finas tremulam como pássaros, criando atração pelo movimento. Muitos vegetais, particularmente gramíneas ornamentais com flores e inflorescências no alto de hastes finas, produzem um farfalhar suave com o roçar das sementes, criando uma harmonia natural com o vento. A brisa de verão dá um ar de romance ao jardim, carregando a fragrância dos flocos ou ipoméias pelo ar. O perfume é um dos encantos mais delicados de um jardim. À medida que a fragrância se espalha pelo jardim, o visitante se sente inspirado e revigorado.

Colocação de árvores para a sombra da tarde
Considere cuidadosamente a colocação de árvores para dar sombra no espaço externo da casa, pois é difícil consertar uma árvore mal colocada depois de ter crescido. Cada variedade de árvore tem seu próprio hábito de crescimento: algumas são altas, largas e crescem lentamente. Outras crescem rapidamente formando copas redondas ou em forma de vaso. Coloque-as a uma distância de pelo menos 5 metros das bases quando forem árvores grandes e de pelo menos 2,5 quando forem árvores pequenas, ornamentais. Para criar a sombra da tarde, plante árvores de porte médio a 5 metros ao sul e 6 metros a oeste da sua área de estar. Aumente a distância para árvores maiores.

forracao

Plantar forrações é um modo prático de usar todo o espaço do seu jardim.

As forrações se alastram rapidamente. Jardins já formados geralmente têm forração de sobra, pois essas precisam ser desbastadas ou podadas.

Veja se um vizinho que tenha jardim ou um jardineiro do parque podem encher um saco de lixo grande com brotos de gengibre silvestre, epimedium ou pachysandra para você. Você economizará um bom dinheiro, se comparado à compra de mudas numa loja de jardinagem ou à contratação de um paisagista para fazer o trabalho.

As plantas para forração devem ser homogêneas e densas. Algo que facilita é colocá-las inicialmente em um espaçamento regular. Comece preparando o solo como faria em qualquer canteiro de jardim. Use depois uma tela ou grade com aberturas regularmente espaçadas em intervalos de 10 cm (ou outro tamanho se for apropriado) para ajudar a distribuir as plantas. Para facilitar e ter um plantio sem problemas, considere as dicas abaixo.

* Use lonas próprias para jardim em vez de plástico para reduzir as ervas daninhas em grandes áreas de plantio. As lonas para jardim têm poros que permitem o movimento livre do ar e da água, o que é uma grande vantagem sobre o plástico impermeável. Coloque a lona antes de iniciar o plantio e, então, corte buracos no tecido. Plante a forração nos buracos. Depois de estarem cobertas com matéria vegetal em decomposição, as lonas de jardim impedem a luz de atingir o solo, o que interrompe a germinação da maioria das sementes de ervas daninhas.
* Quando for plantar forrações sobre uma área inclinada, use sacos de juta para firmar a terra descoberta. Isso evitará a erosão enquanto a cobertura de solo estiver se estabelecendo. Você deve usar pinos para prender a juta firmemente no solo, de modo que ela não seja arrastada quando a chuva deixar o solo pesado e molhado. Corte aberturas modestas na juta e plante uma forração em cada uma.

Assim que a forração criar raízes fortes e for capaz de impedir a erosão no solo ao redor, você poderá, gradualmente, alargar as aberturas e permitir que se espalhem, até preencher todo o barranco.

* Coloque as mudas de forração no lugar usando uma tela estendida sobre o canteiro para ter um plantio mais fácil e rápido. As aberturas regularmente espaçadas ajudarão você a coordenar a distância sem precisar de uma fita métrica.
* Ajude as forrações se espalharem mergulhando os ramos à medida em que crescem. Esse processo encoraja a formação de raízes nos ramos enquanto eles estão ainda ligados à planta-mãe.

Forrações como as do gênero Pachysandra formam raízes facilmente, apenas cobrindo as porções nuas do caule com terra e mantendo-o úmido.

Para as forrações mais difíceis de enraizar, como a fortuna, você pode remover um pequeno pedaço da casca do caule na base e tratar a abertura com hormônio para enraizamento antes de cobrir o caule com terra.

* Espalhe redes ou lençóis velhos sobre as forrações no outono, quando começarem a cair as folhas das árvores. Pode ser difícil limpar folhas de forrações muito densas. Por outro lado, deixar que as folhas fiquem sobre as forrações e cubram o canteiro criará condições que não são saudáveis. Se você se planejar antes que as folhas caiam, poderá juntá-las todas de uma vez e manter as forrações limpas.
* Apare as forrações que foram queimadas pelo inverno para que se rejuvenesçam. Se um inverno rigoroso deixar as espécies sempre-verdes de folhas largas marrons e feias, não perca as esperanças. Há uma boa chance de as raízes ainda estarem vivas e rebrotarem verdinhas assim que vier a primavera. Ceifar as folhas velhas libera espaço para as folhas novas e mantém o canteiro bem arrumado.

Usando gramíneas ornamentais – As gramíneas ornamentais acrescentam encanto a qualquer jardim. Com sua exibição de cores, texturas e tamanhos, as gramíneas ornamentais tornam o local atraente durante todo o ano. Elas até se tornam animadas quando o vento vira suas folhas para dentro e para fora. Somente a imaginação limita seu uso no jardim. Em uma pequena área ou em um plantio extenso, as gramíneas podem ser usadas para ocultar, evidenciar, enfocar um ponto ou emoldurar uma vista. Como as gramíneas são encontradas em todo o mundo, você certamente encontrará uma variedade que se adéqüe as suas necessidades decorativas e culturais.

Do mesmo modo que as gramíneas para gramado, as ornamentais são classificadas como gramíneas para as estações frias e gramíneas para as estações quentes. Muitas das ornamentais são perenes, mas algumas são tão frágeis que são tratadas como anuais. As de tempo frio crescem ativamente durante os períodos frios do ano. Algumas, inclusive, permanecem verdes durante todo o inverno. Antes que as gramíneas de tempo quente comecem a dar sinais de vida após ficarem dormentes, as de tempo frio começam um crescimento rápido e viçoso. Elas brotam no início da estação. Quando a paisagem congela, a folhagem e as inflorescências ficam com um tom dourado e continuam a oferecer uma bela visão ao longo do inverno.

As gramas de tempo quente permanecem dormentes durante todo o inverno. Quando o tempo e o solo se aquecem o suficiente, elas crescem rapidamente. Elas passam bem sem grandes cuidados, exceto por um corte anual no fim do inverno. Elas brotam em dias longos e quentes e, depois de formadas são tolerantes à estiagem. A maioria requer uma longa estação de crescimento para florescer no final do verão e durante o outono, quando muitas plantas perenes do jardim já deixaram de florescer.

As gramíneas ornamentais são também agrupadas de acordo com a maneira como crescem. Algumas gramíneas formam moitas densas, enquanto outras se alastram através de estolhos ou rizomas. As moitas de gramíneas são mais fáceis de usar a menos que você disponha de um espaço ilimitado para elas.

Essas moitas ficam no lugar onde são plantadas, mas é preciso dar a elas espaço amplo para crescerem. Determine as necessidades de espaço de cada variedade e espere que uma gramínea bem cuidada amadureça em três anos. As que se alastram invadem mais rapidamente o espaço de outras plantas vizinhas, a menos que sejam plantadas em uma área onde você possa conter seu crescimento.

As gramíneas ornamentais requerem pouca manutenção. A maioria prefere um solo bem drenado e completamente ensolarado. Já algumas variedades toleram sombra parcial. A necessidade de fertilizantes é baixa, pois em excesso resulta em uma gramínea alta e viçosa que pode requerer estacas. Aprecie as gramíneas durante a estação de inverno, elas deixam o local mais atraente quando quase tudo o mais está dormente. No final do inverno, faça um corte baixo nelas para permitir um novo crescimento, mas tenha o cuidado de não cortar baixo demais, pois os brotos que estão crescendo podem ser danificados. De cinco a quinze centímetros, dependendo do tamanho da gramíneas, podem ser suficientes.

Fazer um projeto com gramíneas é fácil. Use as baixas para fazer bordaduras porque elas são geralmente mais resistentes do que muitas plantas usadas comumente. Tente plantar uma margem com duas ou três variedades de gramínea. Use as mais altas atrás das mais curtas para criar uma sensação de profundidade. Gramíneas misturadas com plantas perenes mantêm as aparências durante períodos interinos, quando a floração de uma estação terminou e a da próxima estação ainda não começou.

As gramíneas ornamentais são uma excelente escolha de forração original. Elas mantêm seu charme durante todo o ano e há muitas variedades para fazer a escolha. As gramíneas ornamentais também servem como proteção eficiente desde o início do verão e por todo o inverno. Escolha variedades que cresçam até pelo menos o nível dos olhos. Faça o espaçamento das plantas de modo que formem uma massa impenetrável quando estiverem na maturidade. Misture espécies de sempre-verdes para formar uma barreira profunda em todas as estações. Qualquer gramínea ornamental simples e grande pode ser usada como uma planta especial. Use as gramíneas como ponto focal em um jardim aberto ou use uma variedade gigante para dividir espaços amplos. Uma simples espécie reta, de textura fina, quebra a monotonia de uma plantação plana com textura áspera.

As gramíneas são também adequadas para o crescimento dentro de recipientes, desde que recebam a umidade e os nutrientes necessários para o crescimento contínuo. Algumas gramíneas ornamentais são invasoras em algumas regiões. Verifique a lista de ervas daninhas da sua região antes de plantar.

As forrações oferecem uma visão única para o seu projeto paisagístico. Considere a possibilidade de usá-las para mostrar seus talentos criativos